10 Setembro 2009 - 00h30
Brasil: Ministro da Defesa desmente Presidente
Compra de caças foi gaffe de Lula
O anúncio do presidente Inácio Lula da Silva da compra pelo Brasil de 36 caças, uma das decisões mais esperadas pelo mercado bélico internacional, foi uma enorme gaffe. Na verdade, o acordo não está firmado, e a disputa, que envolve ainda aviões fabricados por EUA e Suécia, continua em aberto.
Foi o titular da Defesa, Nelson Jobim, quem, visivelmente constrangido, teve de desmentir o presidente, depois de tensas reuniões em Brasília. De acordo com o ministro, há realmente interesse pelos caças Rafale da França, mas nenhuma decisão foi tomada e as propostas referentes aos F18 dos EUA e aos Gripen da Suécia continuam a ser analisadas.
Lula fez o anúncio no que parece ter sido um momento de euforia num jantar com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, em que foi anunciada também a compra de submarinos e helicópteros franceses. Só que, principal interessada, a Força Aérea só no final do mês deve entregar o relatório, depois de analisar todos os prós e contras dos três aviões em concorrência e sugerir o que mais se adequa às suas necessidades. A decisão sobre o avião a ser adquirido é de Lula, mas ele só pode anunciá-la após obter a anuência do Conselho Nacional de Defesa, que ainda não se reuniu para debater o assunto.
Domingos G. Serrinha Correspondente Brasil
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx ... 0000000091