Fotos e fotos
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Re: Fotos e fotos
Por mim, que se opere os dois.
Tanto helicópteros quanto barcos possuem limitações, por isso, um deve suprir e dar cobertura ao outro.
Mas alguém sabe o valor un. de cada CB90 desses?
Thumb
Impressão minha ou ele leva uma viatura na garupa?
Tanto helicópteros quanto barcos possuem limitações, por isso, um deve suprir e dar cobertura ao outro.
Mas alguém sabe o valor un. de cada CB90 desses?
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Impressão minha ou ele leva uma viatura na garupa?
-
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Re: Fotos e fotos
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
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Re: Fotos e fotos
Pessoal, vamos evitar linkar fotos diretamente de sites militares. Vamos pegá-las e hospedá-las em serviços grátis, assim evita-se sugar banda dos servidores à serviços das FAs.
O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Re: Fotos e fotos
O EB possui um CB-90 em operação na Amazônia, há o interesse de se adquirir uma quantidade factível, mas falta a verba extra pra isso.
O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
- Guerra
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Re: Fotos e fotos
A duzentos anos atrás foi feito um estudo doutrinário sobre a criação de uma compnhia de embarcações
Reunião de Coordenação Doutrinária
O Centro de Operações do Comando Militar da Amazônia realizou, em abril
de 2002, uma reunião de coordenação doutrinária, versando como tema principal os
módulos de embarcações táticas. Essa reunião produziu um relatório aprovado pelo
General-de-Brigada Jarbas Bueno da Costa, então Chefe daquele Centro.
Da citada Reunião os tópicos discutidos de maior interesse para o presente
trabalho, bem como suas respectivas conclusões, são os que se seguem: módulo de
embarcações táticas, companhia de embarcações táticas e tipos de embarcações
táticas.
Um módulo de embarcações táticas passou a ser definido como: “um conjunto
de embarcações que permita a vida vegetativa e o emprego de 01 (um) pelotão de
fuzileiros de selva, com o máximo de eficiência, flexibilidade no emprego dos meios
e economia de recursos”.
De conformidade com a definição, esse módulo seria composto por: 1 (uma)
embarcação base de pelotão, com capacidade para 40 (quarenta) homens; 2 (duas)
embarcações patrulha de grupo, com capacidade para 10 (dez) homens e; 4 (quatro)
embarcações patrulha de esquadra, com capacidade para 6 (seis) homens.
No tocante a criação de companhias de embarcações táticas, essas seriam
organizadas e articuladas de forma a apoiar o CMA como um todo e particularmente
suas GU e os BIS que mais carecem desses instrumentos de combate.
Essas companhias seriam equipadas com embarcações similares às já
empregadas na região, devidamente adaptadas, de forma a facilitar sua aquisição,
operação e manutenção.
Observa-se, dessa forma, que o CMA ainda não possui embarcações táticas
e logísticas suficientes e adequadas para atender às necessidades e carências de
suas tropas, quando empregadas em ambiente ribeirinho.
As companhias de embarcações táticas seriam estruturadas com: 1 (um)
comando, 1 (uma) seção de comando, 3 (três) pelotões de embarcações e 1 (um)
pelotão de manutenção de embarcações.
A seção de comando seria dotada de: 01 (uma) ELTCg do tipo Ferry Boat grande,
01 (uma) EPG, 02 (duas) EPE de alumínio e 1 (uma) EPE pneumática.
Os 1º e 2º pelotões de embarcações seriam dotados de: 2 (duas) ELTCg do tipo
Ferry Boat grandes, 6 (seis) ELTCg do tipo Ferry Boat pequenas, 16 (dezesseis)
EPG, 16 (dezesseis) EPE de alumínio e 16 (dezesseis) EPE pneumáticas.
O 3º pelotão seria dotado de: 4 (quatro) embarcações CB 90 HEX M2003, 1 (uma)
E Emp, 2 (duas) embarcações balsa abertas e 1 (uma) embarcação logística de
transporte de pessoal (ELTPes) tipo regional e 1 (uma) ESau.
O pelotão de manutenção seria dotado de 1 (uma) ELTCg do tipo Ferry Boat
pequena.
embarcação base de pelotão
(EBP); embarcação base de grupo (EBG); embarcação patrulha de grupo (EPG);
embarcação patrulha de esquadra (EPE); embarcação base de comunicações
(EBC); embarcação base de artilharia (EBA); embarcações base de engenharia
(EBE); embarcação pneumática de assalto (EPA); embarcação pneumática de
reconhecimento (EPR); embarcação de manobra (E Man); embarcação leve de
comando (ELC) e embarcação de assalto e escolta (EAE).
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
- Glauber Prestes
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Re: Fotos e fotos
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Re: Fotos e fotos
Isto eu não sabia? eu sabia apenas que havia sido avaliada, não comprada. Alguem tem foto?Kratos escreveu:O EB possui um CB-90 em operação na Amazônia, há o interesse de se adquirir uma quantidade factível, mas falta a verba extra pra isso.
Re: Fotos e fotos
ja ia tocar nesse assunto e a melhor opçao que o EB ate estudou e eu nao sei no que deu foi a CB-90:binfa escreveu:Prezados(as) boa tarde! acho que está na hora do EB pensar em trocar as "voadeiras" para um meio de locomoção mais digno e respeitado para a proteção de suas tropas....
DOCKSTAVARVET CB-90. Uma super lancha de combate
O estaleiro sueco Dockstavarvet projetou e construiu a lancha de combate CB-90 ir de encontro com requisitos do exercito finlandês e norueguês que precisavam de uma embarcação que transportassem 20 soldados equipados de forma rápida e segura e que fosse bem armada para poder se defender e mesmo prestar apoio de fogo as tropas próximas às margens dos rios onde operasse. Hoje há cerca de 300 unidades em suas diversas versões em operações na Finlândia, Noruega, México e Malásia. Recentemente uma CB-90 esteve em testes na Amazônia onde o exercito brasileiro pode avaliar as vantagens do uso desta excelente embarcação naquele ambiente. Porém, a falta de verbas direcionadas a defesa, mais uma vez, ditou a conclusão desta avaliação.
Acima: A CB-90 chega a uma velocidade máxima de 74 km/h. Porém uma versão especial equipada com motores mais potentes leva esta lancha a 90 km/h.
É interessante notar que não há no mercado uma lancha que possa ser considerada uma concorrente direta da CB-90 pelo fato de que seu desempenho não é igualado por outra embarcação com uso voltado para o ambiente fluvial e costeiro, sendo considerado impressionante. A CB-90 é capaz de acelerar até 40 nós (74 km/h), executar curvas rápidas e muito fechadas e ainda frear de 74/kmh até parar em 40 metros (2,5 comprimentos da CB-90), o que é considerado ótimo para esse tipo de manobra
Acima. A Cabine de pilotagem da lancha CB-90 em uma das poucas fotos disponiveis do interior dela. As acomadações dela são consideradas confortaveis para esse tipo de embarcação.
Essa capacidade é proporcionada pelo sistema diferenciado de propulsão usado na CB-90, que é do tipo jato d’água. Dois motores Scania DSI-14 com 625 Hp de potencia cada que comandam duas unidade de jato de água fornecidos pela Rolls Royce. O sistema funciona como nos aviões de combate que usam vetoração de empuxo. O jato de água que sai dos dutos que vem do motor é direcionado por lemes montados na saída desses dutos. A vantagem desse sistema em operações fluviais é clara, pois não há hélices que possam ser danificadas por objetos submersos como troncos ou plantas. Ainda o calado da CB-90 é mínimo permitindo um se uso em águas muito rasas. Uma outra motorização, ainda mais potente pode ser instalada, no caso 2 motores DI-16M com 800 Hp cada.
O Casco da CB-90 é de alumínio e há proteção blindada nível 4 no compartimento onde ficam os soldados e no compartimento onde ficam os lemes. Esse padrão de proteção permite proteção contra tiros diretos de armas leves com calibre até o 7,62 mm
Acima: O motor Scania DSI-14 é o coração da CB-90. Mesmo com a potencia de 625 Hp sendo suficiente para esta lancha dar um show na agua, há ainda motorizações mais potentes disponiveis caso o cliente assim prefira.
A capacidade de carga da CB-90 é de 20 soldados totalmente equipados que vão sentados e com bom espaço interno ou ainda 3000 kg de carga. O armamento padrão usado na CB-90 é composto por 2 metralhadoras Browning M-2 em calibre .50 (12,7 mm) controladas por controle remoto. Porém outras armas podem ser adaptadas como mais uma metralhadora M-2 operada diretamente por um soldado em cima da lancha, além de morteiros e mísseis Hellfire (o mesmo usado nos helicópteros Apache para destruir tanques de guerra). Podem ser usados também, lançadores automáticos de granadas MK-19 de 40 mm. Embora as armas já instaladas na CB-90 sejam essas, é claro que outros armamentos seriam facilmente integrados a essa lancha, como por exemplo, uma metralhadora de canos giratórios Minigun calibre 7,62X51 mm, que garantiria um volume de fogo espetacular a CB-90. Outro armamento que poderia ser integrado seria algum míssil antiaéreo de curto alcance do tipo MAMPAD como o Igla, Stinger ou Mistral, que seria usado contra helicópteros ou aeronaves de baixo desempenho que operassem sobre o teatro de operações.
Aqui podemos ver as duas metralhadoras M-2 calibre 12,7 mm montadas na proa da CB-90. O comando destas armas é feito de dentro da lancha garantindo segurança para o seu operador.
É lamentável que esse excelente sistema de armas não tenha sido adquirido pelo exercito brasileiro para operar nos rios amazônicos. Certamente que a capacidade de combate da força seria ampliada de forma exponencial com essa embarcação, tanto pela sua capacidade de transportar soldados e cargas com grande rapidez e a distancias de até 600 km como pela sua capacidade de combate.
Acima: Uma CB-90H em testes no rio Amazonas. Reparem na bandeira brasileira na popa da embarcação. A CB-90 causou uma impressão muito boa nos militares que tiveram o privilégio de testarem ela.
FICHA TECNICA
Tipo: Lancha de combate
Data do comissionamento: 1991
Velocidade: 40 nós
Autonomia: 600 km
Deslocamento: 20500 kg (Maximo)
Comprimento: 16 Mts
Boca: 3,8 Mts
Calado: 0,9 m
Armamaneto: 2 metralhadoras Browning M-2 calibre 12,7 mm montadas na proa, Lançador de míssil Hellfire, Lançadores de morteiros, Lançadores automáticos de granadas de 40 mm MK-19, Minas navais e cargas de profundidade.
Propulsão: 2 motores Scania DSI-14 com 625 Hp cada e duas unidades de jato d’ água Rolls Royce.
Acima: Um desenho com transparência da CB-90 para se ter uma idéia de como é por dentro desa engenhosa lancha de combate.
ESSE VIDEO E NA AMAZONIA COM O EB!!!!!!!!!
- Glauber Prestes
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Re: Fotos e fotos
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- cabeça de martelo
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Re: Fotos e fotos
Muito boãs..!!!
A G-36 com a carcaça semi-transparente fica espetacular....
SALUDOS!!
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Re: Fotos e fotos
Mesma função daquela G-3 logo abaixo... Com recortes.
Isso ajuda MUITO a explicar o funcionamento do armamento para o pessoal que não tem muita "visão mecânica"...
No meu ano de prep não houve uma instrução mais profunda sobre o funcionamento, e infelizmente essa foi uma das minhas experiências ruins dentro do EB, neguinho que achava que saber direitinho como funcionava o fuzil era coisa de "teórico da guerra", e que ficavam torrando minha paciência, já que eu e alguns outros poucos gatos pintados gostávamos do assunto e discutíamos isso.
Isso ajuda MUITO a explicar o funcionamento do armamento para o pessoal que não tem muita "visão mecânica"...
No meu ano de prep não houve uma instrução mais profunda sobre o funcionamento, e infelizmente essa foi uma das minhas experiências ruins dentro do EB, neguinho que achava que saber direitinho como funcionava o fuzil era coisa de "teórico da guerra", e que ficavam torrando minha paciência, já que eu e alguns outros poucos gatos pintados gostávamos do assunto e discutíamos isso.
The cake is a lie...
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Re: Fotos e fotos
Equipas OMLT (Operational Mentoring and Liasion Team) das Forças Armadas Portuguesas no Afeganistão.
- cabeça de martelo
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Re: Fotos e fotos
Também há aquela G-36 transparente com o mesmo objectivo.Moccelin escreveu:Mesma função daquela G-3 logo abaixo... Com recortes.
Isso ajuda MUITO a explicar o funcionamento do armamento para o pessoal que não tem muita "visão mecânica"...
No meu ano de prep não houve uma instrução mais profunda sobre o funcionamento, e infelizmente essa foi uma das minhas experiências ruins dentro do EB, neguinho que achava que saber direitinho como funcionava o fuzil era coisa de "teórico da guerra", e que ficavam torrando minha paciência, já que eu e alguns outros poucos gatos pintados gostávamos do assunto e discutíamos isso.