TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16231 Mensagem por GDA_Fear » Qua Ago 12, 2009 9:44 pm

só achei o video legal mais nada.




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16232 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 12, 2009 9:44 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

Karáleo, que comédia que tá esse tópico!!!!!




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16233 Mensagem por orestespf » Qua Ago 12, 2009 9:48 pm

Carlos Mathias escreveu::lol: :lol: :lol: :lol:

Karáleo, que comédia que tá esse tópico!!!!!
X2

A euforia parece que já se foi... :lol: :lol: :lol: :lol:




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16234 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 12, 2009 9:52 pm

Querem ver um vídeo de um SU-30MKI para ver o que é manobrabilidade e acabar com essa perebada se apresentando feito uns perna de paus aéreos?
Ou seriam asas de pau????
:roll: :lol: :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61583
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6346 vezes
Agradeceram: 6692 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16235 Mensagem por Túlio » Qua Ago 12, 2009 9:55 pm

Pra quê? Flankeiro que é Flankeiro tem montes deles no HD. Eu tenho e volta e meia curto um pouquitcho, muito que tri, aquilo é que é caça... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16236 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 12, 2009 10:01 pm

Disputa de capengas é phoda de ver. :lol:




Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16237 Mensagem por GDA_Fear » Qua Ago 12, 2009 10:06 pm

Apesar de estar torcendo pro F-18 minha escolha inicial sempre foi o SU-35, acho que a mentalidade vai mudar com a chegada dos MI-35 derrubando o mito dos russos não transferirem tecnologia.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16238 Mensagem por Penguin » Qua Ago 12, 2009 10:08 pm

soultrain escreveu:Verdade,

Nisso não concordo com o prick, a muito baixa velocidade o SH e altitude, o SH é fantástico e muito dócil, foi desenhado para isso.

[[]]'s
Soultrain,

A US Navy pediu e teve uma aeronave otimizada para velocidade subsônicas. Nesse regime a sua taxa de aceleração e taxa de subida e capacidade de manobra é superior ao F/A-18C block XIX e seu desempenho não fica a dever a nenhum caça contemporaneo. Até ai estamos de acordo, não? É nesse regime que ocorrem a grande totalidade dos dogfights no mundo real.

Estamos de acordo tb que o seu desempenho em velocidades supersônicas não é dos melhores entre os caças de 4a geração? Contudo o SH é supersônico e atinge a velocidade máxima de Mach 1,8+.

Uma coisa tem me intrigado. O seu conceito de baixa velocidade. O que vc chama de baixa velocidade?
Em dogfight as velocidade caem rapidamente, quanto mais G são puxados.

A velocidade em que o caça atinge sua maior agilidade (maior razão de curva, manor raio) é chamada Vcorner que geralmente varia entre 600-800km/h dependendo da altitude, para qualquer caça, Rafale, Typhoon, Super Hornet, etc.

Segundo Tmor* (um dos maiores especialistas em Rafale na net) a Vcorner do Rafale é 360kts ou 666km/h (não especificou a altitude).

O SH pilotado por Salvatore atingiu uma razão de curva de 40graus/s a 350kts ou 648km/h a 12.000ft. Isso deve ser próximo ao Vcorner dele.

O F-16 possui Vcorner variando entre 331-440kts ou 613-814km/h dependendo da altitude.


*
TMor
Join Date: May 2005
Location: Near Toulouse (France)
Ok, according to "my" source (a former CEV guy), the service limit is 8g. It is a soft limit, and it's very often overtaken. Above 8G, there is no limit but the hard 11G limit.

Why wasn't it more impressive ? Surely because it was executed at high speed, i don't know.
For example, the square dance at 450kts/ 9g... Well, we all know it can sustain it, and it's not the tightest turn IMO (with a corner speed at 360kts...).

The reclined seat is said to help the pilot sustain 2 additional Gs...
__________________
The Rafale international forum :
http://rafale.freeforums.org/

http://forum.keypublishing.com/showthread.php?p=1426599
[]s




Editado pela última vez por Penguin em Qua Ago 12, 2009 10:18 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16239 Mensagem por orestespf » Qua Ago 12, 2009 10:14 pm

GDA_Fear escreveu:Apesar de estar torcendo pro F-18 minha escolha inicial sempre foi o SU-35, acho que a mentalidade vai mudar com a chegada dos MI-35 derrubando o mito dos russos não transferirem tecnologia.
Este é o problema, amigo GDA, você estava acendendo velas pra Deus, bastou este dar uma "saidinha" pra você acender velas para o Diabo. Aí fica a dúvida, você vai ou não para o Céu??? Ainda há tempo de salvar sua alma... :twisted: :twisted: :lol: :lol: :lol:


Abração!!!!




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16240 Mensagem por Penguin » Qua Ago 12, 2009 10:15 pm

Alfredo762 escreveu:
Santiago escreveu:ote="Alfredo762"]
Santiago

Precisamos voltar um pouco para entender.

Se recordarem, verão que o se almeja é a transferência de tecnologia. Para tanto, adentramos no campo da Propriedade Imaterial, que é a minha área. Não entrarei no “juridiquês” para não lhe incomodar. :wink:

Quando se transfere tecnologia, se transfere para que o país que recebe faça o que lhe bem entender. Mas não pensem que é assim. Toda e qualquer TdT é feita em contratos complicadíssimos, tudo debatido palavra por palavra. Se transfere para o país o que este quer para determinadas finalidades pré-estabelecidas.

Se quiser fazer uma exploração econômica com base na tecnologia repassada, aí são outros quinhentos.

Se por ventura o Brasil desenvolver algo com base na tecnologia repassada e quiser explorá-la sem autorização, o Brasil pode muito bem ser vetado. E isso não é uma exclusividade americana, é francesa também. Falamos de cláusulas com multas pesadíssimas.

Isso é praxe em qualquer contrato desse tipo.

A diferença é que os EUA eram inflexíveis nesse campo, até poucos meses atrás. Passavam a tecnologia mas não permitiam sua exploração. Isso foi visto na entrevista do presidente da Boeing.

A bem da verdade, isso já era falado nos bastidores, a entrevista somente solidificou algo que já era tido como certo. Eu disse “eram”. Agora mudaram a postura.

Isso deixa os EUA no mesmo patamar dos franceses. Porém, tinham de ter feito isso muitos meses atrás e não agora. Pois o tempo todo se trabalhou com uma maior liberdade de exploração.

Esse é ponto centrado no avião. Existem outros temas importantes na relação Brasil-EUA que merecem ser abordados, mas seria Offtopic demais.

O atraso da divulgação tem sentido. A imprensa viu que o Ministro Nelson fez a propaganda do caça francês. Para um Ministro de Estado, é uma gafe, é imoral, não é honesto, não é probo e foge da lisura de uma seleção dessas. Ele tirou toda a seriedade ao ser parcial. Se o governo fosse sério mesmo, seria alvo de CPI. Vão esfriar os ânimos antes para a divulgação.

Um Abraço
Alfredo
Prezado Alfredo,

Muito preciso como sempre!
Pode usar o "juridiquês" a vontade. Sempre é bom aprender :wink:

[]s

Santiago




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16241 Mensagem por GDA_Fear » Qua Ago 12, 2009 10:23 pm

orestespf escreveu:
GDA_Fear escreveu:Apesar de estar torcendo pro F-18 minha escolha inicial sempre foi o SU-35, acho que a mentalidade vai mudar com a chegada dos MI-35 derrubando o mito dos russos não transferirem tecnologia.
Este é o problema, amigo GDA, você estava acendendo velas pra Deus, bastou este dar uma "saidinha" pra você acender velas para o Diabo. Aí fica a dúvida, você vai ou não para o Céu??? Ainda há tempo de salvar sua alma... :twisted: :twisted: :lol: :lol: :lol:


Abração!!!!

:lol: :lol: :lol: foi boa.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16242 Mensagem por Penguin » Qua Ago 12, 2009 10:39 pm

Geralmente nesses videos os caças estão limpos. O SH constantemente se apresenta com 6 AIM-120 e 2 AIM-9 em shows aereos.

O Rafale carregado com cargas ar-terra e tanques está limitado a 5,5g.

O Super Hornet possui um limite inferior de 6g (carga máxima).

Video do SH com carga tipica ar-terra....



Com 8 misseis ar-ar...




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16243 Mensagem por R.A.Barros » Qua Ago 12, 2009 10:53 pm

orestespf escreveu:
GDA_Fear escreveu:Apesar de estar torcendo pro F-18 minha escolha inicial sempre foi o SU-35, acho que a mentalidade vai mudar com a chegada dos MI-35 derrubando o mito dos russos não transferirem tecnologia.
Este é o problema, amigo GDA, você estava acendendo velas pra Deus, bastou este dar uma "saidinha" pra você acender velas para o Diabo. Aí fica a dúvida, você vai ou não para o Céu??? Ainda há tempo de salvar sua alma... :twisted: :twisted: :lol: :lol: :lol:


Abração!!!!
Eu também torcia muito pro SU-35, mas já que tinha que escolher algum da shortlist, escolhi o F-18 SH :D
Mas o importante é que o Brasil terá um caça a seu nível em breve, não importa qual :}




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16244 Mensagem por WalterGaudério » Qua Ago 12, 2009 11:17 pm

PRick escreveu:
R.A.Barros escreveu:Capacidade de manobras de um F-18 e o poder de sua aceleração:

Pelo contrário, o que esse vídeo demonstra é aceleração lenta e raio de curva muito grande para manter a aceleração, além dos problemas de aerodinâmica, que são evidenciados pelos efeitos já descritos acima. o SH precisa de um espaço horizontal e vertical muito maior para realizar as mesmas manobras que Rafale e Typhoon por exemplo, a aeronave quase sai da área de visão. Quem já viu os vídeos de Le Bourget percebe isso. O F-18E faz curvas longas para manter a aceleração e a energia. Quando faz uma manobra mais acentuada, perde energia rapidamente. Justificando o apelido de Super Lento, em velocidade baixas é sem dúvida muito bonito, lembra até o Su-27/35, porém, quando acelera perde a linha. 8-] 8-]

[]´s
Prick, não estou querendo salvar a pela de ninguém, mas tu bem sabes que Rafa e Typhoon tem a famosa configuração delta-canard, o que lhes dá em certas manobras e atitudes, um melhor ou pior rendimento que o Rhino.

Seja mais light.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16245 Mensagem por WalterGaudério » Qua Ago 12, 2009 11:22 pm

GDA_Fear escreveu:Apesar de estar torcendo pro F-18 minha escolha inicial sempre foi o SU-35, acho que a mentalidade vai mudar com a chegada dos MI-35 derrubando o mito dos russos não transferirem tecnologia.
Nem tanto ao céu, nem tanto a terra caro GDA.
Embora eu tb fosse flankeiro na época que dava para sonhar, não podemos esquecer que o Mi-35 ainda não pode ser considerado um SdA de alta tecnologia. Um sistema tipo o S-300PMU 2, um Projekt 677, sim, seriam bons comparativos.

Se tudo correr bem, e espero que corra, então as portas para um PAK poderiam ser abertas, em um mandato do Lula em 2014.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder