NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: Rafale News

#4336 Mensagem por Penguin » Sáb Jul 04, 2009 6:45 am

André escreveu:
Mapinguari escreveu: Não acho. O Rafale é uma aeronave fantástica e a FAB (eventualmente também a MB) estará muito bem servida, se for o escolhido.
Minha única reserva contra o caça francês é o preço elevado.

Também é a minha posição. O que me empolga na proposta da SAAB é a perspectiva de um grande ganho de capacitação caso tenhamos a 'coragem' de seguir até o final e encomendar as unidades necessárias (mais de 100, please).

O SH é um bom avião e não seria uma má escolha agora que parece que a Boeing cedeu nos pontos de ToT que estavam 'pegando'. Em termos de custo x benefício (capacidade militar) acho a proposta americana imbatível.

Quanto ao Rafale, o caça dispensa comentários mas é carerésimo (de acordo com algumas fontes quase o dobro do preço do SH). A proposta Francesa é a mais 'segura' em termos de ToTs e alinhamento político, mas acho que o pessoal do Tesouro vai ter um troço quando a conta chegar. :shock: Portanto, acho que se formos de Rafale compraremos o número mínimo necessário. :?
Tipo 18 Rafale ou 36 Super Hornet? :shock:

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
André
Júnior
Júnior

#4337 Mensagem por André » Sáb Jul 04, 2009 10:17 am

Um certo vulcano lá do BM (Spock) fez um rezumão muito bom das informações disponíveis na internet sobre as propostas dos concorrentes, e os números que ele achou para os preços foram os seguintes:

SH: US$ 54 Milhões ou R$ 105,5 milhões. cotação de 03/07 - (1,953 - dólar-venda)

Rafale: EU$ 70 milhões ou R$ 191,1 milhões - cotação 03/07 (2,730 - euro-venda)

Não acho que o preço das ofertas à FAB deva fugir tanto assim disso aí, mesmo que os Franceses tenham feito um esforço para baratear sua proposta notícias recentes relatam que a Boeing também resolveu dar um desconto.

Não digo que isto inviabiliza o Rafale na Fab, mas que a conta vai ser salgada, ah vai. :shock:

gaitero
Sênior
Sênior

#4338 Mensagem por gaitero » Sáb Jul 04, 2009 10:56 am

Estes seus valores estão muito errados, eles representam dados de um caça de prateleira, sem míssil, sem piloto, sem peças de reposição e sem transferência de tecnologia...

Vai por mim, estes dois caças passam facil facil dos 200 milhões de reais. O rafale deve rondar os 300...

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
felipexion
Sênior
Sênior
Agradeceu: 74 vezes
Agradeceram: 87 vezes

#4339 Mensagem por felipexion » Sáb Jul 04, 2009 12:45 pm

André escreveu:Um certo vulcano lá do BM (Spock) fez um rezumão muito bom das informações disponíveis na internet sobre as propostas dos concorrentes, e os números que ele achou para os preços foram os seguintes:

SH: US$ 54 Milhões ou R$ 105,5 milhões. cotação de 03/07 - (1,953 - dólar-venda)

Não acho que o preço das ofertas à FAB deva fugir tanto assim disso aí, mesmo que os Franceses tenham feito um esforço para baratear sua proposta notícias recentes relatam que a Boeing também resolveu dar um desconto.

Não digo que isto inviabiliza o Rafale na Fab, mas que a conta vai ser salgada, ah vai. :shock:

SH - 129,2 M USD peladão. (Austrália) - 208 M USD pacote completo.
Gripen - 90 M USD (Dinamarca?). - Básico?
Rafale - 136 M EUR.

EDIT:
Preços dos vetores:
http://img8.imageshack.us/img8/1616/nea.jpg

[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#4340 Mensagem por GDA_Fear » Sáb Jul 04, 2009 12:57 pm

gaitero escreveu:Estes seus valores estão muito errados, eles representam dados de um caça de prateleira, sem míssil, sem piloto, sem peças de reposição e sem transferência de tecnologia...

Vai por mim, estes dois caças passam facil facil dos 200 milhões de reais. O rafale deve rondar os 300...
Concordo com você aqueles preços são de caças peladão porém acredito que o pacote Full deve chegar no máximo a 150~190 milhões de reais no caso do SH já o Rafale sim deve passar facinho dos 250 milhões de reais.

Obs: Esses valores porém com tudo dentro inclusive CD Player com MP3 :lol: :lol:

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#4341 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Jul 04, 2009 1:01 pm

Eu acho que os valores postados representam a METADE do preço final.

Assim sendo, o Rafale estaria mais para 140 mi de euros e o Super Hornet 110 mi de dólares. :wink:

Lembrando que o preço não é o principal quesito. Se desenvolveremos a nossa indústria e poderemos MANTER empregos de alto nível durante e APÓS o processo, a diferença de alguns dólares ou euros valerá a pena.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
PRick

#4342 Mensagem por PRick » Sáb Jul 04, 2009 1:05 pm

felipexion escreveu:
André escreveu:Um certo vulcano lá do BM (Spock) fez um rezumão muito bom das informações disponíveis na internet sobre as propostas dos concorrentes, e os números que ele achou para os preços foram os seguintes:

Rafale - 136 M EUR.

EDIT:
Preços dos vetores:
O preço do Rafale flyaway já foi divulgado, não passa de 70 milhões de euros para a versão naval mais cara, o resto é propagandá ou boato.

[]´s

GDA_Fear
Sênior
Sênior

#4343 Mensagem por GDA_Fear » Sáb Jul 04, 2009 1:06 pm

Luís Henrique escreveu:Eu acho que os valores postados representam a METADE do preço final.

Assim sendo, o Rafale estaria mais para 140 mi de euros e o Super Hornet 110 mi de dólares. :wink:

Lembrando que o preço não é o principal quesito. Se desenvolveremos a nossa indústria e poderemos MANTER empregos de alto nível durante e APÓS o processo, a diferença de alguns dólares ou euros valerá a pena.
Olha não é o principal quesito mas é importante, para um país que se encontra tecnicamente em recessão...

PRick

#4344 Mensagem por PRick » Sáb Jul 04, 2009 1:07 pm

Por sinal, esse papo de preços não nos leva a lugar nenhum, a FAB recebeu tudo direitinho, e o preço é uma das coisas que não tem para onde fugir, está lá preto no branco.

[]´s

GDA_Fear
Sênior
Sênior

#4345 Mensagem por GDA_Fear » Sáb Jul 04, 2009 1:09 pm

PRick escreveu:
felipexion escreveu:
Rafale - 136 M EUR.

EDIT:
Preços dos vetores:
O preço do Rafale flyaway já foi divulgado, não passa de 70 milhões de euros para a versão naval mais cara, o resto é propagandá ou boato.

[]´s
Se o Rafale for escolhido vai ser bem salgado.
Se o Rafale tivesse sido vendido para outros países muito provável esse preço seria menor, mas não deixaria de ser salgado devido ao Euro.

gaitero
Sênior
Sênior

#4346 Mensagem por gaitero » Sáb Jul 04, 2009 1:14 pm

GDA_Fear escreveu:
gaitero escreveu:Estes seus valores estão muito errados, eles representam dados de um caça de prateleira, sem míssil, sem piloto, sem peças de reposição e sem transferência de tecnologia...

Concordo com você aqueles preços são de caças peladão porém acredito que o pacote Full deve chegar no máximo a 150~190 milhões de reais no caso do SH já o Rafale sim deve passar facinho dos 250 milhões de reais.

Obs: Esses valores porém com tudo dentro inclusive CD Player com MP3 :lol: :lol:
Eu não vejo os valores como algo importante no final, vejo que cada concorrente terá sua oferta e o que de fato vai contar serão as vantagens tecnológicas. Um SH sem vantagens tecnológicas pode ser bom a alguns, mas péssimos à nação, o Rafale com parceiras em demais áreas como, por exemplo, na produção do nEUROn ou no míssil meteor, seria algo muito interessante, já o gripen oferecendo uma grande parceria ao Brasil no desenvolvimento completo do Caça seria algo fantástico. Por outro lado cada qual tem seu risco e isto também deve pesar no final.

Outras vantagens no campo político e diplomático também contam agora e contam muito.

Já a qualidade do caça em si, esta já não é muito valiosa, porque todos sem exceção trarão vantagens à FAB, suprindo por completo suas necessidades, talvez uns ofereçam mais e outros menos, mas no final o que vai contar é como eles serão utilizados, se serão feitas novas bases, quais serão as estratégias que a FAB vai utilizar e tudo mais.

PRick

#4347 Mensagem por PRick » Sáb Jul 04, 2009 1:16 pm

GDA_Fear escreveu:
PRick escreveu: O preço do Rafale flyaway já foi divulgado, não passa de 70 milhões de euros para a versão naval mais cara, o resto é propagandá ou boato.

[]´s
Se o Rafale for escolhido vai ser bem salgado.
Se o Rafale tivesse sido vendido para outros países muito provável esse preço seria menor, mas não deixaria de ser salgado devido ao Euro.

Duvido muito, a versão terrestre custa uns 62 milhões de euros, e o Typhoon é bem mais caro. O problema maior é a cotação do Euro, se tivesse com paridade, ele seria mais barato que o F-18E. Mesmo assim a diferença de preço não é significativa, dado que o F-18E não custa menos de 90 milhões de dólares a unidade.

[]´s

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#4348 Mensagem por Penguin » Sáb Jul 04, 2009 1:17 pm

gaitero escreveu:
GDA_Fear escreveu: Concordo com você aqueles preços são de caças peladão porém acredito que o pacote Full deve chegar no máximo a 150~190 milhões de reais no caso do SH já o Rafale sim deve passar facinho dos 250 milhões de reais.

Eu não vejo os valores como algo importante no final, vejo que cada concorrente terá sua oferta e o que de fato vai contar serão as vantagens tecnológicas. Um SH sem vantagens tecnológicas pode ser bom a alguns, mas péssimos à nação, o Rafale com parceiras em demais áreas como, por exemplo, na produção do nEUROn ou no míssil meteor, seria algo muito interessante, já o gripen oferecendo uma grande parceria ao Brasil no desenvolvimento completo do Caça seria algo fantástico. Por outro lado cada qual tem seu risco e isto também deve pesar no final.

Outras vantagens no campo político e diplomático também contam agora e contam muito.

Já a qualidade do caça em si, esta já não é muito valiosa, porque todos sem exceção trarão vantagens à FAB, suprindo por completo suas necessidades, talvez uns ofereçam mais e outros menos, mas no final o que vai contar é como eles serão utilizados, se serão feitas novas bases, quais serão as estratégias que a FAB vai utilizar e tudo mais.
Meteor e nNeuron são tão multinacionais quanto o Eurofighter.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
irlan
Sênior
Sênior
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 40 vezes

#4349 Mensagem por irlan » Sáb Jul 04, 2009 1:17 pm

Enquanto ao super hornet?, porque ele é tão caro assim?, só as encomendas dos Estados Unidos já deveriam ter pago o "projeto".

Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
gaitero
Sênior
Sênior

#4350 Mensagem por gaitero » Sáb Jul 04, 2009 1:20 pm

Santiago escreveu:
gaitero escreveu: Eu não vejo os valores como algo importante no final, vejo que cada concorrente terá sua oferta e o que de fato vai contar serão as vantagens tecnológicas. Um SH sem vantagens tecnológicas pode ser bom a alguns, mas péssimos à nação, o Rafale com parceiras em demais áreas como, por exemplo, na produção do nEUROn ou no míssil meteor, seria algo muito interessante, já o gripen oferecendo uma grande parceria ao Brasil no desenvolvimento completo do Caça seria algo fantástico. Por outro lado cada qual tem seu risco e isto também deve pesar no final.

Meteor e nNeuron são tão multinacionais quanto o Eurofighter.

[]s
Foi só um exemplo nobre Santiago. :wink:

Poderia acreditar que os EUA nos transefiressem toda a tecnologia do caça, fabricação nacional e de quebra os EUA ainda comprariam super tucanos e KC-390. O que seria fantástico...

Mas claro que isto é um sonho muito dificil de se confirmar.... :wink:

Editado pela última vez por gaitero em Sáb Jul 04, 2009 1:23 pm, em um total de 1 vez.
Responder