ninjanki escreveu:Pronto, criou-se o mito de que a transferência de tecnologia da Saab é a melhor e a única que interessa. Essa era óbvia: Se o governo e a FAB estão falando o tempo todo que oque importa é ToTs, depois de muito bater a cabeça, a Saab finalmente descobriu como fazer a pressão pública trabalhar por ela: Falar que as ToTs dela são melhores que as da Dassault ou da Boeing!(isso porque até uma ou duas semanas atrás, a principal vantagem deles era o preço, quando o governo brasileiro disse que o preço do Rafale precisava cair)
Que mito é este? A única coisa que se fala é que para as empresas receptoras de tecnologia a proposta da SAAB é a melhor, só isso.
Quem falou q os ToTs da SAAB são melhores não foi ela mesma, mas sim as empresas brasileiras receptoras de tecnologia.
E falaram porque? Porque tem interesse comercial no assunto! Se a FAB pediu à elas a sua análise das ToTs de cada concorrente noque lhes concerne, esperava ter uma resposta individualizada, e dado o carater sigiloso das propostas e do processo, que ficassem de bico calado até a FAB publicar seu relatório. Falaram poque querem ajudar a Saab a ganhar a briga, ou seja, trabalharam em conjunto com a Saab. Fingir que foi mera coincidência é excesso de inocência...
Ainda que sejam os mais capazes para analisar, não podemos aceitar a opinião das empresas brasileiras envolvidas sem a devida análise de dados e relatórios! Isso porque há claro interesse econômico delas no assunto. A escolha passa a ter outros critérios, como por exemplo valor econômico, utilidade dual da tecnologia, e sinergia com outros desenvolvimentos e problemas a serem resolvidos por essas empresas. Isso significa que mesmo o relatório que elas prepararam para a FAB, a pedido desta, precisa ser considerado nesse contexto, ou seja, analisado com certa desconfiança.
Não podemos aceitar a opinião delas, então vamos aceitar as de quem? Do Lula e do NJ?
O interesse econômico não é só das empresas, é do Brasil, por isso a FAB estipulou a transferência de tecnologia como sendo um de seus primeiros quesitos de avaliação. Este projeto é muito mais do que adquirir caças, é reimpulsionar a indústria bélica nacional, que é composta POR ESSAS EMPRESAS QUE OPINARAM.
Os ToTs não foi estipulado como principal quesito pela FAB pelo interesse econômico. O interesse da FAB é estimular a indústria ao mesmo tempo que ganha independência na operação dos meios! A FAB não precisa saber fazer caças, só opera-los sem pedir permissão para terceiros! Claro que o projeto ajuda a impulsionar a indústria bélica nacional, mas o desenvolvimento que nos interessa é o caça de 5a geração!!! Estão nos vendendo o desenvolvimento do caça de 4a geração como alternativa. Só que não é isso que queremos fazer...
Existem tecnologias que podem ser transferidas pelos franceses, e não pelos Suecos, que não dominamos, não temos nada parecido, não há aplicação dual e custaria uma fortuna para desenvolver, e sua utilidade é apenas para a FAB e para as FAs. Alguém aqui acha que as empresas consultadas dariam o devido valor estratégico à essa ToT? Com a provável excessão da Mectron, Polaris e Avibrás, eu duvido.(escolhí essas três porque elas trabalham focadas no mercado militar apenas)
Foi dito que todas as propostas preenchem os requisitos da FAB quanto a tranferência de tecnologia, por isso, me pergunto, quais são esses ToTs que só a França tem a oferecer? Suposições?
Sim, só posso trabalhar com suposições, afinal, não conheço as propostas. Os ToTs mínimos que a FAB pediu, e que todos os concorrentes atendem, são referentes à independência de operação e integração de armas.São os ToTs que foram oferecidos além dos que a FAB pediu que podem dar mais ou menos valor a uma proposta. Alguns deles são do interesse das empresas de estruturas nacionais, como a Embraer e a Akaer. Outros podem interessar empresas nascentes, como a Polaris ou a outra, cujo nome não me lembro, desenvolvedora de radares e, futuramente, de cabeças de busca...(sim a tecnologia dos módulos AESA pode ter esse fim...) Alguns podem interessar à FAB, e ser totalmente irrelevante às empresas(aquilo que não for comercialmente viável ou não tiver uso dual), e ainda podem haver ofertas de tecnologias relacionadas que fogem totalmente ao escopo da FAB, mas que são interessantes para a planta tecnológica brasileira... Essas são possibilidades realistas.
Será que o Gripen NG é tão bom assim, que traz mais ToTs, custa mais barato, tem maior mercado externo e ainda é mais fácil de operar para a FAB, sendo que nem mesmo saiu uma unidade da linha de produção??? Ninguém acha que tem algo de errado nessa coleção de qualidades, ou algum "atributo" escondido? Porque, francamente, parece que os suecos fizeram oque americanos, franceses, europeus, Russos e Chineses não foram capazes de fazer, inventaram a melhor solução do mundo para o Brasil!!! Vamos acordar gente, propaganda não enche barriga!!!!
"Traz mais ToTs" - Talvez não, talvez igual, porém oferece o diferencial da produção conjunta.
Tem maior mercado externo - Sim, além de ter um preço mais acsecível será a única das 3 propostas a ter livre comercialização em plataforma global.
É o mais fácil de operar para a FAB- Mais fácil não sei, agora com menos custos de manutenção é sim.
Não saiu mas está em vias de, e possue ja um Demo voando.
Cabe ao Brasil então aproveitar esta oportunidade, e não questionar e ficar cmo a "síndrome do vira-lata": é bom de mais pra ser verdade...
Desconfiar que é bom demais para ser verdade não é sindrome de vira-lata, é ter o pé no chão. São raríssimas as vezes em que algo realmente é superlativo em todos os aspectos, incluindo o baixo custo e a adequação às nossas necessidades. Os riscos de atrasos, a falta de controle dos suecos de diversas tecnologias inclusas e necessárias ao NG, o radar AESA que ainda é projeto, nem protótipo tem, e o prazo da FAB de ter aviões entregues a partir de 2015 já para operar! Como a Saab pode oferecer o Gripen NG pelo preço que falam, com tudo que ainda falta desenvolver, produzido no Brasil(custos bem maiores) com um monte de componentes importados de terceiros, e no prazo?????
Allan