JAS-39 Gripen
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Re: JAS-39 Gripen
http://noticias.uol.com.br/politica/200 ... u2510.jhtm
17/09/2009 - 18h02
Caças suecos custarão metade do preço apresentado pelos concorrentes, diz vice-ministro
Pedro Peduzzi
Da Agência Brasil
Em Brasília
O vice-ministro de Defesa da Suécia, Hakan Jevrell, afirmou hoje (17), durante coletiva de imprensa, que seu país "não está buscando compradores, mas parceiros" para o caça Gripen. Segundo ele, caso opte pela proposta sueca - que será apresentada, juntamente com as demais propostas no próximo dia 21 - o Brasil poderá comprar o dobro de aviões pelo preço de um, oferecido pelos concorrentes.
Jevrell se reunirá nesta tarde com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. O vice-ministro garantiu que a Suécia e a Saab, empresa fabricante do caça Gripen NG, estão 100% comprometidas com a transferência de tecnologia para o Brasil. "Não buscamos um comprador. Buscamos uma parceria estratégica e cooperação de longo prazo para as futuras gerações do poder aéreo e do desenvolvimento industrial", disse.
"A Suécia pode oferecer um programa de desenvolvimento conjunto de uma aeronave, com a Embraer, que tem como principal característica a capacidade de se adaptar às necessidades específicas de cada usuário", afirmou.
O vice-ministro garantiu que a proposta que será apresentada ao governo brasileiro será muito atrativa. Segundo ele, o caça Gripen é o que apresenta menor custo por ciclo de vida. Além disso, segundo ele, "a Suécia oferecerá um financiamento bastante favorável ao Brasil", caso seu caça seja o escolhido.
Apesar da garantia de transferência de tecnologia, o Gripen não utiliza nem motor nem radar com tecnologia sueca. O motor é norte-americano e o radar é italiano.
"A grande vantagem para o Brasil seria a possibilidade de integrar constantemente novos sistemas ao caça. A filosofia sueca é de que a célula dure 40 anos. Para manter o caça como top de linha, é fundamental que utilize plataformas que comportem computadores cada vez mais rápidos e softwares sempre atualizados. Essa é a característica mais marcante do Gripen", explica o presidente da Saab no Brasil, Bengt Janér.
"Já a filosofia tradicional é de utilizar uma plataforma de 15 anos e, então, fazer uma atualização de meia-vida", acrescenta. Segundo Janér, os caças suecos estão constantemente atualizados porque mantêm a "massa crítica" funcionando. "Se você parar durante 15 anos, boa parte do pessoal que estava envolvido no projeto provavelmente não estará mais trabalhando. Nossa filosofia é de estar sempre mexendo para estar sempre com o produto atualizado", argumenta.
Ele cita, como exemplo, os radares atuais, que "são menos capazes dos que os que estão por vir," com varredura eletrônica e mais pesados em termos de softwares. "Nossa proposta permitirá ao Brasil estar com seus caças sempre atualizados e sem depender de apenas um fornecedor de equipamentos", garante o presidente da Saab no Brasil.
"O que queremos é, com o desenvolvimento de um projeto conjunto ente os dois países, dar ao Brasil a liberdade de fazer as modificações no futuro, com ou sem a Suécia", resumiu.
17/09/2009 - 18h02
Caças suecos custarão metade do preço apresentado pelos concorrentes, diz vice-ministro
Pedro Peduzzi
Da Agência Brasil
Em Brasília
O vice-ministro de Defesa da Suécia, Hakan Jevrell, afirmou hoje (17), durante coletiva de imprensa, que seu país "não está buscando compradores, mas parceiros" para o caça Gripen. Segundo ele, caso opte pela proposta sueca - que será apresentada, juntamente com as demais propostas no próximo dia 21 - o Brasil poderá comprar o dobro de aviões pelo preço de um, oferecido pelos concorrentes.
Jevrell se reunirá nesta tarde com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. O vice-ministro garantiu que a Suécia e a Saab, empresa fabricante do caça Gripen NG, estão 100% comprometidas com a transferência de tecnologia para o Brasil. "Não buscamos um comprador. Buscamos uma parceria estratégica e cooperação de longo prazo para as futuras gerações do poder aéreo e do desenvolvimento industrial", disse.
"A Suécia pode oferecer um programa de desenvolvimento conjunto de uma aeronave, com a Embraer, que tem como principal característica a capacidade de se adaptar às necessidades específicas de cada usuário", afirmou.
O vice-ministro garantiu que a proposta que será apresentada ao governo brasileiro será muito atrativa. Segundo ele, o caça Gripen é o que apresenta menor custo por ciclo de vida. Além disso, segundo ele, "a Suécia oferecerá um financiamento bastante favorável ao Brasil", caso seu caça seja o escolhido.
Apesar da garantia de transferência de tecnologia, o Gripen não utiliza nem motor nem radar com tecnologia sueca. O motor é norte-americano e o radar é italiano.
"A grande vantagem para o Brasil seria a possibilidade de integrar constantemente novos sistemas ao caça. A filosofia sueca é de que a célula dure 40 anos. Para manter o caça como top de linha, é fundamental que utilize plataformas que comportem computadores cada vez mais rápidos e softwares sempre atualizados. Essa é a característica mais marcante do Gripen", explica o presidente da Saab no Brasil, Bengt Janér.
"Já a filosofia tradicional é de utilizar uma plataforma de 15 anos e, então, fazer uma atualização de meia-vida", acrescenta. Segundo Janér, os caças suecos estão constantemente atualizados porque mantêm a "massa crítica" funcionando. "Se você parar durante 15 anos, boa parte do pessoal que estava envolvido no projeto provavelmente não estará mais trabalhando. Nossa filosofia é de estar sempre mexendo para estar sempre com o produto atualizado", argumenta.
Ele cita, como exemplo, os radares atuais, que "são menos capazes dos que os que estão por vir," com varredura eletrônica e mais pesados em termos de softwares. "Nossa proposta permitirá ao Brasil estar com seus caças sempre atualizados e sem depender de apenas um fornecedor de equipamentos", garante o presidente da Saab no Brasil.
"O que queremos é, com o desenvolvimento de um projeto conjunto ente os dois países, dar ao Brasil a liberdade de fazer as modificações no futuro, com ou sem a Suécia", resumiu.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: JAS-39 Gripen
A proposta da Saab para o FX-2
http://www.aereo.jor.br/
Material divulgado hoje na coletiva de imprensa com a presença do Secretário de Estado da Defesa da Suécia, Håkan Jevrell, e do diretor geral da Gripen/ Saab no Brasil, Bengt Janér
A Suécia não busca um comprador, a Suécia procura uma parceria estratégica. Uma parceria baseada em uma cooperação de longo prazo para o benefício das futuras gerações do poder aéreo e do desenvolvimento industrial.
Acreditamos que temos a proposta mais vantajosa, quer no preço quer na transferência de tecnologia, baseada em uma cooperação de longo prazo. A Suécia e a Saab, juntamente com os brasileiros, irão desenvolver uma aeronave para o mercado mundial, e o governo sueco apoia totalmente esta parceria.
Somos os únicos que podem oferecer ao Brasil a oportunidade única de participação em um programa de desenvolvimento de uma caça supersônico, possibilidade impossível para os nossos concorrentes. Esta parceria com a Embraer está incluída na oferta do Gripen NG para o Brasil. Nossa proposta inclui a instalação de uma linha de montagem do Gripen NG na Embraer, sem qualquer custo adicional. O primeiro Gripen NG brasileiro será construido no Brasil.
Esta é realmente nossa proposta e não apenas a subcontratação e montagem parcial, como por exemplo, os concorrentes tem oficialmente declarado.
A proposta da Suécia é a que oferece mais oportunidades de emprego no Brasil, pois é baseada no desenvolvimento e construção conjunta.
Somente o desenvolvimento conjunto fornece a verdadeira transferência de tecnologia e somente a Suécia pode oferecer um programa de desenvolvimento conjunto com a total e transparente transferência de tecnologia. Isto dará a capacidade ao Brasil de concepção, fabricação, modificação e atualização de todas as áreas críticas do Gripen NG. Significa, também, a possibilidade para o Brasil vender, de forma independente, o Gripen NG para a América Latina e outros países com os quais possua influência no mundo inteiro.
A Suécia possui um irreprensível histórico de parcerias com outros países, que é facilmente verificável, em relação a preços, qualidade de produto e transferência de tecnologia. A nossa oferta é totalmente viável sob o ponto de vista econômico e técnico.
A Saab é renomada por entregar o que promete na data correta e na qualidade esperada.
O mais importante da nossa oferta é o conteúdo da parceria, a aquisição de novos conhecimentos para o desenvolvimento de um avião de caça.
A adesão ao desenvolvimento conjunto do Gripen NG é uma oportunidade única para o Brasil adquirir habilidades e conhecimento para operar um caça de forma autônoma e independente. Isto é investimento para o futuro.
Estamos também pesquisando sobre como resolver a necessidade de treinamento de futuros pilotos na Suécia, bem como a forma de melhorar o nosso avião de transporte C-130 e, eventualmente, no futuro, substituí-los. Isto, obviamente, poderá gerar outras formas de cooperação quando sabemos que a Embraer possui produtos como o já testado Super-Tucano e o projeto KC-390. Independência A Suécia destaca-se como uma alternativa independente por não ser um país militarmente alinhado. Possuímos tecnologia de ponta e estamos abertos à cooperação mútua. Estamos oferecendo a possibilidade do Brasil de ter a sua própria indústria de aviões supersônicos de combate, algo que os outros países não podem oferecer. A oferta da Suécia dá ao Brasil uma alternativa independente e flexível para o desenvolvimento de suas futuras forças da Defesa. A Suécia e a Saab estão 100% comprometidas com a transferência de tecnologia.
O governo da Suécia e a Saab garantem a transferência de tecnologia de forma completa e transparente. Todas as tecnologias-chave estão sob controle sueco e a Saab possui todas as autorizações necessárias por parte do governo sueco para apresentar a sua proposta. Nós não usamos caixas pretas no que diz respeito à transferência de tecnologia. Estamos habituados a cooperar com os nossos parceiros para desenvolver a aeronave. E uma de nossas vantagens é saber adaptar as aeronaves para as necessidades de cada cliente.
O governo sueco não imporá nenhuma restrição no uso e contará com o governo brasileiro no que diz respeito ao acompanhamento ao certificado de usuário final. Um ponto forte do Gripen NG é o fato de que será desenvolvido de acordo com as necessidades do comprador. E nós não faremos quaisquer restrições à transferência de tecnologia e atenderemos a demanda do governo brasileiro para que possa estar apto e fabricar os futuros modelos de aviões de combate.
Há um forte compromisso político do governo sueco de que o contrato assinado e subseqüentes entregas, incluindo todos os software, hardware, códigos-fonte, etc, serão aprovados para o Brasil.
O único subsistema principal norte-americano presente no Gripen NG é o motor, item mecânico capaz de funcionar durante o ciclo de vida por meio da compra antecipada de peças de reposição, se necessário. O motor, de fato, é basicamente um motor comercial sem nenhuma tecnologia sensível, e é o mesmo motor que os Estados Unidos ofereceram ao Brasil no F-18 Hornet.
Alega-se que a desvantagem do Gripen NG Brasil é o fato de ter um motor. Nós consideramos que, pelo contrário, é uma grande vantagem.
É um avião mais leve que mantém os custos do ciclo de vida e custos operacionais muito baixos.
Nos tempos atuais não tivemos nenhuma falha de motor com o Gripen mesmo após 120.000 horas de voo.
Tanto o F-16 com 5000 caças vendidos e o JSF possuem um motor. Entendemos o caça com um motor como o futuro.
Não é correto a informação que Gripen NG possui 47% de componentes americanos. A Suécia e a Saab controlam toda a tecnologia sensível do Gripen NG. O único componente americano é o motor, que é basicamente um motor comercial e o mesmo que foi oferecido a vocês pela Boeing no F18 Hornet.
Gripen NG Brasil
O Gripen será a espinha dorsal da defesa sueca para, pelo menos, os próximos 30 anos. Estamos atualmente atualizando nossa frota com os modelos Gripen C/D que substituiram alguns poucos modelos A/B da geração anterior.
Para ser capaz de desenvolver o Gripen C/D às necessidades das próximas décadas, o Parlamento decidiu e investiu em um programa, o programa “Demonstrador” para encontrar as melhores soluções para as necessidades futuras. O avião existe e os testes de vôo feitos até agora têm sido muito bem sucedidos. O Gripen NG é baseado neste Demonstrator . Seu alcance será muito maior do que das atuais aeronaves Gripen C/D; terá mais capacidade de carga e um melhor sistema de radar, para mencionar algumas melhorias. Nós mesmos utilizaremos o Gripen NG.
O governo sueco está dando total apoio a esta oferta da Gripen NG feita ao Brasil, uma vez que nós mesmos temos interesse neste produto, que convidamos o Brasil para participar do seu desenvolvimento e produção de forma conjunta.
O demonstrator Gripen NG já está voando e com excelentes resultados. É a base para o Gripen NG.
Uma aeronave de caça é um conjunto de sistemas, e na maneira atual de desenvolvimento de aeronaves, é natural que diferentes tipos de sistemas, subsistemas, e componentes sejam testados antes que se decida o que melhor irá atender às suas demandas. Portanto, sob essa perspectiva, a versão NG final é uma oportunidade para o Brasil e para a Suécia decidirem sobre o que irá atender as necessidades específicas, sob a ótica dos seus requisitos operacionais Mas o fator mais importante na criação de aeronaves modernas é o conhecimento e habilidade para integrar, validar e aplicar um sistema de sistemas. Essa habilidade está baseada em uma experiência de mais de 100. 000 horas de vôo com o Gripen e com outros bem-sucedidos caças suecos ao longo dos anos. Nossa habilidade também é reconhecida por nossos concorrentes. Um exemplo são os testes de tiro com o novo míssel Meteor European BVR Air-to-Air, realizados com a aeronave Gripen em vez do Eurofighter.
Sabemos muito sobre integração de sistemas de aeronaves. Isto significa que diversos fornecedores podem oferecer os sistemas que comporão a aeronave. Nossos parceiros poderão escolher quais os componentes que serão incluídos em seus jatos de caça de acordo com suas necessidades. O radar é um bom exemplo: Embora haja poucos fornecedores no mercado, tivemos a possibilidade de escolher a melhor solução, em termos técnicos e econômicos, sem nenhum problema.
O Gripen tem uma reputação de entregar o que promete, e no prazo.
Temos um recorde de pontualidade na entrega da plataforma do jato de combate Gripen, não só para a Força Aérea Sueca, mas também para os nossos outros clientes estrangeiros. Não temos nenhuma preocupação com a possibilidade de atender os prazos do FX-2. Nós sabemos exatamente qual será o custo de seu desenvolvimento, de sua operação e de sua manutenção. O Gripen foi projetado para operar a partir de bases aéreas remotas e pode ser mantido por recrutas e poucos técnicos. Isto significa que esta é uma aeronave simples de manter, e que exige poucas pessoas para isso. Além dos fatores de ser uma aeronave mais leve, com apenas um motor, mantém o custo do seu ciclo de vida muito baixo. Uma vez que a Suécia sempre utilizou aeronaves de combate monomotoras, a Saab reforçou a confiabilidade e a segurança do motor e de seu sistema de apoio. Não temos casos de falhas de motores com as atuais aeronaves Gripen ou com seus antecessores. Nós sabemos exatamente quanto dos custos de aquisição, bem como dos custos do ciclo de vida (LCC) e estamos oferecendo a melhor relação custo-benefício. Esta avaliação é sempre feita por governos que buscam novas opções para a aviação militar. A longo prazo será muito lucrativo para o Brasil devido à cooperação industrial que estamos oferecendo.
O sistema Gripen tem um custo de aquisição, manutenção e operação significativamente mais baixo comparado aos custos conhecidos ou presumidos de qualquer outra aeronave de combate moderna. O Brasil terá condições de adquirir e operar o dobro de aeronoves Gripen NG do que com qualquer outro competidor, pelo mesmo custo, por um período de 40 anos. Nenhum caça concorre com o Gripen em termos de acessibilidade financeira.
O caça será competitivo e oferecerá a melhor relação custo-benefício. Estamos habituados a cumprir os acordos de transferência de tecnologia, porque os caças Gripen não são os únicos aviões de combate que já foram exportados pela Suécia. Com relação ao financiamento do programa FX-2, discussões frutíferas foram realizadas entre a SEFA, Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica, e autoridades suecas. Se a Saab AB for a escolhida como o fornecedor do programa FX-2, uma oferta de financiamento favorável será apresentada pela Swedish Export Credit Corporation SEK, corporação sueca de crédito de propriedade integral do Governo sueco, juntamente com a EKN, agência do governo sueco de crédito à exportação.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: JAS-39 Gripen
Resta saber como é que eles farão isso acontecer em uma aeronave que nem sequer existe...
O fato da FA Sueca não estar realmente comprando a aeronave é um problema... se fosse o C/D com perspectivas para o futuro NG eu acharia excelente, mas sei lá.
Não sei se o motor é controlado ou não pelos EUA (teria que ser verificado... se for também para uso cívil normalmente não cai sob nenhuma restrição... mas como conta com "pós-combustor" - pelo menos isso de Item militar - temos aí um "problema" com o que ele está dizendo).
Garantir coisas como melhor custo beneficio quando a estrada para o desenvolvimento ainda está lá pela frente além de outros compromissos listados é uma aposta que sei lá.
Gosto do Gripen e em especial do C/D, mas é que não sinto firmesa nesse NG...
Claro que posso estar enganado
[]s
CB_Lima
O fato da FA Sueca não estar realmente comprando a aeronave é um problema... se fosse o C/D com perspectivas para o futuro NG eu acharia excelente, mas sei lá.
Não sei se o motor é controlado ou não pelos EUA (teria que ser verificado... se for também para uso cívil normalmente não cai sob nenhuma restrição... mas como conta com "pós-combustor" - pelo menos isso de Item militar - temos aí um "problema" com o que ele está dizendo).
Garantir coisas como melhor custo beneficio quando a estrada para o desenvolvimento ainda está lá pela frente além de outros compromissos listados é uma aposta que sei lá.
Gosto do Gripen e em especial do C/D, mas é que não sinto firmesa nesse NG...
Claro que posso estar enganado
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CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
Re: JAS-39 Gripen
Pois é CB,cb_lima escreveu:Resta saber como é que eles farão isso acontecer em uma aeronave que nem sequer existe...
O fato da FA Sueca não estar realmente comprando a aeronave é um problema... se fosse o C/D com perspectivas para o futuro NG eu acharia excelente, mas sei lá.
Não sei se o motor é controlado ou não pelos EUA (teria que ser verificado... se for também para uso cívil normalmente não cai sob nenhuma restrição... mas como conta com "pós-combustor" - pelo menos isso de Item militar - temos aí um "problema" com o que ele está dizendo).
Garantir coisas como melhor custo beneficio quando a estrada para o desenvolvimento ainda está lá pela frente além de outros compromissos listados é uma aposta que sei lá.
Gosto do Gripen e em especial do C/D, mas é que não sinto firmesa nesse NG...
Claro que posso estar enganado
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CB_Lima
Isso é legal para falar no Jornal, propaganda, o problema é que eles tem que colocar isso tudo numa proposta viável para entregar até dia 21 de setembro. Quer dizer segunda-feira. Assim, podemos observar que isso não passa de lobie, mais nada.
[]´s
Re: JAS-39 Gripen
Olha, sou um cara interessado na temática da Defesa, acompanho com a frequência que consigo as notícias, não sou especialista mas creio ter embasamento para dar uma opinião sobre o Gripen. Confesso que não era o meu preferido de princípio, sempre tive queda pelo Rafale. Entretanto, em que pese o suposto custo operacional mais reduzido do Gripen NG, a questão de ser monomotor, a parceria MUITO interessante proposta pela Suécia, enfim, diversos fatores me levam a crer que seja a melhor opção. É um caça menor, ainda em "alpha" (apenas o Demo voou, etc), mas é muito sedutora a proposta da Suécia de PARCERIA. Isso realmente parece ser uma boa, deixar de comprar um produto para comprar um programa. Eu não ficaria triste, obviamente, se a França levar. Mas também não ficaria triste se a Suécia levar. Só ficaria desanimado mesmo no caso dos EUA, nem muito pelo produto em si, mas pelas perspectivas futuras do mesmo. Por ser uma plataforma, digamos, extremamente madura, o horizonte talvez não seja muito promissor para o Super Hornet. Nessa perspectiva, vejo o Gripen NG como a proposta mais promissora, que se operada com a excelência da FAB acho que vai dar muito certo. My 2 cents.
Re: JAS-39 Gripen
Só fiquei surpreso com a declaração de que a força aérea sueca pretende usar o NG. Será que eles está sendo feito de uma forma que os Gripen C/D possam ser convertidos? Não pode ser, a quantidade de mudanças estruturais seria muito grande...
Re: JAS-39 Gripen
O discurso é contrário a prática, a Suecia não vai usar Gripen NG, porque não precisa, vai continuar a desenvolver o Gripen C. O resto é promessa de vendedor.Jacobs escreveu:Só fiquei surpreso com a declaração de que a força aérea sueca pretende usar o NG. Será que eles está sendo feito de uma forma que os Gripen C/D possam ser convertidos? Não pode ser, a quantidade de mudanças estruturais seria muito grande...
[]´s
Re: JAS-39 Gripen
Como você fala isso sem ter o menor conhecimento da proposta que, aliás, ainda nem foi apresentada?PRick escreveu:O discurso é contrário a prática, a Suecia não vai usar Gripen NG, porque não precisa, vai continuar a desenvolver o Gripen C. O resto é promessa de vendedor.Jacobs escreveu:Só fiquei surpreso com a declaração de que a força aérea sueca pretende usar o NG. Será que eles está sendo feito de uma forma que os Gripen C/D possam ser convertidos? Não pode ser, a quantidade de mudanças estruturais seria muito grande...
[]´s
A coisa tá ficando feia pro Rafale. Quem vai ter que suar pra colocar as promessas do anão de jardim no papel é a Dassault. Falar é uma coisa, fazer é outra.
[]s,
Douglas Bader
Re: JAS-39 Gripen
Ah com certeza é, principalmente cumprir o que está no papel, prá depois não ter de pagar multas e atrasar nossos programas militares.
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Re: JAS-39 Gripen
Acho que o colega não acompanhou as declarações no ministro NJ ontem no Senado, se fosse o caso, não diria tal coisa.DBader escreveu:Como você fala isso sem ter o menor conhecimento da proposta que, aliás, ainda nem foi apresentada?PRick escreveu: O discurso é contrário a prática, a Suecia não vai usar Gripen NG, porque não precisa, vai continuar a desenvolver o Gripen C. O resto é promessa de vendedor.
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A coisa tá ficando feia pro Rafale. Quem vai ter que suar pra colocar as promessas do anão de jardim no papel é a Dassault. Falar é uma coisa, fazer é outra.
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Douglas Bader
Só para ter uma ideia, ele teve "alergia" hoje na agenda com os suecos e americanos, logo depois a "alergia" melhorou.
A coisa está ficando feia para o Rafale:
Anão de jardim:
Falar e não fazer:
Boa sorte!
- delmar
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Re: JAS-39 Gripen
OLÊ! OLÁ! O GRIPEN TÁ BOTANDO PRA QUEBRAR!
Olha o Gripen aí gente!
O Gripen vem correndo por fora e está atropelando na reta final! Vai cruzar o disco de chegada cabeça com cabeça com o Rafale. A decisão será na fotografia feita ao cruzarem a linha final.
Final emocionante. Os comissários da corrida quiseram declarar vencedor o Rafale antes do final mas tiveram de voltar atras devido aos protestos do público.
Estou feliz com a possibilidade do Gripen vencer, sempre foi meu candidato. Se tudo correr bem nós, fãs do Gripen, vamos comemorar com o slogan da culta torcida corintiana: "A gente semos campeão".
Olha o Gripen aí gente!
O Gripen vem correndo por fora e está atropelando na reta final! Vai cruzar o disco de chegada cabeça com cabeça com o Rafale. A decisão será na fotografia feita ao cruzarem a linha final.
Final emocionante. Os comissários da corrida quiseram declarar vencedor o Rafale antes do final mas tiveram de voltar atras devido aos protestos do público.
Estou feliz com a possibilidade do Gripen vencer, sempre foi meu candidato. Se tudo correr bem nós, fãs do Gripen, vamos comemorar com o slogan da culta torcida corintiana: "A gente semos campeão".
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
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Re: JAS-39 Gripen
Amigo Delmar, cuidado para o Gripen não ser campeão no FX pela segunda vez!!! Na primeira ele venceu, mas não levou. Na segunda ele pode vencer e...delmar escreveu:OLÊ! OLÁ! O GRIPEN TÁ BOTANDO PRA QUEBRAR!
Olha o Gripen aí gente!
O Gripen vem correndo por fora e está atropelando na reta final! Vai cruzar o disco de chegada cabeça com cabeça com o Rafale. A decisão será na fotografia feita ao cruzarem a linha final.
Final emocionante. Os comissários da corrida quiseram declarar vencedor o Rafale antes do final mas tiveram de voltar atras devido aos protestos do público.
Estou feliz com a possibilidade do Gripen vencer, sempre foi meu candidato. Se tudo correr bem nós, fãs do Gripen, vamos comemorar com o slogan da culta torcida corintiana: "A gente semos campeão".
- Bourne
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Re: JAS-39 Gripen
Tamo juntodelmar escreveu:OLÊ! OLÁ! O GRIPEN TÁ BOTANDO PRA QUEBRAR!
Olha o Gripen aí gente!
O Gripen vem correndo por fora e está atropelando na reta final! Vai cruzar o disco de chegada cabeça com cabeça com o Rafale. A decisão será na fotografia feita ao cruzarem a linha final.
Final emocionante. Os comissários da corrida quiseram declarar vencedor o Rafale antes do final mas tiveram de voltar atras devido aos protestos do público.
Estou feliz com a possibilidade do Gripen vencer, sempre foi meu candidato. Se tudo correr bem nós, fãs do Gripen, vamos comemorar com o slogan da culta torcida corintiana: "A gente semos campeão".