Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39088
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2769 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#811 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Ago 22, 2009 10:17 am

Ora vocês não estão muito amigos dos Italianos? O que é Made in USA substituem por Made in Italy. 8-]

O resto apesar de ter sido desenhado noutros países, é construido na Coreia.

Mas o essencial do meu texto não é acerca deste CC, mas sim que o EB não vai adquirir CC nos próximos anos.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Jin Jones
Sênior
Sênior
Mensagens: 1005
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 2:18 pm
Localização: Santos/SP

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#812 Mensagem por Jin Jones » Sáb Ago 22, 2009 11:44 am

Moccelin escreveu:Que po**a é essa??????

Mas sobre os gastos que falaram, tem um velho ditado que diz o seguinte: O que o Exército poupa a FAB gasta e a MB esbanja...

[018]

Perfeito !
Xiiiiiiiiiii !

É bom eu abri o meu garda-chuva que lá vem pedrada dos homens de papetó branco. :mrgreen:




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#813 Mensagem por Bolovo » Sáb Ago 22, 2009 10:56 pm

Os 160 Leopard 2A4 alemães, arrendados pela Suécia, oferecidos a Argentina, estão custando 250 mil doletas cada. Convertendo, dá cerca de 7,2 e poucos milhões de reais. Deve custar menos do que um parafuso do Rafale. Não compensaria, para equiparmos a 5ª e talvez 6ª brigada do EB? Só iria faltar algo pra por no lugar dos M113... quem sabe uns CV90... :mrgreen:

Fotos do Leopard 2A4 sueco, hoje aposentado, chamado de Str 121 por lá. Estão novinhos. :D

Imagem
Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#814 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Ago 22, 2009 11:34 pm

Olha, ouvi dizer que a manutenção dos Leo II é cara, muuuuuito cara. :|




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#815 Mensagem por Bolovo » Sáb Ago 22, 2009 11:45 pm

Também já, Carlos. Mas o lance é que o Leo2, em especial os A4 para trás, têm bastante compatibilidade com os Leopard 1 mais modernos, leia-se A5, que são a base de nossa cavalaria, principalmente nos eletrônicos. Se não me engano, eles tem o mesmo conjunto óptico (?!?!??!). E esse é o principal motivo dos Leopard 1BE estarem sempre fora de combate, por ser impossível achar essas peças, pois são de um modelo escolhido especialmente para a Bélgica. Sem contar as facilidades como lagartas, motor e outros itens que ao menos, alguma semelhança (não identidade) devam ter. Todos aqui sabem que se fosse vontade minha, já teriamos o Osorio Mk XXXLCII, mas não é assim que funciona a coisa. Ao meu ver, a compra desses 160 Leopard 2A4 poderia colocar a cavalaria do EB num patamar de força e padronização que nunca houve antes, de uma maneira até certo ponto racional e menos onerosa, que daria para ficar uns 15 ou 20 anos com uma força blindada poderosa, só faltando algo para a infantaria, no lugar dos M113. Poderia ser qualquer coisa, modernizar os M113, BMP-3, CV90, etc. Além disso, a compra dos Leopard 2 poderia causar inveja aos argentinos, pois só ficamos sabendo desses tanques por conta deles hehehe :mrgreen: Então acredito que haja motivos suficientes para tal. Abraços




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#816 Mensagem por Túlio » Dom Ago 23, 2009 5:27 am

Pois vou repetir ad nauseam: o contrato dos caças pode perfeitamente chegar a uns sete bilhões dólares, SEM CONTAR A MANUTENÇÃO, que para cada caça deve ser ligeiramente mais cara que a de dezenas e dezenas de MBTs. O valor citado prende-se à tale de notificação ao Congresso ianque sobre a venda de Super Hornets com meia dúzia de armas e munições. Se isso não é confiável, então não sei o que o é...

Bueno, isso tudo - repito, SETE BI, e não falamos de reais - em MBTs de última geração nos trariam quantos? Esrta quantidade não justificaria COM MUITO MAIS FOLGA a ToT, afinal, não falamos mais de três dúzias mas de CENTENAS de unidades... Seria ou não mais do que suficiente para uniformizar e criar a MAIS PODEROSA FORÇA BLINDADA DO HEMISFÉRIO SUL?

Detalhe: essa quantia preencheria TODAS as nossas necessidades neste ramo do EB; já 36 caças preenchem todas as necessidades da FAB?

Eu sei que o nosso véio CMG vai bufar mas reitero o que penso: MB está sendo contemplada dentro do que necessita, FAB idem e EB NÃO! Dá a impressão que alguém lá em cima disse aos Generais:

"AÍ, CAMBADA, VOSMEÇÊS GANHARAM O URUVECO-SUPER-PRISCILLA E AINDA VÃO LEVAR UNS HINDS E SUPER-HIPER-PUMAS DE BRINDE, AGORA SOSSEGUEM O FACHO!!!"




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#817 Mensagem por Guerra » Dom Ago 23, 2009 10:38 am

Para mim a base operacionalidade do EB deveria ser o CC, VBTP e VCI.
E esse é o problema, porque é muita coisa e tudo é para ontem.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#818 Mensagem por Marino » Dom Ago 23, 2009 10:50 am

Túlio escreveu:Pois vou repetir ad nauseam: o contrato dos caças pode perfeitamente chegar a uns sete bilhões dólares, SEM CONTAR A MANUTENÇÃO, que para cada caça deve ser ligeiramente mais cara que a de dezenas e dezenas de MBTs. O valor citado prende-se à tale de notificação ao Congresso ianque sobre a venda de Super Hornets com meia dúzia de armas e munições. Se isso não é confiável, então não sei o que o é...

Bueno, isso tudo - repito, SETE BI, e não falamos de reais - em MBTs de última geração nos trariam quantos? Esrta quantidade não justificaria COM MUITO MAIS FOLGA a ToT, afinal, não falamos mais de três dúzias mas de CENTENAS de unidades... Seria ou não mais do que suficiente para uniformizar e criar a MAIS PODEROSA FORÇA BLINDADA DO HEMISFÉRIO SUL?

Detalhe: essa quantia preencheria TODAS as nossas necessidades neste ramo do EB; já 36 caças preenchem todas as necessidades da FAB?

Eu sei que o nosso véio CMG vai bufar mas reitero o que penso: MB está sendo contemplada dentro do que necessita, FAB idem e EB NÃO! Dá a impressão que alguém lá em cima disse aos Generais:

"AÍ, CAMBADA, VOSMEÇÊS GANHARAM O URUVECO-SUPER-PRISCILLA E AINDA VÃO LEVAR UNS HINDS E SUPER-HIPER-PUMAS DE BRINDE, AGORA SOSSEGUEM O FACHO!!!"
O EB ganhou TUDO o que pediu, TUDO o que apresentou, sem restrição, sem questionamento, tendo seu planejamento estratégico contemplado IN TOTUM.
Essa é a questão a ser debatida.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#819 Mensagem por Túlio » Dom Ago 23, 2009 1:54 pm

Marino escreveu:
Túlio escreveu:Eu sei que o nosso véio CMG vai bufar mas reitero...
O EB ganhou TUDO o que pediu, TUDO o que apresentou, sem restrição, sem questionamento, tendo seu planejamento estratégico contemplado IN TOTUM.
Essa é a questão a ser debatida.

Num falei?........ :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Bueno, meu grande amigo CMG, o EB ganhou TUDO O QUE PEDIU (Hinds, Super-Prescillas...err...Cougars...foram pedidos, certamente), não duvido, o que questiono é:

POR QUÊ pediu tão pouco, sendo a maior Força? Eis que aparentemente o nosso Exército NÃO PEDIU:

:arrow: MBTs de verdade.

:arrow: Um GC adeqüado aos novos tempos.

:arrow: Artilharia decente (é razoável usar-se M101/102 como 105 e M-114 como 155, todos AR?), PRINCIPALMENTE uma AAAe à altura do Brasil (Francamente...Iglas e uns Oerlykons 35 e Bofors 40 dos anos 70?).

Notemos que os Programas atualmente em curso pela FAB - apenas os principais, que dizem respeito a UM PRIMEIRO LOTE de caças, MLU para os AMX aproveitáveis, contrato inicial para os primeiros protótipos do KC-390, mais C-105 e os P-3 modernizados - além dos da MB - novamente apenas os principais, SSK, SSN, Fragatas pesadas, Patrulhas, Logísticos, NDCC, reforma do A-12, MLU para os A/F-1 - estão, para cada força, na casa dos ONZE DÍGITOS (XX.000.000.000) e falo em dólares ou euros, tanto faz, vai chegar a este patamar em qualquer um dos dois.

E o EB? URUVECO? Leo1 dos anos 70? Umas dúzias de M-109A3 (a versão 'da hora' é a A6)? Helis Franceses empurrados goela abaixo? Hinds? Estes últimos dois, o EB pediu especificamente por eles?

Mas este post serve apenas como registro de minha inconformidade, eis que bem sei, amigão, que NÃO PODES revelar kôzaz que possivel/provavelmente me fariam pensar melhor... :wink:

Fica, deste modo, registrada minha estranheza perante a aparente 'humildade' dos Generais do EB, vendo o cavalo passar encilhado e mesmo assim não montarem...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#820 Mensagem por Bolovo » Dom Ago 23, 2009 2:22 pm

Eu acho que o EB deveria gastar no VBTP (Uruveco), VCI, GC completo, artilharia e artilharia anti-aérea. O CC acho que dá pra comprar esses Leo 2 e esperar uns 20 anos até lá, pra daí sim começar um projeto de CC nacional ou que for.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#821 Mensagem por Marino » Dom Ago 23, 2009 2:51 pm

Túlio escreveu:
Marino escreveu: O EB ganhou TUDO o que pediu, TUDO o que apresentou, sem restrição, sem questionamento, tendo seu planejamento estratégico contemplado IN TOTUM.
Essa é a questão a ser debatida.

Num falei?........ :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Bueno, meu grande amigo CMG, o EB ganhou TUDO O QUE PEDIU (Hinds, Super-Prescillas...err...Cougars...foram pedidos, certamente), não duvido, o que questiono é:

POR QUÊ pediu tão pouco, sendo a maior Força? Eis que aparentemente o nosso Exército NÃO PEDIU:

:arrow: MBTs de verdade.

:arrow: Um GC adeqüado aos novos tempos.

:arrow: Artilharia decente (é razoável usar-se M101/102 como 105 e M-114 como 155, todos AR?), PRINCIPALMENTE uma AAAe à altura do Brasil (Francamente...Iglas e uns Oerlykons 35 e Bofors 40 dos anos 70?).

Notemos que os Programas atualmente em curso pela FAB - apenas os principais, que dizem respeito a UM PRIMEIRO LOTE de caças, MLU para os AMX aproveitáveis, contrato inicial para os primeiros protótipos do KC-390, mais C-105 e os P-3 modernizados - além dos da MB - novamente apenas os principais, SSK, SSN, Fragatas pesadas, Patrulhas, Logísticos, NDCC, reforma do A-12, MLU para os A/F-1 - estão, para cada força, na casa dos ONZE DÍGITOS (XX.000.000.000) e falo em dólares ou euros, tanto faz, vai chegar a este patamar em qualquer um dos dois.

E o EB? URUVECO? Leo1 dos anos 70? Umas dúzias de M-109A3 (a versão 'da hora' é a A6)? Helis Franceses empurrados goela abaixo? Hinds? Estes últimos dois, o EB pediu especificamente por eles?

Mas este post serve apenas como registro de minha inconformidade, eis que bem sei, amigão, que NÃO PODES revelar kôzaz que possivel/provavelmente me fariam pensar melhor... :wink:

Fica, deste modo, registrada minha estranheza perante a aparente 'humildade' dos Generais do EB, vendo o cavalo passar encilhado e mesmo assim não montarem...
Mas Túlio, será que foi anunciado o que o EB pediu, realmente?
Será que não vamos começar a saber daqui para diante?
Os Leo 5 foram comprados anteriormente ao atual planejamento, os Hind ele PEDIU, e os franceses foram recebidos pelas 3 FA goela abaixo.
Agora vamos ter que esperar o que vai acontecer.
quanto a artilharia, especificamente, os artilheiros perderam a maior oportunidade que iriam ter nos próximos 30 anos. Pura falta de visão. Não reclamem então.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#822 Mensagem por alex » Dom Ago 23, 2009 3:37 pm

Marino, já que a oportunidade da artilharia foi desperdiçada poderia nos falar qual era o equipamento proposto?
Não deve ser segredo de estado, ne?




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#823 Mensagem por Marino » Dom Ago 23, 2009 4:04 pm

Desculpe, não dá para vazar certas coisas que foram tratadas em sigilo.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#824 Mensagem por Túlio » Dom Ago 23, 2009 4:07 pm

Marino escreveu:
Quanto à artilharia, especificamente, os artilheiros perderam a maior oportunidade que iriam ter nos próximos 30 anos. Pura falta de visão. Não reclamem então.

POWS, essa foi nos ovos!!!

Calei a boca... 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#825 Mensagem por Brasileiro » Dom Ago 23, 2009 4:14 pm

Bom, já que na artilharia 'de chão' pisaram na bola, ainda tem a AAe pra resolver. Os planos desta, Túlio, constam naquele plano divulgado pelo Exército.



abraços]




----------------
amor fati
Responder