FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1157 Mensagem por PRick » Qui Set 10, 2009 5:16 pm

Túlio escreveu:O nosso véio e querido PRick Amorim ( :twisted: ) só esqueceu de dizer que a imprensa faz rigorosamente a mesma kôza em Países não-capitalistas, ou seja, o diabo tem a mesma cara em todas as partes. No fim, tudo se resume a dinheiro e poder, aqui ou lá. Peraí: lá também se arrisca o pescoço... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

E se não precisa de concorrência, por quê fizeram, então? Aliás, que eu saiba não precisa mesmo, mas retorna com mais vigor a pergunta: POR QUÊ FIZERAM, ENTÃO???

Só aqui no DB se economizaria uma saída do ar - por causa do número de acessos em 07/09, que estourou a banda e derrubou um balaio de outros Sites que num tinham nada com isso, nem sabiam o que era Rafale :mrgreen: - e milhares de posts, POWS!!!

Era só o Presidente Lula ter dito, anos atrás: após muita negociação (nos bastidores, claro), escolhi o caça tale, vamos comprar assim e assado, a FAB agora vai ser a mais forte da AS e...VIVA O BRASIL!!!

Pronto, sem espaço a charlaiadas... 8-]
Tulio,

Não existe concorrência, existe um Programa Técnico no âmbito da FAB, que simula uma concorrência, o que vale é esse decreto abaixo. Os regulamentos da FAB só são obrigatórios para os militares, não são lei.
Presidência da República
Subchefia para Assuntos Jurídicos


DECRETO Nº 2.295, DE 4 DE AGOSTO DE 1997.

Regulamenta o disposto no art. 24, inciso IX, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e dispõe sobre a dispensa de licitação nos casos que possam comprometer a segurança nacional.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 24, inciso IX, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, ouvido o Conselho de Defesa Nacional,

DECRETA:
Art 1º Ficam dispensadas de licitação as compras e contratações de obras ou serviços quando a revelação de sua localização, necessidade, característica do seu objeto, especificação ou quantidade coloque em risco objetivos da segurança nacional, e forem relativas à:

I - aquisição de recursos bélicos navais, terrestres e aeroespaciais;

II - contratação de serviços técnicos especializados na área de projetos, pesquisas e desenvolvimento científico e tecnológico;

III - aquisição de equipamentos e contratação de serviços técnicos especializados para a área de inteligência.

Parágrafo único. As dispensas de licitação serão necessariamente justificadas, notadamente quanto ao preço e à escolha do fornecedor ou executante, cabendo sua ratificação ao titular da pasta ou órgão que tenha prerrogativa de Ministro de Estado.

Art 2º Outros casos que possam comprometer a segurança nacional, não previstos no art. 1º deste Decreto, serão submetidos à apreciação do Conselho de Defesa Nacional, para o fim de dispensa de licitação.

Art 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 4 de agosto de 1997; 176º da Independência e 109º da República.
Vejam o teor uma vez dispensada a Licitação, a dispensa precisa de justificativa, mas não existe mais nenhuma norma que regulamente o procedimento da compra de material bélico.

Passa a ser o Responsável pela área, a pessoa com competência para tomar a medida, de acordo com a Constituição Federal, no caso das FA´s é comandante supremo, o Presidente, que pode, prorrogar sua competência a um dos Comandantes da Força.

Não existe o que justificar publicamente, dado que a compra é de Segurança Nacional, quer dizer tem valor fundamental a subjetividade, o segredo e a defesa da nação. Delegação de quem foi eleito.

Dessa vez o Craudio Umbreto está certo, é uma simulação, não uma concorrência.

[]´s




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60777
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6406 vezes
Contato:

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1158 Mensagem por Túlio » Qui Set 10, 2009 5:37 pm

Então qual a razão dessa frescuragem toda, tipo 'O Presidente Lula não podia ter falado que ia comprar Rafale', 'Onde estava o Ministro Jobim', 'Quedê-le o Brigadeiro Saito', 'Por quê a FAB não escreveu nada no seu informativo' e esse monte de barbaridades que está aparecendo nos Fóruns e na mídia do mundo inteiro? Não seria mais fácil negociar e escolher na surdina, já aparecendo com o contrato assinado? Pelo que vi no Decreto, PODIA ter sido assim: POR QUÊ NÃO FOI?

Algo cheira BEM mal... :?




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1159 Mensagem por Wolfgang » Qui Set 10, 2009 5:46 pm

Porque não daria para BARGANHAR, nobre gaudério... :wink:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60777
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6406 vezes
Contato:

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1160 Mensagem por Túlio » Qui Set 10, 2009 5:52 pm

Wolfgang escreveu:Porque não daria para BARGANHAR, nobre gaudério... :wink:

Pois penso exatamente o oposto, Mr. Mallmsteen: daria para barganhar MELHOR, isso sim!!!

Tudo por debaixo dos panos, transparência zero, vem o Francês e me oferece x, daí eu bem na surdina chego no ianque e mostro pra ele a proposta do Francês, ele me diz e põe no papel: eu ofereço x+1; daí mostro pro Sueco e assim vou indo, até chegar ao ponto de a tigrada me dizer, um por um: daqui não passo! Então tá, escolhi meu caça! :wink:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1161 Mensagem por Wolfgang » Qui Set 10, 2009 5:55 pm

Túlio escreveu:
Wolfgang escreveu:Porque não daria para BARGANHAR, nobre gaudério... :wink:

Pois penso exatamente o oposto, Mr. Mallmsteen: daria para barganhar MELHOR, isso sim!!!

Tudo por debaixo dos panos, transparência zero, vem o Francês e me oferece x, daí eu bem na surdina chego no ianque e mostro pra ele a proposta do Francês, ele me diz e põe no papel: eu ofereço x+1; daí mostro pro Sueco e assim vou indo, até chegar ao ponto de a tigrada me dizer, um por um: daqui não passo! Então tá, escolhi meu caça! :wink:

Aí na surdina os franceses, americanos, suecos e russos acordam em não nos repassar nada significativo... Ninguém perde, ninguém ganha...




celso.capanema
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Set 10, 2009 4:59 pm

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1162 Mensagem por celso.capanema » Qui Set 10, 2009 5:59 pm

Tb acho que houve uma enorme precipitação no anúncio 'fora das normas' de uma licitação pública, mesmo quando uma licitação "pública" já está ganha por antecipação. Tanto que a afirmação recente de Lula e Jobim, conflitam com a declaração de 07/09 de Celso Amorim que fechava questão em torno do Rafale. O que não quer dizer que o Rafale não seja uma boa opção entre os 3 finalistas. Eu acredito que é. Todos sabemos que a preferência da FAB, nesta fase (uma vez que o preferido inicial SU 35 Super Flanker ficou de fora na 1a fase pelas complicações de tamanho, infraestrutura, logística, etc) é pelo Gripen NG. O caça já é mais barato e tomando por base o Gripen orginal, é um legítimo 4a geração, portanto bem avançado. Se a Saab acenar com uma proposta de 100% de transferência de Tecnologia e parceria para torná-lo viável em prazo mais curto... não sei não. Embora seja difícil voltar atrás num anúncio quase oficial. A turbina do Gripen é de fato americana, o que não quer dizer nada, uma vez que exceto caças russos e franceses que dão preferência a seus próprios motores, todos os demais fabricantes podem optar entre Rolls (inglesa), Pratt (canadense) e GE (americana), além da propria Snecma (francesa). A diferença final de projeto ficaria mesmo no prazo para torná-lo realidade e um inferioridade no desempenho comparado aos concorrentes. Quanto ao F-18E, esse não entra mais no fechamento do negócio mesmo. Apesar de ser comprovadamente eficiente, é perfeito para um comprador que já vive em meio a um cenário de guerra e esse cenário só existe no Oriente Médio. Exemplo - Se Israel comprasse esse caça, mesmo sendo um 3a 1/2 geração, o faria voar e combater ainda melhor que as forças americanas. A Austrália comprou cerca de 20 unidades, mas acho que fizeram bobagem pelas suas necessidades. Li em algum lugar que o pacote unitário saiu por quase US$ 200 milhões!!! Ou seja, dependendo das opções envolvidas, ele nem de longe é tão barato quanto o valor base anunciado. Agora, podem ficar certos - o Super Tucano vai ficar fora da concorrência de uma aeronave anti-insurgência americana. Até pelo fato de ser monoposto e essa função tradicionalmente é de aeronaves biposto e esse será o argumento americano. Mas que o pacote francês é bom, é. Se eles fizerem cair o custo unitário, teremos uma aeronave ótima e ainda por cima a F3 multifuncional. Poderá operar a partir de porta-aviões. Vamos ver!




PRick

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1163 Mensagem por PRick » Qui Set 10, 2009 6:14 pm

Túlio escreveu:Então qual a razão dessa frescuragem toda, tipo 'O Presidente Lula não podia ter falado que ia comprar Rafale', 'Onde estava o Ministro Jobim', 'Quedê-le o Brigadeiro Saito', 'Por quê a FAB não escreveu nada no seu informativo' e esse monte de barbaridades que está aparecendo nos Fóruns e na mídia do mundo inteiro? Não seria mais fácil negociar e escolher na surdina, já aparecendo com o contrato assinado? Pelo que vi no Decreto, PODIA ter sido assim: POR QUÊ NÃO FOI?

Algo cheira BEM mal... :?

Como falei antes, o maior componente desse tipo de compra é o político, geopolítico, interna e externamente. Quanto mais consenso melhor, falava disso faz tempo, a MB tinha seus objetivos e projetos claros, e fechou com o MD. Assim, se blindou a decisão em face aos outros atores políticos e concorrentes.

A FAB sofre dos problemas opostos, tem pouco claresa em seus objetivos e é desunida internamente, o Presidente pode passar o rolo compressor, mas isso não é bom, o desgaste político é enorme. Daí combinou com a FAB a tal simulação de uma CONCORRÊNCIA, um tipo de Licitação. Em vez de fazer uma compra direta clássica, como fez com os Subs e os Helos, veja que uma compra direta, também pode ter várias propostas. Porém, todos já sabem que a decisão é de uma tacada e não tem discussão. E veja que mesmo assim, a pressão sobre os Subs não foi pequena, afinal, os fabricantes de armas são também outro tipo de máfia.

Qual é o galho disso tudo, a Lei da Licitações é uma amarra, ela tolhe a possibilidade de negociação, não é adequada a esse tipo de compra. Assim, se no inicio uma Simulação de Concorrência é boa, depois pode represetar uma amarra, um entrave, é o que estamos vendo agora. Não existe porque esperar a FAB se as promessas feitas em documentos escritos, são muito superiores ao que já se esperava pela proposta apresentada.

Como falei antes, os Suecos não tem cacife para bancar esse jogo, e os EUA são grandes demais para precisar tentar igualar a proposta dos croassantes. Os croassantes precisam tanto quanto os Suecos, porém, tem muito mais poder de fogo, e os EUA que tem mais poder de fogo, não precisam tanto assim de nós. Uma aliança tem que ser equilibrada, quer dizer, os parceiros tem que ser interdependentes. Nosso relacionamento com os EUA peca pela uniteralidade, é desigual, desequilibrado.

[]´s




paulosa
Júnior
Júnior
Mensagens: 95
Registrado em: Dom Ago 09, 2009 6:03 pm

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1164 Mensagem por paulosa » Qui Set 10, 2009 6:26 pm

Ola pessoal.
Saiu agora no defesabrasil, que a França pode baixar em 40% o custo do avião. Depois falaram lá em 40% a hora de voô.
Alguém pode explicar pro MACACO aqui, baixar 40% do preço do avião, ou da hora de voô.
E outra coisa. U$ 16.000 lascas a cada hora de voô, é isso?
Me explica como assim, quer dizer que pra voar uma hora o Rafale consume U$ 16.000 de combustivel?
Quem pode me tirar estas dúvidas?
Fico grato.

Paulo Sá




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1165 Mensagem por Carlos Lima » Qui Set 10, 2009 6:38 pm

Wolfgang escreveu:
Túlio escreveu:
Pois penso exatamente o oposto, Mr. Mallmsteen: daria para barganhar MELHOR, isso sim!!!

Tudo por debaixo dos panos, transparência zero, vem o Francês e me oferece x, daí eu bem na surdina chego no ianque e mostro pra ele a proposta do Francês, ele me diz e põe no papel: eu ofereço x+1; daí mostro pro Sueco e assim vou indo, até chegar ao ponto de a tigrada me dizer, um por um: daqui não passo! Então tá, escolhi meu caça! :wink:

Aí na surdina os franceses, americanos, suecos e russos acordam em não nos repassar nada significativo... Ninguém perde, ninguém ganha...
Exatamente... o problema é que essas donzelas por definição estão substituindo tantos aviões em suas F Aéreas/Marinhas e são tão avançados em termos de polivalência, tecnolgias e capacidades que as tornam muito $$$$$$$$$$$$$$$ caras... sem pressão explicita não levamos nada... só a conta... e essa é cara!

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60777
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6406 vezes
Contato:

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1166 Mensagem por Túlio » Qui Set 10, 2009 6:44 pm

Wolfgang escreveu:
Aí na surdina os franceses, americanos, suecos e russos acordam em não nos repassar nada significativo... Ninguém perde, ninguém ganha...
Tu acreditas mesmo nisso, cupincha? Citaste quatro vendedores, eu só vou comprar de UM (detalhe: VOU COMPRAR MESMO, ELES SABEM!!!), dois deles estão à beira de fechar as portas, ao menos de suas linhas de caças, dos outros dois talvez só os Russos estejam relativamente tranqüilos sobre isso e todos iriam agir comigo como se estivéssemos em 2002, o tutu jorrando à vontade dos bancos, nem se sonhava com o Grande Desastre de set/2008? Qualews... 8-]




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1167 Mensagem por DBader » Qui Set 10, 2009 6:56 pm

Túlio escreveu:Então qual a razão dessa frescuragem toda, tipo 'O Presidente Lula não podia ter falado que ia comprar Rafale', 'Onde estava o Ministro Jobim', 'Quedê-le o Brigadeiro Saito', 'Por quê a FAB não escreveu nada no seu informativo' e esse monte de barbaridades que está aparecendo nos Fóruns e na mídia do mundo inteiro? Não seria mais fácil negociar e escolher na surdina, já aparecendo com o contrato assinado? Pelo que vi no Decreto, PODIA ter sido assim: POR QUÊ NÃO FOI?

Algo cheira BEM mal... :?
Não foi porque a FAB não quer o Rafale de jeito nenhum, capisce?!




Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1168 Mensagem por orestespf » Qui Set 10, 2009 6:58 pm

cb_lima escreveu:Excelentes posts Mestre Túlio [009] [100] Afinal não era de se esperar menos de você!! :)

Olha, interessante é agora ver e ouvir os americanos quererem comprar 100 S Tucano e até a Boeing vendendo KC-390 :lol:

Talvez o que o Presidente Lula tenha conseguido com sua declaração tenha sido na verdade conseguir mais barganha ainda com o pessoal de Paris e de lambuja ainda colocar os EUA em uma saia justa, porque afinal ficará feio prometerem mundos e fundos e só porque não conseguirem vender 36 caças fazerem biquinho e negarem tudo no futuro.

Só estou tentando ver as coisas sob uma perspectiva mais positiva para ser honesto.

Acho praticamente inevitável irmos de Rafale e vamos ver o que mais conseguiremos com isso :lol:

[]s
CB_Lima
Isto é igual a ex-mulher, ela pode voltar e dizer que lhe dá tudo e algo mais, mas se você não quiser, então não rola. É isto, quando não se quer não adianta oferecer mundos e fundos. Seria interessante ver os americanos oferecendo os caças de graça, semelhante a Israel e ver a posição do Governo. :wink: :twisted: :twisted:




PRick

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1169 Mensagem por PRick » Qui Set 10, 2009 6:59 pm

E vejam uma coisa interessante, em dezenas ou centenas de reportagens, noticiando as compras de armamento bélico, em nenhuma delas, o Decreto que postei aqui foi colocado, não li nem a citação dele em qualquer das matérias, falam em Licitação e Concorrência como se fossem sinônimos! Além dos erros mais absurdos de confundirem fabricantes, os modelos ofertados, etc...

Vemos somente opiniões, na maioria das vezes contrárias aos números conhecidos, poucas matérias tem ao menos o cuidado de consultar fontes, colocar dados, etc.. Na maior parte vemos a transcrição direta dos interessados, sem qualquer filtro, nadinha,... 8-] 8-] 8-]

[]´s




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60777
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6406 vezes
Contato:

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1170 Mensagem por Túlio » Qui Set 10, 2009 7:00 pm

DBader escreveu:
Túlio escreveu:Então qual a razão dessa frescuragem toda, tipo 'O Presidente Lula não podia ter falado que ia comprar Rafale', 'Onde estava o Ministro Jobim', 'Quedê-le o Brigadeiro Saito', 'Por quê a FAB não escreveu nada no seu informativo' e esse monte de barbaridades que está aparecendo nos Fóruns e na mídia do mundo inteiro? Não seria mais fácil negociar e escolher na surdina, já aparecendo com o contrato assinado? Pelo que vi no Decreto, PODIA ter sido assim: POR QUÊ NÃO FOI?

Algo cheira BEM mal... :?
Não foi porque a FAB não quer o Rafale de jeito nenhum, capisce?!
Non, io non capisco!

Não quer por quê?




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Responder