MiG - 15 vs. F - 86 "Sabre".
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Re: MiG - 15 vs. F - 86 "Sabre".
E continua até hoje com outros meios, mas a tônica é derrubar sem ser visto.
- LeandroGCard
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Re: MiG - 15 vs. F - 86 "Sabre".
Andei dando uma pesquisada neste ponto, e parece que é verdade, o F-86 conseguia virar melhor que o MIG-15. Isto não era devido a características aerodinâmicas, mas a dois outros fatores: O uso de acionamento hidráulico para as superfícies de controle e macacão anti-G para os pilotos.HIGGINS escreveu: Uma pequenina contradição: Como pode o MiG-15 ter um raio de curva inferior ao do Sabre, se tinha uma carga alar menor (portanto, maior sustentação)?
Um piloto de MIG-15 tinha que fazer uma força enorme para fechar bem a curva na velocidade de combate da época, que já era bem alta, e sofria tremendamente com a força G nesta condição. Já um piloto de Sabre fechava a curva com facilidade, e seu G-suit o permitia suportar cargas de manobra maiores. Daí o F-86 realmente ser melhor em duelos de curvas.
Já na questão do armamento, os americanos simplesmente repetiram no Sabre o mesmo armamento que tão bem havia lhes servido na SGM. Mas devemos lembrar que a USAF praticamente não enfrentou bombardeiros pesados durante a segunda guerra (no máximo alguns médios facilmente incendiáveis japoneses), e contra os caças da segunda guerra 6 metralhadores de 12,7mm eram muito eficazes. Eles só não perceberam que o maior empuxo e velocidade dos caças da década de cinquenta naturalmente exigiam estruturas mais reforçadas, e daí sua surprêsa com a resistência do MIG-15 na Coréia.
Já os russos tinham como principal preocupação justamente as enormes frotas de B-29 e B-36 americanas, e por isso desde o princípio instalaram armamento muito mais pesado no MIG-15, para azar dos pilotos de F-86.
Leandro G. Card
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Re: MiG - 15 vs. F - 86 "Sabre".
A resposta definitiva, na versão F estava na nova asa:LeandroGCard escreveu:Andei dando uma pesquisada neste ponto, e parece que é verdade, o F-86 conseguia virar melhor que o MIG-15. Isto não era devido a características aerodinâmicas, mas a dois outros fatores: O uso de acionamento hidráulico para as superfícies de controle e macacão anti-G para os pilotos.HIGGINS escreveu: Uma pequenina contradição: Como pode o MiG-15 ter um raio de curva inferior ao do Sabre, se tinha uma carga alar menor (portanto, maior sustentação)?
Um piloto de MIG-15 tinha que fazer uma força enorme para fechar bem a curva na velocidade de combate da época, que já era bem alta, e sofria tremendamente com a força G nesta condição. Já um piloto de Sabre fechava a curva com facilidade, e seu G-suit o permitia suportar cargas de manobra maiores. Daí o F-86 realmente ser melhor em duelos de curvas.
Já na questão do armamento, os americanos simplesmente repetiram no Sabre o mesmo armamento que tão bem havia lhes servido na SGM. Mas devemos lembrar que a USAF praticamente não enfrentou bombardeiros pesados durante a segunda guerra (no máximo alguns médios facilmente incendiáveis japoneses), e contra os caças da segunda guerra 6 metralhadores de 12,7mm eram muito eficazes. Eles só não perceberam que o maior empuxo e velocidade dos caças da década de cinquenta naturalmente exigiam estruturas mais reforçadas, e daí sua surprêsa com a resistência do MIG-15 na Coréia.
Já os russos tinham como principal preocupação justamente as enormes frotas de B-29 e B-36 americanas, e por isso desde o princípio instalaram armamento muito mais pesado no MIG-15, para azar dos pilotos de F-86.
Leandro G. Card
With the introduction of the "6-3" slat-less wing in Sept. 1952, on the F-86F-25 (and later refitted to older aircraft.), the Sabre was able to turn inside the MiG all the way up to its combat ceiling of 50,000 ft (15,250 m) and increased it's max speed to 695 mph (1118 km/h), giving the "F" a 30 mph (48.3 km) top speed advantage over the MiG (Albeit at the loss of low speed handling and a higher landing speed.)
Um texto equilibrado...
Esentially the technological contest between the Soviet MiG-15 and the American F-86 Sabre was an even match. The MiG-15, NATO code word Fagot, was better than the F-86 in many aspects (superior climb rate, faster acceleration, more powerful weaponry) but the F-86 Sabre compensated that with more stable diving, a better gunsight, and a g-suit for their pilots, allowing them to resist the tremendous g-forces involved in dogfights. So, the edge were the men in the cockpits, and in the “Honcho Period” (Honchos: the nickname given by the Sabre pilots to excellent MiG pilots) the Soviets had such a slight edge. Quoting Chuck Yeager: “It’s the man, not the machine”.
History would repeat itself a decade later in the Viet Nam War. The Russian made MiG-21 used by the North Vietnamese Air Force was arguably a better fighter than the McDonnell Douglas F-4 Phantom but Phantom pilots with superior training had a higher kill ratio against the MiG-21s. Many F-4 Phantom pilots say if they were flying Mig-21s & the North Vietnamese pilots were in the F-4 Phantoms, F4’s would have littered the countryside.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: MiG - 15 vs. F - 86 "Sabre".
Bom adendo, Leandro. Valeu (até porque confirma o que eu disse hehehe)
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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: MiG - 15 vs. F - 86 "Sabre".
Os Norte Americanos nunca sãoabatidos, eles têm problemas técnicos
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Re: MiG - 15 vs. F - 86 "Sabre".
Pois é, eles estão no papel deles de defender o que é deles, estão certos, cabe cada um usar de um bom filtro via pesquisa.
Apenas nos dias de hoje, cerca de vinte anos depois da queda do muro é que certas coisas começam a aparecer, fora a internet, que popularizou a informação e abriu caminhos para novas fontes.
Apenas nos dias de hoje, cerca de vinte anos depois da queda do muro é que certas coisas começam a aparecer, fora a internet, que popularizou a informação e abriu caminhos para novas fontes.
- Wolfgang
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Re: MiG - 15 vs. F - 86 "Sabre".
Carlos Mathias escreveu:Pois é, eles estão no papel deles de defender o que é deles, estão certos, cabe cada um usar de um bom filtro via pesquisa.
Apenas nos dias de hoje, cerca de vinte anos depois da queda do muro é que certas coisas começam a aparecer, fora a internet, que popularizou a informação e abriu caminhos para novas fontes.
Maldita rede, ferramenta comuna destinada à revolução proletária!!!
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Re: MiG - 15 vs. F - 86 "Sabre".
eu gostava de ver os combates aéreos no Discovery Turbo, mas não dá é só eles que matam,derrubam fazem o escambau... realiadade 0 dos combates.FOXTROT escreveu:Os Norte Americanos nunca sãoabatidos, eles têm problemas técnicos
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Re: MiG - 15 vs. F - 86 "Sabre".
o mig 15 tem peças de vante e tudo...
"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer
http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
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Re: MiG - 15 vs. F - 86 "Sabre".
Caros,
Quando o assunto é de interesse da sua segurança nacional a regra geral é a de manter todas as informações sob sigilo.
Na busca de "mentes e corações" (guerra psicológica), as suas informações positivas são divulgadas e as negativas escondidas ou distorcidas.
Quanto ao inimigo, é o inverso, as boas são escondidas e as negativas divulgadas. Se não existem, criam-se.
É muita ingenuidade querer fazer qualquer julgamento a respeito da sinceridade ou não de uma nação, governo ou povo baseado em seus comportamentos em relação à mídia em tempo de guerra. Inclusive a Guerra Fria.
A verdade a respeito dos fatos nas guerras somente virão, fragmentadas, muitos anos depois de terminadas. Pelos historiadores.
E pior, relatada principalmente pelos vencedores.
Por isso, vejo com surpresa comentários a respeito da honestidade ou não de notícias publicadas em tempo de guerra.
Alguém já disse:“Em tempo de guerra, a primeira vítima é sempre a verdade”.
Ou, como diz o provérbio, "em tempos de guerra, mentiras por mar, mentiras por terra".
Palpiteiro
Quando o assunto é de interesse da sua segurança nacional a regra geral é a de manter todas as informações sob sigilo.
Na busca de "mentes e corações" (guerra psicológica), as suas informações positivas são divulgadas e as negativas escondidas ou distorcidas.
Quanto ao inimigo, é o inverso, as boas são escondidas e as negativas divulgadas. Se não existem, criam-se.
É muita ingenuidade querer fazer qualquer julgamento a respeito da sinceridade ou não de uma nação, governo ou povo baseado em seus comportamentos em relação à mídia em tempo de guerra. Inclusive a Guerra Fria.
A verdade a respeito dos fatos nas guerras somente virão, fragmentadas, muitos anos depois de terminadas. Pelos historiadores.
E pior, relatada principalmente pelos vencedores.
Por isso, vejo com surpresa comentários a respeito da honestidade ou não de notícias publicadas em tempo de guerra.
Alguém já disse:“Em tempo de guerra, a primeira vítima é sempre a verdade”.
Ou, como diz o provérbio, "em tempos de guerra, mentiras por mar, mentiras por terra".
Palpiteiro
- cabeça de martelo
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Re: MiG - 15 vs. F - 86 "Sabre".
Eu não sei se o F-86 é superior ao Mig-15, só sei que no final o piloto que está aos comandos é que faz toda a diferença.
Uma questão que deixo aos colegas do fórum, qual é o melhor caça o Fiat G91 ou o Mig-15?
Quem responde o Fiat G91, errou (na minha opinião), no entanto durante anos os MIG-15 foram"travados" pelos pobres Fiat G91 da FAP (Guiné-Bissau). Como é que isso é possível? Simples, a FAP nessa altura tinha muitos pilotos e todos muito bem seleccionados, formados e qualificados. Havia pilotos que voavam milhares e milhares de horas por ano (hoje em dia não há pilotos com esse número de horas na FAP).
Mais uma vez, voltamos ao mesmo, o factor humano muitas vezes consegue superar o material inferior.
Uma questão que deixo aos colegas do fórum, qual é o melhor caça o Fiat G91 ou o Mig-15?
Quem responde o Fiat G91, errou (na minha opinião), no entanto durante anos os MIG-15 foram"travados" pelos pobres Fiat G91 da FAP (Guiné-Bissau). Como é que isso é possível? Simples, a FAP nessa altura tinha muitos pilotos e todos muito bem seleccionados, formados e qualificados. Havia pilotos que voavam milhares e milhares de horas por ano (hoje em dia não há pilotos com esse número de horas na FAP).
Mais uma vez, voltamos ao mesmo, o factor humano muitas vezes consegue superar o material inferior.
Re: MiG - 15 vs. F - 86 "Sabre".
Caro,cabeça de martelo escreveu:Eu não sei se o F-86 é superior ao Mig-15, só sei que no final o piloto que está aos comandos é que faz toda a diferença.
Uma questão que deixo aos colegas do fórum, qual é o melhor caça o Fiat G91 ou o Mig-15?
Quem responde o Fiat G91, errou (na minha opinião), no entanto durante anos os MIG-15 foram"travados" pelos pobres Fiat G91 da FAP (Guiné-Bissau). Como é que isso é possível? Simples, a FAP nessa altura tinha muitos pilotos e todos muito bem seleccionados, formados e qualificados. Havia pilotos que voavam milhares e milhares de horas por ano (hoje em dia não há pilotos com esse número de horas na FAP).
Mais uma vez, voltamos ao mesmo, o factor humano muitas vezes consegue superar o material inferior.
Cabeça - de - Martelo.
Não seriam, por essa época, aeronaves MiG - 17's?
Ou eram mesmo os velhos (então), MiG -15's?
Abs.
- Carlos Lima
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Re: MiG - 15 vs. F - 86 "Sabre".
S'o para trazer uma outra perspectiva...
Todos se esquecem tambem dos Chineses...
Quando estive na China, vi inumeros videos e fotos e Mig-15 Chineses com a boa e velha USAF abatida. Conversando por aquelas bandas com gente que entende do negocio, me disseram o seguinte:
- Eram quase o mesmo aviao... em algumas coisas o F-86 era melhor (especialmente por conta do traje anti-G), mas o armamento do Mig-15 era melhor e muitos combates aonde o F-86 tinha a vantagem inicial, por conta do armamento nao ser tao eficiente a vantagem retornava para o Mig.
- No fim o que fez a diferenca foram os homens mais do que as maquinas, porque eram bem equivalentes.
Acho que 'e um daqueles debates ovo x galinha, pois ambos os lados tem razao (s'o uma questao de perspectiva)
[]s
CB_Lima
Todos se esquecem tambem dos Chineses...
Quando estive na China, vi inumeros videos e fotos e Mig-15 Chineses com a boa e velha USAF abatida. Conversando por aquelas bandas com gente que entende do negocio, me disseram o seguinte:
- Eram quase o mesmo aviao... em algumas coisas o F-86 era melhor (especialmente por conta do traje anti-G), mas o armamento do Mig-15 era melhor e muitos combates aonde o F-86 tinha a vantagem inicial, por conta do armamento nao ser tao eficiente a vantagem retornava para o Mig.
- No fim o que fez a diferenca foram os homens mais do que as maquinas, porque eram bem equivalentes.
Acho que 'e um daqueles debates ovo x galinha, pois ambos os lados tem razao (s'o uma questao de perspectiva)
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CB_Lima
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- cabeça de martelo
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Re: MiG - 15 vs. F - 86 "Sabre".
Eles tinham os dois modelos, Mig-15/17. Na verdade houve uma operação em que as Forças Armadas Portuguesas fizeram na Guiné Conakry em que um dos objectivos era a destruição dos MIG. Essa operação chamou-se "OPERAÇÃO MAR VERDE".HIGGINS escreveu:Caro,cabeça de martelo escreveu:Eu não sei se o F-86 é superior ao Mig-15, só sei que no final o piloto que está aos comandos é que faz toda a diferença.
Uma questão que deixo aos colegas do fórum, qual é o melhor caça o Fiat G91 ou o Mig-15?
Quem responde o Fiat G91, errou (na minha opinião), no entanto durante anos os MIG-15 foram"travados" pelos pobres Fiat G91 da FAP (Guiné-Bissau). Como é que isso é possível? Simples, a FAP nessa altura tinha muitos pilotos e todos muito bem seleccionados, formados e qualificados. Havia pilotos que voavam milhares e milhares de horas por ano (hoje em dia não há pilotos com esse número de horas na FAP).
Mais uma vez, voltamos ao mesmo, o factor humano muitas vezes consegue superar o material inferior.
Cabeça - de - Martelo.
Não seriam, por essa época, aeronaves MiG - 17's?
Ou eram mesmo os velhos (então), MiG -15's?
Abs.
http://forumarmada.no.sapo.pt/docs/FA-M ... erde2.html