A questão é que o sr. chegou muito tarde ao debate,todos,inclusive os que estão fora da ultima short list de 3, foram muito criticados e analisados aqui nesse forum,o senhor é registrado desde 2007 e não acompanhou as discussões?.gomugomu escreveu:Antes era por causa da dependência dos EUA, agora é de terceiros? Daqui a pouco vai ser do que? Daqui a pouco vão falar que não pode ser o Gripen pois ele é dependente da Suécia !
Agora não pode mais colocar motor americano, tem que ser francês. Impressionante, qualquer ponto mutado pela SAAB vem a ser criticado nesse fórum... E qualquer coisa feita pela Dassault vem a ser glorificada.
Antes era dependência dos americanos, aí colocam essa imagem e vem gente dizer: "isso afunda ainda mais pois mostra a dependência de terceiros?"
Se colocasse o motor francês no Gripen tinha gente dizendo: "Ta vendo, agora vamos ficar dependentes da França..."
"Num intindi o que ele falou!"
Isso pode até irritá-lo,mas a escolha deverá ser feita tendo como premissa,o fabricante que detenha maior conhecimento,contrôle e independência na fabricação do conjunto de sua aeronave,e que não tenha antecedentes de embargos e proibições do conjunto ou itens a serem comercializados por nós no futuro.
Por exclusão,a opção estratégica e política elegeu ao que parece a França,a qual se vier a se confirmar,concordo inteiramente,e aplaudo o governo brasileiro pela escolha.
Acrescento a isto,que o peso político da Suécia para os interesses que se apresentam adiante para o país é nenhum.
Um caça ainda em projeto e desenvolvimento pode interessar muito a engenheiros.
Portanto ficar atacando a França e defendendo a Suécia como se estivesse em um estádio de futebol,não vai contribuir para o debate,a Suécia fez uma escolha equivocada ao apresentar o NG,paga seu preço,que apresente um aparelho "pronto" da próxima vez ao qual ela tenha contrôle absoluto de todos os componentes,para que o país comprador não tenha que ficar dependente de outros 30 fornecedores diferentes também.
A fila andou pra Suécia,com todo o respeito,só falta andar para o senhor e sua compreenção do momento atual do estágio da escolha,que já esta no patamar político/estratégico faz 9 meses.
Sds.