Rafale F-1 para a MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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nveras
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Re: Rafale F-1 para a MB

#481 Mensagem por nveras » Seg Set 14, 2009 10:11 pm

O Pepê postou no BM que seriam 15 milhões de euros para um upgrade para F3. :|Per capita.




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
PRick

Re: Rafale F-1 para a MB

#482 Mensagem por PRick » Seg Set 14, 2009 10:15 pm

Corsário01 escreveu:Posso adiantar que os motores não são iguais.

Os do F3 são mais modernos e, esse era um dos questionamentos da MB, pois só seria viável com a troca dos mesmos. Questão de custos de manutenção. Parece que a versão do M F1 é bem mais "custosa" de se manter.

Frase do Macegueiro no fórum Base Militar:

"Se eu colocasse os valores aqui, coisa que não posso, ninguém mais ia querer ouvir falar de Rafale F1."

Logo......, acho que o F1 pode ter subido no telhado! :cry:
Não, isso é para quem não sabe o que estão falando. Os F1 foram equipados com as M-88-2E1, no início, porém todas sofreram upgrade para a versão M-88-2E4(a mesma que estão nos Rafales F-2), não existe grandes diferenças entre elas, e as modifcações do programa ECO, foram de tal maneira, que todos os Rafales F-2 possam ser reformados para o novo padrão. Por isso mesmo AdLA não quer mudar as turbinas, acha que não compensa passar para um padrão muito diferente, porque já possui uma quantidade muito grande de M-88. Qualquer upgrade será pensado para trazer o resto da frota para o mesmo patamar. Por sinal, eu já postei essa informação aqui. Não existem mais M-88-2E1 em serviço.

[]´s




PRick

Re: Rafale F-1 para a MB

#483 Mensagem por PRick » Seg Set 14, 2009 10:37 pm

Só para deixar bem claro o problema das turbinas, em 2004 todos os Rafale F-1 M tiveram suas turbinas passadas para o padrão atual ou M-88-2E4, conforme mostra o boletin do fabricante ou o GRUPO SAFRAN, segue a notícia na íntegra, ela ainda dá uma série de informações interessantes.

Fonte: http://www.le-webmag.com/article.php3?i ... 60&lang=en
Rafale’s engines feedback from Operation Heracles


When the Charles de Gaulle aircraft carrier set sail from the southern French port of Toulon for the Indian Ocean late last year, as part of "Operation Héraclès" (the French contribution to Enduring Freedom), two Rafale M F1-standard (air-to-air combat) fighters were poised on the flight deck. Within a few weeks, five more Rafales would join them to round out the naval air arm’s 12F squadron, in order to assess this new multirole fighter’s performance under real operational conditions. Each twin Snecma M88-2-powered Rafale in 12F made several sorties a day, carrying different loads, a very intensive schedule. According to Jacques Desclaux, M88 operations manager at Snecma, the preliminary results are very largely positive.


Rafale M ready for take-offOne key to the performance of the carrier-borne Rafale is the engine’s acceleration. During a catapult launch, the M88 has to accelerate from idle to full throttle in less than five seconds, so that the airplane can quickly reach the speed needed for a risk-free takeoff. With the plane already flying at 140 knots immediately following its launch, the pilot kicks in the afterburner ("reheat") for a few seconds, then turns it back off to reduce fuel consumption.

But if the pilot needs more power during combat, for instance, it only takes three seconds for the jet engines to throttle up from idle to full-throttle with afterburner. In just three seconds, the high-pressure turbine will spool up from 11,750 rpm to over 17,000 rpm! .

Snecma staff have gathered data indicating that, because of the assigned mission profiles, the engine’s hot sections are heavily stressed during operation. "In particular, pilots are flying a lot of high-speed, low-altitude missions at Mach 0.9, with a heavily loaded aircraft," explains Jacques Desclaux, M88 operations manager at Snecma. "Our technical staff participate in daily debriefings with the pilots, gathering the initial feedback which is absolutely invaluable for any engine manufacturer whose powerplant is making its operational debut. Today, both the French navy and its pilots are very satisfied with the M88-2 "a good sign that this engine packs a healthy punch!

From Stage 1 to Stage 4


Rafale M landing on carrierFor the last few months, the twin-engine Rafale M fighters deployed by squadron 12F have been equipped with a new Stage 4 version of the engine, the M88-2 E4. The Stage-4 M88-powered Rafale M was recently qualified by French defense procurement agency DGA. The Rafale Ms in service are now fitted with either two Stage 4 engines or a mix of Stage 1 and Stage 4 engines, a configuration which doesn’t make any different to piloting the aircraft.

The M88-2 Stage 4 provides a significant improvement in maintainability and fuel consumption (from 3 to 4% less), while maintaining thrust and throttle response. The operating temperature of the critical parts on the E4 was reduced, to increase service life. "Snecma Moteurs no longer produces the M88-2 Stage 1," says Jacques Desclaux, "but along with our production of new Stage 4 models, we have to provide retrofit kits to upgrade Stage 1 engines to the Stage 4 standard. Retrofits of the 29 engines in service should stretch through 2004. "Plans are to retrofit the engines at the 400 hour mark, given that the lifespan of a Stage 1 turbine is 200 hours." After 400 hours, we go directly to the Stage 4 standard, which now offers turbine life of about 700 hours "and we’re working hard to increase this figure very quickly."

The overall cost of ownership, largely based on component lifespan and engine maintainability, is a basic decision factor for customers. As Jacques Desclaux explains, "That’s why we designed a modular engine. The M88’s 21 modules - a record as far as we know - mean that ground crews can service the engine without having to completely remove it, which increases overall dispatch reliability. Based on its design and materials used, the M88-2 is the state of the art in combat aircraft engines."

M88 export version


12F squadron pilotsIn the West, today’s fighters no longer have to carry out the typical Cold War mission: climb as high and as fast as possible to The overall cost of ownership, largely based on component lifespan and engine maintainability, is a basic decision factor for customers. As Jacques Desclaux explains," intercept attackers. Instead, they have to be on the ready, awaiting information from an AWACS aircraft or a land-based early warning system, to launch missiles to intercept the enemy. This is of course one of the missions assigned to the Rafale, and for the French armed forces it doesn’t need any more power than it offers today: 2 x 7.5 tons of thrust with reheat.

But requirements may be different in export markets. Some countries don’t have their own early warning system like France, which means they need aircraft that can quickly take off and climb for the interception, while still providing attack and low-altitude penetration capabilities. In other words, the Rafale Export version requires additional thrust. "The M88-3C engine for the Export Rafale offers about 20% more thrust than the current Rafale engine," notes Jacques Desclaux. "But since economics are vital for our customers, we still maintained a reasonable cost of ownership by adapting the service life of engine components."

Whether on duty in France or abroad, however, the Rafale is the only new-generation fighter in service today that was designed from the ground up as a real multirole combat aircraft.




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Re: Rafale F-1 para a MB

#484 Mensagem por Carlos Lima » Seg Set 14, 2009 10:58 pm

Os motores dos F-1 realmente foram todos atualizados para o mesmo padrão das aeronaves atuais...

[]s
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Re: Rafale F-1 para a MB

#485 Mensagem por Carlos Lima » Seg Set 14, 2009 11:02 pm

PRick escreveu:Eu já havia postado a foto do primeiro Rafale F-1 aqui, o M-1. Assim que saiu da fábrica, nem com lançador de flares ele estava. Agora o memo caça já convertido para o F-3.

A marcação é clara.

Imagem

Agora ele com as últimas modificações, inclusive com Radar AESA, é conhecido como Rafale F-3+ ou Roadmap. Pelo que pude ver as últimas fotos dele, não existe mais a marcação da numeração 1.

Imagem

Então a modificação é plenamente viável e foi feita já num primeiro caça, não vou discutir custos, não li nada a respeito de quanto sairia a conversão.

[]´s
Lindas fotos PRick,

Mas essa aeronave possui algumas diferenças pois é instrumenta a para aferição do programa de desenvolvimento do F3... Ela não é nem um F1 e nem um F3 como os que estão saindo da fábrica.

Como disse é possível, mas uma conversão "normal" de F1 para F3 não traria as mesmas modificações da aeronave que você está ilustrando porque simplesmente teriam que construir o avião de novo (e foi mais ou menos isso que aconteceu com a aeronave em questão).

Uma modificação "normal" seria algo bem mais simples, porém... e convém frisar isso... é cara para caramba $$$$$$$$$$.

Espero que esteja claro que essa aeronave está mais para uma aeronave saida de fábrica nova do que uma conversão F1/F3 que é o ponto do debate.

[]s
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Re: Rafale F-1 para a MB

#486 Mensagem por Corsário01 » Ter Set 15, 2009 5:21 pm

Prick e demais. Atenção para o que vai abaixo:

"Meu caro Bucaneiro.
É com pesar que percebo que o Sr também está sendo vítima da desinformação francesa a respeito da motorização dos Rafale F1.
Nesse operação abordada no texto, a Flotille 12F contava com seus 9 F1 e 3 F2. Observe que em determinado ponto do texto, o autor passa a tecer loas sobre os motores M88-2 stage 4, mas para de se referir aos Rafale M F1, ficando só com o termo Rafale M e nem sequer menciona a presença dos F2, que pode ser constatada em outras fontes, inclusive oficiais da MB que estiveram presentes no De gaulle durante essa missão!
Por que? Porque é o F2 que tem o motor M88-2 E4, ao qual o autor se refere como Stage 4.
Consulta direta da MB sobre a motorização foram respondidas com dados de desempenho dos motores, mas sem menção ao modelo!!!!
Na própria entrevista publicada aqui na Alide, veja o que respondeu o representante da Dassault sobre qual motor está no avião: "versão mais moderna". A pergunta foi direta. Por que não respondeu taxativamente que era o E4???? (quem vcs acham que "sugeriu" a pergunta a nosso amigo Felipe?)
Por que não abrem o jogo?
Pensem...
"




Abraços,

Padilha
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Re: Rafale F-1 para a MB

#487 Mensagem por Corsário01 » Ter Set 15, 2009 5:23 pm

Seria interessante ao Prick, CB Lima e ao Marino que lá fossem e interagissem com o Macegueiro, pois me parece que tem angú neste caroço.




Abraços,

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Re: Rafale F-1 para a MB

#488 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 15, 2009 7:19 pm

Corsário01 escreveu:Seria interessante ao Prick, CB Lima e ao Marino que lá fossem e interagissem com o Macegueiro, pois me parece que tem angú neste caroço.
Que nada amigo...

Cada um sabe da história pode informantes diferentes.

Eu sei muito bem o que ouvi lá frente-a-frente dos caras da Dassault. Agora se a história não é totalmente essa, só abrindo um motor de Rafale F1 e olhar o selo do nome do motor para ver o que está escrito...

Ou seja... No Stress!!! :lol: 8-]

[]s
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Re: Rafale F-1 para a MB

#489 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Set 15, 2009 8:28 pm

Pelo que pesquisei, em fontes francesas na internet, os motores do Rafale F1 foram atualizados.

[]'s




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Re: Rafale F-1 para a MB

#490 Mensagem por Corsário01 » Ter Set 15, 2009 8:33 pm

AlbertoRJ escreveu:Pelo que pesquisei, em fontes francesas na internet, os motores do Rafale F1 foram atualizados.

[]'s
Poderia colocar alguns links para mim?




Abraços,

Padilha
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Re: Rafale F-1 para a MB

#491 Mensagem por Penguin » Ter Set 15, 2009 9:09 pm

Corsário01 escreveu:Prick e demais. Atenção para o que vai abaixo:

"Meu caro Bucaneiro.
É com pesar que percebo que o Sr também está sendo vítima da desinformação francesa a respeito da motorização dos Rafale F1.
Nesse operação abordada no texto, a Flotille 12F contava com seus 9 F1 e 3 F2. Observe que em determinado ponto do texto, o autor passa a tecer loas sobre os motores M88-2 stage 4, mas para de se referir aos Rafale M F1, ficando só com o termo Rafale M e nem sequer menciona a presença dos F2, que pode ser constatada em outras fontes, inclusive oficiais da MB que estiveram presentes no De gaulle durante essa missão!
Por que? Porque é o F2 que tem o motor M88-2 E4, ao qual o autor se refere como Stage 4.
Consulta direta da MB sobre a motorização foram respondidas com dados de desempenho dos motores, mas sem menção ao modelo!!!!
Na própria entrevista publicada aqui na Alide, veja o que respondeu o representante da Dassault sobre qual motor está no avião: "versão mais moderna". A pergunta foi direta. Por que não respondeu taxativamente que era o E4???? (quem vcs acham que "sugeriu" a pergunta a nosso amigo Felipe?)
Por que não abrem o jogo?
Pensem...
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Muito nó pelas costas...




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: Rafale F-1 para a MB

#492 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 15, 2009 9:28 pm

Santiago escreveu:
Corsário01 escreveu:Prick e demais. Atenção para o que vai abaixo:

"Meu caro Bucaneiro.
É com pesar que percebo que o Sr também está sendo vítima da desinformação francesa a respeito da motorização dos Rafale F1.
Nesse operação abordada no texto, a Flotille 12F contava com seus 9 F1 e 3 F2. Observe que em determinado ponto do texto, o autor passa a tecer loas sobre os motores M88-2 stage 4, mas para de se referir aos Rafale M F1, ficando só com o termo Rafale M e nem sequer menciona a presença dos F2, que pode ser constatada em outras fontes, inclusive oficiais da MB que estiveram presentes no De gaulle durante essa missão!
Por que? Porque é o F2 que tem o motor M88-2 E4, ao qual o autor se refere como Stage 4.
Consulta direta da MB sobre a motorização foram respondidas com dados de desempenho dos motores, mas sem menção ao modelo!!!!
Na própria entrevista publicada aqui na Alide, veja o que respondeu o representante da Dassault sobre qual motor está no avião: "versão mais moderna". A pergunta foi direta. Por que não respondeu taxativamente que era o E4???? (quem vcs acham que "sugeriu" a pergunta a nosso amigo Felipe?)
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Pensem...
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Muito nó pelas costas...
Gente... por favor... não vamos criar teorias da conspiração sobre o tema...

Fui eu quem estava lá conversei com os caras da Dassault e no meu entendimento os Rafales F-1 tiveram sim seus motores modernizados...

Ninguém fugiu de resposta alguma :)
[]s
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Re: Rafale F-1 para a MB

#493 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Set 15, 2009 10:19 pm

Corsário01 escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Pelo que pesquisei, em fontes francesas na internet, os motores do Rafale F1 foram atualizados.

[]'s
Poderia colocar alguns links para mim?
Corsário, acho que tem aqui mesmo nesse tópico.
Não os guardei, infelizmente, mas poderei procurar caso não os ache aqui.

Abraços




Alberto -
PRick

Re: Rafale F-1 para a MB

#494 Mensagem por PRick » Qua Set 16, 2009 1:35 am

Santiago escreveu:
Corsário01 escreveu:Prick e demais. Atenção para o que vai abaixo:

"Meu caro Bucaneiro.
É com pesar que percebo que o Sr também está sendo vítima da desinformação francesa a respeito da motorização dos Rafale F1.
Nesse operação abordada no texto, a Flotille 12F contava com seus 9 F1 e 3 F2. Observe que em determinado ponto do texto, o autor passa a tecer loas sobre os motores M88-2 stage 4, mas para de se referir aos Rafale M F1, ficando só com o termo Rafale M e nem sequer menciona a presença dos F2, que pode ser constatada em outras fontes, inclusive oficiais da MB que estiveram presentes no De gaulle durante essa missão!
Por que? Porque é o F2 que tem o motor M88-2 E4, ao qual o autor se refere como Stage 4.
Consulta direta da MB sobre a motorização foram respondidas com dados de desempenho dos motores, mas sem menção ao modelo!!!!
Na própria entrevista publicada aqui na Alide, veja o que respondeu o representante da Dassault sobre qual motor está no avião: "versão mais moderna". A pergunta foi direta. Por que não respondeu taxativamente que era o E4???? (quem vcs acham que "sugeriu" a pergunta a nosso amigo Felipe?)
Por que não abrem o jogo?
Pensem...
"
`

Muito nó pelas costas...
Como esse pessoal não se manca! Mas esse se entregou pela lingua!!! :twisted: :twisted:

A Operação Heracles foi realizada pela Marine National entre 2001-2006. Portanto, essas são as datas das Operações.

O primeiro Rafale M F-2 foi entregue em 05/2006 e o segundo em 10/2006, o terceiro só foi entregue em 2007, conforme a lista de entregas de cada Rafale.

http://frenchnavy.free.fr/aircraft/rafale/fleet.htm

O texto é de 2002! Com um upgrade já começado e que deveria terminar em até 2004, portanto, na época, não existia nenhum F-2 pronto!!! Por isso, o texto não fala de Rafales F-2, porque eles não existiam!!!!

O último ano da Operação Heracles, nunca poderiam haver mais de 02 F-2, porém, isso é altamente improvável, dificilmente um caça de nova versão seria mandado para fazer missões reais, talvez pudesse existir 01 caça no final de 2006 no CdG, somente para testes.

O texto é claro, a resposta dada ao CB Lima idem, os Rafales F-1 estão com as turbinas mais modernas ou as mais antigas modernizadas, quer dizer equivalentes as M-88-2E4. Qualquer outra coisa é querer criar tumulto sobre dados inexistentes.

[]´s




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Re: Rafale F-1 para a MB

#495 Mensagem por Túlio » Qua Set 16, 2009 2:17 pm

Tá, mas vamos supor que NÃO sejam as turbinas mais modernas (e notem que O LIMA, que esteve lá, com os índios, diz que são e que ninguém se esquivou de pergunta alguma) nem a eletrônica mais moderna nem o radar mais moderno nem a rebimboca da parafuseta mais moderna: como se comparariam operacionalmente aos nossos atuais Skyhawks? Seriam, mesmo em versão tão downgraded, inferiores ou mesmo iguais? Qualews...

Ah, mas tem a logística, esqueci...

A do Skyhawk é uma barbada, né? TODOS estão voando que nem Quero-quero (que passa quase o tempo todo no chão)...

Menos ai, Padilha véio. Ah, e que tale convidares o tale de Macegueiro para cá? Não sei se iria durar, tem jeito de troll... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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