TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Carlos Lima
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17251 Mensagem por Carlos Lima » Ter Ago 25, 2009 1:43 pm

RodrigoMF escreveu:
LeandroGCard escreveu: O pessoal da MB ta rezando todo dia para a FAB fechar logo com a França para poder receber estes daí mesmo, e finalmente acrescentar a capacidade de defesa da frota ao seu porta-aviões.

Mas eles são pé no chão, e sabem que se a FAB não fechar com a França então estes não viriam a não ser por muito $$$, e mesmo assim depois seria um verdadeiro inferno mantê-los operando. Só por isso eles ainda não estão por aqui.


Um abraço,


Leandro G. Card
Não sei de onde surgiu isto...Sobre o F1 operar a contento do SP também nãrdo rola. De todos os vídeos e fotos do F1 decolando dele, você viu algum com carga aceitável ?
Na verdade existiram testes até com Exocet como carga (claro que não eram "reais").

É bem possível para o F1 operar a partir do SP, mas em todo o caso lembremos que:

1. O F1 é uma aeronave de combate "ar-ar" e sendo assim é mais do que possível operar no SP

2. Caso a MB o transforme em F2/F3 ou coisa parecida, raramente vemos aeronaves decolando de PA com toda a carga e quando isso acontece o tanque de combustível é deixado quase no cheiro e ela decola e vai imediatamente para o REVO.

3. Decolar com "toda a carga", ou algo bem pesado mesmo, afeta de uma maneira ou outra a vida das céluas (em especial em PA) e com isso caso não exista a necessidade desse uso, isso quase nunca ocorrerá a não ser em operações muito bem planejadas ou em caso de conflito.

Ou seja, em teoria nas CNTPs o Rafale é mais do que possível operar do SP.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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gaitero
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17252 Mensagem por gaitero » Ter Ago 25, 2009 1:54 pm

O Rafale foi catapultado mais de 160 vezes pelo Foch, com os mais variados armamentos...

Imagem




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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joao fernando
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17253 Mensagem por joao fernando » Ter Ago 25, 2009 3:45 pm

Rafa e SP, tudo a ver. Tá mais que provado que o Rafale é 100% operacional no SP.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Antunes
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17254 Mensagem por Antunes » Ter Ago 25, 2009 3:56 pm

Nossa a Boeing adora pressão, só falta jogar a mãe no meio para ganhar algum contrato. Ou melhor, melar um contrato do concorrente. Achei esse texto que mostra mais uma pressão da Boeing. (apesar da data do texto)

"Boeing Pitches Sixth-Generation Aircraft Strategy

Hornet It’s budget time, and Boeing must be smelling blood, because they’re going for what they think may be the most vulnerable of the Pentagon’s aircraft programs, the Lockheed Martin-built F-35 Joint Strike Fighter. Boeing says it’s got a nifty plan to offer something just short of a fifth generation aircraft– a souped-up Super Hornet — to tide everyone over till it can build a sixth-generation fighter.This would allow the Pentagon (and foreign militaries) to skip the fifth-generation F-35, which has many shortcomings, according to Boeing (the biggest apparently being that’s it not built by Boeing):

What sixth-generation fighter you ask? I’ll get to that later. This is Boeing’s sales pitch, as Aviation Week reports:

The idea is that customers could buy 4.5-generation Super Hornets (perhaps 4.75-generation with the planned extra forward stealth and extra range of Block 3 aircraft) and then switch to a new, sixth generation faster than if they bought the fifth-generation Joint Strike Fighter. To be available circa 2024, the sixth-generation aircraft would feature a combat radius of more than 1,000 miles and stealth against a much wider spectrum of radars.

"The [Navy] C-version of the F-35 doesn’t buy you a lot that the Super Hornet doesn’t provide," says Bob Gower, Boeing’s vice president for F/A-18 and EA-18G programs. "Our strategy is to create a compelling reason for the services to go to the next [sixth] generation platform. How do you bridge F/A-18E/F to get us there? We want to convince customers to stay with [Super Hornet] a few years longer — by adding advanced capabilities and lowering price — so that they can get to the sixth generation faster. If you go to JSF first, it’s going to be a long time."

Another part of Boeing’s argument is that the "Navy is comfortable with the Super Hornet against the highest [enemy] threat through 2024, with the [improved] capabilities we have in the flight plan," Gower says. "The ability to counter the threat gets you to about the point that [Boeing's] sixth generation is available."

There’s a few problems with this marketing campaign. Actually, there are many problems.

The Super Hornet may be a fine aircraft, but if you kill the F-35, you’ll have a lot of explaining to do to all the international partners that have invested in it and planned their Air Force modernization around it. That includes the United Kingdom, Italy, the Netherlands, Canada, Norway, Denmark, Australia and Turkey. Oh well, allies, schmallies. We’ll always have the coalition of the willing.

More important, where the heck is this sixth generation fighter? Did I miss something in the budget cycle? The article quotes the Boeing official as saying: "The U.S. Air Force and Navy are now talking a lot more about where they need to go with sixth generation to get beyond JSF. It could be unmanned, but I think you will see a combination of missions — some manned, some unmanned."

Talk is cheap, aircraft are expensive.

As far as I can see, Boeing is pitching one real aircraft and one imaginary aircraft, and hoping that this equals up to one developmental aircraft. Actually, if you weight the imaginary aircraft as a zero, a real aircraft as a one, and a development aircraft as a .5, Boeing might have a point. Maybe it’s a wash?

Anyhow, all I know is that a sixth generation aircraft ain’t going to happen by 2024."
http://www.wired.com/dangerroom/2008/01/boeing-pitches/




"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17255 Mensagem por P44 » Ter Ago 25, 2009 4:25 pm

amanhã apresentam um caça de 7ª Geração....




Triste sina ter nascido português 👎
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Francoorp
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17256 Mensagem por Francoorp » Ter Ago 25, 2009 4:52 pm

Nao adianta... 8-] Eu sou Gripen NG desde criancinha!!!!!!!!!!!!!!!
Basta de Història politica, e vamos comprarrrrrrrrr Tal avion!!!!!!!!! :x




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17257 Mensagem por orestespf » Ter Ago 25, 2009 7:32 pm

RodrigoMF escreveu:
LeandroGCard escreveu: O pessoal da MB ta rezando todo dia para a FAB fechar logo com a França para poder receber estes daí mesmo, e finalmente acrescentar a capacidade de defesa da frota ao seu porta-aviões.

Mas eles são pé no chão, e sabem que se a FAB não fechar com a França então estes não viriam a não ser por muito $$$, e mesmo assim depois seria um verdadeiro inferno mantê-los operando. Só por isso eles ainda não estão por aqui.


Um abraço,


Leandro G. Card
Não sei de onde surgiu isto...Sobre o F1 operar a contento do SP também não rola. De todos os vídeos e fotos do F1 decolando dele, você viu algum com carga aceitável ?
Existem várias fotos e vários vídeos do You Tube postados aqui no fórum, acredito que o PRick seja o mais indicado para colocar os links por estas bandas.

Sim, com cargas "aceitáveis".

Rodrigo, você me parece um cara legal, uma boa pessoa, mas veja a forma que você se dirige às pessoas:

"Não sei de onde surgiu isto". Aqui você faz assim: se eu não conheço, não sei de onde surgiu tal coisa. Passa a ideia que conhece tudo e se você não conhece, logo não existe. Concorda que não é um bom tom nos tratos pessoal?

"Sobre o F1 operar a contento do SP também não rola". Aqui você afirma algo de forma categórica, para em seguida vir com esta: "você viu algum com carga aceitável?". Putz, como afirma algo para logo em seguida fazer uma pergunta que demonstra claramente a fragilidade do que da segurança anterior? Para afirmar que o F1 não opera a contento no SP (está aí, disse tal coisa) não pode haver dúvida alguma sobre tal coisa, inclusive a praxe exige que se demonstre e argumente ao máximo (mas não, você soltou uma pergunta deixando claro que não sabe o que disse, pelo menos me passou esta idéia).

Percebi tal comportamento lá o BM, idêntico, mas não muito bom para um clima agradável e cordial. Quando alguém diz algo e não explica o motivo, melhor perguntá-lo antes de tecer comentários, assim aprendi na vida.

Não estou dando dica, não estou dizendo que está errado agindo assim, não estou dizendo que suas convicções estão erradas, longe disso, só que tive a ligeira sensação de haver certa aspereza em suas falas. Caso (eu) esteja errado, por favor, desconsidere por completo este meu post. Se o errado (em todo este post) for eu, queira me desculpar.


Grande abraço,

Orestes




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17258 Mensagem por Demartino » Ter Ago 25, 2009 9:36 pm

orestespf escreveu:
RodrigoMF escreveu: Não sei de onde surgiu isto...Sobre o F1 operar a contento do SP também não rola. De todos os vídeos e fotos do F1 decolando dele, você viu algum com carga aceitável ?
Existem várias fotos e vários vídeos do You Tube postados aqui no fórum, acredito que o PRick seja o mais indicado para colocar os links por estas bandas.

Sim, com cargas "aceitáveis".

Rodrigo, você me parece um cara legal, uma boa pessoa, mas veja a forma que você se dirige às pessoas:

"Não sei de onde surgiu isto". Aqui você faz assim: se eu não conheço, não sei de onde surgiu tal coisa. Passa a ideia que conhece tudo e se você não conhece, logo não existe. Concorda que não é um bom tom nos tratos pessoal?

"Sobre o F1 operar a contento do SP também não rola". Aqui você afirma algo de forma categórica, para em seguida vir com esta: "você viu algum com carga aceitável?". Putz, como afirma algo para logo em seguida fazer uma pergunta que demonstra claramente a fragilidade do que da segurança anterior? Para afirmar que o F1 não opera a contento no SP (está aí, disse tal coisa) não pode haver dúvida alguma sobre tal coisa, inclusive a praxe exige que se demonstre e argumente ao máximo (mas não, você soltou uma pergunta deixando claro que não sabe o que disse, pelo menos me passou esta idéia).

Percebi tal comportamento lá o BM, idêntico, mas não muito bom para um clima agradável e cordial. Quando alguém diz algo e não explica o motivo, melhor perguntá-lo antes de tecer comentários, assim aprendi na vida.

Não estou dando dica, não estou dizendo que está errado agindo assim, não estou dizendo que suas convicções estão erradas, longe disso, só que tive a ligeira sensação de haver certa aspereza em suas falas. Caso (eu) esteja errado, por favor, desconsidere por completo este meu post. Se o errado (em todo este post) for eu, queira me desculpar.


Grande abraço,

Orestes
X2!!!!!!

De Martino




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17259 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Qua Ago 26, 2009 7:01 am

Eu não entendo essa perseguição com o Rafa f-1, ELE É UM AVIÃO DE COMBATE AÉREO, ou seja, pra mim se ele levar 6 micas e um tanque externo , ele já cumpre a sua função de defesa aérea. Nenhum avião em tempos de paz opera full, é um desperdício com a vida estrutural dos bichinhos que ainda por cima ficam comendo maresia o dia todo. Essa forma de pensar se opera full ou não é uma bobagem, seria a mesma besteira que dizer que o A-4 da MB não opera full............alguém já viu o A-4 decolando full do Sampa?? Com o cabide completo de bombas burras e dois AIM-9L?? Não, pq não é necessário, não estamos em guerra e não vale o risco de sobrecarregar a toa a estrutura ou potencializar um acidente no navio. Agora em caso de guerra as lógicas são outras................ :wink:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17260 Mensagem por Izaias Maia » Qua Ago 26, 2009 9:32 am

VNEWS


Empresas da região devem ser beneficiadas com a compra de FX pelo governo federal

O valor do contrato será de aproximadamente R$ 4 bilhões

O Ministério da Defesa deve receber até o fim de setembro um parecer final sobre a compra de caças para a Força Aérea Brasileira.
A aquisição dos novos aviões deve beneficiar empresas dos setores militar e aeronáutico da região. A decisão final sobre a escolha do fornecedor dos caças será do presidente da república.

Pelo programa FX-2, a Força Aérea Brasileira vai comprar 36 novos caças, que vão substituir os antigos Mirrage. O valor do contrato será de aproximadamente R$ 4 bilhões.

Três empresas disputam a concorrência: a Boeing, nos Estados Unidos, a Saab, da Suécia e a Dessault, da França. Junto com a venda, as empresas se comprometem a transferir tecnologia ao setor aeroespacial brasileiro, o que pode aumentar a capacitação e a produção do setor.

Especialistas acreditam que empresas de São José dos Campos serão beneficiadas qualquer que seja a vencedora. Isso porque uma das cláusulas do contrato exige que haja compensação financeira. Ou seja, o país fornecedor dos aviões, terá que comprar produtos ou projetos de empresas brasileiras na área de defesa.

Segundo o especialista Roberto Guimarães de Carvalho, o Vale do Paraíba é uma região com maior potencial tecnológico, seja na área aeroespacial ou defesa. Será uma contribuição muito grande desse projeto para empresas como a Embraer, a Mectron, Avibrás, Airtech, todas serão beneficiadas com isso.

De acordo com o diretor do centro de tecnologia e desenvolvimento da cidade, Agliberto Chagas, empresas locais já teriam assinado acordos de cooperação com as concorrentes.

O presidente da Embraer, Frederico Curado, diz que a empresa poderia, por exemplo, atuar na manutenção e adaptação dos jatos. Com isso, o país não ficaria tão dependente dos fabricantes.


http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol




A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender. (Albino Teixeira)
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17261 Mensagem por crmricardo » Qua Ago 26, 2009 9:49 am

ai pessoal sou novo aqui ,mas queria saber se por acaso o super hornet não ganhar os americanos não podem melar o fx2




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17262 Mensagem por Marino » Qua Ago 26, 2009 10:12 am

crmricardo escreveu:ai pessoal sou novo aqui ,mas queria saber se por acaso o super hornet não ganhar os americanos não podem melar o fx2
Podem se o escolhido for o Gripen, mas pq fariam isso se as empresas americanas também lucrariam?
Com a França, se o Rafa ganhar, só se formos muito frouxos.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17263 Mensagem por PQD » Qua Ago 26, 2009 10:14 am

o Gripen NG já ta até fazendo propaganda se nao me engano na istoÉ, que (produzirá) no pais e desenvolverá avioes modernos multi-missão para o Brasil. Os caras tao confiantes, com a carroça na frente dos bois.




Cabeça dos outros é terra que ninguem anda... terras ermas...
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17264 Mensagem por PRick » Qua Ago 26, 2009 3:05 pm

MARCOS RIBEIRO escreveu:Eu não entendo essa perseguição com o Rafa f-1, ELE É UM AVIÃO DE COMBATE AÉREO, ou seja, pra mim se ele levar 6 micas e um tanque externo , ele já cumpre a sua função de defesa aérea. Nenhum avião em tempos de paz opera full, é um desperdício com a vida estrutural dos bichinhos que ainda por cima ficam comendo maresia o dia todo. Essa forma de pensar se opera full ou não é uma bobagem, seria a mesma besteira que dizer que o A-4 da MB não opera full............alguém já viu o A-4 decolando full do Sampa?? Com o cabide completo de bombas burras e dois AIM-9L?? Não, pq não é necessário, não estamos em guerra e não vale o risco de sobrecarregar a toa a estrutura ou potencializar um acidente no navio. Agora em caso de guerra as lógicas são outras................ :wink:
Creio que o problema é não ser fabricado pelos EUA, é por isso que eles perseguem o Rafinha. Se vier do norte, qualquer coisa serve, como podemos ver o que andaram oferecendo e o pessoal gostou.

[]´s




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Edu Lopes
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#17265 Mensagem por Edu Lopes » Qua Ago 26, 2009 3:21 pm

País que fornecerá caças à Aeronáutica ainda está indefinido

TV Estadão | 25.8.2009

Decisão do governo sobre país fornecedor de aviões militares de última geração ao Brasil sairá no segundo semestre. Após investida diplomática, EUA volta a disputar com França e Suécia.




Fonte: http://tv.estadao.com.br/videos,PAIS-QU ... 55,0,0.htm




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