Pra mim... no texto destacado se essa fala do Amorim for verdadeira o SH ja esta fora...Santiago escreveu:"Foi um grande erro!"
Eliane Cantanhêde
BRASÍLIA - Foi assim a conversa de ontem de Celso Amorim com o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, general Jim Jones: o Brasil queria entender as bases que a Colômbia está cedendo aos EUA.
Mas os EUA estavam interessados em algo mais prático: o programa F-X para renovar a frota de caças da FAB. Um negócio de uns R$ 4 bi.
Jones trouxe uma carta da chefe do Departamento de Estado, Hillary Clinton, em que ela sugere uma parceria estratégica e oferece transferência de tecnologia para tentar vender seus aviões. São expressões-chave do negócio, às quais o Brasil recorria para mostrar preferência pela França (que já promete as duas coisas há tempos) e para desdenhar os EUA.
Amorim não perdeu a chance de reclamar do veto dos EUA à venda de 24 Super Tucanos da Embraer para a Venezuela, em janeiro de 2006, alegando que o avião brasileiro usa tecnologia norte-americana (sistema inercial de voo, computador de bordo, motor e hélice).
O Brasil nunca engoliu e, ontem, o ministro cobrou: "Foi um grande erro!". Os venezuelanos giraram à esquerda e compraram os Sukhoi da Rússia. O Brasil perdeu muito, os EUA perderam um pouco, e quem se deu bem foi Moscou.
E se for verdade mesmo... Começo a ter mais admiração ainda por determinados setores do nosso atual governo...Não me lembro de nenhum governo anterior ter peito pra dizer isso ao grande EUA...o tal ex-comandante ficou até sem palavras e saiu de fininho meio que sem querer, querendo..."A Culpa fui do Bush"...A resposta mais facil que ele poderia dar...
Abraço