Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#946 Mensagem por jauro » Qui Set 17, 2009 3:44 pm

FCarvalho escreveu:Jauro, então pressumivelmente, levando-se em conta o tempo de projeto da NFBR, novos VBCI e CC operacionais no exército só lá pra 2025 e 2030, respectivamente.

Até lá, já vamos ter que estar pensando na substituição das NFBR's. :roll:

abraços
Os M113 vão entrar em manutenção de 4º escalão em 2010 e os Leo1 entregues até 2014. Se cochilar o cachimbo cai, então em 2015 pode começar a projetar um novo VBTPSL/MBT.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
PRick

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#947 Mensagem por PRick » Qui Set 17, 2009 3:49 pm

SGT GUERRA escreveu:
FCarvalho escreveu:
Concordo que um T90 prevalece diante de um urutu III mas, afinal quem seria o cmte maluco de colocar uma bgda mec sozinha diante de um RCC? A noção da mudança das coisas está exatamente aí. A bgda mec não pode e nem se projetaria sozinha, mas num contexto de operações com outras unidades, tipo avex, cav/inf mec ou bldas de preferência. É essa noção que precisamos detalhar nas escolas e passar à prática no TO.
Mas FCarvalho, a nossa doutrina terrestre diz que quem destroi blindados é a inf/cav bld. E destruir blindados é prioridade. E nossos meios para isso são deficientes.

As perguntas:
- Quantos CC nossos vizinhos de norte a sul do país (um detalhe muito importante no quadro atual) tem do outro lado das nossas fronteiras?
- Só vamos poder destruir esses blindados em 2030?
- Alguém lembrou de avisar para esses vizinhos não nos atacarem até lá?
Do momento que surgiram helos da Classe do Apache, Mi-28 ou Mi-35 ou até mesmo helos mais simples com armamento AT guiado, está claro que uma formação de combate baseada em veículos ligeiros deve ter apoio aéreo fazendo o uso de mísseis guiados, o mesmo valerá para os outros meios, como blidandados leves ou mesmo a infantaria. Todos deverão ter uma gama de armas AT e AAé leves e mais pesadas.

Se houver a possibilidade de descolamento de uma Divisão Blindada, para confrontar a outra, isso deve ser feito, o problema é que esse tipo de força, tem baixa mobilidade, quando comparadas com os novos meios. Assim, devem ser pensados para um tipo de guerra, que requer um outro grau de preparação e envolvimento.

Parece o mesmo velho problema da mentalidade da linha de maginot, não se enfrenta formações com defesas superiores e mais lentas nos locais onde tem vantagem tática, as forças mais móveis são feitas para explorar sua rapidez, de mobilização, reação e surpresa tática.

Para essas forças altamente móveis, e estou pensando aqui na cavalaria aérea, além da cavalaria ligeira, não existe mais frente de batalha, uma força blindada baseada apenas em MBT´s é um anacronismo, caso seja pensada de forma estanque ao resto das forças.

Hoje, qualquer doutrina moderna de força terrestre, tem que levar em conta o elemento aéreo, digo mais, se uma FA conseguir supremacia aérea total, de tal forma que seus Helos possam atuar impunimente no TO, nenhum MBT ou Blindado será seguro, vão se transformar em caixões.

Assim, uma formação de URUTU III, devidamente apoiada por MI-35M, não vai combater os MBT`S. Mas vai procurar destruir os elementos AAé da força blindada e anti-pessoal(M-113, Bradley e outros transportes blindados), de tal forma que os Mi-35M tenham a tarefa de destruir os MBT´s, segundados pela infantaria armada com mísseis AT.

Assim, me parece que a PRIORIDADE, dado o nosso terreno e nossas necessidades, são claras, a preferência deve ser para esses meios.

Não dá para mantermos um Exército do tamanho do nosso, com o gasto de pessoal que temos, todo de primeira linha, pronto emprego, é evidente que a maior parte das unidades serão de segunda ou terceira categoria, portanto, não acho nada demais faltar coisas básicas para os conscritos, o importante é termos uns 50 mil homens da primeira linha, o resto é bucha de canhão mesmo, no palavriado antigo. Se olharmos a OTAN a grande maioria dos países, tem exércitos que são menos da metade de nosso em contingente. Optamos por ter quantidade, e isso compromete a qualidade, porque temos recursos insuficientes para tudo.

[]´s




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#948 Mensagem por jauro » Qui Set 17, 2009 6:56 pm

Mas afinal!

Quando chegam os leo 1A5 para o EB?




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#949 Mensagem por ciclope » Qui Set 17, 2009 8:01 pm

PRick, concordo com voçê em tudo.
E justamente isso que eu estava pensando. Pelo que estamos vendo o nosso exército terá uma grande capacidade ante-tanque com os nossos misseis de fabrico nacional, sem falar na obtenção de helicopteros de ataque que provavelmente serão MI-35M.
Os MBTs T-90 não servem para a região Amazônica!
Nós teremos aviões não tripulados que localizariam qualquer força blindada do tipo, sem falar dos nossos atuais R-99B.
Sabendo a sua localização no terreno, levando em conta a sua dificil e lenta velocidade de deslocamento, poderemos optar por um ataque de infantaria ante-tanque, helis de ataque ou o bom e velho fogo de artilharia. :idea:




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#950 Mensagem por Guerra » Qui Set 17, 2009 8:17 pm

PRick escreveu: Do momento que surgiram helos da Classe do Apache, Mi-28 ou Mi-35 ou até mesmo helos mais simples com armamento AT guiado, está claro que uma formação de combate baseada em veículos ligeiros deve ter apoio aéreo fazendo o uso de mísseis guiados, o mesmo valerá para os outros meios, como blidandados leves ou mesmo a infantaria. Todos deverão ter uma gama de armas AT e AAé leves e mais pesadas.

[]´s
PRick, vc tem que me perdoar por não pensar dessa forma. Eu sou do tempo do Brasil pobre, quando a gente sonhava com uma tropa mecanizada para poupar a tropa blindada para uma batalha decisiva.
Eu ainda não me acostumei com esse exército de magnatas do petroleo.
Se houver a possibilidade de descolamento de uma Divisão Blindada, para confrontar a outra, isso deve ser feito, o problema é que esse tipo de força, tem baixa mobilidade, quando comparadas com os novos meios. Assim, devem ser pensados para um tipo de guerra, que requer um outro grau de preparação e envolvimento.
Uma guerra que só pode acontecer depois de 2030.

Parece o mesmo velho problema da mentalidade da linha de maginot, não se enfrenta formações com defesas superiores e mais lentas nos locais onde tem vantagem tática, as forças mais móveis são feitas para explorar sua rapidez, de mobilização, reação e surpresa tática.
Eu sempre pensei que tropas blindadas fossem tropas ofensivas, mas tudo bem, o URUTU vai nos dar capacidade ofensiva, assim como o TAM deu capacidade ofensiva a Argentina.
Vamos atacar CC com URUTU. O Fuher quer, o Fuher terá.

Para essas forças altamente móveis, e estou pensando aqui na cavalaria aérea, além da cavalaria ligeira, não existe mais frente de batalha, uma força blindada baseada apenas em MBT´s é um anacronismo, caso seja pensada de forma estanque ao resto das forças.
Cara, não bem assim. Tropas paraquedistas, leves, mecanizadas, blindadas. São só peças de uma grande engrenagem. cada um tem seu papel na guerra.
O arroz com feijão que todo mundo esta comendo por ai é tropas mecanizadas fixando o inimigo, a paraquedista ou leve isolando o campo de batalha e a blindada destruindo o inimigo.

Hoje, qualquer doutrina moderna de força terrestre, tem que levar em conta o elemento aéreo, digo mais, se uma FA conseguir supremacia aérea total, de tal forma que seus Helos possam atuar impunimente no TO, nenhum MBT ou Blindado será seguro, vão se transformar em caixões.
Opa, pera ai. esquece tudo que eu falei anteriormente. esqueci novamente que pertenço as FAs biliardarias. Ora, se EUA, Inglaterra, e tudo que é potencia atuando em conjunto conseguiu supremacia aerea total no golfo, nós não vamos conseguir?
Quanto custa uma hora de voo?...que nada, dinheiro não é problema. O que é fazer uma guerra para quebrar os cofres publicos quando temos o pré-sal?
Peço desculpas novamente. Eu sou dop tempo que era preciso poucas horas de supremaica aerea para uma divisão blindada montada com troco de cafezinho dos politicos para ganhar uma guerra.
Assim, uma formação de URUTU III, devidamente apoiada por MI-35M, não vai combater os MBT`S. Mas vai procurar destruir os elementos AAé da força blindada e anti-pessoal(M-113, Bradley e outros transportes blindados), de tal forma que os Mi-35M tenham a tarefa de destruir os MBT´s, segundados pela infantaria armada com mísseis AT.
Espero que os EUA não leia esse post, caso contrário vão querer trocar todos seus M1 e Bradleys pelo URUTU III, e nem vão exigir transferencia de tecnologia.
Assim, me parece que a PRIORIDADE, dado o nosso terreno e nossas necessidades, são claras, a preferência deve ser para esses meios.
A prioridade é formar uma tropa mecanizada, porque a unica peça de manobra do EB são duas BDA bld. Se tivesse um conflito eram essas duas brigadas que teriam que segurar a ofensiva do inimigo, e depois partir para uma ofensiva. SE sobrevivesse, é logico.

Ta lá, tropas mecanizadas mais baratas, porém menos poderosos que tropas blindadas....só isso e mais nada.
Não dá para mantermos um Exército do tamanho do nosso, com o gasto de pessoal que temos, todo de primeira linha, pronto emprego, é evidente que a maior parte das unidades serão de segunda ou terceira categoria, portanto, não acho nada demais faltar coisas básicas para os conscritos, o importante é termos uns 50 mil homens da primeira linha,
Mas é ai que entra o conflito companheiro. Você quer ter FAs que mantem contyrole absoluto dos mares, supremaicia aerea total e radiante, e 1/4 do EB sem café da manhã e comendo angu com carne moida num PEF?

vai dar confusão esse negocio de duas forças no primeiro mundo e 1/4 do EB vivendo a idade da pedra

o resto é bucha de canhão mesmo, no palavriado antigo. Se olharmos a OTAN a grande maioria dos países, tem exércitos que são menos da metade de nosso em contingente. Optamos por ter quantidade, e isso compromete a qualidade, porque temos recursos insuficientes para tudo.
Só que tropa blindada não é bucha de canhão. Vai por mim. Não vai nesse de levar turo em avião, porque a gente tem supremaica total, porque isso é coisa que quem quer fabricar avioão no Brasil.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#951 Mensagem por Guerra » Qui Set 17, 2009 8:24 pm

ciclope escreveu:PRick, concordo com voçê em tudo.
E justamente isso que eu estava pensando. Pelo que estamos vendo o nosso exército terá uma grande capacidade ante-tanque com os nossos misseis de fabrico nacional, sem falar na obtenção de helicopteros de ataque que provavelmente serão MI-35M.
Os MBTs T-90 não servem para a região Amazônica!
Nós teremos aviões não tripulados que localizariam qualquer força blindada do tipo, sem falar dos nossos atuais R-99B.
Sabendo a sua localização no terreno, levando em conta a sua dificil e lenta velocidade de deslocamento, poderemos optar por um ataque de infantaria ante-tanque, helis de ataque ou o bom e velho fogo de artilharia. :idea:
Tb concordo, desde que essa Infantaria que vai atacar T 90 com armas anticarro seja a da aeronautica ou fuzileiros navais, eu estou de pleno acordo.
Deixem o EB guarnecendo as bases dos ultrasupermega heli de ataque, e podem fazer oq ue quiser nessa guerra de vcs.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#952 Mensagem por Bolovo » Qui Set 17, 2009 8:59 pm

Alguns comentários aqui parecem até as táticas que eu uso com o meu irmão mais novo jogando Battlefield 2 em rede.

Menos, né.

A região amazônica não serve pra CC, certo. Mas se esquecem que Roraima, mais da metade do território bom para o uso, região de cerrado, tem o tamanho da Inglaterra. E se esquecem que metade do Brasil não é floresta. Mas parece que o Urutu 3 vai resolver tudo, é só colocar 4000 mil deles por aí e já tá bom... :roll:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37433
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#953 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 17, 2009 9:42 pm

Gente, pelo amor dos meus filhinhos que eu nem tenho!!!

Vocês tão quereno botar chifre em cabeça de cavalo. :shock:

O EB está fazendo duas coisas simples e óbvias para para si: resolvendo o problema doutrinal que é implantar a inf/cav mecanizada, e que para isso precisa de um bldo sobre rodas novo. Pronto. Temos o Urutu III, URUVECO, URUTMANIA, URUTU 33 e 1/4 ou que voces quiserem chamar! Ele é necessário e será a base daquelas armas. Acabou-se.

Outra coisa é que o EB sabidamente também precisa de novo CC/VBCI. Pra ontem. Isto também está mais que claro. Mas o problema, m... é que não temos dinheiro, ou o governo não vai querer bancar os dois projetos ao mesmo tempo. Então o EB teve que escolher um. Tinhamos que começar por algum lugar. A mecanização da infantaria/cavalaria foi a escolhida. Ponto final.

Isso vai gerar problemas. Claro. Já está gerando. Mas não dá pra resolver tudo de uma vez. Nem MB, nem FAB estão fazendo isso.

É preciso mais do que calma agora. Teremos os nossos futuros CC e VBCI tupiniquins daqui a uns 15/20 anos. É tempo pra cacete? É, mas teremos. A não ser que os próximos governos, resolvam que dá pra fazer o contrário e colocar tudo de uma vez na sacola. Bom, vamos ter dindin pra isso e depois sustentar uma força na integra toda modernosa? Não sei. O dinheiro do contribuinte é que sabe.

Precisamos olhar mais pra frente e torcer pra que as coisas dêem certo. Precisamos acreditar mais. Apesar das contradições da realidade.

E que a desgraça não nos venha bater à porta até lá...

abraços.




Carpe Diem
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#954 Mensagem por Enlil » Qui Set 17, 2009 11:33 pm

Túlio escreveu:Ainda estou por ver UM ÚNICO caso de MBT de última geração sendo destruído por UM ÚNICO RPG, seja qual for. Míssil AT (e não são todos) tudo tri, agora RPG como o AT-4/ALAC ou RPG-7 até 29 é para carro mais leve (e antigo, de preferência) como os nossos Leos e M-60s. Claro que dezenas de RPGs bem colocados acabam com qualquer blindagem, com proteção ativa e tudo, incluindo aquelas que lançam explosivos contra a ogiva atacante para provocar sua detonação prematura, mas aí eu perguntaria "e a Infantaria? E a AvEx? Onde estão?". UM ÚNICO tiro pode ser brabo de evitar, agora uma porção indica que alguém não está fazendo o seu serviço direito, vide os Russos na Chechênia, aquele baita fiasco... 8-]
Muito provavelmente um disparo de RPG-29 (105mm) com granada em tanden na blidagem secundaria põem qualquer MBT pesado fora de combate... estão sendo usados pela resistência no Iraque. Certamente vários Abrams postos fora de ação foram atingidos por esse tipo de munição...

Imagem

Esse tipo de munição também foi desenvolvida para RPG's mais antigos:

Imagem

PG-7VR tanden HEAT grenade




Editado pela última vez por Enlil em Sex Set 18, 2009 12:50 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#955 Mensagem por Bolovo » Qui Set 17, 2009 11:38 pm

Quando chegam?

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#956 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Set 17, 2009 11:57 pm

[081] [081] [081] [081]




lapa
Júnior
Júnior
Mensagens: 33
Registrado em: Qui Mai 28, 2009 9:20 am

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#957 Mensagem por lapa » Sex Set 18, 2009 12:57 am

camarada fcarvalho concordo plenamente com você.
Tenho uma grande sugestão sgt, continue a jogar seu futebol no belo campo do seu quartel a espera da guerra, que por tradição histórica esta muito difícil de acontecer.
tfa
lapa
SGT GUERRA escreveu:
ciclope escreveu:PRick, concordo com voçê em tudo.
E justamente isso que eu estava pensando. Pelo que estamos vendo o nosso exército terá uma grande capacidade ante-tanque com os nossos misseis de fabrico nacional, sem falar na obtenção de helicopteros de ataque que provavelmente serão MI-35M.
Os MBTs T-90 não servem para a região Amazônica!
Nós teremos aviões não tripulados que localizariam qualquer força blindada do tipo, sem falar dos nossos atuais R-99B.
Sabendo a sua localização no terreno, levando em conta a sua dificil e lenta velocidade de deslocamento, poderemos optar por um ataque de infantaria ante-tanque, helis de ataque ou o bom e velho fogo de artilharia. :idea:
Tb concordo, desde que essa Infantaria que vai atacar T 90 com armas anticarro seja a da aeronautica ou fuzileiros navais, eu estou de pleno acordo.
Deixem o EB guarnecendo as bases dos ultrasupermega heli de ataque, e podem fazer oq ue quiser nessa guerra de vcs.




Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5251
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 504 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#958 Mensagem por delmar » Sex Set 18, 2009 8:53 am

camarada fcarvalho concordo plenamente com você.
Tenho uma grande sugestão sgt, continue a jogar seu futebol no belo campo do seu quartel a espera da guerra, que por tradição histórica esta muito difícil de acontecer.
tfa
lapa
Camarada Lapa, se efetivamente uma guerra está muito difícil de acontecer qual a razão de estarmos gastando bilhões na compra de aviões, submarinos, helicópteros e similares? Muito mais razões teria o camarada para estar lá nas Aéreas e Navais condenando os gastos com compras bilionários e, no seu entender desnecessárias, do que contestando a necessidade da compra de alguns tanques, uma migalha perto do valor pago nas outras.
Quanto as pessoas que são contra a utilização de MBT pelo Brasil, penso que elas poderiam enriquecer facilmente. Bastaria utilizarem seus amplos conhecimento fazendo uma consultoria juntos aos exércitos dos EUA e da "Mãe Russia". Mostrar a eles o desperdício de dinheiro que representa a manutenção de milhares e milhares de MBT em suas forças.
Por último, quando falei na possibilidade do EB comprar no exterior equipamento pronto para substituir os M-113 quase fui linchado "de agora em diante só se feito no Brasil, nada de prateleira". E os Blackhawk que a FAB acaba de comprar? onde fica a fábrica brasileira? Não é de prateleira?
Não sou militar mas está havendo sim dois pesos e duas medidas no tratamento entrre as forças.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#959 Mensagem por Guerra » Sex Set 18, 2009 9:44 am

Nukualofa77 escreveu:
Túlio escreveu:Ainda estou por ver UM ÚNICO caso de MBT de última geração sendo destruído por UM ÚNICO RPG, seja qual for. Míssil AT (e não são todos) tudo tri, agora RPG como o AT-4/ALAC ou RPG-7 até 29 é para carro mais leve (e antigo, de preferência) como os nossos Leos e M-60s. Claro que dezenas de RPGs bem colocados acabam com qualquer blindagem, com proteção ativa e tudo, incluindo aquelas que lançam explosivos contra a ogiva atacante para provocar sua detonação prematura, mas aí eu perguntaria "e a Infantaria? E a AvEx? Onde estão?". UM ÚNICO tiro pode ser brabo de evitar, agora uma porção indica que alguém não está fazendo o seu serviço direito, vide os Russos na Chechênia, aquele baita fiasco... 8-]
Muito provavelmente um disparo de RPG-29 (105mm) com granada em tanden na blidagem secundaria põem qualquer MBT pesado fora de combate... estão sendo usados pela resistência no Iraque. Certamente vários Abrams postos fora de ação foram atingidos por esse tipo de munição...

Imagem

Esse tipo de munição também foi desenvolvida para RPG's mais antigos:

Imagem

PG-7VR tanden HEAT grenade
Nukualofa77. vc tem dados sobre quantos atiradores de RPG morreram no Iraque?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#960 Mensagem por Guerra » Sex Set 18, 2009 9:54 am

lapa escreveu: Tenho uma grande sugestão sgt, continue a jogar seu futebol no belo campo do seu quartel a espera da guerra, que por tradição histórica esta muito difícil de acontecer.
Mas nem precisa mandar, muito menos agradecer por mantermos a nação em paz. A nação me paga para isso. Tanto para manter meu preparo fisico, quanto para me manter num quartel garantindo essa maravilha de paz que vivemos.
Mas estamos ai na area, se me derrubar é penalti.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Responder