MiG-23 Flogger

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
xvss
Intermediário
Intermediário

#76 Mensagem por xvss » Dom Mai 07, 2006 11:34 pm

essa camuflagem é linda!

Imagem

Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: MiG-23 Flogger

#77 Mensagem por Enlil » Sex Jul 31, 2009 12:47 am

Um grande caça. Não foi por acaso q foi durante muitos anos o caça tático padrão da URSS e de alguns países do Pacto de Varsóvia. Também é mais um exemplo de aeronave soviética bastante subestimada no ocidente. Sorte dos pilotos ocidentais q não enfrentaram as versões padrões da VVS/PVO em mãos bem adestradas...

http://img75.imageshack.us/img75/3721/10798683.jpg

Mikoyan Gurevich MiG-23ML [German Democratic Republic-AF, In Flight (Rügen)_Baltic Sea, 1980's]

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#78 Mensagem por Bolovo » Sex Jul 31, 2009 1:03 am

Um grande avião, sem dúvidas. Mas comparado com seus contemporâneos ocidentais, como o Phantom, Viggen ou Mirage F1, não era lá o melhor de todos. Ainda usava a geometria variável, abandonado pelos ocidentais uma década antes. Não estou difamando e nem porra nenhuma, mas é que é preciso botar uns pingos nos i's. Mas por muito tempo foi o terror da OTAN, milhares de caças desses, um número realmente superior, na fronteira alemã prontos para operar. A coisa era tão séria que toda a tática do A-10 teve que ser revista devido ao "Mig-23 Factor", que li no livro de Bill Gunston, salvo engano.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Enlil
Sênior
Sênior

#79 Mensagem por Enlil » Sex Jul 31, 2009 1:14 am

Sim, concordo. Mas não há dúvida q seria um pário duro para os caças citados por ti... Situação totalmente diferente do que enfrentar versões "bugadas" pilotadas por pilotos medíocres como foi o caso israelense no Vale de Beeka...
Se bem q as cifras de perdas de ambos os lados ainda são motivo de muita controvérsia e novos dados possam surgir no futuro...

Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

Re:

#80 Mensagem por Sintra » Sex Jul 31, 2009 5:52 am

rodman escreveu:O nome da tal garota é Betty 8-] , "Bitchin' Betty" VMS Voice Message System.

A Betty já salvou minha vida varias vezes :wink:
Muitas vezes o nome "dela" varia consoante a nacionalidade do Piloto, a malta da RAF e da RN chamam-lhe "nagging Nora". :wink:

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#81 Mensagem por LeandroGCard » Sex Jul 31, 2009 9:08 am

Bolovo escreveu:Um grande avião, sem dúvidas. Mas comparado com seus contemporâneos ocidentais, como o Phantom, Viggen ou Mirage F1, não era lá o melhor de todos. Ainda usava a geometria variável, abandonado pelos ocidentais uma década antes. Não estou difamando e nem porra nenhuma, mas é que é preciso botar uns pingos nos i's. Mas por muito tempo foi o terror da OTAN, milhares de caças desses, um número realmente superior, na fronteira alemã prontos para operar. A coisa era tão séria que toda a tática do A-10 teve que ser revista devido ao "Mig-23 Factor", que li no livro de Bill Gunston, salvo engano.
O realmente belo Mig -23 foi desenvolvido para superar a principal deficiência do Mig-21, que era sua baixa autonomia. Ele devia voar rápido, pousar em pistas pouco extensas e/ou improvisadas e ter longo alcance, mas ainda ser bem mais barato que os caças ocidentais de forma a permitir a manutenção da vantagem numérica sobre estes. Como acontecia do lado ocidental, os projetistas do OKW Mig acreditavam que os combates aéreos seriam decididos pelos mísseis guiados, então a capacidade de manobra não era um requisito importante para o avião. Por isso o projeto utilizava asas altas de grande carga alar (boas para velocidade e alcance) e geometria variável (facilitando o pouso), mas estas asas não eram muito eficazes para o dogfight.

Quando o projeto estava quase pronto os russos perceberam que seu novo caça tinha realmente problemas de manobralidade, e melhoraram um pouco a aerodinâmica aumentando a área da asa, jogando seu centro de pressão para frente (o que criou aquele estranho “dente” no bordo de ataque, logo no início da seção móvel da asa) e fazendo outras alterações menores, que melhoraram um pouco a capacidade de manobra. Mesmo assim o avião ficou ainda abaixo dos modelos contemporâneos ocidentais neste quesito. Mas a produção em grande escala já estava em implantação, e não havia como melhorar muito mais a manobralidade do projeto básico.

Percebendo que seus inimigos poderiam em muitos casos tirar vantagem da baixa manobralidade do Mig-23, os russos partiram para uma solução original: Criaram o pequeno e altamente manobrável míssil R-60, que permitiria aos pilotos do Mig-23 alvejar aeronaves inimigas mesmo que não pudessem acompanhá-las nas curvas.

Na prática acho que o Mig-23 viu pouca ação em missões de interceptação para as quais foi projetado, e na maioria das vezes em que entrou em combate foram suas versões degradadas de exportação, com pilotos tradicionalmente menos eficientes (sírios, líbios, iraquianos, etc...) que enfrentaram caças ocidentais de uma geração posterior (F-16, F-15 e F-18), pilotados principalmente por americanos e israelenses, tendo seus inimigos geralmente o apoio de AWAC’s ou outros meios de apoio à guerra aérea. Assim, não é de se admirar que o histórico de combate do avião não seja dos mais invejáveis.

Leandro G. Card

Enlil
Sênior
Sênior

#82 Mensagem por Enlil » Sex Jul 31, 2009 1:09 pm

Agora tá explicado o "dente" na asa do Flogger. Valeu Leandro, nunca pare de nos "humilhar" com seus pertinentes e esclarecedores comentários :mrgreen:...

Carlos Mathias

#83 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jul 31, 2009 1:21 pm

Eu acho aquele dente bonitão pacas. :D

Enlil
Sênior
Sênior

#84 Mensagem por Enlil » Sex Jul 31, 2009 1:27 pm

Também acho, sobretudo por é q exclusivo do Flogger. Parece uma pua...

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#85 Mensagem por talharim » Sex Jul 31, 2009 2:18 pm

O Mirage F-1 não era páreo para o Mig-23 confindeciado por pilotos sulafricanos durante a guerra com Angola.

Os pilotos sulafricanos eram instruídos a não engajar Mig-23 em combate.

Diga-se de passagem Mig-23 pilotados por cubanos.

Agora com relação ao F-4 realmente o Phantom era um caça formidável.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#86 Mensagem por GDA_Fear » Sex Jul 31, 2009 2:44 pm

Eu derrubo vários desses com meu F-16 :mrgreen: :mrgreen:

Agora sério... é um exelente caça comparado aos caças de sua geração.

LeandroGCard
Sênior
Sênior

#87 Mensagem por LeandroGCard » Sex Jul 31, 2009 3:38 pm

talharim escreveu:O Mirage F-1 não era páreo para o Mig-23 confindeciado por pilotos sulafricanos durante a guerra com Angola.

Os pilotos sulafricanos eram instruídos a não engajar Mig-23 em combate.

Diga-se de passagem Mig-23 pilotados por cubanos.

Agora com relação ao F-4 realmente o Phantom era um caça formidável.
O Mirage F-1 tinha uma concepção aerodinâmica semelhante à do Mig-23, com asas altas, e relativamente pequenas. A carga alar era um pouco pior , e a relação peso/potência um pouco melhor, mas a geometria variável do Mig-23 provavelmente lhe permitia um pouco mais de manobralidade em algumas condições.

Só que além de tudo os Mig’s-23 estavam equipados como R-60, e a África do Sul não tinha nada equivalente.

Leandro G. Card

Junker
Sênior
Sênior

#88 Mensagem por Junker » Sex Jul 31, 2009 4:04 pm

os MiG-23ML de Angola

http://img373.imageshack.us/img373/2206/mig23mlke0.jpg

http://img373.imageshack.us/img373/8928/luandari7.jpg

http://i42.tinypic.com/11kfvwh.jpg

http://i39.tinypic.com/ayotgx.jpg

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#89 Mensagem por talharim » Sex Jul 31, 2009 4:29 pm

Os pilotos sulafricanos diziam que o Mig-23 era insuperável em altas altitudes agora em baixas altitudes o Mirage F-1 seria equivalente porem mesmo assim o Mig levava vantagem por culpa da potencia do motor...........

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
LeandroGCard
Sênior
Sênior

#90 Mensagem por LeandroGCard » Sex Jul 31, 2009 4:57 pm

talharim escreveu:Os pilotos sulafricanos diziam que o Mig-23 era insuperável em altas altitudes agora em baixas altitudes o Mirage F-1 seria equivalente porem mesmo assim o Mig levava vantagem por culpa da potencia do motor...........
A relação peso/potência dos F-1 era melhor que a do MIG-23. Provavelmente o que eles achavam que era decorrente do motor mais potente na verdade era efeito do enflexamento das asas, que reduzia em muito o arrasto e permitia maiores acelerações e velocidades.

Leandro G. Card

Responder