TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15211 Mensagem por orestespf » Seg Ago 03, 2009 6:13 pm

alexmabastos escreveu:Acho eu que tem dedo dos norte americanos nessa confusão do senado...para bagunçar o coreto...
Será prof. Orestes?

Abs

Alex
É uma especulação, Alex, mas não iria me enveredar por estas idéias... Muito arriscado conjecturar algo nesta direção, acredito.

Uma coisa pra mim é certa, tudo sugere que o Rafale realmente venceu o FX-2 e com total aval da FAB, inclusive técnico. Só pode ser isso, visto que os absurdos que estamos vendo são para atingi-lo em cheio, percebe-se nitidamente a pressão dos americanos e dos suecos nas últimas matérias na mídia aberta, isto está claríssimo pra mim.

Uma coisa é certa, a FAB e o MD/Governo sabiam desde o início que as coisas seriam assim, pressão a toda, jogo sujo, tentativa de escândalos para espirrar no Governo, denuncismos de compras irregulares, etc. Então, se já imaginavam tais coisas é porque deveriam estar preparados para lidar com tudo isso, estou convencido que estão preparados sim. Agora, as respostas oficiais precisam aparecer rapidamente, acredito inclusive que o anúncio não deveria ser mais adiado, o estrago político seria muito maior.

Agora, veja bem, tudo que escrevi foi no âmbito de hipóteses, visto que não sei de nada mesmo, apenas estou tentando compreender o que está se passando, principalmente medindo o termômetro via imprensa. E na mesma linha de hipótese (apenas) acredito que a FAB já tenha terminado seu relatório e que este já esteja de posse do MD/Governo, mas o anúncio ainda não veio em virtude (acho) da "visita" do ministro NJ ao Senado, seria estranho anunciar algo com tal "agenda" comprometida, teria que dar mais explicações ainda.

Acho melhor não segurar mais o anúncio, temo pelo estrago, sem falar que já imagino o tamanho da tempestade após o mesmo. Isto é coisa pra gente grande, não cabe a mim julgar, nem mesmo especular, tudo está em mãos de pessoas experientes e que saberão tratar com tudo isso com grande maestria, assim penso.

Grande abraço,

Orestes

Editado pela última vez por orestespf em Seg Ago 03, 2009 6:18 pm, em um total de 1 vez.
PRick

#15212 Mensagem por PRick » Seg Ago 03, 2009 6:17 pm

Só para deixar água na boca do Marino [003] [003] , até os usados croassantes são inigualáveis, e não aquelas velharias acabadas de F-18A/C. Olhem o ano de fabricação de cada Rafale M F-1 que serão entregues de GRAÇA!

Imagem

Como foram estocados em 2007/8, O mais voado não tem 08 anos de uso, o menos, só uns 5 anos! O mais velho tem 09 anos de fabricação! Isso é o que chamamos semi-novos com revisão de fábrica! :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

gaitero
Sênior
Sênior

#15213 Mensagem por gaitero » Seg Ago 03, 2009 6:20 pm

PRick escreveu:
HIGGINS escreveu:Hoje é dia 03 de aaaaaaaaaagosto. Não era para hoje o anúncio do vencedor?

Não, o prazo vai de 04 de agosto(por conta da apresentação do NJ no Congresso), até o fim do mês, o NJ falou na primeira quinzena, mas creio que deverá ser lá pelo dia 15 ao 20 desse mês, vamos ver se meu chute é bom.

[]´s
A FAB entregou ontem o relatório ao MD, neste foram dadas apenas sujestões, a FAB não escolheu e nem eliminou nenhum concorrente, ela apenas colocou os pontos relevantes de cada modelo e logicamente destacou sua preferência. O NJ cancelou a palestra que ele daria ao LULA, amanhã, dia 4, esta foi adiada por uma semana ( By Marino )...

Chuto que o fim está proximo. Nesta semana poderemos conhecer o vencedor.

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
gaitero
Sênior
Sênior

#15214 Mensagem por gaitero » Seg Ago 03, 2009 6:26 pm

orestespf escreveu:
alexmabastos escreveu:Acho eu que tem dedo dos norte americanos nessa confusão do senado...para bagunçar o coreto...
Será prof. Orestes?

Abs

Alex
É uma especulação, Alex, mas não iria me enveredar por estas idéias... Muito arriscado conjecturar algo nesta direção, acredito.

Uma coisa pra mim é certa, tudo sugere que o Rafale realmente venceu o FX-2 X2 e com total aval da FAB, inclusive técnico. X2 Só pode ser isso, visto que os absurdos que estamos vendo são para atingi-lo em cheio, percebe-se nitidamente a pressão dos americanos e dos suecos nas últimas matérias na mídia aberta, isto está claríssimo pra mim.

Uma coisa é certa, a FAB e o MD/Governo sabiam desde o início que as coisas seriam assim, pressão a toda X2, jogo sujo, tentativa de escândalos para espirrar no Governo, denuncismos de compras irregulares, etc. Então, se já imaginavam tais coisas é porque deveriam estar preparados para lidar com tudo isso, estou convencido que estão preparados sim. Agora, as respostas oficiais precisam aparecer rapidamente, acredito inclusive que o anúncio não deveria ser mais adiado, o estrago político seria muito maior.

Agora, veja bem, tudo que escrevi foi no âmbito de hipóteses, visto que não sei de nada mesmo, apenas estou tentando compreender o que está se passando, principalmente medindo o termômetro via imprensa. E na mesma linha de hipótese (apenas) acredito que a FAB já tenha terminado seu relatório e que este já esteja de posse do MD/Governo Sim, já esta com o governo., mas o anúncio ainda não veio em virtude (acho) da "visita" do ministro NJ ao Senado, pode ser, mas creio que não seria estranho anunciar algo com tal "agenda" comprometida, teria que dar mais explicações ainda. É pode ser que sim.. :lol:

Acho melhor não segurar mais o anúncio, temo pelo estrago X2, sem falar que já imagino o tamanho da tempestade após o mesmo. X2 Isto é coisa pra gente grandeX2, não cabe a mim julgar, nem mesmo especular, tudo está em mãos de pessoas experientes e que saberão tratar com tudo isso com grande maestriaX2, assim penso.

Grande abraço,

Orestes
:mrgreen:

gaitero
Sênior
Sênior

#15215 Mensagem por gaitero » Seg Ago 03, 2009 6:29 pm

GDA_Fear escreveu:Esse não chegou nem perto do escudo... :lol: :lol: :lol:
NO MORE TRASH

XÔ FA-18!!!!

alexmabastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 7 vezes

#15216 Mensagem por alexmabastos » Seg Ago 03, 2009 6:35 pm

[quote="orestespf"][quote="alexmabastos"]Acho eu que tem dedo dos norte americanos nessa confusão do senado...para bagunçar o coreto...
Será prof. Orestes?

Abs

Alex[/quote]

Uma coisa pra mim é certa, tudo sugere que o Rafale realmente venceu o FX-2 e com total aval da FAB, inclusive técnico. Só pode ser isso, visto que os absurdos que estamos vendo são para atingi-lo em cheio, percebe-se nitidamente a pressão dos americanos e dos suecos nas últimas matérias na mídia aberta, isto está claríssimo pra mim.

Uma coisa é certa, a FAB e o MD/Governo sabiam desde o início que as coisas seriam assim, pressão a toda, jogo sujo, tentativa de escândalos para espirrar no Governo, denuncismos de compras irregulares, etc. Então, se já imaginavam tais coisas é porque deveriam estar preparados para lidar com tudo isso, estou convencido que estão preparados sim. Agora, as respostas oficiais precisam aparecer rapidamente, acredito inclusive que o anúncio não deveria ser mais adiado, o estrago político seria muito maior.

Agora, veja bem, tudo que escrevi foi no âmbito de hipóteses, visto que não sei de nada mesmo, apenas estou tentando compreender o que está se passando, principalmente medindo o termômetro via imprensa. E na mesma linha de hipótese (apenas) acredito que a FAB já tenha terminado seu relatório e que este já esteja de posse do MD/Governo, mas o anúncio ainda não veio em virtude (acho) da "visita" do ministro NJ ao Senado, seria estranho anunciar algo com tal "agenda" comprometida, teria que dar mais explicações ainda.

Acho melhor não segurar mais o anúncio, temo pelo estrago, sem falar que já imagino o tamanho da tempestade após o mesmo. Isto é coisa pra gente grande, não cabe a mim julgar, nem mesmo especular, tudo está em mãos de pessoas experientes e que saberão tratar com tudo isso com grande maestria, assim penso.

Grande abraço,

Orestes[/quote]

Eu citei a crise no senado mas tentando dizer que os poderes envolvidos e as consequências de tais acordos e compras são tão grandes, tão grandes, que não sei até onde aqueles que não querem dividir a sombra conosco iriam para nos impedir de alguma forma.

Alex

orestespf
Sênior
Sênior

#15217 Mensagem por orestespf » Seg Ago 03, 2009 6:49 pm

alexmabastos escreveu:
Eu citei a crise no senado mas tentando dizer que os poderes envolvidos e as consequências de tais acordos e compras são tão grandes, tão grandes, que não sei até onde aqueles que não querem dividir a sombra conosco iriam para nos impedir de alguma forma.

Alex
Olá Alex,

entendi perfeitamente aonde quis chegar, mas (eu) não ousaria citar apenas os americanos, acho que qualquer um poderia agir assim (não estou fazendo média alguma, apenas sendo cuidadoso mesmo).

Não é difícil associar a crise do Senado com as concorrências para reaparelhamento militar, mas aí soa como teoria da conspiração, não me parece ser algo interessante, ainda mais neste momento de turbulências. Falo isso porque neste meio é comum A fazer algo como se fosse B só para não sair arranhado, então, melhor não nomear os bois. :mrgreen: :mrgreen:

Abração!!!

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#15218 Mensagem por orestespf » Seg Ago 03, 2009 6:50 pm

gaitero escreveu:
orestespf escreveu: É uma especulação, Alex, mas não iria me enveredar por estas idéias... Muito arriscado conjecturar algo nesta direção, acredito.

Uma coisa pra mim é certa, tudo sugere que o Rafale realmente venceu o FX-2 X2 e com total aval da FAB, inclusive técnico. X2 Só pode ser isso, visto que os absurdos que estamos vendo são para atingi-lo em cheio, percebe-se nitidamente a pressão dos americanos e dos suecos nas últimas matérias na mídia aberta, isto está claríssimo pra mim.

Uma coisa é certa, a FAB e o MD/Governo sabiam desde o início que as coisas seriam assim, pressão a toda X2, jogo sujo, tentativa de escândalos para espirrar no Governo, denuncismos de compras irregulares, etc. Então, se já imaginavam tais coisas é porque deveriam estar preparados para lidar com tudo isso, estou convencido que estão preparados sim. Agora, as respostas oficiais precisam aparecer rapidamente, acredito inclusive que o anúncio não deveria ser mais adiado, o estrago político seria muito maior.

Agora, veja bem, tudo que escrevi foi no âmbito de hipóteses, visto que não sei de nada mesmo, apenas estou tentando compreender o que está se passando, principalmente medindo o termômetro via imprensa. E na mesma linha de hipótese (apenas) acredito que a FAB já tenha terminado seu relatório e que este já esteja de posse do MD/Governo Sim, já esta com o governo., mas o anúncio ainda não veio em virtude (acho) da "visita" do ministro NJ ao Senado, pode ser, mas creio que não seria estranho anunciar algo com tal "agenda" comprometida, teria que dar mais explicações ainda. É pode ser que sim.. :lol:

Acho melhor não segurar mais o anúncio, temo pelo estrago X2, sem falar que já imagino o tamanho da tempestade após o mesmo. X2 Isto é coisa pra gente grandeX2, não cabe a mim julgar, nem mesmo especular, tudo está em mãos de pessoas experientes e que saberão tratar com tudo isso com grande maestriaX2, assim penso.

Grande abraço,

Orestes
:mrgreen:

:lol: :lol: :lol:

:wink: :wink:

PRick

#15219 Mensagem por PRick » Seg Ago 03, 2009 6:52 pm

Olhem a flotille 12F, quando ainda usava os Rafales M F-1.

Que coisa LINDIA, melhor só a Carla Bruni! [106] É a primeira jóia croassante, novim, saido da fábrica, é o 000001! Em breve..

http://porte-avion.teria.org/images/rafale_marine.jpg

[]´s

GDA_Fear
Sênior
Sênior

#15220 Mensagem por GDA_Fear » Seg Ago 03, 2009 6:59 pm

gaitero escreveu:
GDA_Fear escreveu:Esse não chegou nem perto do escudo... :lol: :lol: :lol:
NO MORE TRASH

XÔ FA-18!!!!
E esse mais longe ainda.... :lol: :lol: :lol: acho que nem precisava botar o colete o escudo só tem francófilo ceguinho aqui [003] [003] [003] [003] [003]

GDA_Fear
Sênior
Sênior

#15221 Mensagem por GDA_Fear » Seg Ago 03, 2009 7:27 pm

PRick escreveu:Só para deixar água na boca do Marino [003] [003] , até os usados croassantes são inigualáveis, e não aquelas velharias acabadas de F-18A/C. Olhem o ano de fabricação de cada Rafale M F-1 que serão entregues de GRAÇA!

Imagem

Como foram estocados em 2007/8, O mais voado não tem 08 anos de uso, o menos, só uns 5 anos! O mais velho tem 09 anos de fabricação! Isso é o que chamamos semi-novos com revisão de fábrica! :mrgreen: :mrgreen:

[]´s
:lol: :lol: O Rafale F1 só pode fazer combates A2A, já o F-18C/D, A2A e A2G............ [003] [003] [003].

Agora imagina a situação.

Toca a sirene do NAe SP, os pilotos decolam:
Piloto:-Torre, Prossiga
Torre:-Foxtrot,Alfa,Bravo cinco,zero,uno,zero, Naval invadiu a costa brasileira, afunde-o assim que tiver contato,é uma ordem!
Piloto:-Confirme última transmissão
Torre:-Afunde o Navio assim que tiver contato
Piloto:-Copiado... mas como, vou fazer pra derrubar um navio se esse equipamento não tem suporte para strike naval ??
Torre:-......se vira 5,0,1,0 vai no canhão, mas derruba o desgraçado porque se ele chegar perto desse NAe f****
Piloto:-Ciente,Torre.
Piloto:-Break a direita, evadindo míssil...(depois disso ele volta para a rota, ligando seu POD ECM)
Piloto:-Torre,5,0,1,0..Contato visual com o alvo,alterando para GUNs
Piloto:-guns,guns,guns....(mas não fez efeito)
Piloto:-Vo taca em o equipamento em cima dele....
Torre:-Só não deixa ele chegar perto desse NAe....

O Navio atira um míssil contra o pobre Rafa F1

Piloto:-Mayday,Mayday, fui atingido mandem o RESCAP agora.
Torre:-5,0,1,0 RESCAP a caminho
Piloto:-Ejetar,Ejetar,Ejetar!

Debrifing:

Perdas:1(caça) Acertos:1(Naval)
Armamento:Canhão e o próprio caça Rate:Exelente->Cumpriu a missão mesmo tendo que tacar o equipamento em cima do alvo. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

PRick

#15222 Mensagem por PRick » Seg Ago 03, 2009 8:09 pm

Tecnologia made in USA no Rafale, fui direto na fonte!

http://www.google.com/patents?vid=USPAT ... dq=821,393

Sem dúvida essa é genuína!

[]´s

helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#15223 Mensagem por helio » Seg Ago 03, 2009 8:45 pm

alexmabastos escreveu:As balas estão voando feio...estão atirando para tudo que é lado...

Governo pode fatiar compra de caças

Fonte: Monitor Mercantil

Diante das pressões dos EUA e do primeiro-ministro de Israel, que recentemente visitou Brasília e fez o lobby dos suecos, a concorrência para a venda de caças supersônicos à Aeronáutica, que estava se bifurcando entre os franceses e norte-americanos, passou agora a uma tendência do governo Lula de efetuar um "mix" de compras em que cada uma terá uma terça parte no fornecimento. A Dassault com o Rafale (França), a Boeing com o Super Hornet (Estados Unidos) e a Saab com o Grippen (Suécia). As informações foram divulgadas nesta segunda pelo site da Carta Polis.

A postura de negociação do governo brasileiro é considerada madura e competente pelos três concorrentes. A França respeita a capacidade técnica das equipes que estão em Paris atualmente para fechar o contrato de financiamento da venda dos Rafales.

Diante dos rumos ainda incertos, a França, para fortalecer a sua oferta, está disposta a oferecer gratuitamente à FAB uma esquadrilha de seu último modelo de Mirages - o F1 - superior aos 12 que a FAB comprou recentemente para a Base Aérea de Anápolis, e somente um pouco inferior aos Rafales que pretende negociar com o Brasil.

O que seria "fatiar" ? Juro que se for 12 unidades de cada um eu choro de rir desse jornalista.
O que seria F1 ? ( não seria o -5 ).
Esse jornalista tentou mas o artigo não tem pé nem cabeça...

Abs
Alex
Neste universo de teorias de conspiração citadas aqui(lobby de jornalistas, midias compradas, escandalo no senado, sinceramente estou rindo pois até parece que uma compra de U$4 bilhões possa mover tudo isto.
Já aventei também esta fantasiosa, entretanto não impossivel hipotese do Brasil adquirir 2 tipos de caças( conforme noticia acima). Um obviamente seria mono e outro bi. O mono como é o unico concorrente seria o Gripen e o bi por ter o mesmo motor do outro seria o SH.

Hélio

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#15224 Mensagem por Penguin » Seg Ago 03, 2009 8:51 pm

PRick escreveu:Tecnologia made in USA no Rafale, fui direto na fonte!

http://www.google.com/patents?vid=USPAT ... dq=821,393

Sem dúvida essa é genuína!

[]´s

Além dos sistemas não-franceses citados por Sintra, há outras cositas...
Cytec Engineered Materials Inc. (Tempe, Ariz., U.S.A.) is well known for its BMI resin products used in aerospace, as well as its extensive overall high-temperature materials portfolio. CYCOM-5250-4 is Cytec's best-known BMI product, which can be prepregged or used as an RTM resin. The resin has a dry Tg of 296°C/565°F, and RTM'd parts exhibit continuous service temperature resistance up to 204°C/400°F, with excellent toughness. Cytec's BMI resins have been used for years in F-22 fighter jet parts.

Cytec's cyanate ester products -- CYCOM 5245C and CYCOM 5575-2 -- are used for radome applications and in the wing of Dassault's Rafale fighter jet, says the company.

Imagem
Source: Dassault Aviation, F. RobineauThe Dassault Rafale fighter jet incorporates high-temperature cyanate ester resin in its composite wing structure.

http://www.compositesworld.com/articles ... rcial.aspx
Não dúvido que haja muito mais coisas....culpa da globalização 8-]

[]s

Editado pela última vez por Penguin em Seg Ago 03, 2009 9:09 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Antunes
Intermediário
Intermediário

#15225 Mensagem por Antunes » Seg Ago 03, 2009 8:58 pm

helio escreveu:
alexmabastos escreveu:As balas estão voando feio...estão atirando para tudo que é lado...

Governo pode fatiar compra de caças

Fonte: Monitor Mercantil

Diante das pressões dos EUA e do primeiro-ministro de Israel, que recentemente visitou Brasília e fez o lobby dos suecos, a concorrência para a venda de caças supersônicos à Aeronáutica, que estava se bifurcando entre os franceses e norte-americanos, passou agora a uma tendência do governo Lula de efetuar um "mix" de compras em que cada uma terá uma terça parte no fornecimento. A Dassault com o Rafale (França), a Boeing com o Super Hornet (Estados Unidos) e a Saab com o Grippen (Suécia). As informações foram divulgadas nesta segunda pelo site da Carta Polis.

A postura de negociação do governo brasileiro é considerada madura e competente pelos três concorrentes. A França respeita a capacidade técnica das equipes que estão em Paris atualmente para fechar o contrato de financiamento da venda dos Rafales.

Diante dos rumos ainda incertos, a França, para fortalecer a sua oferta, está disposta a oferecer gratuitamente à FAB uma esquadrilha de seu último modelo de Mirages - o F1 - superior aos 12 que a FAB comprou recentemente para a Base Aérea de Anápolis, e somente um pouco inferior aos Rafales que pretende negociar com o Brasil.

O que seria "fatiar" ? Juro que se for 12 unidades de cada um eu choro de rir desse jornalista.
O que seria F1 ? ( não seria o -5 ).
Esse jornalista tentou mas o artigo não tem pé nem cabeça...

Abs
Alex
Neste universo de teorias de conspiração citadas aqui(lobby de jornalistas, midias compradas, escandalo no senado, sinceramente estou rindo pois até parece que uma compra de U$4 bilhões possa mover tudo isto.
Já aventei também esta fantasiosa, entretanto não impossivel hipotese do Brasil adquirir 2 tipos de caças( conforme noticia acima). Um obviamente seria mono e outro bi. O mono como é o unico concorrente seria o Gripen e o bi por ter o mesmo motor do outro seria o SH.

Hélio
Imagina o pesadelo logístico. AMX / F-5EM / Gripen NG / SH ou Rafale sem contar cargueiros, R99, treinadores avançados...etc... e tudo isso até 2025. Só pode ser piada... :lol: 2 "ganhadores" do F-X2 derrota o propósito de toda a concorrência e de um caça multi-missão. Não acham? Isso para min é absurdo.

No mais sou francófilo assumido.

F-18 SH [004] Xô!!!
[]s

Editado pela última vez por Antunes em Seg Ago 03, 2009 9:05 pm, em um total de 1 vez.
"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
Responder