O Europa, no caso, refere-se a equipamentos multinacionais (o radar, por exemplo). Ou a equipamentos desenvolvidos e fabricados em algum outro país, como o assento Martin-Baker (britânico) e o canhão Mauser (alemão).Adriano Mt escreveu:Juliano Lisboa escreveu:
O termo Europa não é muito genérico?!?!
Pois se é!!!
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Mapinguari
- Sênior
- Mensagens: 2944
- Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Editado pela última vez por Mapinguari em Sáb Set 26, 2009 1:14 pm, em um total de 1 vez.
Mapinguari
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Desculpe mas discordo,Mapinguari escreveu:
O Europa, no caso, refere-se a equipamentos multinacionais (o radar, por exemplo). Ou a equipamentos desenvolvidos em algum outro país e fabricado sob licença da Suécia, como o assenti Martin-Baker.
A maioria dos itens são de fabricação britânica e alguns de outros países europeus, muitos com tecnologia dos EUA. A colocação dessas bandeirinhas da UE é uma maneira de "atenuar" essa característica multi-nacional do Gripen.
Só por curiosidade, quem fabrica o assento da Martin Baker sob licença na Suécia?
[]'s
Alberto -
- Mapinguari
- Sênior
- Mensagens: 2944
- Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Alberto, concordo. Tanto que já editei meu post.AlbertoRJ escreveu:Desculpe mas discordo,Mapinguari escreveu:
O Europa, no caso, refere-se a equipamentos multinacionais (o radar, por exemplo). Ou a equipamentos desenvolvidos em algum outro país e fabricado sob licença da Suécia, como o assenti Martin-Baker.
A maioria dos itens são de fabricação britânica e alguns de outros países europeus, muitos com tecnologia dos EUA. A colocação dessas bandeirinhas da UE é uma maneira de "atenuar" essa característica multi-nacional do Gripen.
Só por curiosidade, quem fabrica o assento da Martin Baker sob licença na Suécia?
[]'s
Mapinguari
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
O problema do Gripen NG na minha opinião não é o origem do assento que é da MB britânica. E nem dos demais componentes. Se há uma questão, essa seria o maior risco do programa, pois ainda está em desenvolvimento. O outro lado da moeda seria uma maior possibilidade de ganho tecnológico.AlbertoRJ escreveu:Desculpe mas discordo,Mapinguari escreveu:
O Europa, no caso, refere-se a equipamentos multinacionais (o radar, por exemplo). Ou a equipamentos desenvolvidos em algum outro país e fabricado sob licença da Suécia, como o assenti Martin-Baker.
A maioria dos itens são de fabricação britânica e alguns de outros países europeus, muitos com tecnologia dos EUA. A colocação dessas bandeirinhas da UE é uma maneira de "atenuar" essa característica multi-nacional do Gripen.
Só por curiosidade, quem fabrica o assento da Martin Baker sob licença na Suécia?
[]'s
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Muito curioso...AlbertoRJ escreveu:Desculpe mas discordo,Mapinguari escreveu:
O Europa, no caso, refere-se a equipamentos multinacionais (o radar, por exemplo). Ou a equipamentos desenvolvidos em algum outro país e fabricado sob licença da Suécia, como o assenti Martin-Baker.
A maioria dos itens são de fabricação britânica e alguns de outros países europeus, muitos com tecnologia dos EUA. A colocação dessas bandeirinhas da UE é uma maneira de "atenuar" essa característica multi-nacional do Gripen.
Só por curiosidade, quem fabrica o assento da Martin Baker sob licença na Suécia?
[]'s
Componentes com alguma tecnologia americana, mesmo fornecidos por empresas européias, no Gripen NG é uma barreira.
Mas se o mesmo ocorre com o Rafale, são componentes COTS, sem controle. Só rindo dos malabarismos para desqualificar as demais propostas.
Fornecedores do Rafale: http://www.airframer.com/aircraft_detai ... ult_Rafale
Há 10 empresas americanas na lista dos fornecedores principais. A Thales-North America Inc está tb envolvida (Spectra). Alé disso há tb empresas britânicas, alemã, canadense e suíça.
Mas é tudo COTS...coitado da Saab se esses fossem os fornecedores do Gripen.
O Rafale está levando no Brasil politicamente. Seja por imposição devido ao contrato para o casco do SNB ou a questões político-ideológicas. Faz parte.
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Santiago,Santiago escreveu:Muito curioso...AlbertoRJ escreveu: Desculpe mas discordo,
A maioria dos itens são de fabricação britânica e alguns de outros países europeus, muitos com tecnologia dos EUA. A colocação dessas bandeirinhas da UE é uma maneira de "atenuar" essa característica multi-nacional do Gripen.
Só por curiosidade, quem fabrica o assento da Martin Baker sob licença na Suécia?
[]'s
Componentes com alguma tecnologia americana, mesmo fornecidos por empresas européias, no Gripen NG é uma barreira.
Mas se o mesmo ocorre com o Rafale, são componentes COTS, sem controle. Só rindo dos malabarismos para desqualificar as demais propostas.
Fornecedores do Rafale: http://www.airframer.com/aircraft_detai ... ult_Rafale
Há 10 empresas americanas na lista dos fornecedores principais. A Thales-North America Inc está tb envolvida (Spectra). Alé disso há tb empresas britânicas, alemã, canadense e suíça.
Mas é tudo COTS...coitado da Saab se esses fossem os fornecedores do Gripen.
O Rafale está levando no Brasil politicamente. Seja por imposição devido ao contrato para o casco do SNB ou a questões político-ideológicas. Faz parte.
[]s
Você sabe que não é a mesma coisa, o Rafale usa COMPONENTES COTS, alguns, o Gripen usa SISTEMAS de terceiros, quer dizer com tecnologia desenvolvida e paga por eles, e assim, ele detém essa tecnologia por contrato, além da dependência dos sistemas.
O tal do gráfico apenas entrega mais ainda, poque confirma que pelos menos 1/3 do Gripen NG está nas mãos de terceiros, sistema fundamentais, totalmente controlados por terceiros.
Por isso, os Programas da SAAB são mais baratos e não ficam sofrendo tantos atrazos, porém, isso implica em ter um produtos multincional, como a Embraer também faz, por isso não pode vender o ALX e outros produtos seus onde quiser, é necessário as tais permissões ou licença.
No caso da EMBRAER também ocorre as duas coisa, como no caso da ENAER(que não tem poder nenhum para inteferir na venda do produto) e a G&E com suas turbinas, aí quem tem o controle é ela.
[]´s
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Acho "estranho" a Saab ter desenvolvido do zero um novo Fly-by-wire do NG.
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- Alfredo762
- Intermediário
- Mensagens: 251
- Registrado em: Dom Abr 06, 2008 6:46 pm
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Este tópico está ficando cada vez melhor.
A saab é a desesperada.
Mas quem oferece TdT infinita master plus é a França (como se o contribuinte francês aceitasse décadas de absurdos investimentos serem passadas num estalo de dedos). Promentem o impossível de diminuir o custo de hora/vôo.
Alguém aqui já parou para ver por que os americanos estão calmíssimos, felizes e contentes, sabendo que não vão levar essa?
Detalhe: nada tem a ver com NG.
E por favor, essa do motor americano é de 2002. Já é velhinha...
Nossos Super Tucanos usam motores do Tio Sam e voam muito bem aqui na FAB.
Alfredo
A saab é a desesperada.
Mas quem oferece TdT infinita master plus é a França (como se o contribuinte francês aceitasse décadas de absurdos investimentos serem passadas num estalo de dedos). Promentem o impossível de diminuir o custo de hora/vôo.
Alguém aqui já parou para ver por que os americanos estão calmíssimos, felizes e contentes, sabendo que não vão levar essa?
Detalhe: nada tem a ver com NG.
E por favor, essa do motor americano é de 2002. Já é velhinha...
Nossos Super Tucanos usam motores do Tio Sam e voam muito bem aqui na FAB.
Alfredo
Sobram ufanistas e faltam patriotas.
- Wardog
- Sênior
- Mensagens: 1271
- Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 8 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Antes era por causa da dependência dos EUA, agora é de terceiros? Daqui a pouco vai ser do que? Daqui a pouco vão falar que não pode ser o Gripen pois ele é dependente da Suécia !
Agora não pode mais colocar motor americano, tem que ser francês. Impressionante, qualquer ponto mutado pela SAAB vem a ser criticado nesse fórum... E qualquer coisa feita pela Dassault vem a ser glorificada.
Antes era dependência dos americanos, aí colocam essa imagem e vem gente dizer: "isso afunda ainda mais pois mostra a dependência de terceiros?"
Se colocasse o motor francês no Gripen tinha gente dizendo: "Ta vendo, agora vamos ficar dependentes da França..."
"Num intindi o que ele falou!"
Agora não pode mais colocar motor americano, tem que ser francês. Impressionante, qualquer ponto mutado pela SAAB vem a ser criticado nesse fórum... E qualquer coisa feita pela Dassault vem a ser glorificada.
Antes era dependência dos americanos, aí colocam essa imagem e vem gente dizer: "isso afunda ainda mais pois mostra a dependência de terceiros?"
Se colocasse o motor francês no Gripen tinha gente dizendo: "Ta vendo, agora vamos ficar dependentes da França..."
"Num intindi o que ele falou!"
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Alfredo762
PRick
Sds.
Mas...Nossos Super Tucanos usam motores do Tio Sam e voam muito bem aqui na FAB.
PRick
A realidade dos antecedentes é implacável e sem contra argumentos válidos.como a Embraer também faz, por isso não pode vender o ALX e outros produtos seus onde quiser, é necessário as tais permissões ou licença.
Sds.
- Mapinguari
- Sênior
- Mensagens: 2944
- Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Não gira, mas que o que se publica e se discute aqui é acompanhado com interesse por muitos setores, isso é...Benke escreveu:Como se o mundo girasse em torno da gente
Sei
Mapinguari
- Wardog
- Sênior
- Mensagens: 1271
- Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 8 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Como se nós fossemos vender os Rafale pra algum país da America Latina, me diga qual país tem verba para ganrantir os Rafales no Ar fora o preço do contrato?Bender escreveu:Alfredo762Mas...Nossos Super Tucanos usam motores do Tio Sam e voam muito bem aqui na FAB.
PRickA realidade dos antecedentes é implacável e sem contra argumentos válidos.como a Embraer também faz, por isso não pode vender o ALX e outros produtos seus onde quiser, é necessário as tais permissões ou licença.
Sds.
O que adiante ter uma tecnologia "livre" para comercialização se ninguém vai comprar?
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Não entendisoultrain escreveu:Acho "estranho" a Saab ter desenvolvido do zero um novo Fly-by-wire do NG.
ars longa vita brevis
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
A esperança é a última que morreMapinguari escreveu:Tem um erro aí. A turbina do NG é a GE F414G e não a Volvo RM12 (Derivada da GE F404). A F404 é que é fabricada na Suécia (33,33% dela, na verdade. Só que os 33,33% não são os mesmos a cada lote. Então, se quiser, a Suécia produz o motor todo).Adriano Mt escreveu:GRIPEN NG
Sistemas - Tema transferencia de tecnologia -
País
RADAR Suécia - Europa
IRST - Infra Red Seach and Tracking Brasil
Display Sistem Brasil
Data Link Brasil - Suécia
Communication Europa
Escape System ( Assento Ejetor) Europa
Electrical System Brasil
Enviromental Control System Brasil
Fuel System ( Sistema de Combustível) Europa
Hydraulic System Europa
Electronic Warfare System (EWS) Suécia
Min and Emergency Power System Europa
Turbina and APU EUA
IFF (Identification Friend Foe) Brasil
Radome Suécia
Reconnaissance System Brasil
Flight Control System Suécia
System Computers Brasil - Suécia
Navigation Brasil
Telescopic Air to Air Refueling Probe Europa
Airfrane (estrura) Brasil - Suécia -
África do Sul
Gun (Canhão) Europa
Wheels & Brake Control System Europa
Landing Gear ( Trem de Pouso) Brasil
Defesa@Net teve acesso a um documento confidencial sobre a proposta da SAAB do Gripen NG BR.
E diz na matéria que a unica procedência americana é a Turbina GE 404 e a unidade APU .Turbina é produzida na Suécia pela Volvo Aero com o nome de RM 12 . A própria Suécia fabrica ao menos 50% da turbina. Esta turbina equipa o Boeing F/A-18 E/F Super Hornet.
Fontes: http://www.defesanet.com.br
E ai amigos??? o caldo engrosso pra todo lado...hehehehee
Até onde isto tudo é vero não sei, tambem não sabia que o brasil fabricava o IRST, ou sera que tentarão desenvolver?
De qualquer forma. A proposta é ótima, mas Inês é morta. Dificilmente haverá uma reversão. O escolhido será o Rafale. A menos que os franceses façam uma merda muito grande...
ars longa vita brevis
- Mapinguari
- Sênior
- Mensagens: 2944
- Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Não sei. Quanto dos motores dos caças dos demais concorrentes nos serão transferidos?Carlos Mathias escreveu:
É muito desespero cara, tá dando pena de ver.
Benke, quanto do motor do Gripen (qualquer um) a Suécia vai nos transferir?
Mapinguari