TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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brisa

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14431 Mensagem por brisa » Ter Jul 14, 2009 7:56 pm

Aviação
Se escolhida pela FAB, Boeing vê parceria com Embraer

Uma vitória do caça F-18 Super Hornet, fabricado pela Boeing, na concorrência para a venda de 36 caças multiemprego para a Força Aérea Brasileira (FAB) pode significar a porta de entrada de uma parceria mais ampla entre a fabricante americana e a Embraer.

De acordo com Michael Coggins, diretor de relacionamento e novos negócios do programa F-18 da Boeing, o envolvimento da Embraer na transferência de tecnologia do Super Hornet ao Brasil seria "uma parceria de iguais".

"A Embraer é a terceira maior fabricante de jatos do mundo, atrás da Boeing e da Airbus... então quando falamos com a Embraer vemos eles (com a possibilidade) de colaborarmos em outros projetos e vendê-los no mercado internacional", disse Coggins.

"Por que não pegarmos nossas melhores práticas e as colocamos juntas em outros esforços, em outras áreas? O céu é o limite", disse, acrescentando que discutiu a possibilidade com a direção da Embraer sem, no entanto, dar mais detalhes.

Além da Boeing com o Super Hornet, também estão na disputa do chamado programa FX-2 o Rafale, da francesa Dassault, e o Gripen NG, da sueca Saab.

Nenhuma das empresas participantes fala em números, mas estima-se o acordo, que pode ser ampliado para 100 unidades, em US$ 2 bilhões. O cronograma da FAB prevê a entrega das primeiras unidades para o primeiro semestre de 2014.

O governo brasileiro tem se aproximado da França desde o ano passado, fechando acordos para a compra de helicópteros e submarinos e uma parceria para a produção da parcela convencional do submarino à propulsão nuclear, uma antiga ambição dos militares brasileiros.

A Embraer disse, por meio de sua assessoria, que foi procurada pelas três empresas que disputam o FX-2 e que manteve conversas "preliminares" com todas elas. A empresa acrescentou que "não existe nenhum acordo comercial com nenhuma das empresas" finalistas do programa.

Coggins disse que a proposta da Boeing à FAB optou por garantir que a indústria local tenha total autonomia para a manutenção e para o desenvolvimento de novos sistemas para o Super Hornet, em vez de buscar a co-produção do jato localmente.

"Não faz sentido, do ponto de vista econômico, o gasto não-recorrente para estabelecer uma linha de montagem para o Super Hornet aqui somente para 36 jatos", disse.

A transferência de tecnologia é apontada por autoridades brasileiras como fator-chave para o programa FX-2 e, segundo Coggins, a Boeing já obteve todas as autorizações necessárias junto ao governo norte-americano para repassar esse conhecimento ao Brasil.

O anúncio do vencedor da disputa para fornecer novos caças ao Brasil deve ser anunciado entre agosto e setembro, de acordo com o ministro da Defesa, Nelson Jobim.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14432 Mensagem por GDA_Fear » Ter Jul 14, 2009 8:00 pm

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"Não faz sentido, do ponto de vista econômico, o gasto não-recorrente para estabelecer uma linha de montagem para o Super Hornet aqui somente para 36 jatos", disse."
Esse "aqui" é referente aos EUA ?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14433 Mensagem por GDA_Fear » Ter Jul 14, 2009 8:03 pm

brisa escreveu:Aviação
Se escolhida pela FAB, Boeing vê parceria com Embraer

Uma vitória do caça F-18 Super Hornet, fabricado pela Boeing, na concorrência para a venda de 36 caças multiemprego para a Força Aérea Brasileira (FAB) pode significar a porta de entrada de uma parceria mais ampla entre a fabricante americana e a Embraer.

De acordo com Michael Coggins, diretor de relacionamento e novos negócios do programa F-18 da Boeing, o envolvimento da Embraer na transferência de tecnologia do Super Hornet ao Brasil seria "uma parceria de iguais".

"A Embraer é a terceira maior fabricante de jatos do mundo, atrás da Boeing e da Airbus... então quando falamos com a Embraer vemos eles (com a possibilidade) de colaborarmos em outros projetos e vendê-los no mercado internacional", disse Coggins.

"Por que não pegarmos nossas melhores práticas e as colocamos juntas em outros esforços, em outras áreas? O céu é o limite", disse, acrescentando que discutiu a possibilidade com a direção da Embraer sem, no entanto, dar mais detalhes.

Além da Boeing com o Super Hornet, também estão na disputa do chamado programa FX-2 o Rafale, da francesa Dassault, e o Gripen NG, da sueca Saab.

Nenhuma das empresas participantes fala em números, mas estima-se o acordo, que pode ser ampliado para 100 unidades, em US$ 2 bilhões. O cronograma da FAB prevê a entrega das primeiras unidades para o primeiro semestre de 2014.

O governo brasileiro tem se aproximado da França desde o ano passado, fechando acordos para a compra de helicópteros e submarinos e uma parceria para a produção da parcela convencional do submarino à propulsão nuclear, uma antiga ambição dos militares brasileiros.

A Embraer disse, por meio de sua assessoria, que foi procurada pelas três empresas que disputam o FX-2 e que manteve conversas "preliminares" com todas elas. A empresa acrescentou que "não existe nenhum acordo comercial com nenhuma das empresas" finalistas do programa.

Coggins disse que a proposta da Boeing à FAB optou por garantir que a indústria local tenha total autonomia para a manutenção e para o desenvolvimento de novos sistemas para o Super Hornet, em vez de buscar a co-produção do jato localmente.

"Não faz sentido, do ponto de vista econômico, o gasto não-recorrente para estabelecer uma linha de montagem para o Super Hornet aqui somente para 36 jatos", disse.

A transferência de tecnologia é apontada por autoridades brasileiras como fator-chave para o programa FX-2 e, segundo Coggins, a Boeing já obteve todas as autorizações necessárias junto ao governo norte-americano para repassar esse conhecimento ao Brasil.

O anúncio do vencedor da disputa para fornecer novos caças ao Brasil deve ser anunciado entre agosto e setembro, de acordo com o ministro da Defesa, Nelson Jobim.
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Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14434 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jul 14, 2009 10:16 pm

Agora só falta o congresso americano! :D




brisa

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14435 Mensagem por brisa » Ter Jul 14, 2009 10:21 pm

O Obamis tem maioria no congresso.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14436 Mensagem por orestespf » Ter Jul 14, 2009 10:28 pm

brisa escreveu:O Obamis tem maioria no congresso.
E pelas estatísticas DBenianas, por estas bandas também. :twisted: :twisted:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14437 Mensagem por Bourne » Ter Jul 14, 2009 10:29 pm

brisa escreveu:O Obamis tem maioria no congresso.
A Boeing também. Além de outras interessadas :mrgreen:




Editado pela última vez por Bourne em Ter Jul 14, 2009 10:30 pm, em um total de 1 vez.
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14438 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jul 14, 2009 10:30 pm

Ôh... :roll: :wink: 8-]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14439 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Jul 15, 2009 12:22 am

Pô... contava com o bloqueio desse tópico até um dia depois do anúncio do FX... os outros tópicos estavam bem movimentados....

fazer o que, a moderação tem a sensatez, mas não tem o sadismo que eu tenho...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
HIGGINS

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14440 Mensagem por HIGGINS » Qua Jul 15, 2009 12:25 am

Pergunta que não quer calar: É mais fácil (barato) adquirir o Meteor ou integrar outro míssil no Escolhido dos Céus?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14441 Mensagem por Marino » Qua Jul 15, 2009 9:37 am

Cruzeiro Brasiliense:

Loop
Luiz Carlos Azedo
Brasília-DF

A carona do ministro da Defesa, Nelson Jobim, num Dassault Rafale da Força Aérea Francesa, elevou ontem a cotação dos franceses na disputa para abocanhar os US$ 3 bilhões do programa FX-2, que vai reaparelhar a aeronáutica. Jobim também voou no F-18 Super Hornet, da americana Boeing. Os suecos, que querem vender o Saab Gripen, foram escanteados. Não conseguiram sequer levar o ministro à sua fábrica, apesar dos reiterados convites.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14442 Mensagem por Marino » Qua Jul 15, 2009 9:39 am

Valor Econômico:

Boeing promete abrir mercado americano

Marli Olmos, de São Paulo
Finalista no processo seletivo que irá escolher o próximo caça da Força Aérea Brasileira, a Boeing vai usar a possibilidade de fornecedores brasileiros exportarem para o mercado americano como ponto a seu favor na disputa que envolve outros dois fabricantes - a francesa Dassault e a sueca Saab.

Michael Coggins, diretor de desenvolvimento de negócios internacionais do setor militar da Boeing, diz que a companhia já assinou termos de compromisso com 25 fabricantes de componentes do Brasil. Essas empresas estão em São José dos Campos, cidade do interior de São Paulo que concentra a maior parte da indústria aeroespacial, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.

Essa base de fornecimento, que a fabricante de aeronaves americana prepara, inclui empresas como a Embraer, Avibras, Mectron e Atech. No caso das empresas menores, a Boeing poderá transferir a tecnologia necessária para o fornecimento de peças para o programa chamado F-X2. Com relação à Embraer, não se trata de transferência, mas de uma parceria de conhecimento para definir como dois grandes fabricantes de aeronaves podem atuar em conjunto no mercado aerospacial mundial.

Coggins, um dos executivos da Boeing que fazem plantão no Brasil nos últimos momentos da disputa pelo contrato da FAB, diz que as possibilidades de negócios para fabricantes de componentes brasileiros aumentará se a Boeing vencer. Numa comparação da força do mercado de origem da Boeing em relação aos concorrentes, o executivo argumenta que o mercado americano de defesa é "cem vezes maior que o sueco (Saab) e dez vezes maior que o francês (Dassault)".

Coggins reforça que as oportunidades de negócios para os fabricantes de peças do Brasil ultrapassam o contrato dos aviões caça da Força Aérea Brasileira. "Quando passamos para um novo fornecedor os detalhes, por exemplo, da elaboração de um pneu para aeronave, ele tem de saber para quem mais pode vender aquela peça", afirma o executivo. O segmento de defesa da Boeing representa a metade da receita anual de US$ 67 bilhões da companhia americana.

O diretor da Boeing afirma, ainda, que o governo brasileiro já foi atendido no que diz respeito à transferência de tecnologia e à abertura de códigos fonte que necessita do Super Hornet, a aeronave com a qual a Boeing disputa a concorrência. O executivo se mostra preocupado com uma eventual confusão sobre o que a transferência tecnológica e a abertura de códigos fonte significam nessa concorrência. Segundo ele, a ideia é proporcionar à FAB todo o tipo de conhecimento necessário para o manuseio das aeronaves e inclusão de equipamentos.

A briga pelo fornecimento para o Brasil é acirrada porque trata-se de um dos maiores contratos do gênero. A FAB precisa de 36 caças de múltiplo emprego. As outras duas participantes da disputa - Dassault e Saab - também estão em contato com os fabricantes de componentes brasileiros e deverão usar essa negociação como chamariz na concorrência.

Se vencer, a Boeing terá no Brasil o maior contrato internacional de fornecimento do Super Hornet. A empresa ganhou recentemente um contrato na Austrália, que vai adquirir 24 unidades. Desde o lançamento, em 2001, 400 unidades do Super Hornet foram entregues à Marinha Americana. A expectativa é que a FAB feche a compra dos novos caças ainda neste semestre. O negócio pode envolver US$ 2 bilhões. Coggins estará hoje em Brasília para dar continuidade ao trabalho de convencimento.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
brisa

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14443 Mensagem por brisa » Qua Jul 15, 2009 9:41 am

Marino escreveu:Cruzeiro Brasiliense:

Loop
Luiz Carlos Azedo
Brasília-DF

A carona do ministro da Defesa, Nelson Jobim, num Dassault Rafale da Força Aérea Francesa, elevou ontem a cotação dos franceses na disputa para abocanhar os US$ 3 bilhões do programa FX-2, que vai reaparelhar a aeronáutica. Jobim também voou no F-18 Super Hornet, da americana Boeing. Os suecos, que querem vender o Saab Gripen, foram escanteados. Não conseguiram sequer levar o ministro à sua fábrica, apesar dos reiterados convites.
Cruzeiro Brasiliense:

Pows Almirante....com essa o Cruzeiro vai levar a Libertadores :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14444 Mensagem por henriquejr » Qua Jul 15, 2009 10:20 am

Nessa reta final parece que a Boeing ta começando a tirar as cartas da manga!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14445 Mensagem por P44 » Qua Jul 15, 2009 10:23 am

a boeing parece mesmo desesperada , hein?




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