TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18256 Mensagem por orestespf » Seg Set 14, 2009 8:25 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Orestes, se você reparar, não há diferença entre o pensamento de antes e o agora. A diferença é que, antes, o processo conforme defendo (exposto acima), teria sim sido atropelado, o que se provou uma conclusão errada com o acerto do discurso. A grande crítica da minha parte nem foi da decisão, e sim da aparente ida e vinda. Creio que a situação hoje é mais clara.

Eu não afirmei que a compra do Rafale seja direta. O que quis dizer é que, nesse tipo de compra, após o vencedor ter sido escolhido, não deixa de ser um processo de compra direta, já que não há nada que obrigue o governo a ir até o final, nem qualquer instrumento que os perdedores tenham à disposição para impedir, como existe numa licitação. No entanto, essa compra direta foi abalizada por uma concorrência, isso é o que realmente importa.

Abraços,
Vinícius, não vamos ficar remoendo, isto é coisa menor, porém você disse com todas as letras e em vários posts que a atitude do Governo foi um atropelo à FAB. Que foi atropelo, foi sim, mas não atropelou a FAB (o que é muito diferente). Claro que eu não seria estúpido para procurar os posts e colá-los aqui, seria uma ofensa sem igual a você (e que jamais faria, não nestes moldes).

Sobre a íntegra do primeiro parágrafo, perfeito. Fico feliz que tenha compreendido as coisas.

Sobre a íntegra do segundo parágrafo, bem, espero que tenha o mesmo fim do conteúdo do primeiro; falta pouco. Claramente você ainda não entendeu o que aconteceu e onde as coisas vão parar. Não se ofenda, não se trata de opiniões (não desta vez).

Abraços,

Orestes

PRick

#18257 Mensagem por PRick » Seg Set 14, 2009 8:26 pm

orestespf escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Porra, só o Orestes mesmo pra aguentar... :lol:
Tô fora! Resolvam esta parada aí com o PRick, se for o caso, comprem um cuecão HY-100, mas me deixe fora disto aé, pows!!! :evil: :evil:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Pois é, eles estão carentes! Mas a minha baguete só quer saber da Carla Bruni :mrgreen: :mrgreen: , hômi, tô fora também! Esses russófilos gostam lá da terra onde homi se beija na boca, os outros gostam dos ares frescos dos suecos, e tem as coisas de japonês, e ainda tem a turma que gosta do rabo preso, e do bafo no cangote!!! :twisted: :twisted:

[]´s

PRick

#18258 Mensagem por PRick » Seg Set 14, 2009 8:34 pm

Santiago escreveu:DATE:13/09/09
SOURCE:Flight International
Closer political ties raise prospects for renewed alliance between Dassault and Embraer
By Stephen Trimble

Growing political ties between Brazil and France may possibly lead to the rebirth of an even more powerful Dassault/Embraer alliance stretching beyond even their common interests in business jets and combat aircraft.
A joint communiqué issued by presidents Nicolas Sarkozy of France and Luiz Inacio Lula da Silva of Brazil commit their governments to pursing closer links in the aerospace industry........
Até que enfim apareceu um texto interessante, é o caminho lógico para uma parceria sensata, a Dassault deve estar com um pé atrás ainda com os problemas anteriores, mas já existe uma base para que a parceria vá para frente. Vamos ver os próximo passos da novela FX-2.

[]´s

orestespf
Sênior
Sênior

#18259 Mensagem por orestespf » Seg Set 14, 2009 9:23 pm

Franz Luiz escreveu:
orestespf escreveu: ........
A pergunta que resta e que responde a tudo isso que aconteceu, acontece e acontecerá é: qual o cenário geopolítico que "sensibilizou" o Governo para que a decisão dos caças fosse de natureza política?

Esta pergunta é tão crucial que responde algo que poucos se perguntaram: por que este governo "resolveu" investir pensadamente em equipamentos militares? Um coisa é certa, pra fazer média com os militares é que não foi.

Abração,

Orestes
Orestes, realmente muito boa pergunta. A sua intenção de forçar o raciocínio funcionou e agora me "encafifou",
como se diz aqui no interior de Sao Paulo.
Já estou queimando meus neurônios e as idéias iniciais me deixaram muito curioso ( e possivelmente
preocupado) com o cenário que este povo "de cima" vislumbra para as próximas décadas.
Vou pensar bastante nisto.
Um abraço

Franz Luiz
Olá Franz,

tudo bem? Vou lhe contar uma coisa (não conte para mais ninguém do fórum. :mrgreen: ), entrei aqui interessado no hardware (infos sobre os equipamentos que temos e teremos), com o tempo cheguei a conclusão que tudo isso conta pouco ou quase nada. É importante sim, muito, mas o que chega pra gente é pra lá de questionável (a prática nos ensina estas coisas). Então me interessei por outras questões, por exemplo, o que somos, o que temos, o que teremos e o que queremos ser. Assim os mestres de fato me ensinaram.

Só que tenho vários defeitos, um deles é ser professor, ou seja, não entregar de badeja, mas sim provocar o livre pensamento (certo ou errado, não conta, o que vale é pensar, é assim que se aprende a tomar decisões quando for o caso e momento). Este defeito reside no fato de não ser professor, mestre ou doutor neste fórum, aqui não se ensina, se aprende. Por outro lado, as sementinhas plantadas renderam árvores e frutos, basta ver por aí, povo está mais crítico do que nunca. Mas também ganhei inimigos que nem conheço... Deixemos as estrelas verdadeiras nascerem, deixemos as estrelas que se acham constelações se apagarem pela própria implosão (virarão buracos negros). O Orestes é uma Lua, sua luz é reflexões de estrelas mais brilhantes; uns acham, uns têm certeza, uns já foram para o buraco negro e não perceberam.

Sobre o FX-2, bem, os fatos estão aí, mas ver é complicado. Mas o matemático é treinado para ver no escuro, a arte de enxergar o lado escuro da lua (a pura abstração), logo é capaz de ver o que poucos veem, porém é possível ver o que não existe (teoria da conspiração, dizem). Este péssimo hábito (mais um, viu?) faz com que minhas ansiedades precisem ser compartilhadas com outros, não para dizer ou provar que estou certo, mas para provocar o que realmente tem boa visão a dizer e mostrar o quanto sabe. Fazer Ciência é isso, responder acertadamente a poucas coisas, mas provocar sabiamente alguns para que façam muito mais.

Como não tenho competência e habilidade para responder certas coisas, opto por perguntar. Não para ter respostas que me satisfazem, mas para abrir a janela para que outros possam ver o sol e brilhar mais, até, do que ele. Minha luz já se desvanece, mas o esbravejar dos tolos só os restarão menos iluminados.

Forte abraço,

Orestes

DBader
Avançado
Avançado

#18260 Mensagem por DBader » Seg Set 14, 2009 9:28 pm

PRick escreveu:
Santiago escreveu:DATE:13/09/09
SOURCE:Flight International
Closer political ties raise prospects for renewed alliance between Dassault and Embraer
By Stephen Trimble

Growing political ties between Brazil and France may possibly lead to the rebirth of an even more powerful Dassault/Embraer alliance stretching beyond even their common interests in business jets and combat aircraft.
A joint communiqué issued by presidents Nicolas Sarkozy of France and Luiz Inacio Lula da Silva of Brazil commit their governments to pursing closer links in the aerospace industry........
Até que enfim apareceu um texto interessante, é o caminho lógico para uma parceria sensata, a Dassault deve estar com um pé atrás ainda com os problemas anteriores, mas já existe uma base para que a parceria vá para frente. Vamos ver os próximo passos da novela FX-2.

[]´s
Algoritmo PRick de Avaliação de Artigos

Fala bem do Rafale/Dassault = artigo interessante
Fala mal do Rafale/Dassault = especulação, porcaria, lixo, panfleto, irrelevante, comprado, ...

[]s,
Douglas Bader

Imagem
orestespf
Sênior
Sênior

#18261 Mensagem por orestespf » Seg Set 14, 2009 9:32 pm

nveras escreveu:Eu fiz uma suposição lá pelas pg 1000 de que, para acharmos o melhor parceiro para nós, deveriamos nos perguntar: -para quem o Brasil é melhor, para França ou para os USA.
Se achássemos a resposta desta pergunta, este seria o nosso caminho. O parceiro que terá menos probabilidade de nos virar as costas.
Acho que o governo foi por este caminho.
Agora, o investimento pesado nas FFAA é realmente de encucar. Talvez pelo tão querido assento no CD ONU.
Olá NVeras,

se me permite a estupidez da incompreensão, gostaria de lhe dizer que não consegui entender outra coisa de seu post que não seja o fato de ter associado o Brasil com uma maravilhosa prostituta. Sim, se devemos ser o melhor para alguém é porque temos a intenção de nos prostituir. O Brasil tem que ser o melhor pra ele e os demais (EUA, França e outros) que se prostituam por nós. :mrgreen: :mrgreen:

E sem, ofender, não me parece muito crível a ideia de um "parceiro que nos vire as costas" ( :twisted: :twisted: ), estes aí citados por você não têm este hábito, pelo contrário. Eles têm o hábito de nos dizer para "ficar na frente deles" e com toda cordialidade, se é que me entende... :evil: :evil:

O investimento pesado não é por causa do CS, isto seria coisa menor neste instante. Acredite nisso! :wink:

Mais uma pergunta: se não fosse o Lula a investir pesado nas FFAA e na Defesa, outro presidente faria a mesma coisa?

Para ajudar: não!!!! Por quê? Não quero dizer agora e nem insinuar que este governo é melhor do que outros, mas que tem motivos, ah, isso tem! :wink:

Grande abraço,

Orestes

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6526 vezes
Agradeceram: 6898 vezes
Contato:

#18262 Mensagem por Túlio » Seg Set 14, 2009 9:32 pm

Não me leves a mal, Cabôco véio, mas soltaste duas verdadeiras PÉROLAS DO DB:

:arrow: "O Orestes é uma lua": ainda se fosse dito pelo Bourne... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

:arrow: "uns já foram para o buraco negro e não perceberam." - peraí, conforme o tipo de 'buraco negro", tô nessa! (outra Bourne-style)... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#18263 Mensagem por Penguin » Seg Set 14, 2009 9:35 pm

DBader escreveu:
PRick escreveu: Até que enfim apareceu um texto interessante, é o caminho lógico para uma parceria sensata, a Dassault deve estar com um pé atrás ainda com os problemas anteriores, mas já existe uma base para que a parceria vá para frente. Vamos ver os próximo passos da novela FX-2.

[]´s
Algoritmo PRick de Avaliação de Artigos

Fala bem do Rafale/Dassault = artigo interessante
Fala mal do Rafale/Dassault = especulação, porcaria, lixo, panfleto, irrelevante, comprado, ...

[]s,
Douglas Bader
Fala bem do Rafale/Dassault = artigo interessante = 1
Fala mal do Rafale/Dassault = especulação, porcaria, lixo, panfleto, irrelevante, comprado, ... = 0

Prick é binário!

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

#18264 Mensagem por nveras » Seg Set 14, 2009 9:40 pm

orestespf escreveu:
nveras escreveu:Eu fiz uma suposição lá pelas pg 1000 de que, para acharmos o melhor parceiro para nós, deveriamos nos perguntar: -para quem o Brasil é melhor, para França ou para os USA.
Se achássemos a resposta desta pergunta, este seria o nosso caminho. O parceiro que terá menos probabilidade de nos virar as costas.
Acho que o governo foi por este caminho.
Agora, o investimento pesado nas FFAA é realmente de encucar. Talvez pelo tão querido assento no CD ONU.
Olá NVeras,

se me permite a estupidez da incompreensão, gostaria de lhe dizer que não consegui entender outra coisa de seu post que não seja o fato de ter associado o Brasil com uma maravilhosa prostituta. Sim, se devemos ser o melhor para alguém é porque temos a intenção de nos prostituir. O Brasil tem que ser o melhor pra ele e os demais (EUA, França e outros) que se prostituam por nós. :mrgreen: :mrgreen:

E sem, ofender, não me parece muito crível a ideia de um "parceiro que nos vire as costas" ( :twisted: :twisted: ), estes aí citados por você não têm este hábito, pelo contrário. Eles têm o hábito de nos dizer para "ficar na frente deles" e com toda cordialidade, se é que me entende... :evil: :evil:

O investimento pesado não é por causa do CS, isto seria coisa menor neste instante. Acredite nisso! :wink:

Mais uma pergunta: se não fosse o Lula a investir pesado nas FFAA e na Defesa, outro presidente faria a mesma coisa?

Para ajudar: não!!!! Por quê? Não quero dizer agora e nem insinuar que este governo é melhor do que outros, mas que tem motivos, ah, isso tem! :wink:

Grande abraço,

Orestes
Meu caro Orestes. Eu tirei isto de um simples ditado conhecido por todos.
"Nações não têm amigos, têm interesses."
Concordo contigo que o que eles querem é nos ver por trás. Já no quartel , quando o Cmdt estava de mau humor, andavamos com o brioco encostado na parede porque o car#@# alado estava solto.
Que papo mais estranho
:?: :?:
Mas é isso, eu me referi a interesses.

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
orestespf
Sênior
Sênior

#18265 Mensagem por orestespf » Seg Set 14, 2009 9:44 pm

Bender escreveu: ...
Go to Tiête 8-]

Sds
Nada do que você escreve vai para o Tietê, Bender (e para deixar claro e constar, nem o que o Carlos escreve). Cada um é um rio, mas os Tietês não são todos. :wink:

Abração,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#18266 Mensagem por orestespf » Seg Set 14, 2009 9:46 pm

Túlio escreveu:Não me leves a mal, Cabôco véio, mas soltaste duas verdadeiras PÉROLAS DO DB:

:arrow: "O Orestes é uma lua": ainda se fosse dito pelo Bourne... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

:arrow: "uns já foram para o buraco negro e não perceberam." - peraí, conforme o tipo de 'buraco negro", tô nessa! (outra Bourne-style)... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Então bota lá nos anais (sem trocadilhos desta vez), POWS!!!!! :lol: :lol: :lol:

Bem, sem corrigir o incorrigível, estou me sentindo uma lua mesmo, assim mesmo, com "l" minúsculo, mas não se esquente, um dia (breve, torço) ela voltará a ficar cheia. :twisted: :twisted: :twisted:

orestespf
Sênior
Sênior

#18267 Mensagem por orestespf » Seg Set 14, 2009 9:49 pm

nveras escreveu: Meu caro Orestes. Eu tirei isto de um simples ditado conhecido por todos.
"Nações não têm amigos, têm interesses."
Concordo contigo que o que eles querem é nos ver por trás. Já no quartel , quando o Cmdt estava de mau humor, andavamos com o brioco encostado na parede porque o car#@# alado estava solto.
Que papo mais estranho
:?: :?:
Mas é isso, eu me referi a interesses.
NVeras, a coisa é que são eles que nos querem ver pela frente (eles por trás, POWS!!!). :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Entendi o que você disse antes e agora, só fiz um trocadilho com suas falas, não se avexe, foi apenas uma brincadeira (você está corretíssimo em sua análise, eu que brinquei além das contas).

Grande abraço,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#18268 Mensagem por orestespf » Seg Set 14, 2009 9:51 pm

DBader escreveu: Fala bem do Rafale/Dassault = artigo interessante

[]s,
Douglas Bader
Já que "está na moda"... Heronim???? :shock: :shock: :shock:

Bender

#18269 Mensagem por Bender » Seg Set 14, 2009 10:01 pm

orestespf escreveu:
Bender escreveu: ...
Go to Tiête 8-]

Sds
Nada do que você escreve vai para o Tietê, Bender (e para deixar claro e constar, nem o que o Carlos escreve). Cada um é um rio, mas os Tietês não são todos. :wink:

Abração,

Orestes
[009]

E nada de LUA CHEIA! :shock: LUA NOVA! :mrgreen:

Sds.

Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#18270 Mensagem por Beronha » Seg Set 14, 2009 10:12 pm

orestespf escreveu:
Olá NVeras,

Grande abraço,

Orestes
O despertar da nação para essas aquisiçoes está atrelado com algo "iminente" tal como escalada armamentista bolivariana, bases americanas, 4 frota, e pasmem... ONGS :shock:
Somente com as informações levantadas ultimamente em ONGS "zoiudas" no nosso território, disparou o (graças a Deus) sinal de alerta aos "mandatários civis" que insistiam em não visualizar o problema...
Essa jogada de xadrex do Lula, reforça a ideia de que diversos setores de nossas FA estão sendo bisbiliotados com certa pontualidade, e a sua descisão de dar a cara pra bater, resume-se a não colher os frutos politicos/eleitoreiros, mas ao plano estratégico formulado, mantendo-se fora do guarda-chuva americano.
Para a maioria dos Brasileiros, a aquisição de 36 aeronaves ou 5 subs parece dispendiosa e ao mesmo tempo ineficaz (é so ver o jornalista que disse que um único PA americano leva 90 aeronaves de 1a.).
Certamente o soufa com os franceses do ponto estratégico, nos faz NÃO criar "rusgas" com os argentinos (Respeito-os demais, torço pela recuperação breve) e nem com os venezuelanos (o chaves vai falar mal como?) sem contar a simpatia que os franceses (estou enganado?) tem na região.
Resta saber se os Americanos nos intimidarão com bases no paraguai e uruguai também...
A Nova fab é só a força mais visivel dessa nova estratégia, provavelmente o exercito virá a ser a força em que mais se perceberá (visivelmente) mudanças, não só em equipamentos, mas em material humano qualificado (profissionalização acelerada)

ps... por falar em lua; A melhor lua para se plantar mandioca é a lua de mel. ... :mrgreen:

Responder