O EC-725 nacional contará com a participação de empresas brasileiras para o desenvolvimento do projeto. No início, foram selecionadas cerca de 12 empresas, a maioria instaladas no pólo aeroespacial de São José dos Campos, interior de São Paulo. Entre as empresas já confirmadas como fornecedoras estão a Turbomeca (motores), Aeroeletrônica (aviônicos) e a Mectron Engenharia (manutenção de radares).
Muitos dos acessórios, como caixas de transmissão, painel de bordo e a parte estrutural do helicóptero serão fabricados no Brasil. O contrato de compra não é pura aquisição, mas envolve compromissos de nacionalização e posiciona o Brasil como player mundial na área de manutenção, revisão, produção de componentes e modernização.
A Helibrás ficará ainda responsável por todo o processo de treinamento de pessoal, ferramentas, atualização de documentos e banco de provas.
No evento de assinatura do contrato com a multinacional europeia Eurocopter, em dezembro de 2008, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que esse acordo poderá transformar o Brasil na base de um grande mercado internacional para a construção de helicópteros.
O acordo de parceria da França com o Brasil prevê investimentos para a construção de uma nova fábrica em Itajubá, Minas Gerais e, para tal, a Eurocopter investirá entre US$ 300 milhões e US$ 400 milhões em sua subsidiária brasileira, a Helibrás, duplicando o número de seus funcionários, de 300 para 600. Ela detém 70% de participação societária, enquanto o governo de Minas Gerais possui 30%.
Da primeira linha até a ultima linha o texto mostra as vantágens do EC-725 para a industria nacional.
Mostra ai um texto do BH oferecendo isto....
Ta, não precisa mostrar, so quero mostrar a vocês que o Brasil esta adquerindo estas duas vantagens, um Helicóptero que ele considera robusto e capaz e um helicóptero de transporte e C-SAR produzido nacionalmente...
Acho que deveriamos parar de discutir qual é o melhor, e quem tem razão, e compreendermos o quão boa foi a escolha de ambos.