Bender escreveu:
Que as treis forças tem os seus viéses ideológicos e políticos,isso é impossível de se negar,é normal até pela carga hitórica que cada uma carrega.
Continuo com minha visão de que o sonho da FAB é operar o F18SH,o motivo pode ser político/ideológico,mas pode ser técnico também,

o que na minha opinião seria lamentável,ter medo de não ser capacitada para sair do "padrão" USA,seria uma adimissão de incompetência sem tamanho.
Sinceramente não tenho informações sobre como anda o "trabalho" da FAB em cima dos M2000,mas seria o caso de se tentar descobrir,pois eu duvido que em pleno andamento do FX2,os franceses possam ser acusados de não estarem prestando toda assistência necessária a FAB,talvez isso nos dê alguma pista também desses motivos sobrenaturais.
Sds.
Olá, Bender! Boa tarde!
Olha, não tenho como avaliar a FAB como um todo, visto estar fora dela já um tempo, mas por amigos e principalmente, pelo aspecto tecnico, tenho idéia do que ocorre. Existe sim, um viés pró-americano. Mas não é ideológico. É por cultura profissional. E não são todos: em qualquer campo, há os mais "antenados" no quadro geral. Mas, como voce disse, são anos de carga histórica. Principalmente na caça, que "nasceu" de "mãe" americana. Essa influencia é ainda maior por um lado do ser humano que todos conhecemos: o medo de mudar. Ou preguiça, mesmo...

Sei lá, Freud deve explicar...
Exemplificando, seria como chegar em um pessoal que trabalha com windows e avisar que agora é MAC! Pode ser até melhor, mas é certo que enfrentará resistencia. Para que mudar? Dá trabalho, etc...
Outro exemplo, este bem mais próximodo caso da FAB, e que aqui o CM e o Valdermort conhecem bem: pergunte a qualquer ex-Variguiano qual é a melhor fábrica, ou doutrina, de avião comercial? É Boeing na cabeça e fim de papo!

Com o "fim" desta, ex-variguianos aportaram em outras cias.aéreas que operavam equipamentos diferentes. Foi um choque para eles e a resistencia foi enorme.
Mas...aceitaram e porque? Ditado mais velho: Manda quem pode, obedece quem tem juízo. A necessidade é a mãe das professoras. E é nessas horas que se vê a liderança: a coragem para tomar medidas duras nos momentos necessários. Doa a quem doer. A hierarquia é clara, de cima para baixo, da esquerda para a direita.
A FAB sofreu muito, no aspecto operacional, por ter se envolvido com política ao longo de sua história. Um de seus fundadores e maiores líderes queria ser presidente de qualquer jeito. Depois oficiais dela tentaram dar golpe. No fim, a força como um todo é que pagou.
Então, o que a gente espera é que sua liderança esteja antenada com os objetivos do governo e, mais ainda, com os do país...
Abs!!
