NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55675
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2887 vezes
Agradeceram: 2547 vezes

Re: NOTÍCIAS

#15511 Mensagem por P44 » Ter Set 22, 2009 6:28 am

orestespf escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu: Caças de graça? :lol: :lol: :lol: Foi o Presidente quem disse. :mrgreen: :mrgreen:

Falando sério, falei isso tem um tempão. O governo está esticando a corda ao máximo, num jogo forte de usar um concorrente para pressionar o outro. Se der bobeira, uma hora ela arrebenta.

Porém, Orestes, se o que você afirma seria o mesmo em outras palavras dizer que a Dassault não colocou no papel o que o Sarkozy pediu, que tipo de conclusões pode-se tirar disso tudo?
Olá Vinícius,

não fui muito feliz na forma que escrevi, ficou dúbia. Já falei, não sei ser sucinto. :lol: :lol:

Não me referia ao Rafale, me referia a um dos outros dois, por isso a frase seguinte (do Papai Noel). Mas uma coisa é certa, o que escrevi permite uma leitura clara em relação ao caça francês, se aplica a ele igualmente. Na verdade me referi ao Gripen, ou seja, "pedir o que não é possível de ganhar".

A situação da Dassault é uma só: ou ela cumpre o prometido pelo Sarkozy, ou dança. Está claro pra mim que o Governo não vai pagar mais do que acredita ser o razoável. Ele quer o Rafale principalmente, assim penso, por motivos simbólicos. Tenho evitado comentar este assunto aqui no fórum, mas acho que compensa comentar um pouco. Parte deste texto foi um debate reservado com um amigo. Vamos lá:

Uma coisa que poucos perceberam é que:

1) não temos nada contra os EUA;

2) quem deseja ser grande e importante internacionalmente (Brasil) é preciso ter total controle em sua vizinhança;

3) o Brasil quer porque quer ocupar o espaço dos americanos na AL toda;

4) o objetivo é maior, é termos controle sobre todo o Atlântico Sul (mas isso é pra longo prazo).

O problema são vários, cito alguns poucos:

1) dar exemplo que não precisamos da dependência deles, podemos ser donos de nossos narizes;

2) convencer a vizinhança que nosso modelo de "independência" deu certo;

3) convencer a vizinhança (e outros!) que eles poderiam adotá-lo ao invés do modelo/influência americana;

4) espalhar a "boa nova".

Um dos símbolos do poder que um país exerce sobre outro é o uso de equipamentos do mais forte, isto é um recado claro, tipo, "vejam, o maior de vocês usam, e se é bom pra eles, será pra vocês também". Assim sendo, o principal símbolo a ser cortado é o militar. Só que para isto restam duas opções: fabricar seus próprios equipamentos militares ou tentar parceria com alguém diferente e que tope (tal coisa).

É aí que entrou a Rússia e a França. Veja que, no caso dos caças, a Suécia "não serve", cerca de 50% do Gripen é americano. Com a Rússia só daria certo se ela topasse uma proposta fantástica, que na prática seria "nos passe tudo e não reclame". Absurdo? Não, ela poderia topar, mas como está quebrada... Então ela apareceu com uma proposta "normal". A diplomacia avaliou que não compensaria, que só serviria para passar ideia que estaríamos tentando comprar uma briga com os EUA, assim como o Chávez vem fazendo. O objetivo não é brigar com os americanos, nem peitá-los, o objetivo é ficarmos livres da dependência (enorme) que temos.

Quando se fala em "decisão política" favorável à França, leia como sendo "decisão política para não termos mais dependência dos EUA". É isto, não adianta boas propostas deles, será negado. Como o Gripen depende muito deles... Então até poderia-se dizer que a França foi eleita por eliminação e não por favoritismo como se pensa por aí. Deixo cada um com sua análise, mas aqui não me preocupei depreciar a França e nem este acordo.

O que está acontecendo no momento não tem ligação alguma com pré-sal, com Chávez, Colômbia, etc., não da forma que muitos falam e acreditam. Tudo isso é retórica para justificar os enormes investimentos, nada mais do que isso. Os motivos são outros, como comentei acima.

Vejo este projeto do Brasil como algo grandioso, mas planejado e bem pensado; é geopolítico acima de tudo, por isso as tais "decisões políticas" que poucos compreenderam até agora. Muito do que vemos não teria explicações simples, porém, pensemos assim: como comprar de um país (Suécia) que politicamente e geopoliticamente sempre ficou em cima do muro? Como comprar um equipamento que é quase símbolo dos equipamentos americanos? Como comprar de um país cuja representatividade em fóruns internacionais (ONU, etc.) é quase nula? Talvez esta seja a "limitação" do Gripen NG? Não é o caça, é a Suécia que oferece "pouco" (diante do que se busca).

Como comentei acima, a França não foi escolhida por seus méritos apenas, foi por eliminação (nada pejorativo). Isto não significa que seja ruim, apenas que é a menos pior. Além do mais, os posicionamentos políticos e geopolíticos da França é quase idêntico ao nosso, daí ser mais fácil conversar e negociar. Este alinhamento natural das ideias e práticas recomenda a França mais do que os outros, inclusive.

Se a Dassault vai conseguir honrar as promessas do Sarkozy, bem, não sei. Uma coisa é certa: todo o país (França) acusava o seu presidente de não se envolver nas vendas da Dassault, dizendo que a cupa era dele, agora não poderá ser mais acusado destas coisas. O Sarkozy poderá dizer pra todos: eu fiz mais do que podia, foi a empresa que não cedeu. O pré-acordo com o Sarkozy não é muito, o acertado foi que continuaríamos o processo de compra com eles se o Rafale for vendido pelo mesmo preço que eles (franceses) pagam, o mesmo para a manutenção. Então se a Dassault consegue bancar este valor para os franceses, por que não conseguiria pra nós? Só se eles não quiserem mesmo. E vou além, se a Dassault disser que não tem como, provar no papel que é impossível, não duvido nada que o governo francês banque a diferença. Sim, isto é essencial pra eles neste momento, é projeção de poder (pra eles), é influência sobre outros países e a França precisa muito disso, caso contrário, terá que conviver com o Brasil a olhando de cima pra baixo muito em breve, então é melhor ser parceiro do que concorrente.

De tempos pra cá venho dizendo que o Rafale não era o meu preferido (que era o SU-35), mas que entendo ser o melhor para o Brasil neste momento. Disse isso porque consegui compreender que a parceria com a França tem propósitos maiores, são nossos projetos de Estado, não é coisa do Lula e mais alguns, é algo que independerá de futuros governos, isto já está para ser regulamentado.

Não queremos inimizades e problemas com os EUA, só precisamos acabar com a dependência deles para conseguir maior espaço político no mundo, mas principalmente nos países do Atlântico Sul, inclusive africanos. Não comprar dos americanos significa ficar livre da dependência, mas não se faz isso com tudo, com todas as áreas, apenas nas mais "representativas", mas simbólicas, como a militar. O jogo é muito grande, o caminho é brilhante, este governo está mostrando competência e força para saber lidar com tudo isso e o próximo passo é aprovar tudo no Congresso, aí não terá outro presidente mudando o rumo das coisas. E a parceria com a França será para sempre? Lógico que não, até isso é simbólico, logo tem data para acabar. Digamos que é um casamento muito bem armado.

O Brasil cresceu mais do que se anuncia, não quer apenas uma cadeira no CS, quer muito mais. Só que não adianta ficar na cola dos EUA, todos diriam que seríamos representantes deles. A França é um dos países mais imparciais para questões internacionais no grupo dos grandes, daí a diferença. Alguns diriam que trocamos seis (EUA) por meia-dúzia (França), mas a essência está justamente neste ato simbólico: mudança! Ser capaz de mudar, mostrar vontade de mudar. E se você consegue mudar agora, mesmo que de seis para meia-dúzia, então pode-se mudar mais adiante novamente, a independência quase total, por isso o casamento ter anúncio prévio para acabar.

Sobre o valer a pena "investir" neste casamento do faz de conta, não sei dizer, é preciso muito tempo para analisar e julgar. Acho que o governo está pensando no País sim, se der errado, pelo menos cometeu erro novo, visto que nenhum outro governo fez isso pelo Brasil (sem apologias!!). É uma tentativa ousada, pode dar certo ou não, mas esta tal independência não é do dia pra noite, demorará décadas. Por isso lhe disse que os equipamentos militares são símbolo de tudo isso, representa um pensamento e uma ousadia.

Só que realmente o FX-2 não acabou, pode haver uma reviravolta sim, o próprio Governo já admite isso. O jogo político favorece a França, mas não vamos comprar só para atingir nossos objetivos pagando mais do que vale ou compensa. Se a Dassault (não o governo francês) não se enquadrar, então os caças "independentes" ficarão para mais tarde. Quem vencerá entre os concorrentes, bem, não sei.

O Governo criou o seu símbolo para toda esta mudança e que no fundo tem mais cara de criação do zero, visto nunca termos tido um sistema de defesa de fato, tudo era voltado para o nosso potencial inimigo (Argentina) que na prática nunca chegou a isso. Hoje se pensa em algo muito maior, as atenções se voltaram para a Amazônia e mais recentemente para a Amazônia Azul, as necessidades não mudaram, as atenções é que se fizeram presentes. E dentro deste simbolismos representado pela campo militar (dentro do cenário internacional que o Brasil almeja) o símbolo mais expressivo para o leigo são os caças, mas apenas para maquiar (desviar atenções) do mais importante (maior) de todos estes símbolos: o sub nuclear. Este já está blindado, visto que o calor do debate em relação aos caças produziu o desejado, desviar a atenção do comum para encobrir o sensível e exposto assunto nuclear.

A parceria com a França é muito importante, o Brasil quer, o governo francês quer e precisa, o único que pode impedir a vinda do Rafale para o Brasil é a Dassault. Neste caso, outro caça será escolhido, perde-se o objetivo maior, mas não perde o sistema de defesa do País (todos os caças são ótimos, sem exceção).


Grande abraço,

Orestes

Grande post, Orestes! [009]

Posso passar para a Dassault? :mrgreen:




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5449
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

Re: NOTÍCIAS

#15512 Mensagem por henriquejr » Ter Set 22, 2009 9:54 am

Mas e a parceria estratégica que os americanos dizem estar afim de ter com o Brasil, colocando no mesmo nível que existe com os ingleses? Não seria vantagem para o Brasil?




.
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTÍCIAS

#15513 Mensagem por Marino » Ter Set 22, 2009 10:08 am

FSP:
FOVEST - DEU NA MÍDIA
Brasil e França, unidos em uma parceria estratégica
ROBERTO CANDELORI
ESPECIAL PARA A FOLHA
No último Sete de Setembro, desembarcou em Brasília o presidente da França, Nicolas Sarkozy,
para assinar uma série de acordos na área de defesa militar, orçados em R$ 22,5 bilhões.
Trata-se da compra de 50 helicópteros (Cougar EC-725) e quatro submarinos convencionais
(Scorpène), além de uma parceria para a construção do submarino nuclear, um "programa paralelo" que
a Marinha vem desenvolvendo desde o final dos anos de 1970.
Há ainda a possibilidade de compra de 36 caças Rafale, da Dassault, no valor de R$ 12 bilhões.
No entanto, há certa polêmica envolvendo a negociação, pois o F-18 Super Hornet da Boeing (EUA) e o
Gripen NG da Saab (Suécia) também são candidatos.
A indicação do modelo será da FAB (Força Aérea Brasileira), mas a decisão final será do
presidente Lula.
Segundo Lula, a aquisição dos equipamentos tem como exigência fundamental a transferência
de tecnologia, visando, no longo prazo, desenvolver no país uma política industrial na área militar.
Ao mesmo tempo, o Planalto busca um parceiro bem situado no cenário internacional para
alavancar a presença do Brasil em órgãos de governança global, como ONU ou OMC (Organização
Mundial do Comércio). Sarkozy, por sua vez, amplia parceria com o Brasil interessado no crescimento do
comércio bilateral, que superou os US$ 8 bilhões em 2008. Dispostos a consolidar essa sociedade, os
franceses, membros do Conselho de Segurança da ONU, defendem a reforma da organização e acenam
com o apoio às pretensões do Brasil.
A diplomacia Brasil-França sela um programa de cooperação que ultrapassa os limites da
parceria militar. Segundo especialistas, a Defesa, ao privilegiar Paris em detrimento dos EUA, sinaliza o
afastamento do eixo Norte-Sul e busca consolidar uma agenda positiva América do Sul-Europa, cujo
vetor principal aponta para a fragilização da hegemonia dos EUA nesta parte do continente.
O Brasil, que disse não à criação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas) e criticou a
ampliação do acordo Washington-Bogotá, desvia-se ainda mais dos EUA. Como destaca o ministro da
Defesa, Nelson Jobim, "a jurisprudência [aquilo que serve de modelo ou exemplo para uma ação] norteamericana
nunca nos foi favorável, uma vez que tínhamos embargos em relação à transferência de
tecnologia".
Seguindo a lógica de Jobim, fundada no histórico da presença dos EUA, o mais plausível é
consolidar a aliança com os franceses. Essa parceria só tem um "problema": será preciso combinar com
a França um acerto de contas no futebol, sem Zinedine Zidane, é claro.
ROBERTO CANDELORI é professor do colégio Móbile.
rcandelori@uol.com.br




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
danielredskin
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Jun 27, 2009 12:36 pm

Re: NOTÍCIAS

#15514 Mensagem por danielredskin » Ter Set 22, 2009 10:19 am

RAF envia 4 Eurofighter Typhoon para as ilhas Malvinas:

http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/ne ... lands.html

Pobre Argentina !




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: NOTÍCIAS

#15515 Mensagem por LeandroGCard » Ter Set 22, 2009 10:43 am

henriquejr escreveu:Mas e a parceria estratégica que os americanos dizem estar afim de ter com o Brasil, colocando no mesmo nível que existe com os ingleses? Não seria vantagem para o Brasil?
Talvez ajude perguntar: Está sendo boa para os ingleses?

Leandro G. Card




Avatar do usuário
Jin Jones
Sênior
Sênior
Mensagens: 1005
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 2:18 pm
Localização: Santos/SP

Re: NOTÍCIAS

#15516 Mensagem por Jin Jones » Ter Set 22, 2009 11:11 am

Ozires Silva, esse é um brasileiro que nos da orgulho.
http://www.aereo.jor.br/?p=13393.

E como sempre iram aparecer vozes desqualificando-o [004]




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55675
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2887 vezes
Agradeceram: 2547 vezes

Re: NOTÍCIAS

#15517 Mensagem por P44 » Ter Set 22, 2009 11:19 am

LeandroGCard escreveu:
henriquejr escreveu:Mas e a parceria estratégica que os americanos dizem estar afim de ter com o Brasil, colocando no mesmo nível que existe com os ingleses? Não seria vantagem para o Brasil?
Talvez ajude perguntar: Está sendo boa para os ingleses?

Leandro G. Card

de facto está, só a guerra do iraque deu cabo da economia britânica, que há quem diga se encontra já á beira da bancarrota.
Juntando a isso a crise financeira originada pela potência colonizadora do reino unido, é sem dúvida um exemplo a seguir.




*Turn on the news and eat their lies*
Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS

#15518 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Set 22, 2009 12:12 pm

Acabei de ver um programa muito interessante na GLOBO NEWS.
Essencial mesmo diria, para aqueles que ainda não entenderam que o tsunami que se aproxima é maior que picuinhas da FAB, de cabides tortos e custos de xepa no fim da feira.




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7809
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Re: NOTÍCIAS

#15519 Mensagem por Wolfgang » Ter Set 22, 2009 12:20 pm

Carlos Mathias escreveu:Acabei de ver um programa muito interessante na GLOBO NEWS.
Essencial mesmo diria, para aqueles que ainda não entenderam que o tsunami que se aproxima é maior que picuinhas da FAB, de cabides tortos e custos de xepa no fim da feira.

Como assim, CM? Manda mais!




Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS

#15520 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Set 22, 2009 12:33 pm

Passou agorinha mesmo na GN, um cara do MRE, Itamaraty ou algo assim, acabou 12:00.
Falou de tudo que se fala aqui como plano maior das compras, que na verdade são um componente de uma engrenagem maior que está se movimentando.
Muita gente ainda não entendeu, ainda não percebeu que não adianta mais F-18E de graça (exagero, óbvio), com full ToTs.

O objetivo é este mesmo, afastamento da esfera de influência dos EUA e aumentar a nossa na região.
Inimizade? Não, absolutamente não. Só que ninguém é protagonista ficando atrás na fila, tem que estar na frente, só isso.

Enfim, excelente entrevista, muito esclarecedora.
Olha o link prá quem quiser assistir e prestar muita atenção.

http://especiais.globonews.globo.com/milenio/

É a entrevista com Samuel Pinheiro Guimarães Neto.

#
Horários de exibição
Programa inédito Seg 23:30 Horários alternativos Ter 03:30, 11:30, 17:30 Qua 05:30 Dom 07:05




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7809
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Re: NOTÍCIAS

#15521 Mensagem por Wolfgang » Ter Set 22, 2009 12:43 pm

Vou ver, valeu CM! :wink:




Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS

#15522 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Set 22, 2009 12:44 pm

:wink: :D




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: NOTÍCIAS

#15523 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 22, 2009 1:36 pm

Carlos Mathias escreveu::wink: :D
O vídeo da entrevista ao que parece não está disponível ainda...

Não vejo a hora de ver esse aí...

Valeu pela dica CM :) [100]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: NOTÍCIAS

#15524 Mensagem por gaitero » Ter Set 22, 2009 2:03 pm

henriquejr escreveu:Mas e a parceria estratégica que os americanos dizem estar afim de ter com o Brasil, colocando no mesmo nível que existe com os ingleses? Não seria vantagem para o Brasil?
Até quando?

:roll:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: NOTÍCIAS

#15525 Mensagem por Bourne » Ter Set 22, 2009 3:18 pm

henriquejr escreveu:Mas e a parceria estratégica que os americanos dizem estar afim de ter com o Brasil, colocando no mesmo nível que existe com os ingleses? Não seria vantagem para o Brasil?
Para que parceria estratégica com alguém? Ou é só um nome bonito para vender ao grande público e eleitorado.




Responder