Olá, Gaitero. Boa tarde!!
Vamos lá?
gaitero escreveu:Quanto se paga a mais hoje por serviços prestados por empresas privatizadas?
Quanto você pagava para ter um telefone antes? Você COMPROU telefone na década de 80/90? Você lembra o custo astronômico para ter uma linha em casa? Você lembra dos chiados, estalo e gemidos da linha? Você chegou a comprar linha de celular? Sua internet, como era? Em quantas horas você faria a viagem Rio - São Paulo pela Via Dutra? E por aí vai...
gaitero escreveu:Da mesma forma, muitas empresas de saneamento deixam de investir em tratamento de esgoto para regiões mais pobres e que tem uma tarifa de água baixa, não existem programas sociais, o serviço prestado não melhorou e o preço aumentou consideravelmente...
E
ONDE ESTÁ o Governo Federal que não corrige as distorções? Não precisa ser o governo PSDB pra isso. Identificado um problema, acho que seria um
DEVER de qualquer governo corrigi-lo.
gaitero escreveu:Nas ferrovias, o alto custo do frete aumenta o preço do produto, diminuindo os lucros das empresas nacionais e do agronegócio, um serviço prioritário passa não mais a servir aos interesses da nação, mas agora serve tambem aos interesses de investidores.
Mesma coisa do item anterior: cadê o Estado?
Porque vocês não mandam um e-mail para o DNIT cobrando isso?
http://www.dnit.gov.br/menu/ferrovias/coordenacao
O PAPEL DO DNIT NO MODAL FERROVIÁRIO
Por determinação legal são atribuídas ao DNIT as seguintes responsabilidades na área ferroviária:
Contribuir na elaboração do planejamento voltado para expansão ou adequação de capacidade da infra-estrutura.
Sendo responsável pela malha ferroviária do país o DNIT deverá colaborar no planejamento estratégico objetivando a atender as necessidades atuais e futuras de transporte em todo o território nacional. Especialmente na ampliação da rede ferroviária visando a redução de custos de transporte para beneficiar o mercado interno e criando condições mais favoráveis à competição no mercado externo. Deverá também, no planejamento, assegurar o melhor estado de conservação, modernização e adequação da capacidade da malha existente.
Coordenar, controlar, administrar e desenvolver as atividades de execução de projetos e obras de infra-estrutura ferroviária.
Estão sendo definidas diretrizes básicas visando a elaboração de termos de referência para Projetos de Ferrovias. Tais diretrizes incluem orientações para Estudos Técnicos Preliminares, Projeto Básico e Projeto Executivo as quais já vem sendo testadas em empreendimentos ferroviários de prefeituras em todo território nacional.
Fiscalizar e acompanhar a execução de obras ferroviárias.
Regularmente missões de engenheiros ferroviários se fazem presente para acompanhamento e avaliação do desenvolvimento de obras ferroviárias em municípios. Tais fiscalizações além da verificação da execução dos procedimentos técnicos, procuram a compatibilização da execução físico-financeira das obras.
Estabelecer padrões técnicos para o desenvolvimento e controle de obras de infra-estrutura ferroviária.
Serão elaboradas normas próprias com a definição de padrões técnicos a serem respeitados nos projetos e execuções de obras ferroviárias. Na definição de tais padrões serão consideradas as normas internacionais consagradas, as normas da ABNT e as necessidade específicas do setor.
Promover a formação e especialização da engenharia ferroviária.
O DNIT promoverá, em parceria com entidades de ensino, a criação de cursos regulares de formação e especialização, em diversos níveis, para atender as necessidades do setor ferroviário. Serão mantidos convênios com centros de ensino internacionais dedicados ao conhecimento da engenharia ferroviária, visando a atualização permanente do conhecimento na área.
Promover pesquisas que permitam o domínio do desenvolvimento ferroviário.
Já foi aprovado pela Diretoria Executiva do DNIT o projeto de concepção e implementação do Instituto Nacional de Pesquisas Ferroviárias (INPF). Este projeto será desenvolvido, contando com a experiência de Centros de Pesquisas Internacionais, e em parceria com as principais entidades do setor visando dotar o país de condições próprias para realizar as pesquisas indispensáveis ao desenvolvimento e domínio da tecnologia ferroviária adequada as condições do Brasil.
Obs:
Um cargo para o filho de Severino, a moeda do Planalto por dias de paz
O Estado de S. Paulo, 10/04/05
Lula prestigia PL com nomeação no Dnit
Clipping Ministério do Planejamento, 16/04/2004
Acusados do mensalão controlam cargos mais cobiçados do governo
meionorte.com, 12/03/2006
Aliado de Blairo Maggi deve assumir DNIT
Do G1, com informações do RMT On-Line e da Agência Estado, 30/03/07
E depois reclamam das privizações, rsrsrs...
gaitero escreveu:Nas Rodovias o alto custo é descabível, as estradas já estavam prontas, o pedágio na europa é tão caro quanto aqui, porém lá a empresa que vence a licitação é quem contróia a rodovia...
Também concordo que o valor é alto. Mas, ao contrário de vocês defensores do Petismo, eu reconheço a melhora substancial na qualidade das pistas.
Veja bem, eu
NÃO DEFENDO o "Estado Mínimo", esse tipo de coisa. Defendo, isso sim, um Estado "Regulador". O Estado continua "dono" de tudo, concedendo a administração por contrato a entes privados para poder se concentrar nas ações típicas de Estado (educação, saúde, etc... vocês sabem quais são).
Quem defende a volta das estatais com certeza é adpto do "Estado Máximo", que eu acho altamente ineficaz.
Abraços!!!