Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1036 Mensagem por Moccelin » Seg Set 21, 2009 11:33 pm

Guerra? E sobre a minha opinião sobre o futuro (longuíssimo prazo) da força Blindada (com MBT da classe de 30 a 40 tons, e VCI de mesmo porte)? Como um militar da área tu concorda ou discorda?

Poderia essa idéia vingar no possível desenvolvimento de um veículo sobre lagartas lá pra 2020??? Tipo, o EB, depois de estabelecer a sua força mecanizada em substituição à motorizada e a leve (onde vai tudo de avião e helicótero) poderia ter sua força blindada formada com um veículo planejado assim? Com VCI, MBT, VEng, VCom, VMatBel, tudo sobre um mesmo chassi desse porte que eu citei?

Cara, eu fico puto que eu não consigo achar o tal texto nem o tal simulador que eu falei! Seria muito bom pra exemplificar o que eu estou tentando dizer...




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1037 Mensagem por Túlio » Ter Set 22, 2009 8:05 am

Pois é, para mim também, a ÚNICA maneira de enxergar alguma lógica nesse URUVECO é essa, fazer a kôza por partes: transforma tudo o que for Mtz em Mec e, num segundo momento, parte-se para a definitiva implantação da parte Bld. Aí sim, entram questões orçamentárias & quetales (se bem que morro berrando que para a FAB e a MB essa questão $$$ parece não existir), mas chamar a família URUVECO de FX do EB é sacanagem, seria como selecionar o MAKO e chamar de FX da FAB ou o Tykuna e dizer que dali vai sair o SSN. Aliás, a rigor a modernização definitiva do EB partiria, ao menos a meu ver, da definitiva extinção dos famigerados 'contingenciamentos' das verbas de custeio, sem isso não adianta Merkava IV o Challenger II - estou deixando de fora os Leo 2A6 porque os Alemães parecem agora cheios de pruridos para negociar conosco em termos de equipamentos militares, tanto que a Avibrás tem de arranjar outro chassis para o Astros, eis que a Mercedes tem ''problemas éticos' para continuar vendendo - ou AAAe Russa: nada disso serve se na hora do rancho não tem comida, na hora do treinamento ou ação não tem munição nem peças de reposição, na hora em que alguém se machuca num tem medicamentos... 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1038 Mensagem por Guerra » Ter Set 22, 2009 9:55 am

Moccelin escreveu:Guerra? E sobre a minha opinião sobre o futuro (longuíssimo prazo) da força Blindada (com MBT da classe de 30 a 40 tons, e VCI de mesmo porte)? Como um militar da área tu concorda ou discorda?
Moccelin, não achei essa sua proposta, mas como você me perguntou minha opinião de militar quanto a prazos, eu discordo. Ou faz já, ou esquece.

Desde que entrei no EB eu escuto aquele velho ditado: "a marinha gasta, a FAB esbanja e o Exército poupa".
Na verdade eu sempre achei um pouco exagerado esse ditado, mas vamos analisar na realidade que estamos vivendo hoje.

A Marinha esta gastando? Esta (e bem, diga-se de passagem)
A FAB esta esbanjando? Pelas aquisições que esta fazendo, eu considero que esta esbanjando. Não gosto das aquisições da FAB.
O EB esta poupando? esta. Quando eu tiro serviço, eu tenho que trazer marmita da minha casa para não precisar comer arroz, feijão e carne moida. Faz um ano que não tem café da manhã na minha OM.

Montar uma força blindada em 2020? Com que dinheiro? Do orçamento? Isso significa que eu vou ter que continuar trazendo marmita de casa até 2020? Isso significa que vou ter que trazer papel higienico da minha casa até 2020? Vou ter que usar meu carro para cumprir minha missão? Então eu sou contra. Sou a favor de fazer como as outras FAs e cruzar os braços e ficar esperando um nova END, onde o EB seja prioridade.
Poderia essa idéia vingar no possível desenvolvimento de um veículo sobre lagartas lá pra 2020??? Tipo, o EB, depois de estabelecer a sua força mecanizada em substituição à motorizada e a leve (onde vai tudo de avião e helicótero) poderia ter sua força blindada formada com um veículo planejado assim? Com VCI, MBT, VEng, VCom, VMatBel, tudo sobre um mesmo chassi desse porte que eu citei?
Conhecendo o EB, eu acho que é isso que vai acontecer. Porque se o MD é incompetente para quebrar o mais velho paradigma das FAs,o EB vai ter que se virar como sempre se virou ppara cumprir a missão.

A reestruturação das tropas blindadas esta ocorrrendo. Esta em passo de formiga, mas esta saindo. E vai continuar.
As bda bld esta recebendo caminhões novos. Outro dia vi os BIB e outras om operando motos. Gostei de ver eles operando motos. Estão fazendo uma obra aqui, outra ali. Mas ainda tem muita coisa para se fazer, e eu acho que antes de 2020 não fica pronto tudo que se deseja fazer, como mudança de OM, por exemplo.

Então é aquele negocio, se só podemos ter uma VCI em 2020, paciência. Vamos estruturar tudo, e em 2020 a gente começa a desenvolver nossa doutrina de emprego de VCI. Talvez até 2040 teremos uma tropa bld de respeito no Brasil. E eu não estou exagerando. Quando o EB tentou estruturar suas forças blindadas na decada de 80, que já tinha base, era um trabalho para ser concluido agora. Se vamos começar do zero...
Cara, eu fico puto que eu não consigo achar o tal texto nem o tal simulador que eu falei! Seria muito bom pra exemplificar o que eu estou tentando dizer...
Manda de novo essa sua proposta de novo, por favor.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1039 Mensagem por Guerra » Ter Set 22, 2009 10:07 am

Túlio escreveu: Pois é, para mim também, a ÚNICA maneira de enxergar alguma lógica nesse URUVECO é essa, fazer a kôza por partes: transforma tudo o que for Mtz em Mec e, num segundo momento, parte-se para a definitiva implantação da parte Bld. Aí sim, entram questões orçamentárias & quetales
Só para lembrar que é ai que esta todo choro do EB. Porque tem coisa para fazer para pelo menos ficar bom, ganhar um "B" magro como diz na caserna, e não tem recursos.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1040 Mensagem por Luiz Bastos » Ter Set 22, 2009 10:48 am

FCarvalho escreveu:Queriam me desculpar mas me parece que alguns equivocos estão sendo cometidos aqui.

Em primeiro lugar a MB e a FAB estão sendo reaparelhadas com subsídios externos em quase sua totalidade. Quase nada sairá dos cofres públicos. Ou seja, o contribuinte irá pagar indiretamente por estes investimentos. Que são obviamente necessários. A mesma coisa se dará com os projetos do EB. Todos são iguais em importância e necessidade.

Como citei anteriormente, foram feitas escolhas. Saibamos arcar com suas consequências. EB, FAB e MB incluso.

Em segundo lugar, creio de devemos parar com essa discussão de navio e avião para os outros e nada para o EB. O EB, ao seu tempo terá seus projetos incluidos na pauta orçamentária. Nós não somos os USA. Não cabe aqui qualquer tipo de relação entre as fa's do tipo "olha só, o meu é maior do que o seu!" Isso parecendo conversa de adolescente. A situação não é essa.

O EB terá fuzis novos, CC'', VCI's, artilharia e mais o que for necessário segundo o que ele próprio decidiu ter. No curto, no médio e no longo prazo. Como se faz planejamento em qualquer país sério.

Por fim, terminemos por concordar que só pode haver qualquer coisa em materia de projeção de força ( para defesa ou ataque) a partir de um exército forte e bem equipado. E o nosso o será se as politicas atuais tiiverem continuidade. Caso contrário, nem ele, nem MB, nem FAB, nem ninguem.


É sempre bom lembrar: a sociedade civil, via MD e Governo ainda está engatinhando em materia de discussão de defesa. Não vamos querer dar saltos maiores que as pernas.

abraços
Muito bem colocado. 8-] Fui :wink:




PRick

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1041 Mensagem por PRick » Ter Set 22, 2009 7:18 pm

delmar escreveu:Para aqueles que pensam que o EB nunca operou blindados em uma guerra, veja estas fotos da FEB na Itália. Auto crítica já destes camaradas que desconhecem nossa história. A situação exigia que fossem MBT, porém a FEB não recebeu os Shermans. Assim teve que ir com carros leves.
Agora que podemos ter MBT para situações analogas que venham a ocorrer, alguém acha que não são necessários.

Estou falando em Guerra Blindada, quer dizer operar uma Divisão Blindada, no caso do Brasil seriam os RCC´s.

Pelo que me lembro durante a Revolução de 1932 foram usados os Renault FT-17. Mas ter MBT´s ou mesmo usar Blindados, não quer dizer o mesmo que possuir uma Divisão Blindada ou RCC. E o uso de alguns blindados não dá experiência de Guerra Blindada para um Exército.

E um dos motivos é porque o EB jamais teve meios o suficiente para colocar em prática o conceito. Porque M-46 não é MBT. Podemos dizer que o EB durante um tempo teve um blindado usável num RCC ou numa Divisão Blindada, eram os M-4 recebidos pós-segunda Guerra.

Com a chegada dos Leo 1 e M-60, de fato o EB poderia fazer exercícios reais ou colocar em prática a teoria ou doutrina de Guerra Blindada.

E com os Leo 1 A5, pelas primeira vez na história o EB terá MBT´s em números o suficiente, e com sistemas que boa parte do EB não poderá acompanhar, do tipo capacidade para operar dia/noite. Sinceramente, nossos M-113 no padrão que estão, podem ser chamados de caminhões mal blindados, nada mais.

[]´s




PRick

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1042 Mensagem por PRick » Ter Set 22, 2009 7:31 pm

Moccelin escreveu:Guerra? E sobre a minha opinião sobre o futuro (longuíssimo prazo) da força Blindada (com MBT da classe de 30 a 40 tons, e VCI de mesmo porte)? Como um militar da área tu concorda ou discorda?

Poderia essa idéia vingar no possível desenvolvimento de um veículo sobre lagartas lá pra 2020??? Tipo, o EB, depois de estabelecer a sua força mecanizada em substituição à motorizada e a leve (onde vai tudo de avião e helicótero) poderia ter sua força blindada formada com um veículo planejado assim? Com VCI, MBT, VEng, VCom, VMatBel, tudo sobre um mesmo chassi desse porte que eu citei?

Cara, eu fico puto que eu não consigo achar o tal texto nem o tal simulador que eu falei! Seria muito bom pra exemplificar o que eu estou tentando dizer...
Me parece que o futura aponta para o Helo de Ataque tomar o lugar dos MBT`s acima de 45 toneladas. E o aumento de blindados que usam blindagem mais leve sobre rodas, sobre a crença que de é impossível fazer um MBT que volte a reinar no campo de batalha. Vou repetir, no confronto direto, um MBT, qualquer deles, não tem a menor chance contra um MI-35, MI-28 ou um Apache da vida, seriam uma covardia.

O problema se agravou, quando ocorreu um aumento do alcance dos mísseis AT, o resultado é que os antigo blindados AAé com canhões, se tornaram inúteis, o que obrigou a adição de complexos sistemas AAé sobra lagartas para tentar abater os Helos, o problema é que esses sistemas são muito caros, tem pouca resistência a fogo inimigo, até de infantaria. O mesmo ocorreu com os MBT´s e os VCI, quer dizer uma força blindada moderna, custa uma fortuna, gasta uma fortuna, e ainda assim, não tem a flexibilidade e a velocidade das Forças de Helos da Ataque, que precisam apenas da cobertura aérea, algo que qualquer força terrestre precisa.

Sem superiodade aérea no TO, um Exército fica quase imobilizado, dado que perde suas linhas de logística, perda a capacidade de usar rodovias e ferrovias.

Da mesma forma que podemos tirar lições da Derrocada Franco-britânica em 1940, podemos dizer que as Forças Blindadas Alemães, mesmo sendo muito melhores que as Forças Blindadas Anglo-Amerinacas em 1944/1945, não tiveram condições de fazer grande coisa, e a diferença se deu pelo massacre aéreo, a aviação de ataque da USAF paralisou o Exército Blindado Alemão.

[]´s




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1043 Mensagem por Túlio » Ter Set 22, 2009 7:43 pm

PRick escreveu: Me parece que o futura aponta para o Helo de Ataque tomar o lugar dos MBT`s acima de 45 toneladas. E o aumento de blindados que usam blindagem mais leve sobre rodas, sobre a crença que de é impossível fazer um MBT que volte a reinar no campo de batalha. Vou repetir, no confronto direto, um MBT, qualquer deles, não tem a menor chance contra um MI-35, MI-28 ou um Apache da vida, seriam uma covardia.

O problema se agravou, quando ocorreu um aumento do alcance dos mísseis AT, o resultado é que os antigo blindados AAé com canhões, se tornaram inúteis, o que obrigou a adição de complexos sistemas AAé sobra lagartas para tentar abater os Helos, o problema é que esses sistemas são muito caros, tem pouca resistência a fogo inimigo, até de infantaria. O mesmo ocorreu com os MBT´s e os VCI, quer dizer uma força blindada moderna, custa uma fortuna, gasta uma fortuna, e ainda assim, não tem a flexibilidade e a velocidade das Forças de Helos da Ataque, que precisam apenas da cobertura aérea, algo que qualquer força terrestre precisa.

Sem superiodade aérea no TO, um Exército fica quase imobilizado, dado que perde suas linhas de logística, perda a capacidade de usar rodovias e ferrovias.

Da mesma forma que podemos tirar lições da Derrocada Franco-britânica em 1940, podemos dizer que as Forças Blindadas Alemães, mesmo sendo muito melhores que as Forças Blindadas Anglo-Amerinacas em 1944/1945, não tiveram condições de fazer grande coisa, e a diferença se deu pelo massacre aéreo, a aviação de ataque da USAF paralisou o Exército Blindado Alemão.

[]´s

Vamos com calma aí, PRick: se a kôza estava tão barbada, a USAAC/RAF acabaram com os blindados Alemães, por quê tiveram de usar milhares e milhares de Shermans, Stuarts & quetales? Era só acabar o serviço pelo ar mesmo e mandar a Infantaria ocupar tudo o que sobrasse e eliminar os pequenos bolsões de resistência, oras...

Aliás, já viste o tamanho e peso de um míssil AT? Um desses grandões, missilzinho não basta para colocar fora de combate um MBT de verdade. Pois a mesma kôza pode ser feita contra um AH com qualquer MANPADS de 11 kg (peso de RPG-7 carregado, que mal faria cócegas num Merkava IV)... 8-]

Ademais, sem superioridade aérea teus helis também ficariam no chão... :wink:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1044 Mensagem por Guerra » Ter Set 22, 2009 7:48 pm

PRick escreveu: E um dos motivos é porque o EB jamais teve meios o suficiente para colocar em prática o conceito. Porque M-46 não é MBT. Podemos dizer que o EB durante um tempo teve um blindado usável num RCC ou numa Divisão Blindada, eram os M-4 recebidos pós-segunda Guerra.
Uma coisa ninguém pode negar. O EB luta para ter uma tropa blindada a seculos. E a doutrina terrestre preve um largo emprego de blindados. Se não temos blindados, é outra história, mas o fato é que ainda não inventaram nada melhor para destruir CC e a infanataria inimiga, do que um CC e uma VCI atuando em FT.

Com a chegada dos Leo 1 e M-60, de fato o EB poderia fazer exercícios reais ou colocar em prática a teoria ou doutrina de Guerra Blindada.
A nivel brigada não faz. Primeiro porque é muito caro, segundo porque não tem todos os meios para fazer. Os exércicios de nivel brigada são simulados. Na simulação são empregados meios que não temos. Adivinha quais são esses meios?
E com os Leo 1 A5, pelas primeira vez na história o EB terá MBT´s em números o suficiente,
Suficiente para as grandes unidades blindadas. mas não em numero suficiente para as unidades blindadas.
e com sistemas que boa parte do EB não poderá acompanhar, do tipo capacidade para operar dia/noite. Sinceramente, nossos M-113 no padrão que estão, podem ser chamados de caminhões mal blindados, nada mais.
Exato, e a prioridade do EB é troca-los. É claro que com a escolha de Sofia (ou escolhe um, ou fica sem) o EB optou pelos URUTUs.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
tykuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1086
Registrado em: Sáb Dez 06, 2008 5:28 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 11 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1045 Mensagem por tykuna » Ter Set 22, 2009 7:51 pm

Túlio escreveu:
Ademais, sem superioridade aérea teus helis também ficariam no chão... :wink:
Exato. Quero ver Heli e A-10 "brincarem" em local sem superioridade aérea.




Imagem
PRick

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1046 Mensagem por PRick » Ter Set 22, 2009 8:06 pm

Túlio escreveu:
PRick escreveu: Me parece que o futura aponta para o Helo de Ataque tomar o lugar dos MBT`s acima de 45 toneladas. E o aumento de blindados que usam blindagem mais leve sobre rodas, sobre a crença que de é impossível fazer um MBT que volte a reinar no campo de batalha. Vou repetir, no confronto direto, um MBT, qualquer deles, não tem a menor chance contra um MI-35, MI-28 ou um Apache da vida, seriam uma covardia.

O problema se agravou, quando ocorreu um aumento do alcance dos mísseis AT, o resultado é que os antigo blindados AAé com canhões, se tornaram inúteis, o que obrigou a adição de complexos sistemas AAé sobra lagartas para tentar abater os Helos, o problema é que esses sistemas são muito caros, tem pouca resistência a fogo inimigo, até de infantaria. O mesmo ocorreu com os MBT´s e os VCI, quer dizer uma força blindada moderna, custa uma fortuna, gasta uma fortuna, e ainda assim, não tem a flexibilidade e a velocidade das Forças de Helos da Ataque, que precisam apenas da cobertura aérea, algo que qualquer força terrestre precisa.

Sem superiodade aérea no TO, um Exército fica quase imobilizado, dado que perde suas linhas de logística, perda a capacidade de usar rodovias e ferrovias.

Da mesma forma que podemos tirar lições da Derrocada Franco-britânica em 1940, podemos dizer que as Forças Blindadas Alemães, mesmo sendo muito melhores que as Forças Blindadas Anglo-Amerinacas em 1944/1945, não tiveram condições de fazer grande coisa, e a diferença se deu pelo massacre aéreo, a aviação de ataque da USAF paralisou o Exército Blindado Alemão.

[]´s

Vamos com calma aí, PRick: se a kôza estava tão barbada, a USAAC/RAF acabaram com os blindados Alemães, por quê tiveram de usar milhares e milhares de Shermans, Stuarts & quetales? Era só acabar o serviço pelo ar mesmo e mandar a Infantaria ocupar tudo o que sobrasse e eliminar os pequenos bolsões de resistência, oras...

Aliás, já viste o tamanho e peso de um míssil AT? Um desses grandões, missilzinho não basta para colocar fora de combate um MBT de verdade. Pois a mesma kôza pode ser feita contra um AH com qualquer MANPADS de 11 kg (peso de RPG-7 carregado, que mal faria cócegas num Merkava IV)... 8-]

Ademais, sem superioridade aérea teus helis também ficariam no chão... :wink:
Não Tulio, os mísseis usados por Apaches e Mi-35M, já estão com alcance superior aos MANPAD´s, esse é o problema. E MANPAD`s não garantem a destruição dos Helos de Ataque, porque para ludibriar misseis IR, não precisa de blindagem, mas de contra-medidas que não são pesadas.

Misseis leves AT´s, que pesam os mesmo que MANPAD´s, deixam qualquer MBT moderno fora de ação, como na recente invasão do Libano, onde muitos Merkavas foram destruídos pelos Kornet´s da vida.

Nem estamos falando aqui dos RPG´s com granadas termobáricas, ou em tandem. Que deixam qualquer MBT moderno fora de ação, até simples RPG´s 7 já fazem isso, como ficou provado no Iraque, é só saber onde atirar.

Por sinal, basta um coquetel molotov bem colocado para deixar um MBT em maus lençóis, afinal é uma banheira carregada de combustível.

Quer dizer, a necessidade de mais blindagem, mais poder de fogo, mantendo a mesma mobilidade, gerou gigantescos e pesados monstros, que consomem quantidade absurdas de combustível. E mesmo assim, são infinitamente mais lentos, por isso precisam de uma complexa cadeia logística na medida que se distânciam de sua base. Já o Helo de Ataque entre e sai do TO, só precisa de uma base apoio a cada centenas de kms. Não ficam atolados, não ficam presos em uma ponte destruída, e se movem a velocidades de até 300 km/h.

Como falei acima, sem superiodade aérea, qualquer Exército tem problemas sérios. Quer dizer, todas as suas forças.

[]´s




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1047 Mensagem por Guerra » Ter Set 22, 2009 8:11 pm

PRick escreveu: Me parece que o futura aponta para o Helo de Ataque tomar o lugar dos MBT`s acima de 45 toneladas. E o aumento de blindados que usam blindagem mais leve sobre rodas, sobre a crença que de é impossível fazer um MBT que volte a reinar no campo de batalha. Vou repetir, no confronto direto, um MBT, qualquer deles, não tem a menor chance contra um MI-35, MI-28 ou um Apache da vida, seriam uma covardia.

O problema se agravou, quando ocorreu um aumento do alcance dos mísseis AT, o resultado é que os antigo blindados AAé com canhões, se tornaram inúteis, o que obrigou a adição de complexos sistemas AAé sobra lagartas para tentar abater os Helos, o problema é que esses sistemas são muito caros, tem pouca resistência a fogo inimigo, até de infantaria. O mesmo ocorreu com os MBT´s e os VCI, quer dizer uma força blindada moderna, custa uma fortuna, gasta uma fortuna, e ainda assim, não tem a flexibilidade e a velocidade das Forças de Helos da Ataque, que precisam apenas da cobertura aérea, algo que qualquer força terrestre precisa.

Sem superiodade aérea no TO, um Exército fica quase imobilizado, dado que perde suas linhas de logística, perda a capacidade de usar rodovias e ferrovias.

Da mesma forma que podemos tirar lições da Derrocada Franco-britânica em 1940, podemos dizer que as Forças Blindadas Alemães, mesmo sendo muito melhores que as Forças Blindadas Anglo-Amerinacas em 1944/1945, não tiveram condições de fazer grande coisa, e a diferença se deu pelo massacre aéreo, a aviação de ataque da USAF paralisou o Exército Blindado Alemão.

[]´s
Heli sem blindados não são nada, porque heli não ocupa terreno. Sem ocupar terreno não existe manobra taerrestre. E não existe essa situação de um heli sendo empregado sozinho, ou CC sendo empregado sozinho, assim como infantaria sendo empregada sozinha
CC e infantaria são os meios mais baratos de guerra.
Nenhum pais abandonou seus CC , nem tão poucos os trocaram por heli. Heli são apenas um apoio a FT blindadas.
Sem superiodade aérea no TO, um Exército fica quase imobilizado, dado que perde suas linhas de logística, perda a capacidade de usar rodovias e ferrovias.
Nessa caso empatou, prque sem exército aviões são inuteis. Se fosse assim, as superpotencias não tinham exércitos. E esses exércitos não teriam forças blindadas.
Não existeessa de tal força é mais importante que a outra. Eu acho...é chutometro, não tenho certeza...que é por isso que todo pais tem exército, força aerea, e aqueles que são abencoados com um mar, uma marinha.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1048 Mensagem por Guerra » Ter Set 22, 2009 8:14 pm

tykuna escreveu:
Túlio escreveu:
Ademais, sem superioridade aérea teus helis também ficariam no chão... :wink:
Exato. Quero ver Heli e A-10 "brincarem" em local sem superioridade aérea.

A tese é que teremos superioridade total com os 30 rafales. Não sei, mas para mim é a sindrome da guerra do golfo. A famosa vitoria sem batalha terrrestre. Essa falacia vem da epoca que o avião foi inventado.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
PRick

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1049 Mensagem por PRick » Ter Set 22, 2009 8:17 pm

Túlio escreveu:
PRick escreveu: Me parece que o futura aponta para o Helo de Ataque tomar o lugar dos MBT`s acima de 45 toneladas. E o aumento de blindados que usam blindagem mais leve sobre rodas, sobre a crença que de é impossível fazer um MBT que volte a reinar no campo de batalha. Vou repetir, no confronto direto, um MBT, qualquer deles, não tem a menor chance contra um MI-35, MI-28 ou um Apache da vida, seriam uma covardia.

O problema se agravou, quando ocorreu um aumento do alcance dos mísseis AT, o resultado é que os antigo blindados AAé com canhões, se tornaram inúteis, o que obrigou a adição de complexos sistemas AAé sobra lagartas para tentar abater os Helos, o problema é que esses sistemas são muito caros, tem pouca resistência a fogo inimigo, até de infantaria. O mesmo ocorreu com os MBT´s e os VCI, quer dizer uma força blindada moderna, custa uma fortuna, gasta uma fortuna, e ainda assim, não tem a flexibilidade e a velocidade das Forças de Helos da Ataque, que precisam apenas da cobertura aérea, algo que qualquer força terrestre precisa.

Sem superiodade aérea no TO, um Exército fica quase imobilizado, dado que perde suas linhas de logística, perda a capacidade de usar rodovias e ferrovias.

Da mesma forma que podemos tirar lições da Derrocada Franco-britânica em 1940, podemos dizer que as Forças Blindadas Alemães, mesmo sendo muito melhores que as Forças Blindadas Anglo-Amerinacas em 1944/1945, não tiveram condições de fazer grande coisa, e a diferença se deu pelo massacre aéreo, a aviação de ataque da USAF paralisou o Exército Blindado Alemão.

[]´s

Vamos com calma aí, PRick: se a kôza estava tão barbada, a USAAC/RAF acabaram com os blindados Alemães, por quê tiveram de usar milhares e milhares de Shermans, Stuarts & quetales? Era só acabar o serviço pelo ar mesmo e mandar a Infantaria ocupar tudo o que sobrasse e eliminar os pequenos bolsões de resistência, oras...

Aliás, já viste o tamanho e peso de um míssil AT? Um desses grandões, missilzinho não basta para colocar fora de combate um MBT de verdade. Pois a mesma kôza pode ser feita contra um AH com qualquer MANPADS de 11 kg (peso de RPG-7 carregado, que mal faria cócegas num Merkava IV)... 8-]

Ademais, sem superioridade aérea teus helis também ficariam no chão... :wink:
Não Tulio, a aviação de ataque não precisa destruir diretamente os MBT´s, mas suas linhas de abastecimento, lembre-se Panteras e Tigres bebiam gasolina, com uma autonomia muito restrita que não passava de 200 kms. Se você deixa eles sem combustível, um MBT vira uma casa mata.

Quando os Alemães tentaram um grande contra-ataque, usando forças blindadas? Na Famosa Batalha do Bolsão, porque esperaram tanto? Porque já estavam próximos da Alemanha, ou seja, não necessitavam de um linha de suprimentos muito longa, assim puderam ocultar e guardar reservas, e esperaram o inverno, com previsão climática que impedia o uso maciço do poder aéreo.

Porque no confronto direto, um Pantera destruía mais de 04 M-4 em média, se não me engano, um Tigre 1, em uma certa ocasião, chegou destruir mais 40 M-4.

[]´s




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1050 Mensagem por Guerra » Ter Set 22, 2009 8:18 pm

Túlio escreveu:

Ademais, sem superioridade aérea teus helis também ficariam no chão... :wink:
E sem uma frente com tropas terrestres com capacidade de manobra (forças blindadas) nem no chão eles podem ficar, imagina se aproximar do inimigo. Eles e sua cauda logistica imensa e cara seriam masi inuteis que cinzeiro em moto.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Responder