malmeida escreveu:Vou fazer uma tradução xing-ling. Me perdoem pelos eventuais erros:
Durante a jornada a partir das Ilhas de Ascenção às ilhas Malvinas, no dia 23 de Abril, o Invincible adquiriu em seu sistema Sea Dart um DC-10 brasileiro que se acreditava ser um 707 da FAA, que estava monitorando seus movimentos havia vários dias. No dia anterior, o comandante do grupo-tarefa, Alte. Sandy Woodward havia solicitado ao Alte. Sir John Fieldhouse permissão para abater o 707...
(nota do tradutor)- Momentos antes de dar a ordem de disparo, Woodward ordenou o lançamento de um Harrier para uma verificação visual, pois seu padrão de vôo parecia muito com o de um vôo comercial. O Harrier foi vetorado ao DC-10. A verificação visual foi feita e o ataque abortado.
HISTORY CHANNEL SOBRE A BATAHA AÉREA DAS MALVINAS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- malmeida
- Avançado
- Mensagens: 381
- Registrado em: Sex Mai 29, 2009 5:41 pm
- Localização: São Paulo, Brasil
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Re: HISTORY CHANNEL SOBRE A BATAHA AÉREA DAS MALVINAS
MAlmeida
-
- Sênior
- Mensagens: 3249
- Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Re: HISTORY CHANNEL SOBRE A BATAHA AÉREA DAS MALVINAS
O tio de um colega de turma meu era o cmte desse vôo!! Ele tomou um baita susto quando viu o Harrier na ala...Imagine então se fosse após o incidente com o KAL 007...
sds!!
sds!!
- Brigadeiro
- Sênior
- Mensagens: 2138
- Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
- Localização: Porto Velho/RO
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Re: HISTORY CHANNEL SOBRE A BATAHA AÉREA DAS MALVINAS
Então detaha essa história aí Martin!alcmartin escreveu:O tio de um colega de turma meu era o cmte desse vôo!! Ele tomou um baita susto quando viu o Harrier na ala...Imagine então se fosse após o incidente com o KAL 007...
sds!!
Até mais!
Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
-
- Sênior
- Mensagens: 3249
- Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Re: HISTORY CHANNEL SOBRE A BATAHA AÉREA DAS MALVINAS
Fala, Brig.!
Não me lembro muito, porque já se vão os anos... , mas na época, era recente: nós, eu e esse meu camarada, éramos da EPCAR de 1984, quando ele contou. O KAL foi em 1983 e as Malvinas em 82. Então, era tudo há pouco tempo. Lembro que ele falou que estava vindo, ou indo para a Europa. De repente, o copiloto falou "olha lá!!" Aí eles ficaram olhando o Sea harrier, armado, com o piloto com a viseira baixada, olhando... Tentaram chamar em 121.5, conforme previsto em interceptaçào, mas sem resposta. E tão de repente como veio, fez um break e foi...
Na época, achamos que era mistério do colega. Mas depois, o fato foi confirmado e inclusive num documentário do Discovery recente, o próprio Almte. Sandy woodward confirmou.
Hoje o cmte. já aposentou faz é tempo, o meu colega acabou de sair do "Gordo" (C130), major antigo...
O tempo passa...
abs!!
Não me lembro muito, porque já se vão os anos... , mas na época, era recente: nós, eu e esse meu camarada, éramos da EPCAR de 1984, quando ele contou. O KAL foi em 1983 e as Malvinas em 82. Então, era tudo há pouco tempo. Lembro que ele falou que estava vindo, ou indo para a Europa. De repente, o copiloto falou "olha lá!!" Aí eles ficaram olhando o Sea harrier, armado, com o piloto com a viseira baixada, olhando... Tentaram chamar em 121.5, conforme previsto em interceptaçào, mas sem resposta. E tão de repente como veio, fez um break e foi...
Na época, achamos que era mistério do colega. Mas depois, o fato foi confirmado e inclusive num documentário do Discovery recente, o próprio Almte. Sandy woodward confirmou.
Hoje o cmte. já aposentou faz é tempo, o meu colega acabou de sair do "Gordo" (C130), major antigo...
O tempo passa...
abs!!
-
- Sênior
- Mensagens: 3249
- Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Re: HISTORY CHANNEL SOBRE A BATAHA AÉREA DAS MALVINAS
E para quem não teve a oportunidade de ir a Buenos Aires, aqui um testemunho de como as Malvinas os marcaram: na Plaza de Mayo, essas barracas são permanentes, da associação de veteranos das malvinas. Recortes de jornais antigos e recentes, os próprios veteranos e é claro, protestos contra o governo...
- malmeida
- Avançado
- Mensagens: 381
- Registrado em: Sex Mai 29, 2009 5:41 pm
- Localização: São Paulo, Brasil
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Re: HISTORY CHANNEL SOBRE A BATAHA AÉREA DAS MALVINAS
Cara, passei lá mês retrasado e a barraca estava lá. Pensei que fosse algo temporário, como era em junho, achei que tivesse algo a ver com um protesto anual que coincide com o mês da rendição.alcmartin escreveu:E para quem não teve a oportunidade de ir a Buenos Aires, aqui um testemunho de como as Malvinas os marcaram: na Plaza de Mayo, essas barracas são permanentes, da associação de veteranos das malvinas. Recortes de jornais antigos e recentes, os próprios veteranos e é claro, protestos contra o governo...
(...)
Aqui abaixo foi outro lugar que visitei:
Troca da guarda (neste dia as sentinelas eram só mulheres)
MAlmeida
- joao fernando
- Sênior
- Mensagens: 5208
- Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
- Localização: Santa Isabel - SP
- Agradeceram: 29 vezes
Re: HISTORY CHANNEL SOBRE A BATAHA AÉREA DAS MALVINAS
Quanto aos Exocet que não explodiram, vcs acham que:
(a) foi sacanagem francesa, desarmando em voo os misseis
(b) erro de operação argentino
(c) erro frances
(d) problemas normais de combate
(e) todas as anteriores
Falando sério, quem chuta o que?
(a) foi sacanagem francesa, desarmando em voo os misseis
(b) erro de operação argentino
(c) erro frances
(d) problemas normais de combate
(e) todas as anteriores
Falando sério, quem chuta o que?
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- malmeida
- Avançado
- Mensagens: 381
- Registrado em: Sex Mai 29, 2009 5:41 pm
- Localização: São Paulo, Brasil
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Re: HISTORY CHANNEL SOBRE A BATAHA AÉREA DAS MALVINAS
Meu chute:joao fernando escreveu:Quanto aos Exocet que não explodiram, vcs acham que:
(a) foi sacanagem francesa, desarmando em voo os misseis
(b) erro de operação argentino
(c) erro frances
(d) problemas normais de combate
(e) todas as anteriores
Falando sério, quem chuta o que?
Após a compra dos Exocet pelos argentinos, alguns técnicos franceses foram à Argentina receber e acionar o sistema. Logo após o início dos trabalhos, a guerra estourou. Os técnicos franceses saíram do país sem completar seu trabalho, imediatamente após o início do conflito, conforme eles mesmo afirmam os códigos de uso não foram liberados nem a montagem concluída. Os argentinos tentaram reativar o sistema e conseguiram fazer o míssil disparar e navegar. Acredito que eles tenham feito alguma besteira ao tentar acionar o dispositivo de detonação do armamento. Como não entendo absolutamente nada do sistema Exocet, fico só neste chute mesmo. Se tiver alguém da MB que possa dar uma opinião mais embasada, agradeço.
Pelo que dizem os livros, apenas o Exocet que atingiu o Atlantic Conveyor detonou, mesmo assim todos os outros acertos confirmados produziram afundamentos, mesmo que alguns dias depois. Dos 5 mísseis disparados, 3 atingiram seus alvos. Dois mísseis disparados pelos Super Etendard afundaram o Sheffield e Atlantic Conveyor. Um disparo de origem terrestre afundou o Glamorgan. Tem mais um relato argentino não confirmado que houve um acerto no Invincible, mas os ingleses negam até hoje.
MAlmeida
- joao fernando
- Sênior
- Mensagens: 5208
- Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
- Localização: Santa Isabel - SP
- Agradeceram: 29 vezes
Re: HISTORY CHANNEL SOBRE A BATAHA AÉREA DAS MALVINAS
Sim, afundou, mas foi um efeito mais adverso (motor de combustivel solido queimando) do que o efeito desejado (explosão). Assim, eu não aceito como resultado valido. Afundou, mas uma explosão tem um resultado psicologico muito maior.
Boa explicação, sairam da Argentina (os tecnicos franceses) antes da ativação dos Exocet´s.
Boa explicação, sairam da Argentina (os tecnicos franceses) antes da ativação dos Exocet´s.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- Gerson Victorio
- Sênior
- Mensagens: 2317
- Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
- Localização: Campo Grande - MS
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: HISTORY CHANNEL SOBRE A BATAHA AÉREA DAS MALVINAS
malmeida,malmeida escreveu:Meu chute:joao fernando escreveu:Quanto aos Exocet que não explodiram, vcs acham que:
(a) foi sacanagem francesa, desarmando em voo os misseis
(b) erro de operação argentino
(c) erro frances
(d) problemas normais de combate
(e) todas as anteriores
Falando sério, quem chuta o que?
Após a compra dos Exocet pelos argentinos, alguns técnicos franceses foram à Argentina receber e acionar o sistema. Logo após o início dos trabalhos, a guerra estourou. Os técnicos franceses saíram do país sem completar seu trabalho, imediatamente após o início do conflito, conforme eles mesmo afirmam os códigos de uso não foram liberados nem a montagem concluída. Os argentinos tentaram reativar o sistema e conseguiram fazer o míssil disparar e navegar. Acredito que eles tenham feito alguma besteira ao tentar acionar o dispositivo de detonação do armamento. Como não entendo absolutamente nada do sistema Exocet, fico só neste chute mesmo. Se tiver alguém da MB que possa dar uma opinião mais embasada, agradeço.
Pelo que dizem os livros, apenas o Exocet que atingiu o Atlantic Conveyor detonou, mesmo assim todos os outros acertos confirmados produziram afundamentos, mesmo que alguns dias depois. Dos 5 mísseis disparados, 3 atingiram seus alvos. Dois mísseis disparados pelos Super Etendard afundaram o Sheffield e Atlantic Conveyor. Um disparo de origem terrestre afundou o Glamorgan. Tem mais um relato argentino não confirmado que houve um acerto no Invincible, mas os ingleses negam até hoje.
o HMS Glamorgan não afundou....ele ficou fora de operação sem condições de combate, mas sobreviveu ao impacto do Exocet argentino disparado da ilha.
Abraços
Gerson
de volta a Campo Grande - MS.
- malmeida
- Avançado
- Mensagens: 381
- Registrado em: Sex Mai 29, 2009 5:41 pm
- Localização: São Paulo, Brasil
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Re: HISTORY CHANNEL SOBRE A BATAHA AÉREA DAS MALVINAS
Gerson, vc está 100% correto. O Glamorgan aguentou o Exocet (que não detonou tampouco). Valeu pela correção. Tentei puxar da memória e acabei falando besteira.GERSON VICTORIO escreveu:malmeida escreveu: malmeida,
o HMS Glamorgan não afundou....ele ficou fora de operação sem condições de combate, mas sobreviveu ao impacto do Exocet argentino disparado da ilha.
Abraços
Gerson
[]
MAlmeida
MAlmeida