![[009]](./images/smilies/009.gif)

http://www.sindramas.com/phpBB3/viewtop ... 92#p242692
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Tulio,Túlio escreveu:O nosso véio e querido PRick Amorim () só esqueceu de dizer que a imprensa faz rigorosamente a mesma kôza em Países não-capitalistas, ou seja, o diabo tem a mesma cara em todas as partes. No fim, tudo se resume a dinheiro e poder, aqui ou lá. Peraí: lá também se arrisca o pescoço...
![]()
![]()
![]()
![]()
E se não precisa de concorrência, por quê fizeram, então? Aliás, que eu saiba não precisa mesmo, mas retorna com mais vigor a pergunta: POR QUÊ FIZERAM, ENTÃO???
Só aqui no DB se economizaria uma saída do ar - por causa do número de acessos em 07/09, que estourou a banda e derrubou um balaio de outros Sites que num tinham nada com isso, nem sabiam o que era Rafale- e milhares de posts, POWS!!!
Era só o Presidente Lula ter dito, anos atrás: após muita negociação (nos bastidores, claro), escolhi o caça tale, vamos comprar assim e assado, a FAB agora vai ser a mais forte da AS e...VIVA O BRASIL!!!
Pronto, sem espaço a charlaiadas...
Vejam o teor uma vez dispensada a Licitação, a dispensa precisa de justificativa, mas não existe mais nenhuma norma que regulamente o procedimento da compra de material bélico.Presidência da República
Subchefia para Assuntos Jurídicos
DECRETO Nº 2.295, DE 4 DE AGOSTO DE 1997.
Regulamenta o disposto no art. 24, inciso IX, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e dispõe sobre a dispensa de licitação nos casos que possam comprometer a segurança nacional.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 24, inciso IX, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, ouvido o Conselho de Defesa Nacional,
DECRETA:
Art 1º Ficam dispensadas de licitação as compras e contratações de obras ou serviços quando a revelação de sua localização, necessidade, característica do seu objeto, especificação ou quantidade coloque em risco objetivos da segurança nacional, e forem relativas à:
I - aquisição de recursos bélicos navais, terrestres e aeroespaciais;
II - contratação de serviços técnicos especializados na área de projetos, pesquisas e desenvolvimento científico e tecnológico;
III - aquisição de equipamentos e contratação de serviços técnicos especializados para a área de inteligência.
Parágrafo único. As dispensas de licitação serão necessariamente justificadas, notadamente quanto ao preço e à escolha do fornecedor ou executante, cabendo sua ratificação ao titular da pasta ou órgão que tenha prerrogativa de Ministro de Estado.
Art 2º Outros casos que possam comprometer a segurança nacional, não previstos no art. 1º deste Decreto, serão submetidos à apreciação do Conselho de Defesa Nacional, para o fim de dispensa de licitação.
Art 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 4 de agosto de 1997; 176º da Independência e 109º da República.
Wolfgang escreveu:Porque não daria para BARGANHAR, nobre gaudério...
Túlio escreveu:Wolfgang escreveu:Porque não daria para BARGANHAR, nobre gaudério...
Pois penso exatamente o oposto, Mr. Mallmsteen: daria para barganhar MELHOR, isso sim!!!
Tudo por debaixo dos panos, transparência zero, vem o Francês e me oferece x, daí eu bem na surdina chego no ianque e mostro pra ele a proposta do Francês, ele me diz e põe no papel: eu ofereço x+1; daí mostro pro Sueco e assim vou indo, até chegar ao ponto de a tigrada me dizer, um por um: daqui não passo! Então tá, escolhi meu caça!
Túlio escreveu:Então qual a razão dessa frescuragem toda, tipo 'O Presidente Lula não podia ter falado que ia comprar Rafale', 'Onde estava o Ministro Jobim', 'Quedê-le o Brigadeiro Saito', 'Por quê a FAB não escreveu nada no seu informativo' e esse monte de barbaridades que está aparecendo nos Fóruns e na mídia do mundo inteiro? Não seria mais fácil negociar e escolher na surdina, já aparecendo com o contrato assinado? Pelo que vi no Decreto, PODIA ter sido assim: POR QUÊ NÃO FOI?
Algo cheira BEM mal...
Exatamente... o problema é que essas donzelas por definição estão substituindo tantos aviões em suas F Aéreas/Marinhas e são tão avançados em termos de polivalência, tecnolgias e capacidades que as tornam muito $$$$$$$$$$$$$$$ caras... sem pressão explicita não levamos nada... só a conta... e essa é cara!Wolfgang escreveu:Túlio escreveu:
Pois penso exatamente o oposto, Mr. Mallmsteen: daria para barganhar MELHOR, isso sim!!!
Tudo por debaixo dos panos, transparência zero, vem o Francês e me oferece x, daí eu bem na surdina chego no ianque e mostro pra ele a proposta do Francês, ele me diz e põe no papel: eu ofereço x+1; daí mostro pro Sueco e assim vou indo, até chegar ao ponto de a tigrada me dizer, um por um: daqui não passo! Então tá, escolhi meu caça!
Aí na surdina os franceses, americanos, suecos e russos acordam em não nos repassar nada significativo... Ninguém perde, ninguém ganha...
Tu acreditas mesmo nisso, cupincha? Citaste quatro vendedores, eu só vou comprar de UM (detalhe: VOU COMPRAR MESMO, ELES SABEM!!!), dois deles estão à beira de fechar as portas, ao menos de suas linhas de caças, dos outros dois talvez só os Russos estejam relativamente tranqüilos sobre isso e todos iriam agir comigo como se estivéssemos em 2002, o tutu jorrando à vontade dos bancos, nem se sonhava com o Grande Desastre de set/2008? Qualews...Wolfgang escreveu:
Aí na surdina os franceses, americanos, suecos e russos acordam em não nos repassar nada significativo... Ninguém perde, ninguém ganha...
Não foi porque a FAB não quer o Rafale de jeito nenhum, capisce?!Túlio escreveu:Então qual a razão dessa frescuragem toda, tipo 'O Presidente Lula não podia ter falado que ia comprar Rafale', 'Onde estava o Ministro Jobim', 'Quedê-le o Brigadeiro Saito', 'Por quê a FAB não escreveu nada no seu informativo' e esse monte de barbaridades que está aparecendo nos Fóruns e na mídia do mundo inteiro? Não seria mais fácil negociar e escolher na surdina, já aparecendo com o contrato assinado? Pelo que vi no Decreto, PODIA ter sido assim: POR QUÊ NÃO FOI?
Algo cheira BEM mal...
Isto é igual a ex-mulher, ela pode voltar e dizer que lhe dá tudo e algo mais, mas se você não quiser, então não rola. É isto, quando não se quer não adianta oferecer mundos e fundos. Seria interessante ver os americanos oferecendo os caças de graça, semelhante a Israel e ver a posição do Governo.cb_lima escreveu:Excelentes posts Mestre Túlio![]()
Afinal não era de se esperar menos de você!!
Olha, interessante é agora ver e ouvir os americanos quererem comprar 100 S Tucano e até a Boeing vendendo KC-390![]()
Talvez o que o Presidente Lula tenha conseguido com sua declaração tenha sido na verdade conseguir mais barganha ainda com o pessoal de Paris e de lambuja ainda colocar os EUA em uma saia justa, porque afinal ficará feio prometerem mundos e fundos e só porque não conseguirem vender 36 caças fazerem biquinho e negarem tudo no futuro.
Só estou tentando ver as coisas sob uma perspectiva mais positiva para ser honesto.
Acho praticamente inevitável irmos de Rafale e vamos ver o que mais conseguiremos com isso![]()
[]s
CB_Lima
Non, io non capisco!DBader escreveu:Não foi porque a FAB não quer o Rafale de jeito nenhum, capisce?!Túlio escreveu:Então qual a razão dessa frescuragem toda, tipo 'O Presidente Lula não podia ter falado que ia comprar Rafale', 'Onde estava o Ministro Jobim', 'Quedê-le o Brigadeiro Saito', 'Por quê a FAB não escreveu nada no seu informativo' e esse monte de barbaridades que está aparecendo nos Fóruns e na mídia do mundo inteiro? Não seria mais fácil negociar e escolher na surdina, já aparecendo com o contrato assinado? Pelo que vi no Decreto, PODIA ter sido assim: POR QUÊ NÃO FOI?
Algo cheira BEM mal...