TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19456 Mensagem por Wardog » Dom Set 27, 2009 10:42 pm

Têm gente aqui que anda assistindo muito filme de teoria da conspiração. Francamente, taxar foristas novos, entusiastas da aviação e preocupados com o futuro do país como laranjas de uma empresa?
Vamos abrir os olhos minha gente, a realidade é uma, não adianta fazer adaptações dela na sua mente porque o produto não corresponderá a realidade.

E digo mais, por que um piloto morreu não se pode comentar sobre os aspectos técnicos de um caça e as possíveis causas que o levaram a cair? E colocar o mesmo nesta discussão ja que o Brasil está prestes a comprar 36?
CLARO, que o caça ter caido ou não pouco importa para o processo, ja que caças concorrentes também cairam e "só cai quem voa".
Agora essa pretenção e agressividade declarada não mais me intimida e pesso que não intimide os colegas foristas novatos, que têm todo o direito de fazer suas críticas, reclamações, seja a quem for.

Quanto aos "conspiracionistas", acorda né gente, o mundo não gira em torno de seus umbigos!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19457 Mensagem por Penguin » Dom Set 27, 2009 10:44 pm

Slip Junior escreveu:Pois me parece bastante sensata a declaração da Embraer e espero que isso chegue a grande imprensa para que a população tenha um melhor acesso aos fatos reais e possa formar uma melhor opinião para ser capaz de discutir sobre o que é realmente mais interessante para o Brasil.

Abraços
Por vias tortuosas, se acabará tendo uma certa transparência no processo F-X2.

NJ e Lula: Rafale
Embraer: Gripen NG
FAB: ?

Como isso afetará os argumentos e discursos de cada parte?

[]s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19458 Mensagem por DELTA22 » Dom Set 27, 2009 10:44 pm

nike123 escreveu:Alem da transferencia da tecnologia oque e imporatnte para a embraer e evitar que o governo brasileiro salve um dos maiores concorrentes dela na aviacao executiva, ou seja dinheiro brasileiro salvando empregos na franca e tirando empregos do brasil. Com esse dinheiro seram produzidos mais jatos Falcon para a concorrer com o jatos embraer Legacy e Phenon.
Peloamordedeus... arruma outra desculpa, porque essa cá pra nós só convence criança do maternal e se for pensar bem, dada a inteligencia das crianças de hoje, talvez nem elas... :wink:

[]'s.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19459 Mensagem por delmar » Dom Set 27, 2009 10:46 pm

DELTA22 escreveu:Isso. Parabens pra Embraer. O "rabo" que abana o "cachorro". :evil:
Depois que levar no c*, não adianta chorar as pitangas pro governo...
Companheiro, a EMBRAER vive da aviação cívil. Se dependesse das compras militares estaria na mesma situação da IMBEL. No final do mês, quando os empregados vão buscar seu salário, e vem a conta da luz, da água, e vem a fatura dos fornecedores, o dinheiro deve estar no caixa para pagar as despesas. E o dinheiro não vem das encomendas da FAB. Depende tudo da EMBRAER conseguir vender seus aviões no mercado civil.
A EMBRAER está por dentro do mercado de aviões e tem uma visão muito realista das possibilidades de venda que um aparelho pode ter. Se ela fabricar o Rafale vai ter um único cliente, a FAB. A possibilidade de vender este avião para outro país é quase igual a zero. Já se fabricar o GRIPEN ela vislumbra a possibilidade de outros clientes na América do Sul, tipo Colombia, Perú, Argentina, comprarem este avião. Não ficaria com apenas um cliente.
A EMBRAER não é uma estatal ligada ao MD. A estatal ligada ao MD é a IMBEL. Penso até que a EMBRAER deveria fugir do mercado de defesa brasileiro como quem foge da peste. Todas empresas ligadas a defesa, no Brasil, acabam falindo, basta ver a nossa história recente (Bernardini, Engesa e outras).

saudações




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19460 Mensagem por nike123 » Dom Set 27, 2009 10:47 pm

Bom orestes e bender eu acho que passou despercebido para voces, gostaria que voces comentassem esse meu ultimo post.

Alem da transferencia da tecnologia oque e imporatnte para a embraer e evitar que o governo brasileiro salve um dos maiores concorrentes dela na aviacao executiva, ou seja dinheiro brasileiro salvando empregos na franca e tirando empregos do brasil. Com esse dinheiro serao produzidos mais jatos Falcon para a concorrer com o jatos embraer Legacy e Phenon.

Oque sera que e mais interessante para nosso Brasil, ver a embraer crescer ou ver nosso presidente fazendo um grande amigo?




Editado pela última vez por nike123 em Dom Set 27, 2009 10:50 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19461 Mensagem por DBader » Dom Set 27, 2009 10:48 pm

Bender escreveu:
orestespf escreveu:Estava doido pra falar, mas agora que vazou, fica aí o alerta: esta pressão pró-Gripen NG está vindo de dentro da Embraer e o DB está servindo a este propósito. Não vejo mal algum no fato da Embraer dizer que prefere A, B ou C, mas isso deveria ser reservado, entre ela e FAB, no máximo. Mas a turma da Embraer não se contenta em ficar em silêncio, quer se impor mesmo quando não participa diretamente do processo.

Lembrem-se, foi a mesma Embraer que fez de tudo para fazer do FX-1 o que vimos acontecer. Só um manco das ideias para não ver que a FAB não queria o M-2000 BR na época. Agora me aparece fazendo o jogo inverso, dizendo o que a FAB quer ouvir, mas interferindo fortemente nas decisões do Governo.

A Embraer, pra política, é motivo de piada. No FX-1 tinha o apoio do então candidato Lula, mas não tinha apoio da FAB. Agora no FX-2 a Embraer tem apoio da FAB, mas não tem do Governo (como acha que tem) e que por coincidência é liderado pelo menos Lula. Prevejo que é preciso um FX-3 para que a Embraer aprenda com seus erros e opte por um caça que tenha apoio total e irrestrito de ambos, FAB e Governo.

No que diz respeito a FX temo muito quando vejo o dedo da Embraer, aquele dedo podre que só aponta para o absurdo, aquele dedo podre que está sempre apto a melar a concorrência.


Orestes, "aquele que é da época em que quem apita é o juiz (e não o torcedor)".
Pois é professor,concordo inteiramente com o senhor!Aliás a embraer pelo jeito não tem só o hábito de melar concorrências,ficou provado agora com a ejaculação precoce do tal Orlando Ferreira Neto que ela méla cuécas também.

Não devia receber nada!Aliás,já que é empresa privada devia pagar pela tecnologia que vai receber,não o estado brasileiro ainda premiar sabotadores de suas diretrizes.

Essa "noticiazinha"ejaculação precoce, jóga definitivamente uma luz sobre os acontecimentos recentes no DB,e possivelmente essa empresa está usando a FAB contra o governo.

Quer dizer então que essa nuvem de gafanhotos,que baixou aqui no DB,tipo o sr. DBader e esse sr. nike123, que já se excitaram com essa "noticiazinha" e já baixaram por aqui visando desmoralisar e atacar mais uma vez o Sr. President Lula,os franceses e Min. Nelson Jobim, reapareceram do nada pelo prestigioso Jornal Valeparaibano,são pombos correios da embraer? Respondam e matem nossa curiosidade rapazes!,vieram aqui para defender as vontades e interesses da sua empresa?Não fiquem tímidos,se for isso não tem nada demais,aliás é melhor que fique tudo as claras,mas com essa noticia,nem precisa que os senhores assumam,depois de tudo que postaram,já estão definitivamente marcados como os "suspeitos"a candidatos mais fortes a defensores pau mandados da embraer aqui no DB.

Papélzinho feio esse! 8-]

Aliás essa empresa privada que foi a "escolhida" do estado brasileiro,que está recebendo contratos milionários para ficar de boca fechada,ainda se movimenta descaradamente primeiro nos bastidores e agora publicamente,por que "seus engenheiros" se arrogam a querer decidir o que é melhor politica e estrategicamente para o Brasil? É muita arrogância de quem sequer tem capacidade para construir um avião completo e vai receber um presente tecnológico de bilhões de graça, e que fez um acordo pelo jeito de: "honra" e "palavra" com o governo brasileiro,que não iria interfirir no processo! dessa vez,mostrou mais uma vez qual o seu jeito de cumprir esse tipo de acordo,com a ejaculação precoce do sr. Orlando Ferreira Neto,se eu fosse o governo já pedia a cabeça desse cidadão amanhã pela manhã 8-]

Bom, pelo menos as coisas parecem que estão ficando as claras,já sabemos a quem nós devemos nos dirigir por essa tentativa,de frustrar e influir, por puros interesses particulares na vontade um governo eleito legitimamente pelo povo,é a embraer.

Sr. DBader e nike123 respondam ai!Abraços aos dois!Por tráz! :twisted:

nike123
alias alguem pode me dizer por que que os 2 rafales cairam?
Sr. nike123 um piloto morreu nesse acidente!Tem familia!Usar um argumento desse pra elamear a reputação de uma empresa e seus defender interesses espúrios é coisa que um escroto faria!Imagino que o sr. não seja não é?Então edite esse seu post nojento!


Sds Orestes!
Oi Bender,

O Orestes jogou verde, mas não colheu maduro. Não trabalho e nunca trabalhei na Embraer.

[]s,
Douglas Bader




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19462 Mensagem por PRick » Dom Set 27, 2009 10:49 pm

gomugomu escreveu:Têm gente aqui que anda assistindo muito filme de teoria da conspiração. Francamente, taxar foristas novos, entusiastas da aviação e preocupados com o futuro do país como laranjas de uma empresa?
Vamos abrir os olhos minha gente, a realidade é uma, não adianta fazer adaptações dela na sua mente porque o produto não corresponderá a realidade.

E digo mais, por que um piloto morreu não se pode comentar sobre os aspectos técnicos de um caça e as possíveis causas que o levaram a cair? E colocar o mesmo nesta discussão ja que o Brasil está prestes a comprar 36?
CLARO, que o caça ter caido ou não pouco importa para o processo, ja que caças concorrentes também cairam e "só cai quem voa".
Agora essa pretenção e agressividade declarada não mais me intimida e pesso que não intimide os colegas foristas novatos, que têm todo o direito de fazer suas críticas, reclamações, seja a quem for.

Quanto aos "conspiracionistas", acorda né gente, o mundo não gira em torno de seus umbigos!
Não se trata de conspiração, apenas de constatar uma realidade, além de você, do nada, apareceram alguns foristas, iguais, todos com um traço em comum, aliam desconhecimento, preguiça e deturpações das mais variadas para aliarem um determinado concorrente do FX-2, além de tudo não gosta de ler, não pesquiza, porque a resposta já foi dada, porém, a queda dos 02 Gripens que coloquei acima se deverão a problemas com o caça. Porém, quem entendi um pouco de aviação, sabe que existem diversos fatores que podem contribuir para a queda de um caça.

[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19463 Mensagem por orestespf » Dom Set 27, 2009 10:49 pm

Alfredo762 escreveu:Olá Orestes


Estamos em um fórum. Aqui, temos entusiastas que discutem um tema em comum. Nenhum ato do governo é feito levando em conta o que se diz aqui. As coisas ponderadas aqui morrem aqui.

Este fórum não está servindo de propósito algum para a Embraer. A não ser que o Vinícius receba somas consideráveis dela para permitir isso, o que tenho absoluta certeza que não corresponde aos fatos.

Segunda coisa. Por mais birra que eu tenha com a Embraer, ela não precisa implantar teorias conspiratórias em fóruns. É muito mais lucro para ela fazer lobby com pessoas que tem poder de decisão. Alguns telefonemas, palestras e jantares resolvem a parada.

Se levarmos em conta a falaciosa END, o que quer a FAB e a posição do atual governo, a Saab é a única que irá atender esses requisitos. Assim, a Embraer nem precisaria perder o seu tempo com isso.

FAB, Embraer, empresariado geral. O único que vai contra isso é justamente o ente desprovido de qualquer conhecimento na área: o governo.

Forte Abraço
Alfredo
Alfredo, somos amigos, não quero polemizar com você, só digo que desta vez discordo em tudo o que escreveu. Mas veja bem, só discordo, questão de opinião.


Forte abraço,

Orestes




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19464 Mensagem por Bender » Dom Set 27, 2009 10:50 pm

nike123 escreveu:Sr. Bender, justamente por que o pilotou que eu quero saber qual a causa do acidente, para que mais tarde nao morram pilotos experientes brasileiros.

Alias me espanta essa sua revolta a respeito de minha pergunta, vendo que se o piloto morreu os familiares necessitam uma resposta e tomara que o governo frances possa falar se foi um acidente ou se foi uma falha do piloto, por que se tivesse sido uma falha mecanica e o governo falasse que foi uma falha do piloto eu como um familiar deste piloto iria ficar enfurecido.
Não imaginei que o sr. tivesse em seu coração tanta preocupação legítima com os familiares da vítima e com a vida dos pilotos brasileiros!

Fui injusto com o sr.!

Vamos então nós dois de mãos dadas fazer uma campanha de esclarecimento e divulgação pública das causas dos acidentes, dos aviões Bandeirantes da embraer,Xavantes e outros para que os familiares das vítimas fiquem tranquilos.

Aliás pelo numero de vítimas desses aviões, deveríamos evitar que nossos pilotos pilotassem qualquer coisa vinda dessa empresa,seria mais seguro,o senhor não concorda comigo?

.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19465 Mensagem por DELTA22 » Dom Set 27, 2009 10:51 pm

delmar escreveu:
DELTA22 escreveu:Isso. Parabens pra Embraer. O "rabo" que abana o "cachorro". :evil:
Depois que levar no c*, não adianta chorar as pitangas pro governo...
Companheiro, a EMBRAER vive da aviação cívil. Se dependesse das compras militares estaria na mesma situação da IMBEL. No final do mês, quando os empregados vão buscar seu salário, e vem a conta da luz, da água, e vem a fatura dos fornecedores, o dinheiro deve estar no caixa para pagar as despesas. E o dinheiro não vem das encomendas da FAB. Depende tudo da EMBRAER conseguir vender seus aviões no mercado civil.
A EMBRAER está por dentro do mercado de aviões e tem uma visão muito realista das possibilidades de venda que um aparelho pode ter. Se ela fabricar o Rafale vai ter um único cliente, a FAB. A possibilidade de vender este avião para outro país é quase igual a zero. Já se fabricar o GRIPEN ela vislumbra a possibilidade de outros clientes na América do Sul, tipo Colombia, Perú, Argentina, comprarem este avião. Não ficaria com apenas um cliente.
A EMBRAER não é uma estatal ligada ao MD. A estatal ligada ao MD é a IMBEL. Penso até que a EMBRAER deveria fugir do mercado de defesa brasileiro como quem foge da peste. Todas empresas ligadas a defesa, no Brasil, acabam falindo, basta ver a nossa história recente (Bernardini, Engesa e outras).

saudações
Vamos então pedir pro governo parar de apoiar as exportações da Embraer pra ver como fica... :twisted:

E você está iludido que algum caça vai ser contruido no Brasil ainda???? :twisted:

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19466 Mensagem por PRick » Dom Set 27, 2009 10:52 pm

Santiago escreveu:
Slip Junior escreveu:Pois me parece bastante sensata a declaração da Embraer e espero que isso chegue a grande imprensa para que a população tenha um melhor acesso aos fatos reais e possa formar uma melhor opinião para ser capaz de discutir sobre o que é realmente mais interessante para o Brasil.

Abraços
Por vias tortuosas, se acabará tendo uma certa transparência no processo F-X2.

NJ e Lula: Rafale
Embraer: Gripen NG
FAB: ?

Como isso afetará os argumentos e discursos de cada parte?

[]s
A Embraer não tem conhecimento das propostas, assim, não pode opinar algo que não conhece, também não será ela que terá que pagar por isso.

Quem decide é o Sr. Lula e o NJ, a FAB ajuda, nada mais, assim, a declaração da Embraer não vale nada, a não ser que queira entrar com capital de risco.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19467 Mensagem por orestespf » Dom Set 27, 2009 10:53 pm

nike123 escreveu:Bom orestes e bender eu acho que passou despercebido para voces, gostaria que voces comentassem esse meu ultimo post.

Alem da transferencia da tecnologia oque e imporatnte para a embraer e evitar que o governo brasileiro salve um dos maiores concorrentes dela na aviacao executiva, ou seja dinheiro brasileiro salvando empregos na franca e tirando empregos do brasil. Com esse dinheiro serao produzidos mais jatos Falcon para a concorrer com o jatos embraer Legacy e Phenon.

Oque sera que e mais interessante para nosso Brasil, ver a embraer crescer ou ver nosso presidente fazendo um grande amigo?
Não estou interessado em comentar seus posts, vazios de ideias, só provocativos. Este foi o último. :wink:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19468 Mensagem por orestespf » Dom Set 27, 2009 10:54 pm

Bender escreveu:
orestespf escreveu:Estava doido pra falar, mas agora que vazou, fica aí o alerta: esta pressão pró-Gripen NG está vindo de dentro da Embraer e o DB está servindo a este propósito. Não vejo mal algum no fato da Embraer dizer que prefere A, B ou C, mas isso deveria ser reservado, entre ela e FAB, no máximo. Mas a turma da Embraer não se contenta em ficar em silêncio, quer se impor mesmo quando não participa diretamente do processo.

Lembrem-se, foi a mesma Embraer que fez de tudo para fazer do FX-1 o que vimos acontecer. Só um manco das ideias para não ver que a FAB não queria o M-2000 BR na época. Agora me aparece fazendo o jogo inverso, dizendo o que a FAB quer ouvir, mas interferindo fortemente nas decisões do Governo.

A Embraer, pra política, é motivo de piada. No FX-1 tinha o apoio do então candidato Lula, mas não tinha apoio da FAB. Agora no FX-2 a Embraer tem apoio da FAB, mas não tem do Governo (como acha que tem) e que por coincidência é liderado pelo menos Lula. Prevejo que é preciso um FX-3 para que a Embraer aprenda com seus erros e opte por um caça que tenha apoio total e irrestrito de ambos, FAB e Governo.

No que diz respeito a FX temo muito quando vejo o dedo da Embraer, aquele dedo podre que só aponta para o absurdo, aquele dedo podre que está sempre apto a melar a concorrência.


Orestes, "aquele que é da época em que quem apita é o juiz (e não o torcedor)".
Pois é professor,concordo inteiramente com o senhor!Aliás a embraer pelo jeito não tem só o hábito de melar concorrências,ficou provado agora com a ejaculação precoce do tal Orlando Ferreira Neto que ela méla cuécas também.

Não devia receber nada!Aliás,já que é empresa privada devia pagar pela tecnologia que vai receber,não o estado brasileiro ainda premiar sabotadores de suas diretrizes.

Essa "noticiazinha"ejaculação precoce, jóga definitivamente uma luz sobre os acontecimentos recentes no DB,e possivelmente essa empresa está usando a FAB contra o governo.

Quer dizer então que essa nuvem de gafanhotos,que baixou aqui no DB,tipo o sr. DBader e esse sr. nike123, que já se excitaram com essa "noticiazinha" e já baixaram por aqui visando desmoralisar e atacar mais uma vez o Sr. President Lula,os franceses e Min. Nelson Jobim, reapareceram do nada pelo prestigioso Jornal Valeparaibano,são pombos correios da embraer? Respondam e matem nossa curiosidade rapazes!,vieram aqui para defender as vontades e interesses da sua empresa?Não fiquem tímidos,se for isso não tem nada demais,aliás é melhor que fique tudo as claras,mas com essa noticia,nem precisa que os senhores assumam,depois de tudo que postaram,já estão definitivamente marcados como os "suspeitos"a candidatos mais fortes a defensores pau mandados da embraer aqui no DB.

Papélzinho feio esse! 8-]

Aliás essa empresa privada que foi a "escolhida" do estado brasileiro,que está recebendo contratos milionários para ficar de boca fechada,ainda se movimenta descaradamente primeiro nos bastidores e agora publicamente,por que "seus engenheiros" se arrogam a querer decidir o que é melhor politica e estrategicamente para o Brasil? É muita arrogância de quem sequer tem capacidade para construir um avião completo e vai receber um presente tecnológico de bilhões de graça, e que fez um acordo pelo jeito de: "honra" e "palavra" com o governo brasileiro,que não iria interfirir no processo! dessa vez,mostrou mais uma vez qual o seu jeito de cumprir esse tipo de acordo,com a ejaculação precoce do sr. Orlando Ferreira Neto,se eu fosse o governo já pedia a cabeça desse cidadão amanhã pela manhã 8-]

Bom, pelo menos as coisas parecem que estão ficando as claras,já sabemos a quem nós devemos nos dirigir por essa tentativa,de frustrar e influir, por puros interesses particulares na vontade um governo eleito legitimamente pelo povo,é a embraer.

Sr. DBader e nike123 respondam ai!Abraços aos dois!Por tráz! :twisted:

nike123
alias alguem pode me dizer por que que os 2 rafales cairam?
Sr. nike123 um piloto morreu nesse acidente!Tem familia!Usar um argumento desse pra elamear a reputação de uma empresa e seus defender interesses espúrios é coisa que um escroto faria!Imagino que o sr. não seja não é?Então edite esse seu post nojento!


Sds Orestes!
Meus cumprimentos, Bender!!!

[009] [009] [009]




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19469 Mensagem por PRick » Dom Set 27, 2009 10:57 pm

delmar escreveu:
DELTA22 escreveu:Isso. Parabens pra Embraer. O "rabo" que abana o "cachorro". :evil:
Depois que levar no c*, não adianta chorar as pitangas pro governo...
Companheiro, a EMBRAER vive da aviação cívil. Se dependesse das compras militares estaria na mesma situação da IMBEL. No final do mês, quando os empregados vão buscar seu salário, e vem a conta da luz, da água, e vem a fatura dos fornecedores, o dinheiro deve estar no caixa para pagar as despesas. E o dinheiro não vem das encomendas da FAB. Depende tudo da EMBRAER conseguir vender seus aviões no mercado civil.
A EMBRAER está por dentro do mercado de aviões e tem uma visão muito realista das possibilidades de venda que um aparelho pode ter. Se ela fabricar o Rafale vai ter um único cliente, a FAB. A possibilidade de vender este avião para outro país é quase igual a zero. Já se fabricar o GRIPEN ela vislumbra a possibilidade de outros clientes na América do Sul, tipo Colombia, Perú, Argentina, comprarem este avião. Não ficaria com apenas um cliente.
A EMBRAER não é uma estatal ligada ao MD. A estatal ligada ao MD é a IMBEL. Penso até que a EMBRAER deveria fugir do mercado de defesa brasileiro como quem foge da peste. Todas empresas ligadas a defesa, no Brasil, acabam falindo, basta ver a nossa história recente (Bernardini, Engesa e outras).

saudações

Isso não tem qualquer realidade, exportar Gripen NG não é sério, é apenas mais uma das MENTIRAS espalhadas por aí. Isso implica em licença de terceiros, dos EUA, da Inglaterra, da França, entre outros países que fazem sistemas para o Gripen NG, falar em compras de Argentina, Peru e Colombia não é sério, eles não tem recursos, nem interesse no caso da Colombia, é certo que eles comprariam material Made in USA.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19470 Mensagem por DBader » Dom Set 27, 2009 10:58 pm

PRick escreveu: A Embraer não tem conhecimento das propostas, assim, não pode opinar algo que não conhece, também não será ela que terá que pagar por isso.
Isso não é verdade. Tanto a Embraer quanto outras empresas selecionada pela FAB tem conhecimento sobre a parte técnica das propostas. Tanto tem, que avaliaram.

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