Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18502
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2379 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#76 Mensagem por knigh7 » Qui Set 17, 2009 10:43 pm

Quando R$ 59 bi é pouco
Previsão orçamentária para a área militar reduz drasticamente gastos com programas de direitos humanos e recursos do mar

Alana Rizzo


A crise financeira que atingiu as Forças Armadas brasileiras deve continuar no próximo ano. Mesmo com um dos maiores orçamentos do governo (R$ 59.672.333.353), houve redução nos investimentos do ministério da defesa. O projeto de lei enviado pelo Executivo à Câmara dos Deputados mostra que, apesar da previsão de gastos na área ser maior do que o deste ano, foram feitos cortes em programas do ministério. A estimativa de despesas este ano é de cerca de R$ 12 bilhões para investimentos e despesas correntes. Em 2010, o mesmo item deve consumir R$ 13,6 bi. A “maquiagem” do governo leva em consideração os quase R$ 3 bilhões que serão usados na compra de submarinos (1)e helicópteros. Sem esses valores, houve queda nos investimentos.

O Exército Brasileiro é um dos mais prejudicados. O programa de reaparelhamento e adequação do Exército Brasileiro teve queda de 23,91%. O órgão enfrenta há alguns meses uma situação delicada. Por determinação do comandante Enzo Martins Peri, o quartel passou a funcionar às segundas em regime de meio expediente, apenas depois das 13h. Trata-se de medida de contenção de despesas e de protesto contra o contingenciamento do orçamento.
Redução
O programa de Reparação de Violações e defesa dos Direitos Humanos, que vinha se mantendo constante nos últimos anos, teve redução de 66,08% nos investimentos. O Programa Calha Norte, que prevê a ocupação militar numa faixa do território nacional ao norte dos rios Solimões e Amazonas, teve decréscimo de 73,18%. O valor de 2009 foi acrescido por emendas parlamentares.

A área de fronteira com Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela e Colômbia faz parte da proposta de fortalecimento da soberania nacional ao longo do território da Amazônia Legal que é considerado vulnerável. Também houve redução nos valores das propostas para a Secretaria Interministerial para Recursos do Mar (-93,48%), do programa de preparo e emprego da força naval (-39,01%), segurança da navegação aquaviária (-95,84%).

No orçamento da defesa, a Marinha vem sendo a maior beneficiada com incrementos nos créditos orçamentários — 83,50% em relação ao orçamento liquidado em 2006 —, seguindo-se a Força Aérea (acréscimo 70,26%) e o Exército (incremento de apenas 53,44%). Hoje, representantes da Comissão de Orçamento se encontram com comandantes da Marinha para ouvir sugestões para a proposta orçamentária.

Apesar da retomada de investimentos na área da defesa, com acréscimo de 10,55% em relação ao ano passado, o orçamento do ministério destina 71,52% para o pagamento de pessoal e encargos sociais, sendo que desse total R$ 26,5 bilhões são para aposentadorias e pensões. Investimentos e outras despesas correntes, que inclui manutenção e infraestrutura das atividades, levam apenas R$ 13,6 bi.

Compra
O ministério da defesa negocia com a França a compra de quatro submarinos que, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, irão defender a região do pré-sal. O acordo inclui a construção de um submarino nuclear. A grande diferença dele com os usados atualmente é o tempo de permanência embaixo da água, muito superior aos convencionais. A proposta prevê que no ano que vem R$ 2,3 bilhões sejam usados no projeto de implantação de estaleiro e a base naval para a construção de submarinos convencionais e nuclerares. Já a aquisição dos helicópteros de médio porte custará R$ 630 milhões.





fonte:Correio Braziliense
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol




lapa
Júnior
Júnior
Mensagens: 33
Registrado em: Qui Mai 28, 2009 9:20 am

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#77 Mensagem por lapa » Sex Set 18, 2009 12:26 am

Ta bom camarada Guerra,
Primeiro, seja mais educado e cordial como fui com sua pessoa.
Segundo, estais falando pela força, se liga desde quando você é chefe militar.
Terceira, quando não se tem base de conhecimento é melhor fazer este de serviço que você realiza descarecterizando e inviabilizando o debate.
Quarto, não coloque palavras que são suas como minhas, volto a afirmar quero sim uma força armada moderna e ágil em sua estrutura, possibilitando uma resposta adequada no TO moderno.
Quinto, o EB, representado por você , ao quer nada, quem determina o tamanho do exercito e o quanto esta disposto a gastar é a sociedade não o exercito, na inverta os papeis
tfa
lapa
PS: não irei realizar novamente uma discussão publica com você, agora só mp.
SGT GUERRA escreveu:
lapa escreveu:Camarada Guerra,
Primeiramente gostaria de festejar suas respostas cruas e nuas.E salientar que em momento algum defendi um EB fraco e desorganizado, porem sua organização é por deveras ultrapassada, com as demais forças. .
Mas vc queria o que? Que o EB tivesse uma unidade de foguetes intercontinentais, sendo que não temos esse material?
Você queria que o Eb tivesse uma inf bld com organização para VCI se não temos o material?
vamos modernizar essa instituição....ah sim...em 2030. Ok, eu espero. todo mundo espera, nem temos inimigos terrestre, só o povo da atlantida.
Não aceito estas comparações jocosas de jogos e filhos, pois estávamos tratando de TO hipotético, esta afirmação de defesa de território teria que vir acompanhada da possibilidades de invasão, não viaja, quem teria condições Hoje de invadir e manter dominado um território tão grande como o brasileiro, talvez só os EUA se já não estivem em outras duas guerras.Mas impedir o transporte marítimo e atos hostis contra a produção de petróleo eu contaria pelo menos umas duas dezenas de países.
mas então, fecha EB. Para que ficar mantendo esse monte de homem limpando sucata.
Se tiver algum conflito a gente monta tudo de novo. faz uma mesa branca, chama o Caxias. Doutrina terrestre? Para que isso? Pega os manuais de outros exércitos e enfia tudo na cabeça dos civis por osmose.
tal vez esta discussão esteja enveredando por um caminho errado de reaparelhamento quando na verdade deveríamos estar discutindo projeção de poder e possibilidades de negação do uso.
Cara, discuti o que vc quiser. O fato é que a MB e FAB esta sendo reaparelhada e o EB esta ficando para trás. Se isso deixa vc feliz, a mim não, nem a força.
Pode ficar repetindo esse mantra de pré-sal o resto da vida. O EB tem uma missão assim como a FAB e a MB. As duas forças estão tendo condições de cumprir essa missão e o EB não.
Se a missão da MB e da FAB é mais nobre, porque todo mundo acha que vai ficar milionario com o tal do pre-sal, tudo bem. Isso para mim é uma grande viagem na maionese.

PS: não sou seu camarada




Avatar do usuário
PQD
Sênior
Sênior
Mensagens: 2342
Registrado em: Seg Mai 28, 2007 4:38 pm
Agradeceram: 6 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#78 Mensagem por PQD » Sex Set 18, 2009 8:26 am

lapa escreveu:Ta bom camarada Guerra,
Primeiro, seja mais educado e cordial como fui com sua pessoa.
Segundo, estais falando pela força, se liga desde quando você é chefe militar.
Terceira, quando não se tem base de conhecimento é melhor fazer este de serviço que você realiza descarecterizando e inviabilizando o debate.
Quarto, não coloque palavras que são suas como minhas, volto a afirmar quero sim uma força armada moderna e ágil em sua estrutura, possibilitando uma resposta adequada no TO moderno.
Quinto, o EB, representado por você , ao quer nada, quem determina o tamanho do exercito e o quanto esta disposto a gastar é a sociedade não o exercito, na inverta os papeis
tfa
lapa
PS: não irei realizar novamente uma discussão publica com você, agora só mp.
SGT GUERRA escreveu: Mas vc queria o que? Que o EB tivesse uma unidade de foguetes intercontinentais, sendo que não temos esse material?
Você queria que o Eb tivesse uma inf bld com organização para VCI se não temos o material?
vamos modernizar essa instituição....ah sim...em 2030. Ok, eu espero. todo mundo espera, nem temos inimigos terrestre, só o povo da atlantida.
mas então, fecha EB. Para que ficar mantendo esse monte de homem limpando sucata.
Se tiver algum conflito a gente monta tudo de novo. faz uma mesa branca, chama o Caxias. Doutrina terrestre? Para que isso? Pega os manuais de outros exércitos e enfia tudo na cabeça dos civis por osmose.
Cara, discuti o que vc quiser. O fato é que a MB e FAB esta sendo reaparelhada e o EB esta ficando para trás. Se isso deixa vc feliz, a mim não, nem a força.
Pode ficar repetindo esse mantra de pré-sal o resto da vida. O EB tem uma missão assim como a FAB e a MB. As duas forças estão tendo condições de cumprir essa missão e o EB não.
Se a missão da MB e da FAB é mais nobre, porque todo mundo acha que vai ficar milionario com o tal do pre-sal, tudo bem. Isso para mim é uma grande viagem na maionese.

PS: não sou seu camarada
Bom dia Lapa, o Guerra não esta falando pela Força pois ele nao é porta voz do Cecomsex, ele fala em nome próprio e conhecedor da força...claro o seu (LAPA)ponto de vista é tão importante nesse debate como os dele ou dos demais, mas ele fala vivendo, presenciando os acontecimentos da perspectiva de quem esta lá dentro.




Cabeça dos outros é terra que ninguem anda... terras ermas...
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#79 Mensagem por Guerra » Sex Set 18, 2009 9:13 am

lapa escreveu:Ta bom camarada Guerra,
Primeiro, seja mais educado e cordial como fui com sua pessoa.
Eu fui mal educado porque te chamei de rapaz? Fiz isso porque não tenho muito tempo para escrever meus post e não lembrava seu nome.
Segundo, estais falando pela força, se liga desde quando você é chefe militar.
Eu estou falando por mim mesmo. Se vc acompanha meus post vc vai ver que minha critica é direcionada muito mais ao EB.
Terceira, quando não se tem base de conhecimento é melhor fazer este de serviço que você realiza descarecterizando e inviabilizando o debate.
Precisa ser um marechal para saber que cada força tem uma missão, e com esse plano duas vão cumpri-la e uma não?

Quarto, não coloque palavras que são suas como minhas, volto a afirmar quero sim uma força armada moderna e ágil em sua estrutura, possibilitando uma resposta adequada no TO moderno.
Mas com M 113 que não ve, que não fala...
Quinto, o EB, representado por você , ao quer nada, quem determina o tamanho do exercito e o quanto esta disposto a gastar é a sociedade não o exercito, na inverta os papeis
É sério isso? Quando eu vou receber por essa representação?

Cara, eu sou cidadão como vc. Pago imposto como vc. Eu tenho direito de dizer o que esta errado e vou exercer esse direito.
Vc fala tanto em modernidade e até hoje não consegue entender que o militar é um cidadão como qualquer outro.
Se a sociedade não quer gastar, isso não é problema. Como cidadão e como militar, eu sobrevivi mais de 20 anos sem dinheiro. A Força tb sobreviveu, e vai sobreviver da mesma forma. Só não tentem me enganar, por favor.
Não me venham com essa estorinha que é moderno tropa mecanizada atacando CC. Eu não passei minha juventude dentro de um quartel para ser engando por politicos amadores.

Eu tenho minha teoria sobre esse tratamento diferenciado que o MD esta dando as 3 forças, mas prefiro não lançar essa semente aqui. Vou aguardar e esperar as coisas acontecerem. Quem esta seguindo as noticias, talvez já tenha pegado. Vamos aguardar. Deus queira que eu esteja errado.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#80 Mensagem por lobo_guara » Sex Set 18, 2009 6:12 pm

Guerra, permita-me contribuir um pouco com esse debate, será que a pretensa "preferência" do governo pelas duas outras forças não seria em função das coisas por lá ja estarem melhor definidas com projetos já bem estruturados, alguns mesmo já em andamento ainda em governos passados como no caso do P-3BR, do Casa 295, e da modernização dos F-5 e A-1 na FAB e mesmo do SUb nuclear da marinha haja vista que o programa nuclear da MB já conta uns bons 20 anos? Enquanto isso o EB lança um edital para modernizar os M-113 passa uns meses e manda cancelar, começão um projeto de um veiculo leve com a Argentina passa uns meses e apresenta o tal de Chivunc (da mesma classe!), Faz um processo de seleção para tocar um projeto de uma nova família de blindados sobre rodas nacional e escolhe uma multinacional e que produz veículos dessa mesma classe, ou seja uma futura concorrente daquilo que poderia ser o renascimento da indústria de material bélico terrestre. A IMBEL (Administrada pelo EB) projeta e fábrica um fuzil como o MD 97 e o CETEX reprova esse fuzil nos testes (informação recentemente obtida junto ao Cel. JAuro noutro tópico). Ou seja, para quem vê de fora como eu e qualquer outro cidadão que se interesse pela questão da defesa parece que as coisas não estão muito claras no EB, fica tudo muito confuso, será que não é essa mesma a percepção do governo e do Min. da Defesa?
Por exemplo uma das prioridades da END e do próprio planejamento do EB é a aquisição de misseis anti-aéreos de médio alcance para equipar a AAAer, bem o que está sendo feito nesse sentido? desde que se ouviu falar nisso pela primeira vez já vão lá mais de anos, e ao que me parece nunca houve o lançamento oficial de um processo de seleção tal como a FAB faz com a aquisição das suas aeronaves ou a MB faz com a aquisição das suas embarcações, o que impede que isso seja feito pelo EB de forma a trazer o assunto a público e colocá-lo na agenda nacional ao invés de tratá-lo de forma discreta, quase sigilosa, apenas em âmbito doméstico?
Sabe, as vezes penso que o problema do EB seja até mesmo uma questão de Marketing da instituição, tipo a história da Pata que coloca um ovo muito maior do que o da galinha e não dá nenhum piu.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37433
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#81 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 18, 2009 6:47 pm

Posso até estar errado, mas o EB carece de parar de fazer segredo das coisas que faz ou precisa. :wink:

Isso me parece uma cultura ainda não reformada dentro do EB. A de não se fazer as coisas as claras. Botar as cartas na mesa e largar mão e dizer TRRUUUCOOO :!: :!: :!:




Carpe Diem
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#82 Mensagem por jauro » Sex Set 18, 2009 7:50 pm

FABIO escreveu:prezado amigo jauro quando o EB vai comprar sistemas aae modernos tipo tor m2 e quetales???
fico triste que nossa defesa aae so possui iglas e canhões de 35mm e 40mm, e o pior nesse
quesito pérdemos para o exercito argentino que possui 100 oerlikon 35mm e 250 L-60 de 40mm :evil:
Quando o EB comprar um sistema AAe, será tudo tão rápido que a MB e a FAe ainda estarão no 1º Sub e no 3º Rafalle. Então, deixa deslanchar essa primeira fase de MB e FAe.
Quanto ao ExA, digo FAArgt, deixa prá lá que o sucateamento deles tá só começando.
Calma Fábio, as coisas têm velocidades e prioridades diferentes.
Se as promessas feitas à MB e à FAe, saírem do papel, vem coisa boa por aí.
A melhor situação que existe é a de CREDOR.
Outra coisa que estou repetindo aqui, a palavra COMPRAR está ficando cada vez mais proibitiva.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Hader

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#83 Mensagem por Hader » Sex Set 18, 2009 9:34 pm

O programa do EB com a IVECO é um dos mais bem estruturados que já tive a oportunidade de ver aqui no Brasil. Muito profissional e bem gerido. Vamos dar tempo ao tempo pessoal. O EB se move em um tempo próprio, fruto de dificuldades e singularidades próprias. As mudanças previstas apresentam enormes impactos na força, tanto em termos de estruturação como em doutrina. Vejam os posts do Jauro, do Guerra e outros sobre artilharia, AAA, etc. Mudar equipagens significa hoje mudar doutrinas. E isso não se faz com a mesma velocidade de quem "apenas" compra um novo equipamento.

[]'s




Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1195
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 233 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#84 Mensagem por RobsonBCruz » Sáb Set 19, 2009 10:03 am

jauro escreveu: Quando o EB comprar um sistema AAe, será tudo tão rápido que a MB e a FAe ainda estarão no 1º Sub e no 3º Rafalle. Então, deixa deslanchar essa primeira fase de MB e FAe.
Quanto ao ExA, digo FAArgt, deixa prá lá que o sucateamento deles tá só começando.
Calma Fábio, as coisas têm velocidades e prioridades diferentes.
Se as promessas feitas à MB e à FAe, saírem do papel, vem coisa boa por aí.
A melhor situação que existe é a de CREDOR.
Outra coisa que estou repetindo aqui, a palavra COMPRAR está ficando cada vez mais proibitiva.
Jauro,

Ontem pude assistir a reapresentação da exposição do NJ na CREDN do Senado.
Achei muito estranho que ele, em relação aos programas/projetos para o EB, não tenha feito nenhuma referência ao reaparelhamento da AAAe.

Robson




gil eanes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#85 Mensagem por gil eanes » Sáb Set 19, 2009 10:27 am

O EB é muito lixão mesmo. Não tem planejamento. É imediatista. Não tem projetos de longo prazo continuado.

Agora ele vem com o pires mendigando. Aposto que se receberem dinheiro agora não saberão como gastar!!!!!

O EB não tem nenhum projeto.....




gil eanes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#86 Mensagem por gil eanes » Sáb Set 19, 2009 10:35 am

gil eanes escreveu:O EB é muito lixão mesmo. Não tem planejamento. É imediatista. Não tem projetos de longo prazo continuado.

Agora ele vem com o pires mendigando. Aposto que se receberem dinheiro agora não saberão como gastar!!!!!

O EB não tem nenhum projeto.....
O destacamento do Rio Traíra só foi socorrido depois de dias, quando a rendição chegou. Quer saber o que mudou daquela época pra hoje ( + de 15 anos)!!!!!! Nothing.

E tudo é falta de dinheiro????? Tão de sacanagem com a gente.... E olha que tenho muito bons olhos com FT.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#87 Mensagem por Guerra » Sáb Set 19, 2009 2:38 pm

lobo_guara escreveu:Guerra, permita-me contribuir um pouco com esse debate, será que a pretensa "preferência" do governo pelas duas outras forças não seria em função das coisas por lá ja estarem melhor definidas com projetos já bem estruturados, alguns mesmo já em andamento ainda em governos passados como no caso do P-3BR, do Casa 295, e da modernização dos F-5 e A-1 na FAB e mesmo do SUb nuclear da marinha haja vista que o programa nuclear da MB já conta uns bons 20 anos? Enquanto isso o EB lança um edital para modernizar os M-113 passa uns meses e manda cancelar, começão um projeto de um veiculo leve com a Argentina passa uns meses e apresenta o tal de Chivunc (da mesma classe!), Faz um processo de seleção para tocar um projeto de uma nova família de blindados sobre rodas nacional e escolhe uma multinacional e que produz veículos dessa mesma classe, ou seja uma futura concorrente daquilo que poderia ser o renascimento da indústria de material bélico terrestre. A IMBEL (Administrada pelo EB) projeta e fábrica um fuzil como o MD 97 e o CETEX reprova esse fuzil nos testes (informação recentemente obtida junto ao Cel. JAuro noutro tópico). Ou seja, para quem vê de fora como eu e qualquer outro cidadão que se interesse pela questão da defesa parece que as coisas não estão muito claras no EB, fica tudo muito confuso, será que não é essa mesma a percepção do governo e do Min. da Defesa?
Por exemplo uma das prioridades da END e do próprio planejamento do EB é a aquisição de misseis anti-aéreos de médio alcance para equipar a AAAer, bem o que está sendo feito nesse sentido? desde que se ouviu falar nisso pela primeira vez já vão lá mais de anos, e ao que me parece nunca houve o lançamento oficial de um processo de seleção tal como a FAB faz com a aquisição das suas aeronaves ou a MB faz com a aquisição das suas embarcações, o que impede que isso seja feito pelo EB de forma a trazer o assunto a público e colocá-lo na agenda nacional ao invés de tratá-lo de forma discreta, quase sigilosa, apenas em âmbito doméstico?
Sabe, as vezes penso que o problema do EB seja até mesmo uma questão de Marketing da instituição, tipo a história da Pata que coloca um ovo muito maior do que o da galinha e não dá nenhum piu.
Lobo_guara, que o EB esta sem rumo isso esta na cara. Mas porque esta sem rumo?
Porque não tinha projeto definido? Ora, o projeto de blindados sobre rodas para montar tropa mecanizada tem mais de 10 anos. O centauro, foi testado no EB, quando o CIBLd ainda era no Rio de Janeiro.
Todo os projetos que estamos vendo no EB estavam parados a anos por falta de dinheiro. Helicopteros? Quantos anos o EB esta lutando para consolidar a aviação?
Mas qual foi a área que o EB mais investiu nos últimos 10 anos? Nas tropas blindadas. Primeiro com a compra no final dos anos 90. Alguns anos depois começou a reestruturação que esta a passo de formiga até hoje. Mais recente a aquisição de mais Leopard.
O EB sonha em ter uma tropa blindada já na 1ª Guerra Mundial. Nos anos 80 a prioridade foi para o URUTU, cascavel, ou seja tropas mecanizadas. Tropas blindadas ficamos só com a vontade. Passaram o mel na nossa boca com OSORIO, TAMOIO e CHARRUA. E acabamos ficando com M 41, M 113. Trocando em miúdos, ficamos foi sem nada.
Então hoje, temos essa oportunidade e nego meteu as tropas mecanizadas de novo na frente. Até dá para entender, porque as tropas blindadas já estão em andamento. Como gato escaldado tem medo até de águia fria, é claro que o EB tratou logo de garantir o que estava no zero.
Só que comprar esta proibido (pelo menos para o EB). E agora, como fica? Nós vamos ter uma fabrica de blindados médios no Brasil. Mas e o restante?
Não me venham com essa história de colocar tudo dentro de avião. Não me venha com essa história de modernidade de atacar um T 90 com URUTU III . Sendo que os EUA usam o melhor CC do mundo, em conjunto com o melhor heli de ataque do mundo, e com, se não a melhor, esta entre as melhores VCI do mercado. Isso sem contar os outros sistemas.
Agora vamos ter que engolir um CC e uma VCI do mesmo fabricante? Vamos ter que negociar com outro fabricante?
Daí te pergunto, quanto tempo levou para fechar o negocio com a IVECO? Quanto tempo esta levando para desenrolar o Fx. Quanto levou para fechar os submarinos?
Isso é culpa do EB? Foi o EB que inventou essa história de carregar tudo em avião? Então porque investiu nos últimos anos em tropa blindada?
Para mim sabe qual é o grande problema?
O EB poupou demais. Porque se o EB não tivesse poupado em papel higiênico e comida, não tinha montado a aviação. Não tinha montado uma tropa blindada com Leo 1 A5. Isso seria hoje a prioridade e poderíamos comprar, ou fabricar algo bem melhor.
Vamos ficar até dois mil e sabe-lá- quando usando um CC caindo os pedaços e um taxi blindado como VCI. Isso é bom para a gente aprender, e acabar com essa mania de querer cumprir a missão de todo jeito.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#88 Mensagem por Guerra » Sáb Set 19, 2009 2:50 pm

FCarvalho escreveu:Posso até estar errado, mas o EB carece de parar de fazer segredo das coisas que faz ou precisa. :wink:

Isso me parece uma cultura ainda não reformada dentro do EB. A de não se fazer as coisas as claras. Botar as cartas na mesa e largar mão e dizer TRRUUUCOOO :!: :!: :!:
Tem que largar é de cheirar a B@#$$ do NJ, e pensar mais tropa. Enquanto o atrativo para ser cmt do EB for o coquetel de camarão servido no avião do presidente, nada vai mudar. Ou se é politico, ou é FDP. Mosca morta não combina com o cargo.

Já que esta na moda a sociedade decidir tudo dentro do EB, o dia que eu puder escolher o Cmt do EB eu escolho aquele genral que usa oculos do

Imagem

A cara de mal do homem (isso porque ele esta sem o oculos de Stalone Cobra) Quero ver os bons de briga como se sai com esse cara.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#89 Mensagem por Guerra » Sáb Set 19, 2009 2:52 pm

gil eanes escreveu:O EB é muito lixão mesmo. Não tem planejamento. É imediatista. Não tem projetos de longo prazo continuado.

Agora ele vem com o pires mendigando. Aposto que se receberem dinheiro agora não saberão como gastar!!!!!

O EB não tem nenhum projeto.....
O que mais tem é projeto. O que falta é comando.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#90 Mensagem por Guerra » Sáb Set 19, 2009 2:59 pm

gil eanes escreveu: O destacamento do Rio Traíra só foi socorrido depois de dias, quando a rendição chegou. Quer saber o que mudou daquela época pra hoje ( + de 15 anos)!!!!!! Nothing.

E tudo é falta de dinheiro????? Tão de sacanagem com a gente.... E olha que tenho muito bons olhos com FT.
Isso é verdade. Não sei se vc já serviu em PEF, mas é como viver em outro planeta. A FAB aparece quando quer, ou quando tem dinheiro, ou não tem mais nada para fazer. Eu esperava que com a criação do MD ia mudar essa pouca vergonha, mas não mudou foi merda nenhuma. Pelo contrário, o EB esta cada vez mais isolado.
O que esta faltando é cunhão para dar um chute no pau das barraca desses FDP que ficando torando em Brasilia.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Responder