MiG-23 Flogger
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Re: MiG-23 Flogger
Um grande caça. Não foi por acaso q foi durante muitos anos o caça tático padrão da URSS e de alguns países do Pacto de Varsóvia. Também é mais um exemplo de aeronave soviética bastante subestimada no ocidente. Sorte dos pilotos ocidentais q não enfrentaram as versões padrões da VVS/PVO em mãos bem adestradas...
Mikoyan Gurevich MiG-23ML [German Democratic Republic-AF, In Flight (Rügen)_Baltic Sea, 1980's]
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- Bolovo
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Re: MiG-23 Flogger
Um grande avião, sem dúvidas. Mas comparado com seus contemporâneos ocidentais, como o Phantom, Viggen ou Mirage F1, não era lá o melhor de todos. Ainda usava a geometria variável, abandonado pelos ocidentais uma década antes. Não estou difamando e nem porra nenhuma, mas é que é preciso botar uns pingos nos i's. Mas por muito tempo foi o terror da OTAN, milhares de caças desses, um número realmente superior, na fronteira alemã prontos para operar. A coisa era tão séria que toda a tática do A-10 teve que ser revista devido ao "Mig-23 Factor", que li no livro de Bill Gunston, salvo engano.
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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: MiG-23 Flogger
Sim, concordo. Mas não há dúvida q seria um pário duro para os caças citados por ti... Situação totalmente diferente do que enfrentar versões "bugadas" pilotadas por pilotos medíocres como foi o caso israelense no Vale de Beeka...
Se bem q as cifras de perdas de ambos os lados ainda são motivo de muita controvérsia e novos dados possam surgir no futuro...
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Re:
Muitas vezes o nome "dela" varia consoante a nacionalidade do Piloto, a malta da RAF e da RN chamam-lhe "nagging Nora".rodman escreveu:O nome da tal garota é Betty , "Bitchin' Betty" VMS Voice Message System.
A Betty já salvou minha vida varias vezes
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
- LeandroGCard
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Re: MiG-23 Flogger
O realmente belo Mig -23 foi desenvolvido para superar a principal deficiência do Mig-21, que era sua baixa autonomia. Ele devia voar rápido, pousar em pistas pouco extensas e/ou improvisadas e ter longo alcance, mas ainda ser bem mais barato que os caças ocidentais de forma a permitir a manutenção da vantagem numérica sobre estes. Como acontecia do lado ocidental, os projetistas do OKW Mig acreditavam que os combates aéreos seriam decididos pelos mísseis guiados, então a capacidade de manobra não era um requisito importante para o avião. Por isso o projeto utilizava asas altas de grande carga alar (boas para velocidade e alcance) e geometria variável (facilitando o pouso), mas estas asas não eram muito eficazes para o dogfight.Bolovo escreveu:Um grande avião, sem dúvidas. Mas comparado com seus contemporâneos ocidentais, como o Phantom, Viggen ou Mirage F1, não era lá o melhor de todos. Ainda usava a geometria variável, abandonado pelos ocidentais uma década antes. Não estou difamando e nem porra nenhuma, mas é que é preciso botar uns pingos nos i's. Mas por muito tempo foi o terror da OTAN, milhares de caças desses, um número realmente superior, na fronteira alemã prontos para operar. A coisa era tão séria que toda a tática do A-10 teve que ser revista devido ao "Mig-23 Factor", que li no livro de Bill Gunston, salvo engano.
Quando o projeto estava quase pronto os russos perceberam que seu novo caça tinha realmente problemas de manobralidade, e melhoraram um pouco a aerodinâmica aumentando a área da asa, jogando seu centro de pressão para frente (o que criou aquele estranho “dente” no bordo de ataque, logo no início da seção móvel da asa) e fazendo outras alterações menores, que melhoraram um pouco a capacidade de manobra. Mesmo assim o avião ficou ainda abaixo dos modelos contemporâneos ocidentais neste quesito. Mas a produção em grande escala já estava em implantação, e não havia como melhorar muito mais a manobralidade do projeto básico.
Percebendo que seus inimigos poderiam em muitos casos tirar vantagem da baixa manobralidade do Mig-23, os russos partiram para uma solução original: Criaram o pequeno e altamente manobrável míssil R-60, que permitiria aos pilotos do Mig-23 alvejar aeronaves inimigas mesmo que não pudessem acompanhá-las nas curvas.
Na prática acho que o Mig-23 viu pouca ação em missões de interceptação para as quais foi projetado, e na maioria das vezes em que entrou em combate foram suas versões degradadas de exportação, com pilotos tradicionalmente menos eficientes (sírios, líbios, iraquianos, etc...) que enfrentaram caças ocidentais de uma geração posterior (F-16, F-15 e F-18), pilotados principalmente por americanos e israelenses, tendo seus inimigos geralmente o apoio de AWAC’s ou outros meios de apoio à guerra aérea. Assim, não é de se admirar que o histórico de combate do avião não seja dos mais invejáveis.
Leandro G. Card
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Re: MiG-23 Flogger
Agora tá explicado o "dente" na asa do Flogger. Valeu Leandro, nunca pare de nos "humilhar" com seus pertinentes e esclarecedores comentários ...
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Re: MiG-23 Flogger
O Mirage F-1 não era páreo para o Mig-23 confindeciado por pilotos sulafricanos durante a guerra com Angola.
Os pilotos sulafricanos eram instruídos a não engajar Mig-23 em combate.
Diga-se de passagem Mig-23 pilotados por cubanos.
Agora com relação ao F-4 realmente o Phantom era um caça formidável.
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Re: MiG-23 Flogger
Eu derrubo vários desses com meu F-16
Agora sério... é um exelente caça comparado aos caças de sua geração.
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Re: MiG-23 Flogger
O Mirage F-1 tinha uma concepção aerodinâmica semelhante à do Mig-23, com asas altas, e relativamente pequenas. A carga alar era um pouco pior , e a relação peso/potência um pouco melhor, mas a geometria variável do Mig-23 provavelmente lhe permitia um pouco mais de manobralidade em algumas condições.talharim escreveu:O Mirage F-1 não era páreo para o Mig-23 confindeciado por pilotos sulafricanos durante a guerra com Angola.
Os pilotos sulafricanos eram instruídos a não engajar Mig-23 em combate.
Diga-se de passagem Mig-23 pilotados por cubanos.
Agora com relação ao F-4 realmente o Phantom era um caça formidável.
Só que além de tudo os Mig’s-23 estavam equipados como R-60, e a África do Sul não tinha nada equivalente.
Leandro G. Card
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Re: MiG-23 Flogger
Os pilotos sulafricanos diziam que o Mig-23 era insuperável em altas altitudes agora em baixas altitudes o Mirage F-1 seria equivalente porem mesmo assim o Mig levava vantagem por culpa da potencia do motor...........
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- LeandroGCard
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Re: MiG-23 Flogger
A relação peso/potência dos F-1 era melhor que a do MIG-23. Provavelmente o que eles achavam que era decorrente do motor mais potente na verdade era efeito do enflexamento das asas, que reduzia em muito o arrasto e permitia maiores acelerações e velocidades.talharim escreveu:Os pilotos sulafricanos diziam que o Mig-23 era insuperável em altas altitudes agora em baixas altitudes o Mirage F-1 seria equivalente porem mesmo assim o Mig levava vantagem por culpa da potencia do motor...........
Leandro G. Card