Cara, eu preciso discordar de algumas opiniões, provavelmente (ainda existe uma possibilidade mínima) não serei um oficial do EB, mas não foi por falta de mérito, passei no concurso da prep, e mesmo tendo perdido mais de um mês de aulas consegui ir bem nas provas e ser aprovado. Vou sair por conta de erros administrativos e de interpretação de leis que não vou comentar, coisa muito complexa que envolve um certo conhecimento de legislação pra entender.
Mas vamos ao meu argumento, INFELIZMENTE é um fato que existem N pessoas talhadas para a vida militar, inteligentes, esportistas (não teriam problema com o físico) e, principalmente, que tem gosto pela coisa que não conseguiram entrar na vida militar porque perceberam muito tarde que queriam seguir carreira militar, e infelizmente eu considero que 20/21 anos (pra ser oficial) é uma idade meio apertada... Em outros tópicos já defendi a existência de uma outra porta de entrada (paralela à AMAN) para o oficialato, nos moldes do DoD americano, usar as pessoas já formadas em curso superior e dar apenas o treinamento militar, com a idade mais esticada, tipo uns 26 anos...
Não estou falando que é o caso desse cara, mas eu conheço gente que passou por isso, ver que queria ser militar com 20 anos e não conseguir... Aconteceu com um cara que eu conheci com 21 anos. E do mesmo jeito eu ví N casos dentro da Prep e da AMAN que estavam lá porque consideravam um "emprego bom e estável", gente que realmente não tinha muita vontade de estar lá, mas era inteligente, passou no concurso e aguentou a parte física e foi levando, empurrando com a barriga... Só que é aquilo, estava DOIDO pra chegar ao 3o ano e se esconder no Quadro ou no Serviço (quem já passou pela AMAN vai entender). Inclusive conheci gente que demosntrava no dia a dia que realmente não tinha jeito pra coisa, sim, cumpria o mínimo esperado, mas tinha o típico perfil de que estava alí porque alguém falou que era um emprego seguro!
Agora, sobre esse cara em especial, deixando de lado parte da entrevista, o cara teve uma experiência que a maioria dos nossos militares provavelmente nunca vai ter (exceto se nos metermos em alguma guerra), ou seja, fez a sua história, teve a experiência que queria, e ponto... Claro que existe uma possibilidade grande de terem usado esse cara pra fazer uma propaganda subliminar, chamar outros "alvos" para o alistamento nos EUA e tal, mas antes de simplesmente meter o pau no cara, falando que ele não conseguiu ser militar do EB exclusivamente porque não tinha competência para tal, seria bom ver esse outro lado da moeda.
Ah, tem outro detalhe, tem uns posts falando que ele se vangloriou de ser Mariner, bom, ele mesmo falou que ingressar no USMC não é tão difícil, como realmente não é, ser recruta nos EUA hoje, em qualquer um dos "branches" está mais que fácil, falta gente querendo, e sobra vaga!
UOL Notícias - Como é o treinamento para se tornar um marine? Quais foram as etapas mais difícieis e exaustivas para se tornar um marine?
Fernando Rodrigues - Os marines são 3 em 1 (terra, mar e ar) numa força menor e expedicionária para pronto emprego. Existe uma amistosa competição entre os ramos das forças armadas para ganhar mais prestígio e verbas do Departamento da Defesa dos Estados Unidos. As unidades mais relevantes, obviamente, recebem mais respaldo e emprego em missões especiais. e tornar um marine não é tão difícil. Há dois centros de treinamento de recrutas nos Estados Unidos, um em San Diego na Califórnia e outro em Parris Island, Carolina do Norte. Este é o mais notório pântano que há muito tempo treina marines. Em 13 semanas na umidade infestada de insetos dessa base, endurece até os mais teimosos frouxos da sociedade americana.
P.S.: Quando eu falei sobre alguns indivíduos se "esconderem" no Quadro ou no Serviço eu não estou querendo diminuir nenhum dos dois, principalmente porque uma das minhas opções (junto com a Cavalaria) era o Material Bélico, mas é uma realidade... Os dois, junto com as Com são usados como "esconderijo" pra certas pessoas.