czarccc escreveu:Vou tentar ser mais claro nesse post. Estamos aqui na hora de comprar um determinado equipamento. O que fazemos. Pesquisamos as opções. Dentre as opções, sempre há a americana. Tá na hora de decidir. Uma voz baixa se levanta e diz. Os americanos têm esse histórico, já fizeram isso, isso e aquilo. Já boicotaram isso e aquilo. Os americanos montam seu circo das maravilhas, prometem mundos e fundos, colocam toda a máquina do lobby pra funcionar, ganham na lábia e na distorção dos fatos adeptos em todos os seguimentos da sociedade e com a pitada certa de pressão (ou outros métodos mais espúrios, vide SIVAM) convensem as autoridades e aquela voz baixa se perde no ar. Aí sabe o que se sucede? O Brasil compra deles de novo. Dá início a todo um projeto no qual aquele equipamqnto é fundamental aí chega na horade juntar tudo eles simplesmente dizem: Não, não vou mais te entregar. Típico roteiro das compras de artigos de tecnologia e militares brasileiras. Aí o senhores me perguntam? Porque não comprar de outro? Sabe porque senhores, porque não há padrão universal de interface, características de operação, não há uma fôrma universal. O equipamento do outro fornecedor simplesmente não serve a todo projeto que foi desenvolvido baseado no equipamento americano. O dinheiro investido vai pro lixo, nada que faça diferença em meio ao nosso "abundante" orçamento de P&D. Pra comprar do outro fornecedor é preciso desenvolver outro projeto do zero. Em raros casos é possível adaptar o equipamento de outro fornecedor no projeto já desenvolvido, mas sempre envolve grandes atrasos e elevação de custos. Aí vc, chefe do programa, vai mendigar migalhas para os deputados, que com desprezo vão te dizer, já não te liberei tudo que era previsto para terminar o projeto? Não é qualquer um que tem esse previlégio não. Não há mais my friend, tenho que alimentar meus filhos, tenho que fazer minha "boquinha", tenho que fazer uma ponte no meio do nada, tenho que fazer superávit primário, etc. Pronto, projeto morto e dependência garantida. E sabe o mais engraçado de tudo? O grande público e as autoridades não ficam sabendo de nada e no próximo projeto, repetindo o mesmo procedimento acima, lá estaremos nós comprando deles de novo, perpetuando nossa dependência, andando aos trancos e barrancos a passos de tartaruga. Porque não descartá-los como fornecedores e comprar de outro fornecedor qualquer de cara? Comece a ler o post de novo...
E assim vai...
É como vc disse Tulio. É só eles decretarem embargo total que a FAB vai pro chão e a EMBRAER fale em dois tempos. Te agrada essa situação? Gostaria dela perpetuada?
Esses processos de aquisição recentes são os únicos que estão fugindo desse roteiro acima em séculos. Porque, até aqui, esse governo não tem se curvado subserviente ao lobby como antes era praxe. Os senhores poderiam questionar: Mas não poderiam agir da mesma forma Rússia, China, França, etc. Obviamente que sim. Mas estes não detem o histórico maldito dos nossos atuais fornecedores majoritários. Ainda têm o benefício da dúvida. Quando ficar claro que aquele que nos boicota perdo o cliente por pelo menos meio século, essa situação há de mudar, porque afinal de contas dinheiro todos querem!
Uia... gostei do post.
Boa Czar!!!
Destaco a frase: Porque não comprar de outro? Sabe porque senhores, porque não há padrão universal de interface, características de operação, não há uma fôrma universal. O equipamento do outro fornecedor simplesmente não serve a todo projeto que foi desenvolvido baseado no equipamento americano.
Uma parte da razão eu já tentei explicar na resposta que eu dei ao Santigo, a outra é que a FAB tinha uma aproximação muito grande ao EUA, o cavalo de batalha eram aeronaves Americanas, só uma duzia de MIII e os AMX posteriormente destoaram, assim o caminho mais fácil sempre foi pegar em algo que já estava feito pelos EUA.
Onde foi possível substitui-se por equivalente,houve ajuda da Alemanha e dos Sul Africanos. Agora o que a FAB comprava dos Franceses para pedir tal coisa? No caso do AMX o DEFA foi nacionalizado e pouco mais que isso.
Ainda recentemente o pessoal da logística foi fazer formação aos EUA.
Outra coisa interessante do vídeo foi que a FAB foi obrigada a passar os dados que obteve dos F-5, depois que os EUA se recusaram a dar, caricato no mínimo.
[[]]'s
Peraí, meu cupincha
A FAB não TINHA uma aproximação muito grande ao EUA nem o cavalo de batalha ERAM aeronaves Americanas, passes tudo isso para o tempo PRESENTE: a FAB queria helis, foi comprar de quem? Quem faz BlackHawk? Não tem quem não se queixe da compra de ECs passando por cima de qualquer avaliação técnica - idem os Hinds, reconheço - da Força...
Mas vamos dar uma olhada mais a fundo:
O AMX é tão não-ianque que eles se deram ao luxo de VETAR sua exportação à Venezuela.
Vale o mesmo para o Brasileiríssimo - ma non troppo - Super Tucano.
Nas buenas, se salvam alguns helis da Eurocopter e os Matusas, o resto da FAB fica no chão ao primeiro embargo que os ianques quiserem fazer. E o quê se postula aqui? Que, a partir de determinada data, sei lá quando, só uma parte da FAB fica no chão se os ianques embargarem; a outra parte pára no momento em que os Franceses aderirem...
????? Não percebi, a tua resposta tem pouco a haver com o que escrevi.
De qualquer maneira aeronaves Americanas foram a partir de certo período o cavalo de batalha da FAB, tudo o resto foi acessório, até aos dias de hoje.
F-5, C-130, UH-1H etc.
Mas no caso dos sensores IR talvez tenha a haver com a engenharia reversa aos AIM-9.
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
Vamos ser claros, em nenhum lugar do mundo uma força aérea decide sozinha um negócio desses, só em republicas das bananas, onde o Comandante em Chefe da FA é o Presidente. Nem nos EUA é a USAF a decidir o que vai comprar ou desenvolver. O poder politico decide SEMPRE.
Mas alguns preferiam que o Brasil fosse uma republica das bananas, não percebo porquê?
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
Marino escreveu:Para os que defendem o Gripen, ou o F-18, uma cópia de um post no tópico notícias:
Vejam até o minuto 08:50.
Continuem a acreditar...
Só digo uma coisa, de novo: estão perdendo tempo. A conta já foi fechada e a régua já foi passada.
Eu assisti o vídeo e fiquei com uma dúvida: quando os EUA embargam uma tecnologia, a única opção que nos resta é desenvolver aqui mesmo. Me pergunto: por que não compramos da França, nossa "amigona"? Se não compramos da França, ou é porque a França não domina essa tecnologia ou é porque eles também não nos vendem. E aí Marino, por que não compramos da França?
[]s,
Douglas Bader
Estou voltando só agora, então me desculpem pelos posts que vou responder da manhã de hoje.
Sua resposta: vamos ver o que acontece a partir de agora, não é verdade? A partir da assinatura do SOFA, e de outros tratados já firmados com a França.
O NJ já disse isso: a jurisprudência é ruim com um. Vamos ver o outro.
O prox. lote de caças para complementar a frota será de outra procedencia, é simples assim.
Ai te pergunto...
Qual a postura do prox. pres. em relação a defesa da nação, voce sabe ?
Nem eu, até porque não sabemos nem quem vai ser.
Por mais que os garotos propagandas da Dassault falem, não haverá fabricação em série do Rafale no BR, então montamos os 36 e pronto !
Outro governo e outra novela FX 9/10/11/12.....
Se ficarem fazendo "birra", provavel que não venha nem os 36!
O futuro ninguem sabe. Vai que já tem o 5G disponível? Rumo ao F-Xinfinito !!!!!
Quanto ao Rafale BR em série, concordo e complemento, nem ele, nem nenhum outro!!!
Vamos ser claros, em nenhum lugar do mundo uma força aérea decide sozinha um negócio desses, só em republicas das bananas, onde o Comandante em Chefe da FA é o Presidente. Nem nos EUA é a USAF a decidir o que vai comprar ou desenvolver. O poder politico decide SEMPRE.
Mas alguns preferiam que o Brasil fosse uma republica das bananas, não percebo porquê?
[[]]'s
Ainda não obtive resposta...
Pois é Soultrain, quem decide é o Presidente eleito.
Mas o presidente não é burro como imaginam e sabe que é a FAB vai fornecer as informações que ele precisa para bater o martelo.
E a FAB não é uma instituição alienada politicamente como imaginam.
DBader escreveu:
Eu assisti o vídeo e fiquei com uma dúvida: quando os EUA embargam uma tecnologia, a única opção que nos resta é desenvolver aqui mesmo. Me pergunto: por que não compramos da França, nossa "amigona"? Se não compramos da França, ou é porque a França não domina essa tecnologia ou é porque eles também não nos vendem. E aí Marino, por que não compramos da França?
[]s,
Douglas Bader
A MB por exemplo continua comprando elementos críticos nos EUA: gyros Laser para os submarinos, sistemas de navegação para a frota, turbinas navais, torpedos, etc. Nunca pensou em comprar esses itens na França...por que?
[]s
Vamos ver o que acontece no futuro, não é?
Mas os gyros e sistemas de navegação já são mantidos aqui, pela MB; as turbinas são mantidas pela GE do Brasil e por mais 3 firmas nacionais; os torpedos foram compra de prateleira, mas os códigos fonte dos equipamentos de controle vieram, então vamos poder colocar os Tp que compramos na França.
Vamos ver o futuro...
Pois é Soultrain, quem decide é o Presidente eleito.
Mas o presidente não é burro como imaginam e sabe que é a FAB vai fornecer as informações que ele precisa para bater o martelo.
E a FAB não é uma instituição alienada politicamente como imaginam.
[]'s
Bem sei Alberto, isto é um fenómeno da internet e de alguns sectores, a FAB sempre foi profissional.
Um exemplo que me lembrei foi a decisão recente do presidente dos EUA, de deitar abaixo a segunda motorização do F-35.
O F-35 vai ser perto de 90% dos caças Americanos, se acontece um problema critico com o motor, todas as forças ficam Inop, se acontece alguma coisa ao fabricante vai ser um Deus nos acuda. A USAF, USNAVY e Marines querem se proteger e ter um segundo fabricante, o Presidente disse que não, eles tentaram pelo congresso, o Presidente fez voz grossa e acabou.
Editado pela última vez por soultrain em Sáb Out 03, 2009 8:39 pm, em um total de 1 vez.
DELTA22 escreveu:Amigo Jin, e se o governo falar: "Esse que vocês querem eu não compro e ponto final!!
Ai... Fud&u!!!
[]'s.
Virá os 36 com certeza.....
E NADA MAIS
O prox. lote de caças para complementar a frota será de outra procedencia, é simples assim.
Ai te pergunto...
Qual a postura do prox. pres. em relação a defesa da nação, voce sabe ?
Nem eu, até porque não sabemos nem quem vai ser.
Por mais que os garotos propagandas da Dassault falem, não haverá fabricação em série do Rafale no BR, então montamos os 36 e pronto !
Outro governo e outra novela FX 9/10/11/12.....
Exatamente Jin. Entra o(a) novo(a) presidente, eleito democraticamente, e naturalmente, como chefe de estado e de governo e principalmente, como comandante em chefe das forças armadas, o novo presidente tomará esse tipo de decisão. No caso de um novo lote caças, escolherá os mesmos do FX-2 ou não. E assim segue a democracia, o estado democrático de direito, a república, com cada um no seu devido lugar.
Uma parte da razão eu já tentei explicar na resposta que eu dei ao Santigo, a outra é que a FAB tinha uma aproximação muito grande ao EUA, o cavalo de batalha eram aeronaves Americanas, só uma duzia de MIII e os AMX posteriormente destoaram, assim o caminho mais fácil sempre foi pegar em algo que já estava feito pelos EUA. Soultrain: Mas porque somente uma duzia de MIII? Vc está se esquecendo do contrato leonino de logistica que a França fez com o Brasil? Por acaso os F-5 tiveram baixissimo indice de operacionalidade como seus pares de Anápolis, verdadeiros hangarqueens?
Onde foi possível substitui-se por equivalente,houve ajuda da Alemanha e dos Sul Africanos. Agora o que a FAB comprava dos Franceses para pedir tal coisa? No caso do AMX o DEFA foi nacionalizado e pouco mais que isso. Por favor Soultrain! Vc não vai repetir esta falácia sobre os Vulcan dos AMX só porque foi publicada numa revista chapa branca? Já afirmei e repito, a adoção do canhão de 30mm foi uma opção brasileira!Fuentes? O proprio dono da fábrica que fabricou os canos dos canhões,o Sr Flavio Bernardini da finada industria Bernardini. até os mais ufanistas sabem disto!
Ainda recentemente o pessoal da logística foi fazer formação aos EUA.
Outra coisa interessante do vídeo foi que a FAB foi obrigada a passar os dados que obteve dos F-5, depois que os EUA se recusaram a dar, caricato no mínimo.
O que você escreveu sobre os Mirage III é muito repetido mas sei do relato de um brigadeiro que esteve envolvido com os Mirage desde a sua compra até, praticamente, a sua aposentadoria e que afirma o contrário.
E mais, é sabido que os jaguares adoram o Mirage 2000 e torcem pelo Rafale, fora o enorme respeito pelo Mirage III.
O que você escreveu sobre os Mirage III é muito repetido mas sei do relato de um brigadeiro que esteve envolvido com os Mirage desde a sua compra até, praticamente, a sua aposentadoria e que afirma o contrário.
E mais, é sabido que os jaguares adoram o Mirage 2000 e torcem pelo Rafale, fora o enorme respeito pelo Mirage III.
DBader escreveu:
[]s,
Douglas Bader
[]s,
Douglas Bader
Estava fora, já lhe respondi acima.
Tenha certeza que SEMPRE vou responder, não vou me omitir ou fugir de um debate.
Mais um pouco no DB e vai compreender isso.
Marino escreveu:Estava fora, já lhe respondi acima.
Tenha certeza que SEMPRE vou responder, não vou me omitir ou fugir de um debate.
Mais um pouco no DB e vai compreender isso.