TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18301 Mensagem por Thor » Ter Set 15, 2009 5:53 pm

Talvez tenha perdido alguma coisa nos posts antigos, mas desde quando o custo operacional do F-18 é maior que o do Rafale? Interessante se isso for verdade.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18302 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Set 15, 2009 6:01 pm

Thor escreveu:Talvez tenha perdido alguma coisa nos posts antigos, mas desde quando o custo operacional do F-18 é maior que o do Rafale? Interessante se isso for verdade.
Na matemática do PRick deve ser. :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18303 Mensagem por PRick » Ter Set 15, 2009 6:02 pm

Thor escreveu:Talvez tenha perdido alguma coisa nos posts antigos, mas desde quando o custo operacional do F-18 é maior que o do Rafale? Interessante se isso for verdade.

O único dado concreto que temos é o consumo de combustível, que no F-18E é uns 10% maior que o Rafale, o resto são apenas especulações, nada mais. É impossível comparar o custo na França, com o custo nos EUA. Porque não só os métodos são diferentes, mas os insumos também. Só acredito em comparação de custos quando é feita pelo mesmo operador no mesmo país, usando planilhas idênticas, fora isso temos as propagandas.

E mesmo assim deve-se tomar muito cuidado, porque na maioria das vezes não estão computados nos custos da hora de voo, a infra-estrutura adicional para manter o caça.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18304 Mensagem por PRick » Ter Set 15, 2009 6:02 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Thor escreveu:Talvez tenha perdido alguma coisa nos posts antigos, mas desde quando o custo operacional do F-18 é maior que o do Rafale? Interessante se isso for verdade.
Na matemática do PRick deve ser. :mrgreen:
Certamente, não é na matemática de nossa mídia, essa nós sabemos como é feita.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18305 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Set 15, 2009 6:03 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Thor escreveu:Talvez tenha perdido alguma coisa nos posts antigos, mas desde quando o custo operacional do F-18 é maior que o do Rafale? Interessante se isso for verdade.
Na matemática do PRick deve ser. :mrgreen:
Na soma dos números complexos, ele descarta a parte real e considera só a parte imaginária, dele é claro. :twisted: :twisted: :twisted:

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18306 Mensagem por cvn73 » Ter Set 15, 2009 6:04 pm

De olho em caças, Boeing busca fornecedores no Brasil
15 de Setembro de 2009 | 16:43

Por Eduardo Simões



SÃO PAULO (Reuters) - A Boeing sinalizou nesta terça-feira com a possibilidade de ampliar sua rede de fornecedores no Brasil, na tentativa de mudar a balança da disputa para vender caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente favorável ao caça francês Rafale.

Para isso, a fabricante norte-americana realiza nesta semana conferências com 150 empresas brasileiras que podem conquistar uma fatia dos 45 bilhões de dólares anuais que a empresa gasta com fornecedores.

O diretor de relacionamento e novos negócios do programa F-18 da Boeing, Michael Coggins, estima que o Brasil represente menos de 10 por cento desse valor e acrescenta que existe espaço para que companhias brasileiras abocanhem uma fatia maior desse bolo, principalmente se o caça F-18 for escolhido pela FAB como vencedor do programa F-X2, que prevê a compra de 36 caças.

"É por isso que o F-X2 é importante para mudar isso (a baixa participação das empresas brasileiras na cadeia de fornecedores da Boeing)", disse ele durante encontro com jornalistas em São Paulo.

O apoio do governo dos Estados Unidos à proposta da Boeing estava claro no encontro com a imprensa, inclusive com a presença do cônsul-geral do EUA em São Paulo, Thomas White.

"O que está sendo oferecido aqui é o relacionamento com a maior empresa de defesa do mundo, que atua na maior economia do mundo, no maior mercado de defesa do mundo e que é parte de uma equipe que inclui alguns dos principais desenvolvedores de tecnologia do mundo", disse o cônsul.

O encontro da Boeing com a imprensa acontece cerca de uma semana depois da divulgação de uma nota conjunta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com seu colega francês, Nicolas Sarkozy, na qual o Brasil anunciou o início das negociações para a compra do Rafale, da Dassault.

Embora o comunicado de 7 de setembro tenha sido amplamente interpretado como um anúncio antecipado da vitória do Rafale no F-X2, o Ministério da Defesa soltou nota, no dia seguinte, afirmando que a concorrência não estava decidida e que os três finalistas poderão melhorar suas propostas. Além de Boeing e Dassault, a sueca Saab está na disputa com o caça Gripen NG.

"Não esperávamos o anúncio de 7 de setembro", disse o vice-presidente para o programa do caça F-18, Bob Gower. Ele afirmou, no entanto, ter obtido garantias de autoridades brasileiras que a concorrência será "aberta e justa".

O executivo procurou ainda destacar o que considera ser pontos negativos do Rafale, especialmente o preço da oferta, que segundo fontes ligadas ao governo francês seria da ordem de 5 bilhões de euros.

"Seria prematuro, durante uma competição, falarmos sobre o nosso preço, mas temos uma comparação extremamente favorável com os 5 bilhões de euros noticiado como preço do Rafale", disse Gower.

"Competimos com o Rafale várias vezes, em vários outros países, e vencemos todas elas. Tanto do ponto de vista da tecnologia, quanto do ponto de vista do preço", acrescentou.

INTERESSE EM CARGUEIRO

A Boeing também aproveitou a oportunidade para reiterar seu interesse no cargueiro KC-390, que a Embraer está desenvolvendo para a FAB.

"A Boeing e a Embraer, estão em estágio bastante avançado na colaboração para a plataforma do KC-390", disse Gower.

Segundo ele, a tecnologia desenvolvida para o C-17, avião de transporte da fabricante norte-americana, pode ser utilizada pela Embraer. no desenvolvimento do cargueiro.

"Isso pode reduzir o custo da KC-390 e aumentar a sua competitividade no mercado", disse o executivo.

O KC-390 vem atraindo a atenção dos finalistas do F-X2, que têm visto no cargueiro, cuja linha de montagem deve ficar pronta em sete anos, uma arma para seduzir o governo brasileiro no processo de escolha dos novos caças da FAB.

A intenção anunciada por Sarkozy de adquirir algumas unidades do cargueiro da Embraer é vista como um dos fatores que levaram à nota conjunta dos dois presidentes, que deu amplo favoritismo ao Rafale.




unanimidade só existe no cemitério
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18307 Mensagem por PRick » Ter Set 15, 2009 6:06 pm

FIGHTERCOM escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu: Na matemática do PRick deve ser. :mrgreen:
Na soma dos números complexos, ele descarta a parte real e considera só a parte imaginária, dele é claro. :twisted: :twisted: :twisted:

Abraços,

Wesley
:lol: :lol: A torcida ornganizada fazendo o corinho de sempre, mas não adianta, o F-18E continua sendo um Jaca que consome uma enormidade de combustível, principalmente, quando está com cargas sub-alares. :twisted: :twisted:

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18308 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Set 15, 2009 6:08 pm

PRick escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: Na soma dos números complexos, ele descarta a parte real e considera só a parte imaginária, dele é claro. :twisted: :twisted: :twisted:

Abraços,

Wesley
:lol: :lol: A torcida ornganizada fazendo o corinho de sempre, mas não adianta, o F-18E continua sendo um Jaca que consome uma enormidade de combustível, principalmente, quando está com cargas sub-alares. :twisted: :twisted:

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Tentou, mas não conseguiu. 8-] 8-] 8-]

Abraços,

Wesley




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18309 Mensagem por PRick » Ter Set 15, 2009 6:12 pm

cvn73 escreveu:
De olho em caças, Boeing busca fornecedores no Brasil
15 de Setembro de 2009 | 16:43

Por Eduardo Simões



SÃO PAULO (Reuters) - A Boeing sinalizou nesta terça-feira com a possibilidade de ampliar sua rede de fornecedores no Brasil, na tentativa de mudar a balança da disputa para vender caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente favorável ao caça francês Rafale.

Para isso, a fabricante norte-americana realiza nesta semana conferências com 150 empresas brasileiras que podem conquistar uma fatia dos 45 bilhões de dólares anuais que a empresa gasta com fornecedores.

O diretor de relacionamento e novos negócios do programa F-18 da Boeing, Michael Coggins, estima que o Brasil represente menos de 10 por cento desse valor e acrescenta que existe espaço para que companhias brasileiras abocanhem uma fatia maior desse bolo, principalmente se o caça F-18 for escolhido pela FAB como vencedor do programa F-X2, que prevê a compra de 36 caças.

"É por isso que o F-X2 é importante para mudar isso (a baixa participação das empresas brasileiras na cadeia de fornecedores da Boeing)", disse ele durante encontro com jornalistas em São Paulo.

O apoio do governo dos Estados Unidos à proposta da Boeing estava claro no encontro com a imprensa, inclusive com a presença do cônsul-geral do EUA em São Paulo, Thomas White.

"O que está sendo oferecido aqui é o relacionamento com a maior empresa de defesa do mundo, que atua na maior economia do mundo, no maior mercado de defesa do mundo e que é parte de uma equipe que inclui alguns dos principais desenvolvedores de tecnologia do mundo", disse o cônsul.

O encontro da Boeing com a imprensa acontece cerca de uma semana depois da divulgação de uma nota conjunta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com seu colega francês, Nicolas Sarkozy, na qual o Brasil anunciou o início das negociações para a compra do Rafale, da Dassault.

Embora o comunicado de 7 de setembro tenha sido amplamente interpretado como um anúncio antecipado da vitória do Rafale no F-X2, o Ministério da Defesa soltou nota, no dia seguinte, afirmando que a concorrência não estava decidida e que os três finalistas poderão melhorar suas propostas. Além de Boeing e Dassault, a sueca Saab está na disputa com o caça Gripen NG.

"Não esperávamos o anúncio de 7 de setembro", disse o vice-presidente para o programa do caça F-18, Bob Gower. Ele afirmou, no entanto, ter obtido garantias de autoridades brasileiras que a concorrência será "aberta e justa".

O executivo procurou ainda destacar o que considera ser pontos negativos do Rafale, especialmente o preço da oferta, que segundo fontes ligadas ao governo francês seria da ordem de 5 bilhões de euros.

"Seria prematuro, durante uma competição, falarmos sobre o nosso preço, mas temos uma comparação extremamente favorável com os 5 bilhões de euros noticiado como preço do Rafale", disse Gower.

"Competimos com o Rafale várias vezes, em vários outros países, e vencemos todas elas. Tanto do ponto de vista da tecnologia, quanto do ponto de vista do preço", acrescentou.

INTERESSE EM CARGUEIRO

A Boeing também aproveitou a oportunidade para reiterar seu interesse no cargueiro KC-390, que a Embraer está desenvolvendo para a FAB.

"A Boeing e a Embraer, estão em estágio bastante avançado na colaboração para a plataforma do KC-390", disse Gower.

Segundo ele, a tecnologia desenvolvida para o C-17, avião de transporte da fabricante norte-americana, pode ser utilizada pela Embraer. no desenvolvimento do cargueiro.

"Isso pode reduzir o custo da KC-390 e aumentar a sua competitividade no mercado", disse o executivo.

O KC-390 vem atraindo a atenção dos finalistas do F-X2, que têm visto no cargueiro, cuja linha de montagem deve ficar pronta em sete anos, uma arma para seduzir o governo brasileiro no processo de escolha dos novos caças da FAB.

A intenção anunciada por Sarkozy de adquirir algumas unidades do cargueiro da Embraer é vista como um dos fatores que levaram à nota conjunta dos dois presidentes, que deu amplo favoritismo ao Rafale.
As mesmas mentiras já postadas aqui, essa matéria é completamente repetitiva, a época de promessas já passou. Poderiam pelo menos colocar mentiras novas ou promessas novas, quem sabe o anuncio do Governo dos EUA em comprar ALX´s e KC-390, como os croassantes já fizeram com Tucanos e Xingus, e agora, com os KC-390. :P :P

Ele deveria acrescentar, o F-18E nunca competiu com o Rafale, só o F-15, que perdeu na parte técnica, de tecnologia, porém, os Coreanos são livres de toda a pressão de nosso país, afinal, não temos nenhuma tropa estacionada em seu território! :lol: :lol: :lol:

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18310 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Set 15, 2009 6:14 pm

PRick escreveu:
Thor escreveu:Talvez tenha perdido alguma coisa nos posts antigos, mas desde quando o custo operacional do F-18 é maior que o do Rafale? Interessante se isso for verdade.

O único dado concreto que temos é o consumo de combustível, que no F-18E é uns 10% maior que o Rafale, o resto são apenas especulações, nada mais. É impossível comparar o custo na França, com o custo nos EUA. Porque não só os métodos são diferentes, mas os insumos também. Só acredito em comparação de custos quando é feita pelo mesmo operador no mesmo país, usando planilhas idênticas, fora isso temos as propagandas.

E mesmo assim deve-se tomar muito cuidado, porque na maioria das vezes não estão computados nos custos da hora de voo, a infra-estrutura adicional para manter o caça.

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Não falei? :mrgreen:
PRick escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu: Na matemática do PRick deve ser. :mrgreen:
Certamente, não é na matemática de nossa mídia, essa nós sabemos como é feita.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18311 Mensagem por GDA_Fear » Ter Set 15, 2009 8:40 pm

Depois eu que adolescente entusiasta blablabla....Meus posts são imparciais, esse negócio de fanatismo é para amadores antes de ser torcedor de um vetor sou brasileiro antes de tudo. Depois eu que passo dos limites :roll: :roll: :lol: :lol: [003] [003] [003]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18312 Mensagem por PRick » Ter Set 15, 2009 9:14 pm

GDA_Fear escreveu:Depois eu que adolescente entusiasta blablabla....Meus posts são imparciais, esse negócio de fanatismo é para amadores antes de ser torcedor de um vetor sou brasileiro antes de tudo. Depois eu que passo dos limites :roll: :roll: :lol: :lol: [003] [003] [003]
Sim, seus ports são imparciais como um CD :lol: :lol: , que só tem um lado gravável, mais uma para os posts antológicos. Eu sou imparcial, coluna do meio, muito antes pelo contrário. Vadi retro satanás, eu tenho lado, e sei muito bem qual é ele, se você gosta da coluna do meio, pode ficar em CIMA do muro. :twisted: :twisted:

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18313 Mensagem por Penguin » Ter Set 15, 2009 9:17 pm

Trecho intrigante da excelente matéria...
[...]
ALIDE: Como a Dassault atenderia o requerimento brasileiro de ter permissão para incluir novos modelos de mísseis e sensores na aeronave selecionada para o F-X2? O Rafale será equipado com o míssil WVR A-Darter e com o modelo BVR Derby?

JPC: Nós recebemos um determinado número de requerimentos e faremos exatamente o que a FAB solicitou. Estas armas podem certamente ser integradas ao Rafale. Tudo isso deverá ser negociado posteriormente com a FAB, quando for estipulado que tipo de armamentos e de sensores serão integrados à aeronave. A integração de novas armas pode ser feita, mas, isso não é um processo barato. Nossa função é a de garantir que todas as funcionalidades estejam disponíveis com o menor risco técnico possível.

[...]
Eles não vão liberar tudo, 100% dos códigos?
A integração de novas armas não deveria ser um problema para a Dassault e sim do Brasil. Mas...




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18314 Mensagem por orestespf » Ter Set 15, 2009 9:19 pm

PRick, sua matemática está corretíssima. Se matemática não tem valor, bem, então deixo este assunto para outros. Digamos que você disse o certo (as contas) por linhas tortas, mas isso não tira seu mérito em momento algum (afinal você não é matemático formal).


Abração,

Orestes




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18315 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Set 15, 2009 9:34 pm

Santiago escreveu:Trecho intrigante da excelente matéria...
[...]
ALIDE: Como a Dassault atenderia o requerimento brasileiro de ter permissão para incluir novos modelos de mísseis e sensores na aeronave selecionada para o F-X2? O Rafale será equipado com o míssil WVR A-Darter e com o modelo BVR Derby?

JPC: Nós recebemos um determinado número de requerimentos e faremos exatamente o que a FAB solicitou. Estas armas podem certamente ser integradas ao Rafale. Tudo isso deverá ser negociado posteriormente com a FAB, quando for estipulado que tipo de armamentos e de sensores serão integrados à aeronave. A integração de novas armas pode ser feita, mas, isso não é um processo barato. Nossa função é a de garantir que todas as funcionalidades estejam disponíveis com o menor risco técnico possível.

[...]
Eles não vão liberar tudo, 100% dos códigos?
A integração de novas armas não deveria ser um problema para a Dassault e sim do Brasil. Mas...
Aos poucos a verdade vai aparecendo. Não existe aquele papo de 100% de ToTs, é o que a FAB pediu, nem mais nem menos.

Negociado posteriormente? Interessante, lembra a Boeing e aquele pacote de armamentos. Como era mesmo? Ahh, seria negociado posteriormente com a FAB.

Moral disso tudo? São todos iguais.


Abraços,

Wesley




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