Policia Federal prende Almirante reformado no Rio de Janeiro

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
RenaN
Sênior
Sênior

Re: Policia Federal prende Almirante reformado no Rio de Janeiro

#31 Mensagem por RenaN » Sex Jul 03, 2009 6:56 pm

Isso é complicado mesmo. Eu vejo isso muito em equipamentos eletrônicos. Você paga um imposto alto (tipo uns 60%) depois paga outro imposto emcima do imposto + frete + produto, no final das contas o preço final sai mais que o dobro do preço do produto.

O que acontece é que o pessoal prefere o risco de trazer o produto de formas ilegais e as vezes perdê-lo, que pagar isso tudo de imposto e as vezes também perder!! (sim, já ouvi falar de casos em que a alfândega alega que você está fazendo contrabando, se compras 1000 resistores de R$0,10 porque é barato, está querendo revender aqui no Brasil :shock: ).

Parece que a intenção do governo é descontar a falta de $$ devido aos infratores nos que pagam elevando as tarifas. No entanto acredito que poderia se arriscar o contrário, abaixar as tarifas e incentivar aos empresários que o melhor é fazer tudo dentro da lei...

[<o>]
trabuco
Avançado
Avançado

#32 Mensagem por trabuco » Seg Jul 06, 2009 12:03 am

RenaN escreveu: No entanto acredito que poderia se arriscar o contrário, abaixar as tarifas e incentivar aos empresários que o melhor é fazer tudo dentro da lei...
Uau!!! Existe vida inteligente no Brasil!!!!

Enquanto isso não ocorrer todo empresário será bandido no Brasil!!!

Izaias Maia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes

#33 Mensagem por Izaias Maia » Seg Jul 13, 2009 8:30 am

Uns e outros
Jornal do Brasil
Eliane Cantanhêde

BRASÍLIA - Você ouviu falar na "Operação Luxo", da PF, com a prisão do almirante-de-esquadra da reserva Euclides Janot? Pois é. Com a enxurrada de escândalos que atola o Congresso, essa notícia passou praticamente despercebida. Não deveria.

Janot é da elite militar. Foi diretor-geral de Material (responsável por licitações e compras), comandante de Operações Navais e chefe do Estado-maior da Armada, segundo cargo na hierarquia. Só não chegou a comandante da marinha porque na última hora caiu na "expulsória" (por idade ou tempo).

Hoje sócio da empresa Internave, prestadora de serviços de logística em instalações portuárias e petrolíferas, ele é suspeito de envolvimento em licitações fraudulentas da... marinha e da Petrobras. E tem como parceiros os donos do estaleiro Inace, de Fortaleza, com quem tem estreito relacionamento desde os tempos de diretor de Material da marinha. Eles, aliás, também foram presos.

O que diz a PF? Tão valente contra políticos, juízes, procuradores e policiais, a PF amarelou ao falar sobre o almirante, limitando-se a uma nota bem econômica. E a marinha? Eis aqui algumas respostas a um e-mail enviado à Força na segunda e que só chegaram na sexta: A marinha foi ou está sendo ouvida de alguma forma nas investigações realizadas pela PF? "Não."

Pelas informações disponíveis publicamente, o almirante teria ajudado a fraudar licitações da Petrobras e da própria marinha. As cifras seriam milionárias. As informações são suficientes para a abertura de sindicância ou investigação interna na Força?

"A marinha só se pronunciará, se for o caso, após a divulgação oficial, pela instituição competente, dos resultados das diligências." Dois pesos e duas medidas. Contra o Sarney, vale tudo. Imagine o que os oficiais andam falando dele por aí. Mas por que do Sarney pode e do Janot não pode?

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol

A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender. (Albino Teixeira)
REGATEANO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#34 Mensagem por REGATEANO » Seg Jul 13, 2009 8:44 am

Vitor escreveu:Uma vez eu tive que pagar 98% de imposto em uma peça que importei para meu baixo. 98%!! Praticamente tudo que eu paguei a alguém que trabalhou para criar algo que atendia minhas necessidades tive que pagar para um governo que não fez nada a não ser me extorquir.

O pior que a tarifa é no papel 60%. Mas aí inventam um monte de imposto sobre imposto em uma matemática bizarra que 60% vira quase 100%.

Mas fui para a Receita aqui do Recife protestar. O cara que me atendeu disse que realmente estava um exagero, eu comecei a ficar com esperança, aí ele disse "Posso fazer nada, já que está lá em São Paulo". Nem mesmo um telefonema o inútil poderia fazer.

Quem subfatura importação está apenas praticando legítima defesa.
Vá pensando em legítima defesa até ser processado nos termos da lei 8.137/90... Mande seu advogado dizer isso ao Juiz Federal pra ver o que ele dizer na sentença.

soultrain
Sênior
Sênior

#35 Mensagem por soultrain » Seg Jul 13, 2009 3:32 pm

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#36 Mensagem por Marino » Seg Jul 13, 2009 3:44 pm

Caso se confirme algo no inquérito, que apodreça na cadeia.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
lapa
Júnior
Júnior

#37 Mensagem por lapa » Qui Jul 23, 2009 5:21 pm

papai já dizia que este alt tinha propostas obscuras e ambiguas,
sendo muito duvidosa sua postura.
tfa
lapa [002]

tykuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#38 Mensagem por tykuna » Sex Jul 24, 2009 1:32 am

Um almirante na mira da polícia
Dono de um iate de R$ 3 milhões, Euclides Matos, ex-chefe do Estado-Maior, é acusado num esquema de importações subfaturadas

Francisco Alves Filho

Imagem

LUXO O almirante e o Safira, ancorado na Marina da Glória, no Rio de Janeiro
Em 44 anos de carreira na Marinha, o almirante Euclides Duncan Janot de Matos ocupou vários cargos importantes, chefiou o Estado-Maior da Armada e foi apontado, em 2007, como candidato a comandante da Força. Atualmente na reserva, Matos acabou por ter seu nome e seus títulos manchados no dia 30 de junho, quando se tornou o primeiro oficial quatro estrelas das Forças Armadas brasileiras preso por crime comum.

Foi fisgado na Operação Luxo, da Polícia Federal do Ceará, junto com os donos do estaleiro Inace (Indústria Naval do Ceará) e da empresa Marimar. Todos são acusados de integrar um esquema de importação ilegal de artigos subfaturados. O ponto de partida foi uma denúncia oferecida em 2006 pelo Ministério Público Federal do Ceará. Nela, Matos é acusado de receber de presente o Bucaneiro, um trawler (espécie de superiate), por intermediar ilegalmente negócios do Inace com a Marinha.

Naquele ano, o estaleiro fechou contratos no valor de R$ 103 milhões para construir navios-patrulha. Agora, a PF acusa o almirante de ajudar a fraudar licitações da Marinha e da Petrobras. Recentemente, ele trocou o Bucaneiro por outro barco, ainda maior, registrado em nome de sua empresa: é o Safira, embarcação de 75 pés (22,86 m), também fabricada pelo Inace, avaliada em R$ 3 milhões.

No esquema descoberto pela PF, as empresas importavam peças e equipamentos destinados à construção de embarcações civis e militares. Os contêineres transportavam também artigos supérfluos de luxo. Tudo era subfaturado. "Na nota fiscal falsa, um relógio importado por quatro mil euros aparecia como se tivesse sido adquirido por cerca de US$ 100", explicou o delegado da PF Cláudio Joventino, que coordenou as apurações. Dessa forma, as empresas enganavam a alfândega brasileira, que cobrava impostos com base em valores equivalentes a 5% do custo real, lançados nos documentos falsificados.

O Inace teria criado uma empresa em Miami para viabilizar a fraude. "É como se os produtos tivessem sido comprados lá, mas, na verdade, a empresa só emitiu a nota", explica Joventino. A principal peça no esquema era justamente o estaleiro Inace, cujos donos - Elisa Maria Gradvohl, Gil Bezerra e Robert Gil Bezerra - foram presos. Foi preso também o dono da Marimar, José Antônio do Carmo. O único acusado fora do Ceará foi o almirante Matos, que ganha de soldo cerca de R$ 15 mil e é dono da Internave Engenharia. "Minha casa foi invadida por policiais federais com mandado de busca e apreensão", disse à ISTOÉ o militar da reserva, atualmente em liberdade, depois de cumprir prisão temporária. O almirante não quis comentar os motivos de sua detenção. "Ainda não tive acesso aos autos, não sei do que me acusam", disse. Assim como ele, todos os outros presos já foram libertados.

"Ainda não tive acesso aos autos, não sei do que me acusam"
Euclides Duncan Janot de Matos, almirante

Há oito anos, Matos foi acusado de malversação de recursos públicos quando, ainda como vice-almirante, comandava a Diretoria de Portos e Costas da Marinha. O Tribunal de Contas da União constatou irregularidades no convênio firmado com a Fundação de Estudos do Mar (Femar), no valor de R$ 4 milhões. O acordo serviu na verdade para contratar serviços e funcionários de forma irregular. Foram beneficiados vários oficiais reformados da Marinha, um deles dono de um escritório de advocacia - a diretoria possui assessoria jurídica própria -, e outros que emitiam recibos de autônomo, embora fossem funcionários efetivos do órgão. O TCU apurou que as falhas existiram, mas "não por má-fé".

Na denúncia de 2006, o procurador da República Merton Vieira Filho concluiu que o almirante tinha ajudado ilegalmente o Inace a conseguir contratos com a Marinha, e tinha sido recompensado por isso com o barco Bucaneiro. Em sua defesa, Matos alegou que o valor do barco era de cerca de R$ 720 mil e tinha sido comprado por uma de suas empresas, a JM Empreendimentos Náuticos e Imobiliários Ltda. O capital social da JM era de R$ 552 mil - inferior, portanto, ao valor da embarcação. Diante da ação do MP, o almirante passou o barco à frente.

Matos recorreu ao STJ e o processo foi transferido da 12ª para a 11ª Vara Federal do Ceará, onde provavelmente deverá ser encerrado. Sua nova dor de cabeça, no entanto, deve ser o sofisticado barco Safira, dotado de uma suíte, três dormitórios, sala de jantar, salão de jogos e dois banheiros. "Essa embarcação está em nome da Internave", diz Matos. O superiate foi fabricado pelo mesmo estaleiro Inace que a PF aponta como cabeça do esquema criminoso.

Imagem

link:http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2 ... 3879-1.htm

Imagem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6320 vezes
Agradeceram: 6669 vezes
Contato:

#39 Mensagem por Túlio » Seg Ago 24, 2009 10:05 am

Lembro que o Pepê se referia volta e meia a um Almirante milionário, insinuando que era corrupto. Será este?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#40 Mensagem por pafuncio » Seg Ago 24, 2009 10:20 am

Não era só o Pepê, truta. O cara era famoso. Por outro lado, diziam que era de família rica, etc e tal.

(a essa altura, o IP talvez já tenha terminado. Neste caso, a denúncia deve estar no forno)

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#41 Mensagem por WalterGaudério » Seg Ago 24, 2009 1:49 pm

pafuncio escreveu:Não era só o Pepê, truta. O cara era famoso. Por outro lado, diziam que era de família rica, etc e tal.

(a essa altura, o IP talvez já tenha terminado. Neste caso, a denúncia deve estar no forno)
Essa cara era meio bossal, conheci ele em uma reunião na sede da PETROBRAS qdo ele já era da reserva e eu tb. Gostava de contar vantagens, era o sujeito que fazia as coisas acontecerem com o celular na mão. Não gostei não. Perdi uns 30 minutos da minha vida de papo furado com esse aí. Deveria ter ido na Gomes Freire(rua do centro do Rio) comer meu hamburguer com água de coco. Vacilei.

O Pepê deveria sim estar se referindo a esse aí.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#42 Mensagem por pafuncio » Seg Ago 24, 2009 6:29 pm

Walter, até pela minha experiência profissional, vou te perguntar uma coisa.

Ele gostava de manipular o papo ? de ser o centro das atenções ? tentava ser gente boa, sem o ser ? tinha vários celulares ? falava dos amigos políticos ?

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Responder