O pessoal do CANSEI tá atirando no pé.
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Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Você leu a declaração do Alte. Francês? Ele falou o seguinte, 06 primeiros Rafale virão prontos, os outros 30 serão montados aqui, acima desse montante, poderíamos fabricar eles aqui. Para o projeto do Gripen NG ter viabilidade coloca aí pelo menos 200 caças.nike123 escreveu:O FX-2 e a 4 geracao de cacas do brasil, o Brasil esta Buscando construidor a 5 geracao totalmente independente. Agora alguem me diga, caso a embraer va fazer estes cacas, digamos que compramos o Rafale, a transferencia de tecnologia teria de ser por meio de relatorios ne afinal o caca viria pronto para o Brasil.
Agora vamos tentar arrumar as coisas, para a embraer e logico que e mais importante desenvolver um projeto do 0, por isso eles deixaram bem claro sua decisao e eu nao acho que estao errados eu acredito que estejam certos, pois deve ser desesperador poder tocar em uma tecnologia do ponto 0 ate o 100 mas gracas a alguem voce ter de receber um bando de relatorios, ou entao poderiamos tambem pegar os Rafales desmontar e montar denovo ne, tipo lego.
Nike, o seu argumento já começa definindo como será a transferência de tecnologia caso venha Rafale. Eu não sei como será, mas sei que os franceses já se reuniram com diversas empresas brasileiras, inclusive a Embraer, e não creio que fosse só para passar relatórios.nike123 escreveu:O FX-2 e a 4 geracao de cacas do brasil, o Brasil esta Buscando construidor a 5 geracao totalmente independente. Agora alguem me diga, caso a embraer va fazer estes cacas, digamos que compramos o Rafale, a transferencia de tecnologia teria de ser por meio de relatorios ne afinal o caca viria pronto para o Brasil.
Agora vamos tentar arrumar as coisas, para a embraer e logico que e mais importante desenvolver um projeto do 0, por isso eles deixaram bem claro sua decisao e eu nao acho que estao errados eu acredito que estejam certos, pois deve ser desesperador poder tocar em uma tecnologia do ponto 0 ate o 100 mas gracas a alguem voce ter de receber um bando de relatorios, ou entao poderiamos tambem pegar os Rafales desmontar e montar denovo ne, tipo lego.
Aí mandou bem!!! Tomara que ele utilizem essa excelente assessoria que está ao seu dispor.AlbertoRJ escreveu:Eu tenho que confiar, já que eles são os únicos que têm de pesar TODOS os prós e contras de gastar os bilhões de reais do povo e olha que o povo não vive de caças, se é que me entende. Eles que respondem por isso.
Sorte que contam com a melhor assessoria possível.
[]'s
Ah já?! Ué, pensei que ainda tivessem projetando. O que a Akaer está fazendo então!?PRick escreveu:O Gripen NG já está projetado, o que se quer é o desenvolvimento de alguns sistemas e a garantia de uma linha de produção.
Pois é assim que funciona, não é? Governar não é saber fazer escolhas? O conhecimento técnico é de outro escalão.DBader escreveu:Aí mandou bem!!! Tomara que ele utilizem essa excelente assessoria que está ao seu dispor.AlbertoRJ escreveu:Eu tenho que confiar, já que eles são os únicos que têm de pesar TODOS os prós e contras de gastar os bilhões de reais do povo e olha que o povo não vive de caças, se é que me entende. Eles que respondem por isso.
Sorte que contam com a melhor assessoria possível.
[]'s![]()
PS: Só para deixar claro, não estou considerando o Celso Amorim como assessor, porque senão...![]()
[]s,
Douglas Bader
Acho que chegamos ao cerne da questão. Ninguém discorda de que os mais capacitados para fazer a melhor avaliação técnica são a FAB e a indústria aeronáutica brasileira, tendo a Embraer como seu principal representante. Por outro lado, ninguém discorda também de que a decisão final é do Presidente Lula. Até aí, acredito que todos concordamos.AlbertoRJ escreveu:Pois é assim que funciona, não é? Governar não é saber fazer escolhas? O conhecimento técnico é de outro escalão.
Aliás, é assim em qualquer empresa privada também.
[]'s
Depois desta pode trancar o tópico.DBader escreveu: Acho que chegamos ao cerne da questão. Ninguém discorda de que os mais capacitados para fazer a melhor avaliação técnica são a FAB e a indústria aeronáutica brasileira, tendo a Embraer como seu principal representante. Por outro lado, ninguém discorda também de que a decisão final é do Presidente Lula. Até aí, acredito que todos concordamos.
De acordo com o que a Embraer divulgou e com o que sabemos da FAB, o melhor concorrente em termos técnicos (custo, características do avião, transferência de tecnologia) é o Gripen NG. Sabemos também que o Ministro Nelson Jobim tem uma preferência explícita pelo Rafale, por razões que eu, pessoalmente, desconheço.
O Presidente Lula, deve ouvir ambas as partes e tomar a decisão. A decisão é dele. O Ministro Nelson Jobim aparentemente tem maior poder de influência, mas os fatos não estão a seu favor. Nada impede o Presidente Lula de escolher o Gripen NG sob o argumento de que esta escolha é a que mais beneficia a FAB e a indústria brasileira, assim como nada o impede de escolher o Rafale e explicar as razões para tal.
Por isso, acredito que o "jogo" será decidido nos detalhes e que cada parte interessada vai brigar pelo seu interesse. Nem a Embraer, nem tampouco o Ministro Nelson Jobim deveriam ter manifestado qualquer preferência. Para Embraer se arriscar a fazer isso, é porque a proposta da Dassault deve ser muito pior para ela, caso contrário ela ficaria quietinha esperando o vencedor para colher os benefícios da tranferência de tecnologia.
Para finalizar, qualquer que seja o vencedor, não deve haver dúvidas sobre os motivos que levaram a sua escolha, sob pena de se levantar dúvidas sobre a lisura do processo.
[]s,
Douglas Bader
A FAB já fez sua escolha,na lista de 3,ao fazê-la disse que os treis lhe servem,pelos motivos que só sua sabedoria técnica garantiu ao governo.Acho que chegamos ao cerne da questão. Ninguém discorda de que os mais capacitados para fazer a melhor avaliação técnica são a FAB e a indústria aeronáutica brasileira, tendo a Embraer como seu principal representante. Por outro lado, ninguém discorda também de que a decisão final é do Presidente Lula. Até aí, acredito que todos concordamos
Douglas,DBader escreveu:Acho que chegamos ao cerne da questão. Ninguém discorda de que os mais capacitados para fazer a melhor avaliação técnica são a FAB e a indústria aeronáutica brasileira, tendo a Embraer como seu principal representante. Por outro lado, ninguém discorda também de que a decisão final é do Presidente Lula. Até aí, acredito que todos concordamos.AlbertoRJ escreveu:Pois é assim que funciona, não é? Governar não é saber fazer escolhas? O conhecimento técnico é de outro escalão.
Aliás, é assim em qualquer empresa privada também.
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De acordo com o que a Embraer divulgou e com o que sabemos da FAB, o melhor concorrente em termos técnicos (custo, características do avião, transferência de tecnologia) é o Gripen NG. Sabemos também que o Ministro Nelson Jobim tem uma preferência explícita pelo Rafale, por razões que eu, pessoalmente, desconheço.
O Presidente Lula, deve ouvir ambas as partes e tomar a decisão. A decisão é dele. O Ministro Nelson Jobim aparentemente tem maior poder de influência, mas os fatos não estão a seu favor. Nada impede o Presidente Lula de escolher o Gripen NG sob o argumento de que esta escolha é a que mais beneficia a FAB e a indústria brasileira, assim como nada o impede de escolher o Rafale e explicar as razões para tal.
Por isso, acredito que o "jogo" será decidido nos detalhes e que cada parte interessada vai brigar pelo seu interesse. Nem a Embraer, nem tampouco o Ministro Nelson Jobim deveriam ter manifestado qualquer preferência. Para Embraer se arriscar a fazer isso, é porque a proposta da Dassault deve ser muito pior para ela, caso contrário ela ficaria quietinha esperando o vencedor para colher os benefícios da tranferência de tecnologia.
Para finalizar, qualquer que seja o vencedor, não deve haver dúvidas sobre os motivos que levaram a sua escolha, sob pena de se levantar dúvidas sobre a lisura do processo.
[]s,
Douglas Bader