HIGGINS escreveu:Santiago escreveu:
Lembrei de um episódio interessante ocorrido na época da Guerra da Coreia. Mig-15 x F-86.
No papel o Mig-15 era mais rápido, subia mais rápido e possuía armamento mais pesado. Na vida real o resultado final pendeu para o F-86, provavelmente não na proporção divulgada pelos americanos. O que influenciou esse resultado:
- Melhor sistema de armas (radar ranging) do F-86 obtendo uma maior letalidade
- O Mig sofria de instabilidade em altas velocidades, apesar de atingir maiores velocidades do que o F-86. O Mig-15 era praticamente impossível de ser manobrado acima Mach 0,86. Além disso possuia uma certa facilidade em entrar em parafuso de dificil recuperação. Fatos esses os americanos só descobriram ensaiando um Mig-15 que foi capturado no início da guerra.
- Fator humano: conhecendo-se o inimigo, aplica-se táticas mais adequadas
Imagino que se existisse internet naquela época, os 3 fatores que fizeram a diferença na vida real provavelmente não seriam levados em conta nos debates em fóruns, por serem de natureza classificada. No super trunfo o Mig levaria ampla vantagem.
[]s
Pois é Santiago... E ficamos sem entender o por quê da ditosa USAF ter levado uma surra com os seus F-86, dos parvos da VVS com seus pesados e instáveis Mig's. E isto pq um exemplar foi capturado no início do conflito! Imagine se não fosse, seria uma quizumba, não?
Talvez tenha sido por vergonha, que a honestíssima USAF tenha forjado perdas operacionais de monta, para esconder as perdas em combate. Afinal, a jóia "Sabre", não podia ser espancada por um lixo que entra em parafuso a toda volta.
Não é mesmo?
Abs.
HIGGINS
É perfeitamente irritante ver alguém acusar quem quer que seja de "forjar" o que quer que seja baseado em factos NÃO PROVADOS e NÃO SUBSTANCIADOS. Apetece perguntar "quem é que está a forjar o quê"?
Os Soviéticos portaram-se muitissimo bem, muitissimo melhor que os Coreanos e Chineses e ao nivel do que o melhor que a USAF tinha, mas coisas como o 64th IAK indicar que abateu 1102 aviões da ONU, pura e simplesmente NÃO SÃO VERDADEIRAS. Não houve nenhuma "SURRA".
Vamos falar acerca de "forjar", sabia que os pilotos Soviéticos recebiam 1500 Rublos de prémio por cada avião da ONU "abatido"?
Os Soviéticos portaram-se muitissimo bem, o que é natural, tal como os seus equivalentes Norte Americanos eram veteranos da II Grande Guerra, dai a negar o que o Santiago escreveu vai um grande passo.
Vamos lá a ver:
1º Os pilotos de Sabre Norte Americanos obtiveram uma esmagadora vantagem no rácio perdas/vitórias
2º Conseguiram-no devido a terem muito mais experiência que a média dos seus adversários
3º O Mig-15 era instável a altas velocidades e tinha tendência para entrar em "Spin"
Estes três pontos são verdadeiros, e foi o que o Santiago disse...
Se você queria dizer que caso os Mig-15 fossem maioritariamente pilotados por veteranos Soviéticos da II Grande Guerra os nºs teriam sido muito mais equivalentes, então tem toda a razão, e nem eu, e creio que nem o Santiago o vamos desmentir, mas pare lá de inventar "forjanços"...
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...