Túlio,Túlio escreveu:Sabem como EU invadiria o Brasil por mar? Bueno, primeiro eu teria de ter um OBJETIVO: o quê precisamente estou querendo? Tomar um porto? Uma refinaria? Uma cidade? Ou estabelecer uma cabeça-se-praia para desembarcar forças poderosas (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia) ir levando tudo de roldão, até as bandeiras brancas começarem a aparecer? O meu seria este último...
Eu iria atacar aonde? Fazer uma cabeça de praia na Baía da Guanabara? O mesmo que fizeram Ingleses e Franceses nos tempos do Brasil-colônia? NÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOO........
Eu seguiria o exemplo dos Holandeses, atacaria nas vastas extensões do Nordeste, com menor densidade populacional e amplos espaços para acantonamento e avanço de grandes unidades, estas protegidas por densa flak até o aproveitamento de trechos de estrada para conversão em aeródromos. Daí sim, com Aviação baseada em terra e, portanto, logística razoavelmente garantida e um poderoso guarda-chuva contra a FAB (caças + flak), partiria para capturar um porto, ainda no NE. Então sim, a logística estaria a pleno e eu poderia me voltar para onde quisesse, e adivinhem para que lado eu iria: apostem no verde...
DETALHE: até as baterias costeiras, sejam mísseis, sejam canhões, chegarem até uma distância razoável para poderem atacar meus navios, teriam de passar por minhas unidades blindadas/mecanizadas, Aviação e helis...
DETALHE 2: como citei os Holandeses, podem vir me falar dos Guararapes, onde realmente nasceram juntos o EB e o sentimento de Brasilidade. Bueno, lembro aos colegas que aqueles Heróis eram, em grande maioria, gente do Povo, um Povo acostumado a portar e usar na prática ARMAS que eram as mais modernas da época, pronto, por conseguinte, a se reunir e enfrentar um Exército inimigo no campo de batalha. Temos este mesmo Povo hoje? Até a nossa tchurma pegar a prática daqueles, minhas tropas já estariam tomando mate aqui no Parque Osório, se eu quisesse (mas claro que não iria querer, já falei: VERDE!)...
Numa coisa eu concordo contigo, eu também imagino o NE como a região mais apropriada para uma agreção cotnra o nosso território, até mesmo se o objetivo fosse a ocupação da Amazônia, pois apartir do NE fica possível isolar toda a região Norte do Centro-Sul Brasileiro, aliás historicamente foi a partir do NE que o Brasil ocupou a região Amazônica. Por isso eu imagino a necessidade de ampliar e melhorar as tropas estacionadas nessa região (concordo com o artigo do Gen. Pinto do COTER no sentido de completar as Brigadas e Divisões hoje incompletas) inclusive com a transformação da 10 Bgd Inf Mtz em Bgd Inf Mec e da criação de um Grupo de Artilharia Anti-Aérea e de uma AD dotada de ao menos um Grupo com material de 155 mm, além daquilo que há pouco expus sobre a criação de um Grupo de Art Cos. Contudo faço uma ressalva sobre o teu post, pois para esse seu plano desse certo, tanto as FFAA brasileiras como os nossos serviços de Inteligência Militar deveriam estar totalmente fora de ação, pois caso contrário, com a tecnologia de Sensoriamento Remoto já disponível em nosso país uma força naval com a magnitude necessária para conduzir um assalto anfíbio sobre a costa nordestina seria facilmente detectável e aí as providências no sentido de deslocar tropas e equipamentos seriam tomadas no devido tempo (bem, talvez tratando-se do Brasil, talvez nem todas mas ao menos parte delas!)