EE-T1 Osório

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceu: 410 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: EE-T1 Osório

#211 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Jul 18, 2009 8:39 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
Carlos Mathias escreveu:
Veja bem, é possível sim, tanto que se alguém fez questão de guardar os projetos e etc, alguma razão houve além de montar um museu.
Mathias, nunca foram feitos os desenhos de produção. Só foram feitos desenho de conjunto para permitir a construção de protótipos.

Para construir o primeiro protótipo os engenheiros praticamente trabalharam juntos com os operários do Departamento de Protótipos.

Os desenhos de produção seriam feitos após se fechar o contrato com a Arabia Saudita.

Bacchi
Olha, eu posso estar muito enganado, mas os desenhos de produção já tinham sido feitos sim...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: EE-T1 Osório

#212 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sáb Jul 18, 2009 12:41 pm

[quote="glauberprestes']

Olha, eu posso estar muito enganado, mas os desenhos de produção já tinham sido feitos sim...[/quote]

Em suma, você está dizendo que eu sou um mentiroso?

Bacchi




Avatar do usuário
tykuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1086
Registrado em: Sáb Dez 06, 2008 5:28 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

Re: EE-T1 Osório

#213 Mensagem por tykuna » Sáb Jul 18, 2009 3:52 pm

Calma Bacchi,

Não acredito que ele tenha dito com essa intenção, mas com a idéia de engano. :wink:

Acredito que aqui, ninguém duvide de sua palavra.

Sds,




Imagem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: EE-T1 Osório

#214 Mensagem por Bolovo » Sáb Jul 18, 2009 4:44 pm

Exatamente. Não temos a vivência que o Bacchi teve. Aqui só aprendemos com ele (pelo menos eu sim). [100]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceu: 410 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: EE-T1 Osório

#215 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Jul 18, 2009 6:43 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:[
Cara, fica sussa que aqui é todo mundo irmão, e não quer briga. Eu não disse que você tá errado, eu disse que até onde eu lembro (sobre tudo o que eu vi), os desenhos já haviam sido feitos. Se eu estou errado, paciência, estou aqui pra aprender, e pra transmitir o pouco que eu sei.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Asteróide
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 338
Registrado em: Dom Nov 30, 2008 8:06 pm
Localização: Niterói - RJ / BRASIL

Re: EE-T1 Osório

#216 Mensagem por Asteróide » Sáb Jul 18, 2009 7:55 pm

Não é querendo por lenha na fogueira nem querendo ofender ninguém, e muito menos comprar a brigada dos outros mas até onde eu li, quando a licitação ocorreu os planos de produção estavam prontos. Mas caro Bacchi essa notícia pode nos ter sido passada de forma errada pela imprensa. Devemos é esclarecer tudo com calma. Um abraço.




Viva os paises Lusofonos!

Pátria amada BRASIL!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61374
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6258 vezes
Agradeceram: 6605 vezes
Contato:

Re: EE-T1 Osório

#217 Mensagem por Túlio » Sáb Jul 18, 2009 8:43 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
glauberprestes escreveu:
Olha, eu posso estar muito enganado, mas os desenhos de produção já tinham sido feitos sim...
Em suma, você está dizendo que eu sou um mentiroso?

Bacchi

Olhes, amigo, não vou entrar no mérito mas estás então dizendo que fizeram DOIS MBTs, sendo que pelo menos um deles TERIA participado e evidenciado grandes qualidades numa concorrência na Arábia Saudita e tudo isso A OLHO? Sem desenhos? Ou te referes a desenhos da linha de montagem? Mas aí eu diria que...

...bueno, creio eu que uma linha de montagem E O FERRAMENTAL para tale dos anos 80 eram BEM diferentes do que se considera atual (de lá para cá passou-se mais de um quarto de século), ou seja, ter-se-ia de começar tudo do zero de qualquer jeito, idem deve ser com o URUVECO, duvido que estejam usando as antigas máquinas e ferramental que faziam os Urutus e Cascavéis nos anos 70. Se há a tale de 'vontade política' de mobiliar nossas Forças Blindadas com milhares de carros sobre rodas modernos (filhotes de Centauro, eu diria), pode haver, cedo ou tarde, a mesma intenção sobre um MBT autêntico, não essas sucatas que temos e que não resistem sequer a um disparo de RPG-7 dos antigos. E aí um renascimento do Osório seria, ao menos para mim, um passo lógico: hoje fabricamos blindagens de aço e cerâmica, vários sensores que antes tínhamos de importar & quetales. Mas não seria o mesmo carro, este seria apenas um ponto de partida para o blindado a ser efetivamente desenvolvido (e mesmo que fosse o original, estaria milhas adiante do que atualmente temos)...

Minha opinião. 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5251
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

Re: EE-T1 Osório

#218 Mensagem por delmar » Sáb Jul 18, 2009 9:01 pm

Nossos hermanos argentinos dizem, brincando, que para seu fãs a cada ano Carlos Gardel canta melhor. Com o Osório é a mesma coisa, a cada ano ele fica melhor e com mais qualidades. Não envelhece nunca. Está sempre atualizado, foi e ainda é, como Carlos Gardel, o melhor do mundo.´Já é um mito e como tal está acima de qualquer critica, mesmo que venha de alguém que trabalhou diretamente no projeto. A discussão já não está no terreno da racionalidade mas da fé.

saudações




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

Re: EE-T1 Osório

#219 Mensagem por pt » Sáb Jul 18, 2009 9:05 pm

Falo de memória, de conversa com terceira pessoa, mas tanto quanto recordo o Osório foi dos primeiros carros de combate a utilizar um sistema CAD-CAM para o desenho e especificação de componentes.
Mais uma vez de memória, o que não havia para a Arábia Saudita eram desenhos de pormenor para responder aos pedidos e solicitações dos Sauditas, aos quais a Engesa respondia sempre que sim.

Quanto ao veículo própriamente dito, já em 1983, a Tecnologia & Defesa dizia que o tanque era muito bom, mas colocava em dúvida a viabilidade de uma versão com canhão de 120mm.
O Osório era relativamente pequeno e embora ele tenha sido construído num modelo protótipo (nem sequer pré-produção) com canhão de 120mm a questão perdurará. Ele não seria demasiado pequeno para um canhão de 120mm ?
Canhão de 120mm que os Sauditas queriam que fosse equivalente ao que Israel estava a começar a receber nos Merkava-III e que a Engesa não podia fornecer.
Há quem diga que os americanos boicotaram o negócio, mas eu acho que a haver boicote ele foi da Rheinmetal. O Abrams com canhão de 120mm utilizam um canhão derivado do canhão alemão do Leopard-II. O Merkava-III utilizava a mesma arma. O canhão francês da GIAT não estava à altura do L/44 da Rheinmetal.

Na verdade, todas as modificações que seriam necessárias, tornariam o seu rejuvenescimento um trabalho épico. Na verdade seria melhor desenhar um novo tanque de raiz.

Um motor mais potente, eventualmente maior, implica maior dimensão do tanque e peso, mais munição significa maior torre, a blindagem reactiva, é um remendo que se coloca nos tanques antigos ou de projecto ultrapassado. É aceitavel para tanques antigos, mas inaceitável para um tanque moderno.

O Osório sofreu desde o inicio com a questão do tamanho, que foi condicionada (segundo as más línguas) pelo próprio exército brasileiro, que não compraria o tanque se ele ultrapassasse as 40 toneladas.

Não é possível agradar a Gregos e a Troianos.

Neste momento seria muito mais interessante, tentar aproveitar os chassis dos carros Leopard-1 e estudar novos sistemas, reforços de blindagem etc...


Cumprimentos




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 383 vezes
Agradeceram: 431 vezes

Re: EE-T1 Osório

#220 Mensagem por henriquejr » Dom Jul 19, 2009 3:55 pm

Concordo com o PT.

Apesar de admirar muito o Osório, na minha opinião o MBT mais bonito do mundo, acho que no momento atual seria mais viável a modernização de nossos Leopard I ou até a produção de uma torre mais moderna para eles.

O fato que é MBTs não é e nunca foi prioridade do EB e por este motivo não vejo viabilidade numa retomada do projeto do Osório, que teria que ser totalmente revisto.




.
Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 40 vezes

Re: EE-T1 Osório

#221 Mensagem por irlan » Dom Jul 19, 2009 5:10 pm

Alguém sabe me dizer se o EB já fez algum levantamento de quanto tanques precisariamos(independentemente dos recursos) levando em conta a nossa extensão territórial e topográfica?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Carlos Mathias

Re: EE-T1 Osório

#222 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 19, 2009 5:43 pm

MBT nunca foi prioridade no EB porque nunca se teve grana pá pensar nisso seriamente, é coisa cara mesmo. Bota dinheiro na mão do povo de verde oliva prá ver se eles não brilham os olhos por um Leo-II, T-80, M-1 e etc. :wink:




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: EE-T1 Osório

#223 Mensagem por Bolovo » Dom Jul 19, 2009 5:52 pm

Carlos, se dermos dinheiro para o povo de verde oliva, gastarão nas prioridades, que neste momento, está longe de ser os CC. :wink:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceu: 410 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: EE-T1 Osório

#224 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Jul 19, 2009 7:05 pm

Bolovo escreveu:Carlos, se dermos dinheiro para o povo de verde oliva, gastarão nas prioridades, que neste momento, está longe de ser os CC. :wink:
Concordo. Dá pra listar umas 3-4 prioridades na frente dos CC. Já postei, acho que é mais interessante produzir melhorias, do que socar um novo MBT nacional. É inclusive, uma maneira de capacitar a industria para tal.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: EE-T1 Osório

#225 Mensagem por Bolovo » Dom Jul 19, 2009 7:15 pm

3, 4? Eu consigo umas 10!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder