TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14206 Mensagem por GDA_Fear » Ter Jul 07, 2009 3:21 pm

Na boa essa coisa que vão assinar acordos, parece aquela notícia de alguns meses atrás "Jobim vai aos EUA negociar caças" e todo mundo falava que o F/A-18 levou e não sei o que, é igual agora com o Rafale, tem gente aí AFIRMANDO que o Rafale levou...fontes???alguém aqui faz parte da grupo do FX-2, que detém todas as propostas??? Não,logo especular é uma coisa afirmar sem argumentos é outra.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14207 Mensagem por Bourne » Ter Jul 07, 2009 3:29 pm

Vocês estão dando tão certo o Rafale na FAB que será muito divertido se não der.

Além do mais alguém será confiável? Franceses, suecos, norte-americanos, hondurenhos, etc... são tudo um bando de desavergonhados. Quem for inocente acaba sendo usado e jogado fora, como uma donzela iludida :wink:




Editado pela última vez por Bourne em Ter Jul 07, 2009 3:37 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14208 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 07, 2009 3:34 pm

Devolver por devolver, teriam que devolver o Uruguai para n'os e para os Argentinos :) ...

Enfim, os caras foram l'a tentaram tomar na marra e tomaram um piau...

Lembrar para quem defende as Malvinas "soberanas e argentinas" que o Rio Grande do Sul era uma das "opcoes" na e'poca :wink: .

Enfim... ainda bem que esse F-X 2.0 est'a chegando ao fim, e logo logo teremos inicio a uma nova novela "Verbas para voar" seguido do Prologo "Offsets e coisas afins" :)

Que ven'ca quem tem que vencer se for o Rafale est'a de bom tamanho e a MB ainda entra de gaiata nessa sopa :)

[]s
CB_Lima




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14209 Mensagem por Anderson TR » Ter Jul 07, 2009 7:19 pm

Negada falando de coleira parcial, simples montagens de coisas por essas bandas.....Mas existe um estudo que projeta um Brasil cada vez mais exportador de commodities se nada for feito para incentivar nossas industrias de manufaturas...E é por isso que o FX-2 e o END podem ser considerados como passos importantes, que superam a relevante, porém, não somente área de defesa podendo alcançar diversas áreas de investimento em tecnologia, pesquisa e produção



Milton Lourenço (*)

Um recente estudo preparado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Projetos e pela consultoria Ernst & Young mostra um cenário para 2030 que merece ser analisado pelos técnicos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) no sentido de se procurar soluções que possam revertê-lo enquanto é tempo. Não é que o cenário seja o pior dos mundos, mas é que mostra um desequilíbrio que pode se tornar desfavorável para a economia brasileira.


Segundo as projeções daquele estudo, as exportações de produtos manufaturados deverão crescer apenas 2,7% ao ano, em ritmo abaixo do aumento das importações mundiais (5,6%), o que significa que o Brasil, a médio e longo prazo, pode se tornar basicamente fornecedor de insumos, como no século XIX. De pronto, o que isso mostra é que haveria uma crescente deterioração do saldo comercial, com o País sendo obrigado a importar muito mais do que exportaria. Obviamente, esse cenário não seria confortável para as nossas contas.

O estudo prevê ainda que, em 2030, as importações mundiais dos produtos manufaturados chegariam a US$ 19,6 trilhões, mas a participação do Brasil seria de US$ 182,6 bilhões, o que representaria apenas 0,9% do total. Hoje, a nossa participação é de 1,1% e os analistas vivem a considerar essa uma fatia ínfima, levando em conta o tamanho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Quer dizer, em vez de crescer, como sempre almejamos, haveria ainda um decréscimo.

Segundo os especialistas, esse não seria o fim do mundo para a indústria brasileira porque haveria um crescimento na demanda doméstica até 2030, em razão da entrada no mercado de consumo de grandes parcelas da população hoje ainda marginalizadas. É o que ocorre agora, depois que a retração econômica mundial obrigou a indústria brasileira a procurar com mais afinco o mercado interno.

Mas também não há nenhuma garantia de que esse mercado possa ser abastecido apenas pela indústria nacional ou pelas demais indústrias aqui instaladas. Nada impedirá que fabricantes estrangeiros, mesmo com os custos da importação, não se sintam atraídos por um mercado tão gigantesco.

O que importa saber aqui é quais são as razões para a crescente falta de competitividade do produto nacional no mercado externo. Segundo o estudo, essa falta de competitividade se dá pela conjugação de pelo menos quatro fatores: 1) custo crescente da energia elétrica; 2) gargalos na infraestrutura portuária e rodoferroviária; 3) um sistema tributário escorchante que encarece sobremaneira o preço final dos produtos; e 4) investimentos insuficientes em pesquisa e desenvolvimento

(*) Milton Lourenço é presidente da Fiorde Logística Internacional e diretor do Centro de Logística de Exportação (Celex), de São Paulo-SP.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14210 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jul 07, 2009 10:01 pm

GDA_Fear escreveu:Na boa essa coisa que vão assinar acordos, parece aquela notícia de alguns meses atrás "Jobim vai aos EUA negociar caças" e todo mundo falava que o F/A-18 levou e não sei o que, é igual agora com o Rafale, tem gente aí AFIRMANDO que o Rafale levou...fontes???alguém aqui faz parte da grupo do FX-2, que detém todas as propostas??? Não,logo especular é uma coisa afirmar sem argumentos é outra.
Mesmo que fizesse parte do grupo do FX2.
Quem vai decidir é o Lula, junto com o Nelson.

A FAB vai dar os palpites. Eu creio que a FAB ficaria feliz com qualquer um dos 3.
Então, se alguém for amigo íntimo do Lula, este pode dar a notícia antecipada.
O resto é lobbie e torcida.

Ps.: O Rafale ja ganhou. :mrgreen:




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Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14211 Mensagem por Bourne » Ter Jul 07, 2009 10:04 pm

Vou perguntar para o Lula no msn. :wink:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14212 Mensagem por GDA_Fear » Ter Jul 07, 2009 11:28 pm

Luís Henrique escreveu:
GDA_Fear escreveu:Na boa essa coisa que vão assinar acordos, parece aquela notícia de alguns meses atrás "Jobim vai aos EUA negociar caças" e todo mundo falava que o F/A-18 levou e não sei o que, é igual agora com o Rafale, tem gente aí AFIRMANDO que o Rafale levou...fontes???alguém aqui faz parte da grupo do FX-2, que detém todas as propostas??? Não,logo especular é uma coisa afirmar sem argumentos é outra.
Mesmo que fizesse parte do grupo do FX2.
Quem vai decidir é o Lula, junto com o Nelson.

A FAB vai dar os palpites. Eu creio que a FAB ficaria feliz com qualquer um dos 3.
Então, se alguém for amigo íntimo do Lula, este pode dar a notícia antecipada.
O resto é lobbie e torcida.

Ps.: O Rafale ja ganhou. :mrgreen:
Quer dizer que você é íntimo do Lula ?! :lol: :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14213 Mensagem por Valdemort » Qua Jul 08, 2009 4:12 am

PROJETO F-X2

Jobim vai a Paris para fechar acordos
militares com França


Processo, que começa com uma série de encontros de alto nível,
deve ser concluído no final de agosto

Tânia Monteiro e
Adriana Fernandes

Brasil e França começam nesta semana uma maratona de encontros para fechar até o final de agosto os acordos para os três primeiros grandes contratos na área de defesa. O ministro Nelson Jobim (Defesa) sai do Brasil na próxima sexta e desembarca em Paris para dar a partida nessa etapa final. A meta do trabalho ao longo deste e do próximo mês é chegar à solenidade do 7 de Setembro, que terá como convidado especial o presidente francês, Nicolas Sarkozy, com tudo pronto para anunciar a compra e montagem no Brasil de 51 helicópteros pesados Cougar EC-725, a aquisição de quatro submarinos convencionais e os contratos para a construção do casco de um submarino de propulsão nuclear.

Além disso, numa negociação separada, o governo brasileiro discute com a França o financiamento para a construção de um estaleiro e uma base naval no litoral do Rio. Jobim desembarcará na manhã de sábado em Paris - três dias depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser homenageado na cidade pela Unesco - para participar das comemorações da data nacional francesa (14 de julho) e se reunir com assessores de Sarkozy e os altos comandos militares e da indústria de defesa da França.

No dia seguinte aos festejos, Jobim cumpre uma das agendas estratégicas da viagem. Voa no dia 15 num Rafale, um dos caças selecionados para a lista final do projeto FX-2 da Força Aérea Brasileira (FAB) - os outros dois concorrentes são o F-18, da Boeing norte-americana, e o Gripen NG, da Saab sueca.

O acerto geral para a compra dos 51 helicópteros, segundo Jobim disse ao Estado, está fechado, restando ainda uma negociação sobre os detalhes da transferência de tecnologia. Os aparelhos serão montados na fábrica da Helibrás, em Itajubá (MG), onde algumas de suas partes são produzidas. "Hoje, a transferência de tecnologia e a aliança com empresas brasileiras são a regra do jogo. Não é uma simples compra, como acontecia antigamente, mas a implantação de uma linha de produção", disse Jobim. "Vamos transformar a Helibrás em uma plataforma de exportação para América do Sul", acrescentou o ministro, referindo-se à cooperação com a Eurocopter France.

No caso dos submarinos classe Scorpène, um dos nós a desatar nesta viagem é o financiamento da base naval e o estaleiro. A Compagnie Française D?assurance pour le Commerce Exterieur (Coface) financia 70% das compras de helicópteros e submarinos - assim como os caças, se o Rafale vier a ser o escolhido -, mas não a infraestrutura naval. Como o BNP Paribas é o agente financeiro da operação, o governo brasileiro terá de discutir o assunto com a Coface e com o BNP.

Os dois empréstimos para a compra dos submarinos e dos helicópteros têm custo estimado em R$ 23 bilhões - em torno de R$ 6 bi para os Cougar, e R$ 17 bi para os submarinos. A plataforma naval, no litoral fluminense, custaria outros R$ 3 bi, mas ainda está com o financiamento em negociação.

Vencida essa etapa, a Defesa vai se concentrar na escolha do novo modelo de caça que vai equipar a Força Aérea, o projeto FX-2. A ideia é adquirir até 36 novos caças supersônicos. Jobim já voou no F-18/Hornet dos EUA enquanto o Gripen NG (Next Generation) foi testado por brigadeiros e pilotos brasileiros. A previsão é que, em agosto, a FAB decida por um dos três caças cujas propostas, dependendo da configuração final do equipamento, podem custar entre R$ 8 bi e R$ 12 bi.

A decisão final caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro da Defesa, depois de ouvidos o Conselho de Defesa Nacional e os oficiais da FAB. A meta é anunciar o vencedor do projeto em meados de agosto. Dependendo do vencedor, a visita de Sarkozy para as comemorações da data nacional brasileira pode se transformar em mais uma festa para a indústria Dassault, a fabricante do Rafale. Pela sociedade que mantém com a Embraer, o Rafale é, indiscutivelmente, um dos fortes candidatos da concorrência.

No Brasil, o financiamento dos 30% dos investimentos pelo Tesouro Nacional é um assunto espinhoso porque esse gasto nunca foi considerado prioritário para a área econômica. Mas a decisão política do presidente Lula está tomada e a primeira parcela do empréstimo dos submarinos já está na pauta da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), que é coordenada pelo Ministério do Planejamento e tem representantes da Fazenda, Itamaraty e Banco Central. A comissão é responsável pela aprovação e acompanhamento dos financiamentos contratados pelo setor público no exterior.




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14214 Mensagem por Sávio Ricardo » Qua Jul 08, 2009 7:31 am

GDA_Fear escreveu:
Luís Henrique escreveu: Mesmo que fizesse parte do grupo do FX2.
Quem vai decidir é o Lula, junto com o Nelson.

A FAB vai dar os palpites. Eu creio que a FAB ficaria feliz com qualquer um dos 3.
Então, se alguém for amigo íntimo do Lula, este pode dar a notícia antecipada.
O resto é lobbie e torcida.

Ps.: O Rafale ja ganhou. :mrgreen:
Quer dizer que você é íntimo do Lula ?! :lol: :lol:
Vou ligar pro meu amigo Andres Sanches, presidente do Corinthians e pedir a ele que fale com o nosso Presidente... :lol: :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14215 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jul 08, 2009 9:29 am

GDA_Fear escreveu:
Luís Henrique escreveu: Mesmo que fizesse parte do grupo do FX2.
Quem vai decidir é o Lula, junto com o Nelson.

A FAB vai dar os palpites. Eu creio que a FAB ficaria feliz com qualquer um dos 3.
Então, se alguém for amigo íntimo do Lula, este pode dar a notícia antecipada.
O resto é lobbie e torcida.

Ps.: O Rafale ja ganhou. :mrgreen:
Quer dizer que você é íntimo do Lula ?! :lol: :lol:
Não. E tb não sou lobista. :wink:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14216 Mensagem por Renato Grilo » Qua Jul 08, 2009 11:26 am

O acerto geral para a compra dos 51 helicópteros

Se fossem 51 caças, o Lula já tinha comprado faz tempo!!! :lol: :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14217 Mensagem por P44 » Qua Jul 08, 2009 12:30 pm

Saab May Make Gripen Jet in Brazil to Help Win Order (excerpt)


(Source: Bloomberg; issued July 7, 2009)



Saab AB, the Swedish maker of the Gripen jet fighter, is ready to make Brazil the manufacturing center for the aircraft to increase its chances of winning a $1.8 billion order and safeguard the model’s future.

Saab is prepared to shift as much as 50 percent of future Gripen production to the South American country, where the main competition to provide 36 warplanes is from Boeing Co.’s F/A-18, Bob Kemp, marketing chief for the $50 million plane, said in an interview. Final assembly work has already been offered to Empresa Brasileira de Aeronautica SA, or Embraer, he said.

Saab is betting on the Brazilian order to rescue the flagship Gripen as the production backlog shrinks. Winning the contract, which may be awarded as early as next month, is crucial to establishing the model as the warplane of choice in markets not already dominated by Boeing and Lockheed Martin Corp., which is grabbing market share with its F-35.

“Maybe in the future Brazil will become the leading exporter of the next-generation Gripen,” Kemp said yesterday by telephone from Linkoeping, Sweden, where Saab is based. “This fits perfectly with their strategic ambitions. We are looking at six or seven major defense companies that have the potential of offering equipment for our aircraft.”

Saab rose as much as 1.25 kronor, or 2.2 percent, to 59 kronor in Stockholm trading and was up 1.3 percent at 9:39 a.m. The stock has declined 18 percent this year, giving the company a market value of 6.56 billion kronor (835 million).

Competition

Brazil’s defense ministry said that final bids for the contract were submitted last month from Boeing, Saab and France’s Dassault Aviation SA, which is pitching the Rafale. The air force will make a recommendation to Defense Minister Nelson Jobim in early August, with the final decision in the hands of President Luiz Inacio Lula da Silva.

Saab may be able to fend off Boeing because it’s able to transfer more technology to Brazil than the Chicago-based company, Kemp said, adding that the Gripen costs about 20 percent less than the more-sophisticated F/A-18 and is better matched to Brazil’s need for a low-maintenance fighter able to operate in small numbers from widely dispersed airfields. Spare parts and maintenance may also cost one-third less, he said.

While Brazil’s initial requirement is to replace a batch of aging Mirage jets made by Paris-based Dassault, the country may need as many as 120 planes, Kemp said, each with a life of as many as 40 years.

‘Weak at Home’

“In terms of value for money the Gripen is a superb aircraft, but Saab is at a terrible disadvantage in not having a strong home market,” said Richard Aboulafia, vice president at Teal Group, a Fairfax, Virginia-based consultancy.

While the model has so far won 250 orders, 204 of them are from Sweden, where some planes have been leased out as the government reins in defense spending.

The future of the 1,320 mile-per-hour plane will be determined by purchases in Brazil, India and Switzerland within the next 18 months, Aboulafia said. Saab may need to provide more inducements because it can’t match the offset work that Boeing can offer in fields such as civil aerospace, he said.

Brazil would be granted a full 50-50 partnership on development, production and marketing of the Gripen for export, the executive said, including the manufacture of high-value communications, display and avionics systems.

Saab has so far won only two export contracts for the Gripen, with South Africa buying 26 planes and Thailand taking six. Deliveries will run out in 2012 and output is down to 10 to 12 aircraft a year from about 15 previously, with suppliers including Volvo Aero, maker of the Gripen’s RM12 engine, already winding down production. (end of excerpt)


Click here for the full story, on the Bloomberg website.
http://www.bloomberg.com/apps/news?pid= ... 7zpeqKSw0k

-ends-




*Turn on the news and eat their lies*
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14218 Mensagem por PRick » Qua Jul 08, 2009 1:22 pm

P44 escreveu:Saab May Make Gripen Jet in Brazil to Help Win Order (excerpt)


(Source: Bloomberg; issued July 7, 2009)

Saab AB, the Swedish maker of the Gripen jet fighter, is ready to make Brazil the manufacturing center for the aircraft to increase its chances of winning a $1.8 billion order and safeguard the model’s future.

Saab is prepared to shift as much as 50 percent of future Gripen production to the South American country, where the main competition to provide 36 warplanes is from Boeing Co.’s F/A-18, Bob Kemp, marketing chief for the $50 million plane, said in an interview. Final assembly work has already been offered to Empresa Brasileira de Aeronautica SA, or Embraer, he said.

Saab is betting on the Brazilian order to rescue the flagship Gripen as the production backlog shrinks. Winning the contract, which may be awarded as early as next month, is crucial to establishing the model as the warplane of choice in markets not already dominated by Boeing and Lockheed Martin Corp., which is grabbing market share with its F-35.

“Maybe in the future Brazil will become the leading exporter of the next-generation Gripen,” Kemp said yesterday by telephone from Linkoeping, Sweden, where Saab is based. “This fits perfectly with their strategic ambitions. We are looking at six or seven major defense companies that have the potential of offering equipment for our aircraft.”

Saab rose as much as 1.25 kronor, or 2.2 percent, to 59 kronor in Stockholm trading and was up 1.3 percent at 9:39 a.m. The stock has declined 18 percent this year, giving the company a market value of 6.56 billion kronor (835 million).

Competition

Brazil’s defense ministry said that final bids for the contract were submitted last month from Boeing, Saab and France’s Dassault Aviation SA, which is pitching the Rafale. The air force will make a recommendation to Defense Minister Nelson Jobim in early August, with the final decision in the hands of President Luiz Inacio Lula da Silva.

Saab may be able to fend off Boeing because it’s able to transfer more technology to Brazil than the Chicago-based company, Kemp said, adding that the Gripen costs about 20 percent less than the more-sophisticated F/A-18 and is better matched to Brazil’s need for a low-maintenance fighter able to operate in small numbers from widely dispersed airfields. Spare parts and maintenance may also cost one-third less, he said.

While Brazil’s initial requirement is to replace a batch of aging Mirage jets made by Paris-based Dassault, the country may need as many as 120 planes, Kemp said, each with a life of as many as 40 years.

‘Weak at Home’

“In terms of value for money the Gripen is a superb aircraft, but Saab is at a terrible disadvantage in not having a strong home market,” said Richard Aboulafia, vice president at Teal Group, a Fairfax, Virginia-based consultancy.

While the model has so far won 250 orders, 204 of them are from Sweden, where some planes have been leased out as the government reins in defense spending.

The future of the 1,320 mile-per-hour plane will be determined by purchases in Brazil, India and Switzerland within the next 18 months, Aboulafia said. Saab may need to provide more inducements because it can’t match the offset work that Boeing can offer in fields such as civil aerospace, he said.

Brazil would be granted a full 50-50 partnership on development, production and marketing of the Gripen for export, the executive said, including the manufacture of high-value communications, display and avionics systems.

Saab has so far won only two export contracts for the Gripen, with South Africa buying 26 planes and Thailand taking six. Deliveries will run out in 2012 and output is down to 10 to 12 aircraft a year from about 15 previously, with suppliers including Volvo Aero, maker of the Gripen’s RM12 engine, already winding down production. (end of excerpt)


Click here for the full story, on the Bloomberg website.
http://www.bloomberg.com/apps/news?pid= ... 7zpeqKSw0k
Essa noticia repetida em ocasião própria apenas evidência uma manobra de lobie, bem ao estilo da usada durante a decisão na Noruega. Falar em construção local, mesmo que seja só soblicença de 36 caças não é verdadeiro.

Para construção de maiores quantidades, isso já foi oferecido pela Dassault, é apenas chove no molhado.

[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14219 Mensagem por gaitero » Qua Jul 08, 2009 1:25 pm

PRick escreveu:
Essa noticia repetida em ocasião própria apenas evidência uma manobra de lobie, bem ao estilo da usada durante a decisão na Noruega. Falar em construção local, mesmo que seja só soblicença de 36 caças não é verdadeiro.

Para construção de maiores quantidades, isso já foi oferecido pela Dassault, é apenas chove no molhado.

[]´s
Pela Dassault pela Sukhoy e incrivelmente até mesmo pela Boeing...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14220 Mensagem por caixeiro » Qui Jul 09, 2009 1:01 am

09/07/2009 | 00:00
Lula diz a Sarkozy que comprará caças Rafale

O presidente Lula deu ao colega francês Nicolas Sarkozy a informação privilegiada, pela qual muitos lobistas se matariam: anunciará em setembro a decisão de fazer o Brasil adquirir os caças Rafale para reequipar a Força Aérea Brasileira. Lula observou que o Rafale “transfere tecnologia”. É um negócio de cerca de R$ 12 bilhões. A confidência do presidente brasileiro foi vazada pelo governo francês ao jornal La Tribune.




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