TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 128 vezes
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15376 Mensagem por Sávio Ricardo » Qui Ago 06, 2009 10:16 am

Santiago escreveu:"Foi um grande erro!"

Eliane Cantanhêde

BRASÍLIA - Foi assim a conversa de ontem de Celso Amorim com o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, general Jim Jones: o Brasil queria entender as bases que a Colômbia está cedendo aos EUA.

Mas os EUA estavam interessados em algo mais prático: o programa F-X para renovar a frota de caças da FAB. Um negócio de uns R$ 4 bi.

Jones trouxe uma carta da chefe do Departamento de Estado, Hillary Clinton, em que ela sugere uma parceria estratégica e oferece transferência de tecnologia para tentar vender seus aviões. São expressões-chave do negócio, às quais o Brasil recorria para mostrar preferência pela França (que já promete as duas coisas há tempos) e para desdenhar os EUA.

Amorim não perdeu a chance de reclamar do veto dos EUA à venda de 24 Super Tucanos da Embraer para a Venezuela, em janeiro de 2006, alegando que o avião brasileiro usa tecnologia norte-americana (sistema inercial de voo, computador de bordo, motor e hélice).

O Brasil nunca engoliu e, ontem, o ministro cobrou: "Foi um grande erro!".
Os venezuelanos giraram à esquerda e compraram os Sukhoi da Rússia. O Brasil perdeu muito, os EUA perderam um pouco, e quem se deu bem foi Moscou.
Pra mim... no texto destacado se essa fala do Amorim for verdadeira o SH ja esta fora...

E se for verdade mesmo... Começo a ter mais admiração ainda por determinados setores do nosso atual governo...Não me lembro de nenhum governo anterior ter peito pra dizer isso ao grande EUA...o tal ex-comandante ficou até sem palavras e saiu de fininho meio que sem querer, querendo..."A Culpa fui do Bush"...A resposta mais facil que ele poderia dar...

Abraço

Imagem
ebborto
Júnior
Júnior

#15377 Mensagem por ebborto » Qui Ago 06, 2009 11:07 am

...nesses momentos de "crise".......penso.......que os chineses já sabiam a resposta à muito tempo.

http://www.uni-yoga.org/blogdoderose/un ... rtunidade/

Abraços

"The Hand That Rocks The Cradle Is The Hand That Rules The World"
William Ross Wallace
pauloguita
Júnior
Júnior

#15378 Mensagem por pauloguita » Qui Ago 06, 2009 12:02 pm

Sávio Ricardo escreveu:

Eliane Cantanhêde

BRASÍLIA - Foi assim a conversa de ontem de Celso Amorim com o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, general Jim Jones: o Brasil queria entender as bases que a Colômbia está cedendo aos EUA.

Mas os EUA estavam interessados em algo mais prático: o programa F-X para renovar a frota de caças da FAB. Um negócio de uns R$ 4 bi.

Jones trouxe uma carta da chefe do Departamento de Estado, Hillary Clinton, em que ela sugere uma parceria estratégica e oferece transferência de tecnologia para tentar vender seus aviões. São expressões-chave do negócio, às quais o Brasil recorria para mostrar preferência pela França (que já promete as duas coisas há tempos) e para desdenhar os EUA.

Amorim não perdeu a chance de reclamar do veto dos EUA à venda de 24 Super Tucanos da Embraer para a Venezuela, em janeiro de 2006, alegando que o avião brasileiro usa tecnologia norte-americana (sistema inercial de voo, computador de bordo, motor e hélice).

Os venezuelanos giraram à esquerda e compraram os Sukhoi da Rússia. O Brasil perdeu muito, os EUA perderam um pouco, e quem se deu bem foi Moscou.
Pra mim... no texto destacado se essa fala do Amorim for verdadeira o SH ja esta fora...

E se for verdade mesmo... Começo a ter mais admiração ainda por determinados setores do nosso atual governo...Não me lembro de nenhum governo anterior ter peito pra dizer isso ao grande EUA...o tal ex-comandante ficou até sem palavras e saiu de fininho meio que sem querer, querendo..."A Culpa fui do Bush"...A resposta mais facil que ele poderia dar...

Abraço
Ganharam as forças armadas brasileiras, pois se o Chaves não tivesse dado a guinada a esquerda, a marinha não teria seus submarinos, nem helicopteros, nem navios, e o FX2 seria de caças usados.
O Chaves acordou o gigante adormecido, chamou a atenção do governo para a necessidade de modernizar as forças armadas.
CHAVES. " O MELHOR MINISTRO DA DEFESA QUE O BRASIL JA TEVE"
Sem ele, nada do que estamos assistindo, estaria acontecendo.

Abraços.
O Jogo so acaba quando o juiz apita, até lá a bola continua rolando.

PRick

#15379 Mensagem por PRick » Qui Ago 06, 2009 12:15 pm

Sávio Ricardo escreveu:

Eliane Cantanhêde

Abraço

Essa figura truculenta do General dos EUA, deu uma entrevista ao vivo na Globo(vejam que são sempre os mesmos defendendo interesses externos), como 90% de nossa mídia, Chavez está certo, 90% da mídia tem mais é que ser jogada no Oceano! São o que existe de pior em nossa sociedade. E os fatos atuais apenas comprovam isso.

O que melhor define os EUA é a fábula do Escorpião e o Sapo, é a minha natureza, quer dizer os interesses deles são antagonicos aos nossos, e cada vaz mais isso irá ocorrer, assim, não é XÔ F-18, mas XÔ Yankees, XÔ SATANÁS, bem ao estilo de nossa mídia, se alguém te que ser demonizado são os EUA!

Por sinal, as pressões do desespero final apenas demonstram, que não é nada ligado ao preço, nada ligado a qualidade dos caças que fazem os EUA dominarem o mercado, mas o velho jogo sujo da politica, e quando não dá certo, partem para ameaças e chantagens sem o menor constragimento, e nem se dão ao trabalho de considerar nada. E olha que estamos falando de um Governo Democrata, com o Sr. Obama, mas na verdade é Programa de Nação, o imperialismo dos EUA é assim, agressivo, arrogante, indeferente aos que os outros pensam, ainda mais no seu quintal.

Sinto nojo de quem defende tal país no Brasil, bem claro é forte, isso é NOJENTO!

[]´s

brisa

#15380 Mensagem por brisa » Qui Ago 06, 2009 12:26 pm

mas o velho jogo sujo da politica,
Mas Prick...... voce mesmo ja falou aqui que a escolha seria política????

..... e descendo a lenha na imprensa, por analogia, voce esta defendendo o Sarney :twisted:

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#15381 Mensagem por alcmartin » Qui Ago 06, 2009 12:39 pm

Link para a entrevista que o Prick citou, no jornal da globo:

http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MU ... ONAL+.html

Fica claro que os "homi" estão jogando pesado, com uma unanimidade rara. Afinal, se conseguirem a aproximação, matam vários coelhos: vendem o peixe, matam o concorrente frances, "cercam" o Chaves e dão os primeiros passos para uma possível mudança do fornecedor estratégico de energia, no caso o pré-sal. Atendendo a demanda dos estrategistas que pregam a troca da atual Arábia Saudita.

O galho, para eles, que esse mesmo porrete que segundo eles, nos protegeria, também serve para bater...
:shock: E aprudencia nos empurra mais ainda para a França...

Curiosa a situaçào brasileira: dois "amigos" que se pelejam. O negócio é se equilibrar no meio... :mrgreen:

PRick

#15382 Mensagem por PRick » Qui Ago 06, 2009 12:46 pm

brisa escreveu:
mas o velho jogo sujo da politica,
Mas Prick...... voce mesmo ja falou aqui que a escolha seria política????

..... e descendo a lenha na imprensa, por analogia, voce esta defendendo o Sarney :twisted:
Esse tipo de política, tem outro nome, chama-se politicagem, nada mais que isso, como falei antes, só descobriram que o Sarney é desonesto agora, se existe algo que abomino mais que isso, é a hipocrisia, Arthur Virgilio e Agripino Maia não são melhores que José Sarney! Os santos estão no céu.

A escolha será politica, enquanto subjetividade, não enquanto politicagem, é como julgar filmes, pelos filmes B. A deturpação da política é um fato, porém, politicagem, não é "política".

O que estamos assistindo agora é a deturpação, hipocrisia, chantagem, é preciso que isso fique bem claro. E fique mais claro ainda os agentes sociais, os veículos de mídia e outros setores da sociedade que dão cobertura para esses eventos.

[]´s

PRick

#15383 Mensagem por PRick » Qui Ago 06, 2009 12:49 pm

alcmartin escreveu:Link para a entrevista que o Prick citou, no jornal da globo:

http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MU ... ONAL+.html

Fica claro que os "homi" estão jogando pesado, com uma unanimidade rara. Afinal, se conseguirem a aproximação, matam vários coelhos: vendem o peixe, matam o concorrente frances, "cercam" o Chaves e dão os primeiros passos para uma possível mudança do fornecedor estratégico de energia, no caso o pré-sal. Atendendo a demanda dos estrategistas que pregam a troca da atual Arábia Saudita.

O galho, para eles, que esse mesmo porrete que segundo eles, nos protegeria, também serve para bater...
:shock: E aprudencia nos empurra mais ainda para a França...

Curiosa a situaçào brasileira: dois "amigos" que se pelejam. O negócio é se equilibrar no meio... :mrgreen:

Esse General me lembra uma figura abjeta e soturna, chama-se Wernon Walthers(não sei se é assim que se escreve), o que demonstra mais uma vez, o Governo Obama é igual ao do Sr. Bush, ou até pior para AL.

[]´s

flavio pereira montes
Júnior
Júnior
Agradeceu: 7 vezes

#15384 Mensagem por flavio pereira montes » Qui Ago 06, 2009 1:00 pm

Me desculpem,

Mas sentir "nojo" não ajuda, o forum também é um meio de midia, devemos trabalhar e buscar o melhor para o país, seja com A ou B, mas o melhor para a nação, com todas as instituições fortes e democráticas, seguindo as leis e costumes da nação.

Fim do Off topic

sds. 8-]

gaitero
Sênior
Sênior

#15385 Mensagem por gaitero » Qui Ago 06, 2009 1:11 pm

SÃO PAULO - Os Estados Unidos ofereceram ao Brasil um compromisso de transferência tecnológica como última cartada para se contrapor ao favoritismo da França e vencer a concorrência aberta pela Força Aérea Brasileira (FAB) para a compra de 36 caças, o chamado programa FX-2. O processo de escolha está em fase final e, por razões vinculadas a objetivos da política externa do governo Lula, tende a favorecer a aquisição dos caças Rafale, da companhia francesa Dassault.

A secretária de Estado dos EUA enviou uma carta pessoal na qual expressou seu “profundo apoio” à oferta norte-americana.

A nova proposta norte-americana em favor dos F-18 Super Hornet, fabricados pela Boeing, foi trazida pelo general Jim Jones, assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, e apresentada ao governo brasileiro como peça fundamental para o fortalecimento das relações Brasil-Estados Unidos.

"Nós viemos aqui esclarecer que essa é uma parte importante da nossa parceria com o Brasil, que envolve uma transferência de tecnologia sem precedentes”, afirmou a subsecretária de Estado para o Controle de Armas e Segurança Internacional, Ellen Tauscher. “Essa é a melhor oferta que já fizemos até agora e tem como fundamento a relação forte que queremos construir com o Brasil”, completou.

Na última terça-feira, o general Jones, Ellen Tauscher e o principal responsável no Departamento de Defesa sobre o tema, Ashton Carter, apresentaram a oferta ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, e ao comandante da FAB, brigadeiro Juniti Saito. Ontem, reiteraram a proposta ao chanceler Celso Amorim. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#15386 Mensagem por orestespf » Qui Ago 06, 2009 1:13 pm

Amigos e colegas DBistas,

o foco não deveria estar nos caças, mas em outras bandas. Acho o assunto tão delicado, que não ouso comentar, mas deixo claro que não tenho informação alguma, apenas acredito que compreendi o que anda acontecendo.

Em relação aos caças, só pra constar, não faz muita diferença se o governo brasileiro optar pelo modelo americano, ou seja, a pressão tem outros interesses e não visam apenas mudar a escolha. Escolhendo ou não o caça americano, os problemas persistirão, o que poderia mudar é o trato, mas não os fatos.

Assim sendo, compreenda a escolha do caça como um ato simbólico, aquele que retrata uma disposição (ou falta dela) para tocar o que se chama de futuro. Tanto que, pra mim, vemos a cada dia a ocupação deste espaço pela ala da diplomacia, deixando claro que agora, mais do que nunca, a disputa tem outro tipo de conotação. Mas insisto, não importa o caça escolhido, sob o ponto de vista "prático", mas sob a ótica diplomática, o simbolismo é enorme, com diferenças abissais entre o que se coloca na mesa.

Existe uma roupagem em todo esse processo de reaparelhamento de nossas FFAA, algo enorme e que mostra do tamanho da coragem e de força para levá-la adiante. Lamentavelmente estou convencido que poucos aqui perceberam, na verdade estou mais convencido ainda que a própria imprensa não sabe nem por onde começa, mas basta ler o que está aí, não é necessário informações extras, nem fontes confiáveis, visto que é muito provável que a própria pessoa (seja qual for) também não tenha percebido o que está mais do que na cara.

No início a discussão era sobre o que comprar, depois passou para a fase de quem transfere ou não tecnologia, mas atualmente o objeto é outro. Encerro assim: todos os três concorrentes ao FX-2 transferem tecnologias, e vou além, não me surpreenderia em nada se todos eles afirmarem e colocarem no papel que transferem 100% de suas tecnologias e sem cobrar nada por elas. O que está em jogo é o que estou chamando de simbolismo, mas que no fundo é um desenho do que se pretende ser. Assim, a luta é para impedir que tal símbolo não seja traçado, visto que o estrago, por um dos lados, seria maior, ao se ver nascer uma criatura daquilo que sempre foi tratado como verme.

PRick

#15387 Mensagem por PRick » Qui Ago 06, 2009 1:25 pm

orestespf escreveu:Amigos e colegas DBistas,

Assim, a luta é para impedir que tal símbolo não seja traçado, visto que o estrago, por um dos lados, seria maior, ao se ver nascer uma criatura daquilo que sempre foi tratado como verme.
Isso me lembra aquela série ou filme DUNA. 8-] 8-]

[]´s

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#15388 Mensagem por joao fernando » Qui Ago 06, 2009 1:30 pm

Alguem viu ai o pacote de 3 bi que os americanos ofereceram para a FAB?

Desse jeito, pode até vir alguma coisa pra MB e EB. Eu não duvido nadinha.

Essa vai ser a semana do F18 no DB, de novo.

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
PRick

#15389 Mensagem por PRick » Qui Ago 06, 2009 1:34 pm

joao fernando escreveu:Alguem viu ai o pacote de 3 bi que os americanos ofereceram para a FAB?

Desse jeito, pode até vir alguma coisa pra MB e EB. Eu não duvido nadinha.

Essa vai ser a semana do F18 no DB, de novo.

Acho que você ainda não entendeu, o F-18E está fora, porque os EUA estão fora, não nos interessa enquanto nação comprar nada dos EUA, o objetivo deles é nos manter como sempre fomos, subordinados, subdesenvolvidos e dependentes deles.

No more trash, nada mais de pratileiras e usados, queremos coisas novas, construídas e se possível, desenvolvidos aqui.

[]´s

PRick

#15390 Mensagem por PRick » Qui Ago 06, 2009 1:37 pm

Por sinal Orestes,

Agora, as verdadeiras razões porque o SU-35 ficou de fora, estão vindo a tona, imagine se eles tivessem na Short List, o FX-2 estariam mais quente que o SOL. E ainda tem gente que vem com o papo de decisão técnica. :roll: :roll:

[]´s

Responder