cb_lima escreveu:soultrain escreveu:O facto relevante aqui é o pequeno numero de aeronaves, a falta de qualquer modernização durante 32 anos e a falta de verbas da FAB, isto não é com sentido depreciativo, nós estávamos bem piores na altura, é só a realidade.
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Soutrain,
Os MIII sofreram muito mesmo quando eram novos.
Para ilustrar... a nossa famosa interceptação de um avião Cubano em 1982 foi na base do canhão amigo porque o 530 ainda não estava operacional e por pouco não ocorria.
O problema da modernização foi também relacionado aos ínumeros problemas que tínhamos com os franceses e a sua prática de preços quando operamos os MIII.
O que quero dizer com isso é que dançamos conforme a música nas mãos de franceses e americanos nas últimas décadas e que todos tem culpa no cartório.
Se no fim das contas, queremos saber quem nos ajudou mais, por íncrivel que possa parecer foram os americanos apesar de para muitas coisas eles terem sido os piores conosco sem sombra de dúvida.
A lição que isso ensina não é endeusar um lado e demonizar o outro pura e simplesmente porque isso não nos favorece, e sim que temos que tratar dos nossos próprios interesses e quem nos oferecer o melhor leva, senão... tchau tchau.
Simples assim.
Por essas e outras eu acho que essa confusão de última hora americana está é nos prestando um grande favor caso a decisão já esteja tomada (extra oficialmente) em função do Rafale.
[]s
CB_Lima
CB,
Pergunto-lhe:
Quantos MIII eram?
Qual a opção da FAB na manutenção dos motores?
Quantas actualizações houve nos MIII no mundo e a FAB rejeitou?
Preço? O Brasil não tinha dinheiro, já se esqueceram pelo que passamos na altura?
O MIII foi o maior sucesso da Dassault, inúmeros países operaram o mesmo e um piloto diz que os Atar 09B ficavam muito tempo lá na França, pronto já é culpa dos Franceses.
O MIII tinha os clientes mais difíceis do planeta, os Australianos, Israelitas e Suíços. Não conheço nenhuma história parecida, foram várias vezes modernizados, radares, avionica etc. e cumpriram muito bem o seu papel até ao fim recente, ao contrário dos brasileiros, que eram, desculpe a expressão, sucatas, quando foram aposentados.
Vocês compraram 17 se bem me lembro, é claro que foi muito mais fácil canabilizar a frota de F-5, pelo numero de aparelhos, sabe quantos voavam antes da modernização?
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