TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Alfredo762
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19351 Mensagem por Alfredo762 » Sáb Set 26, 2009 6:15 pm

Foi dito por quem? Pela Mídia?
Não. Quem disse isso foi o Chefe do Estado Maior Francês, Edouard Guillaud.


Alfredo




Sobram ufanistas e faltam patriotas.
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Benke
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19352 Mensagem por Benke » Sáb Set 26, 2009 6:16 pm

:?: :?: :?: :?:
AlbertoRJ escreveu:
Benke escreveu: A Saab está propondo uma parceria de iguais: para o mundo.
Acredite se quiser
Não são palavras.
Está escrito.
A Saab não tem condições de fazer isso.
Poderia até ser a Gripen International.

[]'s
:?: :?: :?: Não entendi




ars longa vita brevis
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soultrain
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19353 Mensagem por soultrain » Sáb Set 26, 2009 6:17 pm

Benke escreveu:
Mapinguari escreveu: A questão é que a proposta do Gripen NG era interessante ANTES, por mais que algun s participantes do DB achassem que não e condenassem motor americano, etc.
Essa figura aí, pode ser legal, mas para mim, é wishiful thinking. O ideal é que o caça se mantivesse fiel aos seus conceitos, de não ter a roda reinventada, se já existe no mercado um bom sistema que cumpre o serviço. Por isso mesmo o Gripen NG - acredito piamente nisso - sairia bem mais barato ao Brasil que a concorrência. Para a FAB, IMHO, bastaria a montagem no Brasil e a garantia de que pudéssemos integra nossos sistemas e armas nele. Isso a Saab pode garantir, pois o software do caça, incluindo radar, é de propriedade sueca.
Do jeito que está aí, seria bacana, mas sairia tão caro quanto o Rafale, como disse em outro post.
Mapinguari
A Saab ofereceu um PREÇO FIXO E FIRME,FINANCIADO.
O risco é deles, e nosso, no quesito: PODEMOS CONFIAR NA Saab?!!
Scania, Ericsson, Electrolux, ABB, Astra Zeneca, entre outras, pertencem ao mesmo grupo que controla a Saab
Sei não :?
Pois não sabe,

A investor AB, que é o que refere, é um investidor controlado pela família Wallenberg e tem as seguintes posições:

* ABB - power and automation technology (7.3% stake, 7.3% voting rights)
* Atlas Copco - industrial tooling and equipment (16.6% stake, 22.3% voting rights)
* Astra Zeneca - pharmaceuticals (3.6% stake, 3.6% voting rights)
* Electrolux - consumer appliances (12.7% stake, 28.8% voting rights)
* Ericsson - telecommunications (5.1% stake, 19.4% voting rights)
* Husqvarna - Auto, chainsaw and sewing machine manufacturer (15.4% stake, 28.8% voting rights)
* Saab - aviation and military technology (19.8% stake, 38% voting rights)
* SEB - banking (20.7% stake, 21.1% voting rights)

Como vê não é bem controlo, a parte da Scania foi vendida à VW em 2000.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19354 Mensagem por Benke » Sáb Set 26, 2009 6:23 pm

soultrain escreveu:
Benke escreveu:
Mapinguari
A Saab ofereceu um PREÇO FIXO E FIRME,FINANCIADO.
O risco é deles, e nosso, no quesito: PODEMOS CONFIAR NA Saab?!!
Scania, Ericsson, Electrolux, ABB, Astra Zeneca, entre outras, pertencem ao mesmo grupo que controla a Saab
Sei não :?
Pois não sabe,

A investor AB, que é o que refere, é um investidor controlado pela família Wallenberg e tem as seguintes posições:

* ABB - power and automation technology (7.3% stake, 7.3% voting rights)
* Atlas Copco - industrial tooling and equipment (16.6% stake, 22.3% voting rights)
* Astra Zeneca - pharmaceuticals (3.6% stake, 3.6% voting rights)
* Electrolux - consumer appliances (12.7% stake, 28.8% voting rights)
* Ericsson - telecommunications (5.1% stake, 19.4% voting rights)
* Husqvarna - Auto, chainsaw and sewing machine manufacturer (15.4% stake, 28.8% voting rights)
* Saab - aviation and military technology (19.8% stake, 38% voting rights)
* SEB - banking (20.7% stake, 21.1% voting rights)

Como vê não é bem controlo, a parte da Scania foi vendida à VW em 2000.
Sabetudo :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19355 Mensagem por gaitero » Sáb Set 26, 2009 6:25 pm

Alfredo762 escreveu:
Foi dito por quem? Pela Mídia?
Não. Quem disse isso foi o Chefe do Estado Maior Francês, Edouard Guillaud.


Alfredo
O que ele não disse é que a opção esta em aberto, mas a França foi clara quando afirmou que seria inviável dada a pequena quantidade de caças e que se o Brasil realmente estivesse disposto, os custos iriam aumentar considerávelmente. Ao contrário de outros que descobriram a formula mágica, unir baixo custo, efetividade e transferência total da produção do caça... Eu gosto de chamar isto de utopia, mas.

Para uma oferta que já terá de baixar os custos, a escolha de incluir isto no pacote iria completamente contra os anceios do governo brasileiro.

Da mesma forma que a montagem do caça no Brasil não estava incluida na primeira oferta e agora esta... Lá os custos foram calculados...

Se o Brasil a aceitar é porque entendeu que a mesma atande as necessidades.




Editado pela última vez por gaitero em Sáb Set 26, 2009 6:34 pm, em um total de 2 vezes.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19356 Mensagem por soultrain » Sáb Set 26, 2009 6:26 pm

Benke escreveu:
soultrain escreveu: Pois não sabe,

A investor AB, que é o que refere, é um investidor controlado pela família Wallenberg e tem as seguintes posições:

* ABB - power and automation technology (7.3% stake, 7.3% voting rights)
* Atlas Copco - industrial tooling and equipment (16.6% stake, 22.3% voting rights)
* Astra Zeneca - pharmaceuticals (3.6% stake, 3.6% voting rights)
* Electrolux - consumer appliances (12.7% stake, 28.8% voting rights)
* Ericsson - telecommunications (5.1% stake, 19.4% voting rights)
* Husqvarna - Auto, chainsaw and sewing machine manufacturer (15.4% stake, 28.8% voting rights)
* Saab - aviation and military technology (19.8% stake, 38% voting rights)
* SEB - banking (20.7% stake, 21.1% voting rights)

Como vê não é bem controlo, a parte da Scania foi vendida à VW em 2000.
Sabetudo :lol:
Sei que as empresas que citou não pertencem ao mesmo grupo da Saab, como disse.

[[]]'s





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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19357 Mensagem por Penguin » Sáb Set 26, 2009 6:31 pm

Mapinguari escreveu:
Alfredo762 escreveu:Mas Fontoura

Se saísse tão caro quanto o rafaleco, onde montaremos, porque não então o NG, que seria construído aqui?

O que preferem pelo mesmo preço? Um caça com real tecnologia e construído aqui ou um caça montado aqui?

Eu prefiro o construído ao invés de montado. Nesse ponto, a Saab sai na liderança.


Alfredo
Mas essa "montagem" a que me refiro, poderia ter sim a participação brasileira. Desde que tivéssemos as receptoras adequadas e que pudessem receber a tecnologia necessária e produzir o componente em pouco tempo, absorvendo eventuais novas tecnologias e processos que sejam interessantes à nossa indústria.
Por exemplo:
1) Partes da fuselagem em compostos > Akaer
2) Trens de pouso > EDE (Embraer Divisão Equipamentos)
3) Asas e outras partes da fuselagem > Embraer
4) Displays > AEL
5) LinkBR > Embraer (Essa é óbvia)
e por aí vai...
Só não concordo com coisas como IRST, por exemplo. Mesmo que, digamos, a Mectron, tivesse competência para desenvolver, levaria tempo e aumentariam os custos. Então, que usássemos o já previsto. O mesmo no que se refere aos compontes já produzidos em outros países, como canhão, as partes da fuselagem já fabricadas na África do Sul, etc.
Se a Saab já garantisse, como eu disse, que não teríamos problemas em integrar nossas armas e sistemas, que a manutenção dos sistemas pudesse ser feita aqui, etc, eu já estaria satisfeito. Mas entendo que isso pode não ser o que interessa à FAB e ao governo no momento.
também entendo que, geopoliticamente falando, a proposta francesa é a mais forte. O único porém é se cumprirão o que foi prometido por Sarkozy.
Eu acho que não, por antecedentes anteriores que vêm desde a época do Mirage III. Mas, apesar disso, mantenho o otimismo e as coisas podem mudar.
E se a Saab transferisse a produção do IRST Saab Dynamics IR-OTIS para um parceiro no Brasil? A bandeirinha brasileira faria sentido...

Imagem

Imagem

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19358 Mensagem por orestespf » Sáb Set 26, 2009 6:37 pm

Santiago escreveu:
E se a Saab transferisse a produção do IRST Saab Dynamics IR-OTIS para um parceiro no Brasil? A bandeirinha brasileira faria sentido...

[]s
Então se tudo (100%) for produzido no Brasil (independentemente das ToT) poderia-se dizer que o caça é totalmente brasileiro?

Abração,

Orestes




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19359 Mensagem por soultrain » Sáb Set 26, 2009 6:41 pm

Ainda ninguém comentou que convenientemente, a Saab esqueceu-se de mencionar o FBW nas bandeirinhas, ou então está a pensar começar um do zero. :shock:

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19360 Mensagem por DELTA22 » Sáb Set 26, 2009 6:51 pm

Mira:

Imagem
Imagem

Está faltando as bandeirinha do "Air Data Computer", "APU", "Servos"...
Pô, tem que corrigir isso, gente! (Quer ver, daqui a 2 dias nova imagem em um site conhecido de nosotros... :wink: )

Os freios não serão fabricados no Brasil? :shock: Estou revoltado! :twisted: :lol:

Olha... Papai Noel este ano vem com certeza aqui em casa... agora não me resta mais dúvidas! :mrgreen:

[]'s a todos.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19361 Mensagem por Bender » Sáb Set 26, 2009 6:55 pm

Santiago escreveu:
Bender escreveu:Alfredo762 Mas... :wink:

PRick A realidade dos antecedentes é implacável e sem contra argumentos válidos.

Sds.
O único lugar onde a Embraer teve problemas para vender o ALX foi na Venezuela...Chavez...
Grande antecedente! O cara só falta entrar em guerra com os EUA.

Seria o mesmo que um país A quisesse vender equipamentos militares brasileiros para Honduras de Micheletti. Será que CA e Top Top permitiriam?

[]s
Me perdoe mas dizer isto aqui:"Grande antecedente! O cara só falta entrar em guerra com os EUA.",é forçar a barra ao extremo,a Venezuela que eu saiba "nem quase","nem mesmo" declarou guerra aos EUA, :shock: que eu saiba os EUA também não declararam a ela,aliás são parceiros comerciais,a Venezuela tem uma super estrutura de petrôleo nos EUA,é fornecedora a meio século dos EUA,o que voce poderia usar como argumento válido,seria dizer a verdade e só, :wink: que os EUA se sentem contrariados,que o golpe contra o então presidente eleito Chaves não deu certo,que a "esquerdice bolivariana dele" e as boquirrotices dele,os contraria também,que os EUA então resolveram agir como na guerra fria,de forma truculenta,e começaram a embargar tudo com relação a Venezuela,como se eles EUA estivessem diante de um inimigo de guerra,e f...-se o Brasil se eles querem vender seus turbo-hélices para a Venezuela,com nosso motor e nossos sistemas NÃÃÃÃ0000!!!! Seus bostas.

E não seria o mesmo,que esse exemplo de Honduras que voce deu,aliás não tem nada à vêr,agora se voce acredita e acha que nós estamos em guerra com Honduras e ela conosco também,como acha que a Venezuela e os EUA estão,eu vou me atirar da ponte da Vila Maia direto no Tiête,por que eu estou completamente alienado da realidade e cégo de quantas guerras estão acontecendo a minha volta e eu não consigo enxergar,sou um louco! [091] .

Sds.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19362 Mensagem por Benke » Sáb Set 26, 2009 6:57 pm

soultrain escreveu:Ainda ninguém comentou que convenientemente, a Saab esqueceu-se de mencionar o FBW nas bandeirinhas, ou então está a pensar começar um do zero. :shock:

[[]]'s
O FBW pertence a Saab, e ela faz o que quizer com ele




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19363 Mensagem por Penguin » Sáb Set 26, 2009 6:58 pm

orestespf escreveu:
Santiago escreveu:
E se a Saab transferisse a produção do IRST Saab Dynamics IR-OTIS para um parceiro no Brasil? A bandeirinha brasileira faria sentido...

[]s
Então se tudo (100%) for produzido no Brasil (independentemente das ToT) poderia-se dizer que o caça é totalmente brasileiro?

Abração,

Orestes
Depende. Sim e não.

Há muitos veículos produzido no Brasil que a tecnologia vem de fora. Mesmo assim, chamamos veículos brasileiros.
Pior ocorre com celulares. A maioria dos componentes são importados. Exportamos celulares brasileiros.
Pior ainda são os Helibrás Esquilo. Mal pintamos e colocamos tapetes nacionais e passam a ser nacionais.

Geralmente quem não desenvolve tecnologia não a controla na prática.

O Gripen embora apresente um maior risco - que se está disposto a correr ou não - pelo fato de estar em fase de desenvolvimento, apresenta tb as maiores oportunidades para o envolvimento tecnológico de empresas brasileiras. A Akaer é um exemplo claro que me vem a cabeça. E a chance de trabalhar no dimensionamento da asa e de estruturas de um caça supersônico com quem sabe, é única. E é agora. Muitos ainda não perceberam a janela de oportunidade que pode estar se abrindo hoje.

[]s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19364 Mensagem por Bender » Sáb Set 26, 2009 7:05 pm

Alfredo762 escreveu:
Bender escreveu:Alfredo762 Mas... :wink:

PRick A realidade dos antecedentes é implacável e sem contra argumentos válidos.

Sds.
Não "Bender". Definitivamente, não.

A FAB quer um caça para ela. Esqueçam essa pataquada de vendas ao exterior. Isso parece a propaganda da década de 80 do AMX.

O foco é outro.

Alfredo
Em nenhum momento eu falei de vendas Alfredo,eu me referia somente aos EUA,país que tem o hábito de fazer embargos,embargos servem ao propósito de impedir vendas?Sim,mas servem ao propósito de manter caças no chão inoperantes também.

Quanto a FAB vai ter o seu caça só pra ela,retirado da própria short list de 3 que ela apontou que lhe servem perfeitamente e que ela mesma fez.

Sds.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19365 Mensagem por soultrain » Sáb Set 26, 2009 7:07 pm

Benke escreveu:
soultrain escreveu:Ainda ninguém comentou que convenientemente, a Saab esqueceu-se de mencionar o FBW nas bandeirinhas, ou então está a pensar começar um do zero. :shock:

[[]]'s
O FBW pertence a Saab, e ela faz o que quizer com ele
Essa sua afirmação pode ser adicionada à resposta da Saab, acho que fará toda a diferença.

Ainda bem que esclareceu cabalmente essa duvida, dê um toque a eles que eles ainda não sabem.


[[]]'s





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