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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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alcmartin
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Re: NOTÍCIAS

#15556 Mensagem por alcmartin » Qua Set 23, 2009 7:02 pm

Palpiteiro escreveu:Caro Alcmartin,

Para entender a Aeronáutica é necessário conhecer a sua história. O Ministério da Aeronáutica foi criado, e inicialmente estruturado, sob a filosofia do "poder aéreo unificado".

Para bem entender a instituição é interessante notar que o documento inicial da sua criação citava que o Ministério da Aeronáutica seria constituído da Força Aérea Brasileira e da Aviação Civil.

Era uma concepção bastante arrojada, fruto da visão do general italiano Giulio Douhet. Curiosamente, o primeiro ministro da Aeronáutica foi um político civil.

O Brigadeiro Eduardo Gomes também é fruto de sua época. Ele via o mundo com os olhos dos anos 30, onde a integração nacional somente existia, como prioridade, nas forças armadas. Na sua visão, os maiores riscos à integridade e a soberania nacionais eram o vazio demográfico e o isolamento geográfico dos brasileiros.
Concordo com todos pontos. É história. E conheço, até por ter pertencido a FAB, também. E já discutimos isso bastante aqui no Db. É só olhar nos tópicos "estratégia aéreas" aqui, ou no estratégias lá nos "navais", do Marino.
Porém negar sua honestidade de propósito, e principalmente, sua hombridade, sinceramente é demais, mesmo para um fórum onde a FAB é vista, por alguns, ora como um conjunto de ignorantes, e ultimamente, como um bando de insubordinados.

Só faltava atingir o seu patrono.
Opa, aí não... :? Diz aí onde alguém maculou sua história, ou o chamou de desonesto....
O que levantamos é diferença de prioridades. A FAB, ao longo de sua história, foi sacrificada em sua operacionalidade em prol de outros objetivos, ainda que lícitos, como a própria doutrina Douhet preve. O ponto é: qual é o limite? Isso, discutimos a exaustão aqui, desde o tópico AMX, do P3BR e outros, onde acho que todos que aqui frequentam com assiduidade testemunham a minha defesa do azul baratéia. Uma crítica ou outra, construtiva e sempre tendo em vista o bem da força.

A participação do MARECHAL-do-Ar Eduardo Gomes em disputas políticas, ainda que legítimas, teve consequencias para a FAB. Sua participação foi legítima e honesta. Mas, ao participar do processo político, envolvendo Dutra, Vargas e JK, pode ter influenciado alguns e a FAB teve oficiais em tentativas de golpe, além de ter se envolvido em disputas com a MB.
Mas, pergunto, foi bom para a FAB? É para se pensar...

E aí, volto ao texto original, ao qual Pafuncio respondeu, em minha humilde opinião:não. Acho que a FAB fica melhor longe da política, mas a favor do Brasil. Somente isso.

Agradeço a gentileza de sua explicação.

Um abraço.

Igualmente, abs.




Editado pela última vez por alcmartin em Qui Set 24, 2009 12:19 pm, em um total de 1 vez.
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Re: NOTÍCIAS

#15557 Mensagem por PRick » Qua Set 23, 2009 7:15 pm

Walterciclone escreveu:Fonte:Inside the Air Force site , via Blog do Poder Aéreo
A volta do ‘Bronco’


Imagem

O site ‘Inside the Air Force’ informou no ultimo dia 11 de setembro que a Boeing confirmou a sua proposta de construir uma nova versão do famoso North American/Rockwell OV-10 ‘Bronco’ com aviônicos avançados e capaz de lançar armamentos modernos.
O objetivo principal seria oferecer um produto para o programa LAAR (Light Attack and Armed Reconnaissance) da USAF. O programa LAAR capacitará a USAF a operar novamente aeronaves de ataque leve em conflitos assimétricos. No passada este tipo de tarefa era conhecido como COIN (COunter Insurgency).
No início da década de 1960 a USN, o USMC e a USAF definiram o conceito LARA (Light Armed Reconnaissance Aircraft) para uma aeronave que substituísse o O-1 Bird Dog e o O-2 Skymaster. Durante uma concorrência feita em 1964, o projeto NA-300 da North American/Rockwell venceu como a melhor proposta. Nasceu assim o OV-10 ‘Bronco’.
Naquela época os EUA estavam profundamente envolvidos no conflito do Vietnã. E foi exatamente no Sudeste Asiático que o ‘Bronco’ ficou eternizado. O primeiro usuário foi o USMC, seguido pela USAF e a USN. O ‘Bronco’ ainda teve relativo sucesso no mercado externo, incluindo vendas para a Alemanha, Colômbia, Venezuela, Indonésia, Líbia, Marrocos Tailândia e Filipinas.
A imagem acima, feita pela própria Boeing, mostra a nova concepção do ‘Bronco’. Além de pequenas modificações na fuselagem e nas asas, grosso modo a célula apresenta poucas novidades externas em relação ao antigo OV-10D. Destacam-se as hélices pentapá. A nova versão já possui até designação. Será o OV-10X
Caso esta decisão realmente se confirme, fica completamente descartada uma eventual cooperação entre a Boeing e a Embraer para oferecer o Super Tucano no mercado dos Estados Unidos.
Depois tem gente que acredita no que o pessoal da Boieng fala por aqui, esqueçam ALX´s nas FA´s dos EUA.

[]´s




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Re: NOTÍCIAS

#15558 Mensagem por soultrain » Qua Set 23, 2009 7:17 pm

Esqueçam porquê? Olhe que eu acho que o ST é bem superior a esse, acho é que a Embraer escolheu o sócio errado. Já aqui disse, a Boeing vai sofrer muito, e o pior é que é merecido.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: NOTÍCIAS

#15559 Mensagem por PRick » Qua Set 23, 2009 8:01 pm

soultrain escreveu:Esqueçam porquê? Olhe que eu acho que o ST é bem superior a esse, acho é que a Embraer escolheu o sócio errado. Já aqui disse, a Boeing vai sofrer muito, e o pior é que é merecido.

[[]]'s
Não se trata de comparar aeronaves, o problema é outro. Afinal, a Boieng vai precisar apoio econômico, então, é questão de política industrial de defesa.

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Re: NOTÍCIAS

#15560 Mensagem por Cougar_PH » Qua Set 23, 2009 8:02 pm

Patroulle de France acabou de chegar em Natal as 16:30 aproximadamente, contudo apenas com as 10 aeronaves.
http://images.orkut.com/orkut/photos/OQAAAOJM_SCOD7tmBZ8VfIUX_C5OrIVS88k3e5wYZnfwLgeE0okmEe55fd42wsJPP-_XwBJRhqOdpCzue19QffFrsXwAm1T1UA7h8wJcvbVUtiJYNgXsxpZY0Jqr.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAIucUOpyoCDm2cxApDmn6CScqQovow9NxWTkPZaMcvReQFR0a7SpvXJs2uiNlaK1358CBtAUVrw2wZa2C4umf0MAm1T1UL5DkWOtXdvMJ8kdRuUhxZKueHWV.jpg




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Re: NOTÍCIAS

#15561 Mensagem por Sterrius » Qua Set 23, 2009 8:05 pm

no MP.net a uma feroz torcida contra o Texas E ST.

Tem um que acha que eles não são proprios nem pra uso na selva. (Sendo que o ST é feito pra selva :roll: ).

Basicamente as reclamações são a pouca carga. Não conseguem compreender que como estes aviões são baratos eles podem ser colocados em quantidade resolvendo o problema.

Preferem gastar bilhões ressucitando um avião do vietna (A-1 skyraider) ou recomeaçar o A-10. Sendo que estes mesmos bilhões seriam suficientes pra comprar todos os aviões que os EUA precisam pra fazer o serviço.

E quanto a esse bronco. Eu o considero carta fora do baralho por ser bi-motor. A nao ser que ele aguente 2x a carga do Texas ou ST.




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Re: NOTÍCIAS

#15562 Mensagem por WalterGaudério » Qua Set 23, 2009 9:52 pm

Sterrius escreveu:no MP.net a uma feroz torcida contra o Texas E ST.

Tem um que acha que eles não são proprios nem pra uso na selva. (Sendo que o ST é feito pra selva :roll: ).

Basicamente as reclamações são a pouca carga. Não conseguem compreender que como estes aviões são baratos eles podem ser colocados em quantidade resolvendo o problema.

Preferem gastar bilhões ressucitando um avião do vietna (A-1 skyraider) ou recomeaçar o A-10. Sendo que estes mesmos bilhões seriam suficientes pra comprar todos os aviões que os EUA precisam pra fazer o serviço.

E quanto a esse bronco. Eu o considero carta fora do baralho por ser bi-motor. A nao ser que ele aguente 2x a carga do Texas ou ST.
Pois é..., aí é que está o bode. Muita gente(falo do MP.Net) não olha para o ST, por este ser um Mono-motor. Pensam que algo para fazer o papel de CAS deve ter a mesma capacidade do A-10. O que significa muita resistência em combate, autonomia sem tamanho, e é claro capacidade REVO.

Uma vez eu entrei lá, ou no Key Publishing e disse que o ST tem autonomia de 7h , e que além disso poderia usar pistas próximas a linha de contato.

Aí um louco apareceu e disse que para isso tinha-se inventado o Harrier...

Entrei de novo e perguntei qual seria o preço de um Harrier GR5, chutei uns US$ 60 mi, e falei que o ST não custaria mais do que uns US$ 9mi, e o mesmo elemento depois apoiado por outros. disse que nesse caso era melhor uma versão do Predator...

Aí eu fui dormir.

Vai se Fu.... :evil: [004] [004] [004]




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
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Os Idiotas PLANTAM e os
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Re: NOTÍCIAS

#15563 Mensagem por Franz Luiz » Qua Set 23, 2009 9:55 pm

Boa noite amigos

Assisti no Globo News que o Presidente Sarkozy,
durante seu discurso hoje na ONU, defendeu a entrada
do Brasil no CS.

Um abraço

Franz Luiz




Editado pela última vez por Franz Luiz em Qua Set 23, 2009 9:58 pm, em um total de 1 vez.
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Re: NOTÍCIAS

#15564 Mensagem por soultrain » Qua Set 23, 2009 9:56 pm

Acreditem que COIN está na moda na cabeça de quase todos os militares Americanos, é a nova "New COKE". Vamos ver muita coisa a partir de agora.





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Re: NOTÍCIAS

#15565 Mensagem por soultrain » Qua Set 23, 2009 10:02 pm

Could the COIN Plane Have Saved Lives?

Imagem

Sorry for the delay in posting, folks. Was on a much-needed vacation with the family that recharged my batteries and prepared me for what is certain to be a very newsy fall.

One thing I wanted to make a note of with our readers is a story that ran last week on Military.com from a well-respected journalist whom I've known for years, Jonathan Landay. He writes for McClatchy news and was involved in a sudden ambush and firefight that resulted in the loss of two senior enlisted Marines, a young Marine officer and a Navy Corpsman -- all on an advisor team for Afghan forces.

Jonathan's takeaway from the ambush and the hours-long firefight that ensued was that the Marines were begging for some kind of fire support to help get them out of the pinch in Kunar. Because of the new restrictions placed upon forces there to avoid civilian casualties -- or the perception of civilian casualties -- fire and air support for the Marines (and their Afghan troops) was delayed for hours. Anyone reading this who's been in combat knows how long an hour is when the bullets are flying -- most of the fights I've been in have lasted minutes, and that was plenty.

...The U.S. troops had to wait more than an hour for attack helicopters to come to their aid and their appeal for artillery fire was rejected, with commanders citing new rules designed to avoid civilian casualties, the report said...

When an Afghan soldier demanded helicopter gunships, U.S. Major Kevin Williams replied through an interpreter: "We are pinned down. We are running low on ammo. We have no air. We've lost today."

The Americans were assisting Afghan forces in an operation that called for Afghans searching the hamlet for weapons and then meeting village elders to plan police patrols.
But U.S. officers suspected insurgents were tipped off about the operation beforehand, as the coalition and Afghan forces were ambushed as they approached the outskirts of the hamlet at dawn, the report said.

Aside from the policy aspect of the screwup, there's something that might be worth considering here that could have made the crucial difference. We've been covering the larger issue of COIN air power and the micro issue of a COIN support and recce plane. Would not have something like this made a decisive difference in the ambush?

Let's look at the key points:

The COIN plane would have 5 hours of loiter, more than enough time to recce the area before the meeting with the elder that was the bait of the ambush. The crew could have alerted the advisors and their Afghan charge well before they entered the village of the ambush setup.

Even had they missed the emplacements, the COIN plane could have provided graduated levels of precise CAS and could have worked as a FAC-A for artillery and mortar support. Helicopters are great for this, but they were too far away and have limited loiter time. A COIN plane can be based at FOBs or even COPs with only a few hundred meters of runway and a skeleton maintenance crew.

Sure there is greater risk to the pilots and there's plenty of logistical problems to account for. But it seems the solution to this problem is well within our grasp and the Pentagon has been much too slow to send it down range.

This loss of life is a tragic (and preventable?) shame and rest assured that Defense Tech and Military.com will continue to investigate its circumstances and follow its conclusions.

-- Christian
September 14, 2009 09:13 AM

http://www.defensetech.org/archives/005 ... l#comments





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Re: NOTÍCIAS

#15566 Mensagem por Sterrius » Qui Set 24, 2009 12:17 am

Pois é..., aí é que está o bode. Muita gente(falo do MP.Net) não olha para o ST, por este ser um Mono-motor. Pensam que algo para fazer o papel de CAS deve ter a mesma capacidade do A-10. O que significa muita resistência em combate, autonomia sem tamanho, e é claro capacidade REVO.

Uma vez eu entrei lá, ou no Key Publishing e disse que o ST tem autonomia de 7h , e que além disso poderia usar pistas próximas a linha de contato.

Aí um louco apareceu e disse que para isso tinha-se inventado o Harrier...

Entrei de novo e perguntei qual seria o preço de um Harrier GR5, chutei uns US$ 60 mi, e falei que o ST não custaria mais do que uns US$ 9mi, e o mesmo elemento depois apoiado por outros. disse que nesse caso era melhor uma versão do Predator...

Aí eu fui dormir.


O povo la simplesmente parece não entender que os EUA não tem dinheiro pra ficar usando aviões que consomem 10-20mil dolares por hora. (ST custa so 950dolares por hora).

Eles querem um avião que como o texto acima falou facilmente. Pode ir antes de todos, ajudar por la e voltar com a tropa. E que o uso dos ST não vai tirar os A-10 de la que continuarão servindo pras missões peso-pesado!

Mas eu mesmo ja desisti! Ao menos a força aerea deles sabe exatamente as vantagens do COIN. Dpois que começarem a funcionar vão entender! (Ou não :lol: ).




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Re: NOTÍCIAS

#15567 Mensagem por Alcantara » Qui Set 24, 2009 12:36 am

Carlos Mathias escreveu:Ou estamos em Honduras????

:roll: :lol:
Só um adendo. No meu entender, as FFAA de Honduras não quebraram nenhuma hierarquia.
Leia o histórico da crise hondurenha. Verás que quem começou errar foi o Zelaya. O impechment foi declarado pela Suprema Corte, não pelos militares de Honduras, que simplesmente cumpriram o que foi decidido judicialmente. Eles se mantiveram fiéis as leis, coisa que Zelaya não fez.

Mas claro, como é contra um governo de viés de "esquerda", isso é um mero detalhe. Quem liga pra isso. É só esbravejar "Golpe!", "É golpe!!" que ficará tudo bem.

PS: não seria golpe contra as leis hodurenhas fazer algo contra o instatuído na Constituição daquele pais? Detalhes... meros detalhes... :roll:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS

#15568 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Set 24, 2009 12:44 am

Alcântara, isso já foi mais do que debatido no tópico pertinente.
Você está tão correto quanto o número de países que apoiaram essa belezura de retidão constitucional.
:roll:




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Re: NOTÍCIAS

#15569 Mensagem por henriquejr » Qui Set 24, 2009 11:50 am

Walterciclone escreveu:Fonte:Inside the Air Force site , via Blog do Poder Aéreo
A volta do ‘Bronco’


Imagem

O site ‘Inside the Air Force’ informou no ultimo dia 11 de setembro que a Boeing confirmou a sua proposta de construir uma nova versão do famoso North American/Rockwell OV-10 ‘Bronco’ com aviônicos avançados e capaz de lançar armamentos modernos.
O objetivo principal seria oferecer um produto para o programa LAAR (Light Attack and Armed Reconnaissance) da USAF. O programa LAAR capacitará a USAF a operar novamente aeronaves de ataque leve em conflitos assimétricos. No passada este tipo de tarefa era conhecido como COIN (COunter Insurgency).
No início da década de 1960 a USN, o USMC e a USAF definiram o conceito LARA (Light Armed Reconnaissance Aircraft) para uma aeronave que substituísse o O-1 Bird Dog e o O-2 Skymaster. Durante uma concorrência feita em 1964, o projeto NA-300 da North American/Rockwell venceu como a melhor proposta. Nasceu assim o OV-10 ‘Bronco’.
Naquela época os EUA estavam profundamente envolvidos no conflito do Vietnã. E foi exatamente no Sudeste Asiático que o ‘Bronco’ ficou eternizado. O primeiro usuário foi o USMC, seguido pela USAF e a USN. O ‘Bronco’ ainda teve relativo sucesso no mercado externo, incluindo vendas para a Alemanha, Colômbia, Venezuela, Indonésia, Líbia, Marrocos Tailândia e Filipinas.
A imagem acima, feita pela própria Boeing, mostra a nova concepção do ‘Bronco’. Além de pequenas modificações na fuselagem e nas asas, grosso modo a célula apresenta poucas novidades externas em relação ao antigo OV-10D. Destacam-se as hélices pentapá. A nova versão já possui até designação. Será o OV-10X
Caso esta decisão realmente se confirme, fica completamente descartada uma eventual cooperação entre a Boeing e a Embraer para oferecer o Super Tucano no mercado dos Estados Unidos.
Pelo jeito a Boeing já deu como certa a derrota no programa FX, ou então é uma forma de pressionar o governo brasileiro.




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Re: NOTÍCIAS

#15570 Mensagem por ninjanki » Qui Set 24, 2009 1:25 pm

Penso que para COIN, os EUA deveria considerar o uso de drones UAV. Pode-se fazer um UAV grande, com capacidade suficiente de carga de bombas e munição para uma metralhadora em torre similar à empregada em helicópteros de ataque. Eles detem a tecnologia de controle remoto, de voo autônomo, e de posicionamento via satélite, então não é nada difícil trabalhar em algo assim. Além disso, já tem a maioria das partes necessárias prontas, na forma dos diversos UCAVs já em operação, incluindo experiência real em combate dessas plataformas. Pode fazer reconhecimento e manter patrulha sobre a área de interesse por tempo ainda maior que um piloto suportaria, não coloca em risco a vida de ninguém, e certamente sai mais barato porque não precisa de displays, controles, cadeira de ejeção, ou seja, não precisa do cockpit.
Pessoalmente, acho que os EUA não precisam do ST para COIN, talvez apenas como solução imediata... Nós mesmos já devemos estar trabalhando com UAVs tendo como objetivo substituir os ST no futuro. Só faz sentido colocar um piloto à bordo se ele trouxer ganhos essenciais de performance(tempo de resposta, imunidade à interferência, melhor percepçào situacional) e o equipamento lhe oferecer segurança suficiente(porque pilotos são caros de treinar e indivíduos valiosos para o país e para a FAB) Mesmo no Brasil, acho que o Rafale não substituirá os 120 aviões que se supõe. Serão uns 70 e poucos, e o resto vai ser substituido por uma nova geração de UCAVs, como por exemplo o Neuron. Já os STs serão substituidos, em tempo, por UCAVs nacionais.




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