FIGHTERCOM escreveu:
Empresa brasileira fará partes do Gripen
Akaer será responsável pelas asas e grande parte da fuselagem do novo caça sueco
O Brasil ainda não produz nenhum caça de 5ª geração, mas está quase lá. E não se trata de um projeto da Embraer. A Akaer, fornecedora de estruturas também situada em São José dos Campos, SP, foi escolhida para desenvolver e produzir grande parte da estrutura do novo caça sueco Gripen NG, da Saab.
Graças à sua experiência em materiais compostas, a empresa brasileira ganhou o contrato de produção da parte central e traseira da fuselagem e das asas do aparelho. O trabalho não chega a ser surpresa já que a Akaer fornece 70% da fuselagem da família E-Jet, da Embraer, além de participar do novo 747-8, da Boeing.
A parceria com a Saab não significa um favoritismo do Gripen NG na concorrência FX-2, na qual o caça está entre os finalistas.
http://airway.uol.com.br/noticias.asp?idnot=199
Abraços,
Wesley
Essa noticia desse acordo,já havia sido divulgada,mas é interessate vê-la novamente,pois reforça a idéia de que as propostas são realmente mais abrangentes do que códigos fontes.
Wesley,voce principalmente, tem dado posts muito bons,em que voce mostra uma certa reserva quanto a nossa capacidade de absorção de determinadas tecnologias,principalmente sensíveis,pensamento que eu inclusive compartilho com voce.
Nos ultimos dias tenho visto posts aqui,inclusive um do Lima(que eu não consegui achar
) que demonstra um pensamento que a compra do FX2 vai conter somente alguns itens básicos desejados pela FAB na tranferência de tecnologia,uma espécie de semi-prateleira.
Mas,parece que todas as propostas contemplam uma ambição maior de montagem e produção local mesmo,o que nos leva a ter certeza que não ficaremos só nos 36,e que a compra já pode vir a conter a "opção" de pelo menos mais 36.
Essa frase do Jean-Marc Merialdo da Dassault, na T&D 117 também sinalisa para montagem e fabricação local.
"Além da transferência para a FAB
e a empresa que deverá ser a responsável pela produção da aeronave..."
A Boeing também já sinalisou isso em outras notícias que apareceram na midia.
Sds.