Interessante a sua argumentação, SGT GUERRA. Mas eu queria enfatizar uma coisa, em momento algum fiz menção de que o Brasil deveria se acomodar em termos de aparelhamento e pessoal, muito pelo contrário. O que eu estava questionando era a ATUAL distribuição espacial das tropas brasileiras. Outra coisa, é que eu não disse para não temermos ninguém, disse para não temermos tanto assim a Argentina, disse que havia outros elementos mais desestabilizadores que a Argentina, por exemplo, Venezuela.
Mas onde vamos deixar nossas tropas blindadas?
Sobre o exército estar "tentando montar uma guarnição decente na fronteira com a Venezuela, acho que essa guarnição já deveria ter sido montada há muito tempo, e isso se poderia resolver mobilizando tropas do sul para o norte, se o sul ficasse menos guarnecido então poderia-se "tentar montar uma guarnição decente no sul". Porque se estoura uma guerra entre Venezuela e Colômbia e começa-se a pulular refugiados e guerrilheiros, sejam colombianos ou venezuelanos, no território brasileiro e o nosso EB não poderá se dar ao luxo de ainda estar tentando montar uma guarnição decente nessa região.
Cara, se você levar em consideração que até poucos anos as armas de apoio em Roraima se resumia a 2 MRt e 2 MTR, e agora temos um grupo de artilharia, é muita coisa.
O que eu quero dizer é que o esforço militar é mais urgente e estratégico na região norte. O louco do Chavez pode fazer uma besteira a qualquer momento e o perfil dele é mais próximo ao daqueles extremistas islâmicos, que para fazer uma guerra não é necessário muita coisa.
Mas esta sendo. A região norte é prioridade a muito tempo. Só que isso não se faz da noite para dia. Não em tempo de paz.
E vou dizer o porquê questionei a distribuição espacial das tropas, vi na Estratégia Braço Forte do EB uma nota que dizia que a distribuição espacial dos militares/população no norte do país estava equivalente ao do resto do país e até superior! Ora, mas isso não engana ninguém! Todos sabem que a região norte do nosso país é a região mais excassa populacionalmente do Brasil, ou seja, se tiverem 10 habitantes na nossa amazônia e 5 militares então estaremos muito bem densamente militarizados na região? Isso não é verdade. O cálculo deveria ser feito seguindo um meio termo entre militares/população, militares/área e levando-se em consideração o entorno da região também (ponto de vista estratégico).
Nesse ponto eu concordo. Mas o EB conseguiu reestruturar as brigadas blindadas no sul. Com aumento de efetivo (companhias, e até regimentos), e conseguiu fazer isso no norte também. Obviamente conseguiu isso fechando OMs em outras regiões, mas fez.
Portanto é possível aumentar efeitvo no norte e manter unidades estratégicas como no caso das unidades blindadas.
Sobre a questão dos blindados, acho que vc está certo, de repente não é tão estratégico e necessário levar divisões de blindados para o norte onde a guerra se dá de maneira diferente, o acesso é mais difícil, dentre outras coisas. Isso eu deixo para os estrategistas militares e pessoas do ramo, como você.
eu mal conheço um comando de brigada rsrrs sei sobre estrategia tanto quanto voce
Mas eu acho que esforço do EB deve ser no sentido de melhor equipar e fincar nossa presença na Amazônia. Na verdade, todo o país necessita de reaparelhamento urgente, isso é evidente, mas a necessidade mais primordial no momento é a Amazônia e aquela fronteira instável.
Quero agradecer pela discussão.
Se alguém se dispor a enumerar o que já foi feito na amazonia do final dos anos 90 pra cá, vamos ver que é coisa demais.
Que eu me lembro é o destacamento FE, uma brigada de infantaria, aumento da aviação, um monte de btl tipo 1 e tipo 2 passaram a tipo de 3....mais pelotões de fronteira...alguém lembra de mais alguma coisa?