Todos os ensaios de voô foram ¨politicamente¨ elogiados pelas revistas, não vi a menor diferença entre um ou outro...não vi nada demais....PRick escreveu:Veja a difereça entre um elogio esperado, e o cara em voo dizer, toda hora, nunca fiz isso, supreendente. E antes havia voado num F-18E!Santiago escreveu: Foi o mesmo Alfredo Salvatore Leta* (ex-Tenente-Coronel-Aviador da FAB), que tb testou o F/A-18F para a Revista Forca Aérea (e tb o Gripen):
* Participou como Comandante do 1°/16° GAv do Red Flag 98-3.
"Observacoes finais
Possuindo superficies de comando bem dimensionadas, um FCS (Flight Control System) de ultima geracao e com motorizacao adequada, o Super Hornet capitalizou excepcionais qualidades de voo, no envelope de manobras com baixas velocidades e altos angulos de ataque. Sem restricoes de manobrabilidade e com diminuto risco de ingressar em situacoes anormais de voo, a carga de trabalho foi substancialmente diminuida, permitindo ao piloto devotar maior tempo no acompanhamento da evolucao do cenario de combate, aumentando a sua consciencia situacional.
Em arena de combate com baixas velocidades, equipado com misseis all-aspect (AIM-9X) e com o JHMCS (capacete designador de alvos), aliado a sua excepcional manobrabilidade, o F/A-18E/F sera um oponente dificil de ser batido.
Com as potencialidades anunciadas do radar AN/APG-79, a elevada capacidade de carregamento de armamento stand-off (pode ser configurado com 14 misseis, sendo 12 BVR), com a integrada e atualizada suite de equipamentos de guerra eletronica e reduzida RCS, o Super Hornet eh um vetor com surpreendente capacidade de sobrevivencia, alta letalidade e baixa vulnerabilidade."
Passagens intrigantes no ensaio de Salvatore Leta:
"(...) e tendo realizado o "G Warm-up" (curvas niveladas/ascendentes, variando a puxada, seguidas de algumas reversoes. visando a adaptacao a carga G), atingimos o FL220 e a area de exercicio, sendo que por diversas vezes fui obrigado a reduzir o motor abaixo da potencia militar, para nao entrar supersonico. "
"(...) As curvas de máxima performance foram realizadas a 12 mil ft e 350 kt. Com razão de curva, de aproximadamente 40 graus/s , atingi 6,2 Gs, sentindo um leve Buffet, com aquela configuração (seis mísseis)".
[]s
Ele não voou a aeronave(F-18E) com radar AESA, assim, essa parte não se trata de impressões, mas informações que foram passadas para ele.
Estava interessado em saber impressões de voo, uso do sistemas no ar, e nada no F-18 é surpreendente, ou não pode ser encontrado em outros caças. O mesmo vale para descrição dos sistemas, oras queria ver ele usando e descrevendo o uso, qual o problema?
Os F-18E não tem um sistema orgânico do tipo OSF, o F-18E testado não estava com o radar AESA, assim, não tivemos impressões de voo com esses sistemas, porque descrição de capacidades nós temos muitas por aí.
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NOTÍCIAS DO RAFALE
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Re: Rafale News
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Re: Rafale News
Bem cada ver aquilo que quer, somente mais uma frase descrevendo o voo no Rafale.Plinio Jr escreveu:
Todos os ensaios de voô foram ¨politicamente¨ elogiados pelas revistas, não vi a menor diferença entre um ou outro...não vi nada demais....
"Esses foram apenas um dos elementos de um voo INESQUECÍVEL!"
Isso não é um elogio politico, nem protocolar, por sinal, vindo de um piloto de caça que já havia voado em Gripen C e F-18E, esse adjetivo é simples, um voo no Rafale é supreendente e inesquecível. Se isso é elogio protocolar e político, queria saber o que seria um elogio.
A palavra surpreendente é usada algunas vezes, entre elas na decolagem do caça. Além de outro termo pouco comum, entusiasmado, foi assim que ele se referiu ao executar algumas manobras.
A tensão em alguns momentos, fizeram com que o piloto se lembrasse dos tempos de instrução de voo, com seus cadetes, isso é emoção pura, quer dizer o cara se sentiu entusiasmado, surpreendido, tenso e no final, disse, isso foi inesquecível.
[]´s
Obs.: Tenho as 03 matérias com os citados caças.
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Re: Rafale News
PRick escreveu:Bem cada ver aquilo que quer, somente mais uma frase descrevendo o voo no Rafale.Plinio Jr escreveu:
Todos os ensaios de voô foram ¨politicamente¨ elogiados pelas revistas, não vi a menor diferença entre um ou outro...não vi nada demais....
"Esses foram apenas um dos elementos de um voo INESQUECÍVEL!"
Isso não é um elogio politico, nem protocolar, por sinal, vindo de um piloto de caça que já havia voado em Gripen C e F-18E, esse adjetivo é simples, um voo no Rafale é supreendente e inesquecível. Se isso é elogio protocolar e político, queria saber o que seria um elogio.
A palavra surpreendente é usada algunas vezes, entre elas na decolagem do caça. Além de outro termo pouco comum, entusiasmado, foi assim que ele se referiu ao executar algumas manobras.
A tensão em alguns momentos, fizeram com que o piloto se lembrasse dos tempos de instrução de voo, com seus cadetes, isso é emoção pura, quer dizer o cara se sentiu entusiasmado, surpreendido, tenso e no final, disse, isso foi inesquecível.
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Obs.: Tenho as 03 matérias com os citados caças.
Nunca você foi certeiro tão certeiro!
Parabéns!
Re: Rafale News
Outra informação surpreendente na matéria, foi o anuncio da destruição de um alvo as 07 horas a 5 milhas náuticas de um alvo simulado com um MICA IR, pelo jeito com o alvo sendo designado pelo Spectra.
[]´s
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Re: Rafale News
O Rafale é surpreendente na decolagem e nas manobras, pronto pode comprar. Vamos substituir os tucanos do EDA por ele, muito bom para acrobacia.
Abraços,
Wesley
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Re: Rafale News
Eu sou que nem o Rafale, INESQUECÍVEl! Nada como um elogio político e protocolar. Fico me perguntando para que servem o dicionários.Wolfgang escreveu:Nunca você foi certeiro tão certeiro!PRick escreveu: Bem cada ver aquilo que quer, somente mais uma frase descrevendo o voo no Rafale.
"Esses foram apenas um dos elementos de um voo INESQUECÍVEL!"
Isso não é um elogio politico, nem protocolar, por sinal, vindo de um piloto de caça que já havia voado em Gripen C e F-18E, esse adjetivo é simples, um voo no Rafale é supreendente e inesquecível. Se isso é elogio protocolar e político, queria saber o que seria um elogio.
A palavra surpreendente é usada algunas vezes, entre elas na decolagem do caça. Além de outro termo pouco comum, entusiasmado, foi assim que ele se referiu ao executar algumas manobras.
A tensão em alguns momentos, fizeram com que o piloto se lembrasse dos tempos de instrução de voo, com seus cadetes, isso é emoção pura, quer dizer o cara se sentiu entusiasmado, surpreendido, tenso e no final, disse, isso foi inesquecível.
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Obs.: Tenho as 03 matérias com os citados caças.
Parabéns!
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Editado pela última vez por PRick em Sex Jul 03, 2009 5:53 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Rafale News
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIAAAAAAAAAAAAAAAAAAHUAEUIHAEIUHAEUHIEAWolfgang escreveu:Nunca você foi certeiro tão certeiro!
Parabéns!
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Re: Rafale News
-----------------------------------PRick escreveu:Eu sou que nem o Rafale, INESQUECÍVEl! Nada como um elogio político e protocolar. Fico me perguntando para que servem o dicionários.Wolfgang escreveu: Nunca você foi certeiro tão certeiro!
Parabéns!
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Mas sem quando divulgarem o resultado, independente do escolhido, ok?
A FAB e o Brasil sairão ganhando seja Rafale, SH ou Gripen NG.
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Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: Rafale News
Minha opinião vai continuar a mesma, dos caças oferecidos para o FX-2, Rafale, Typhoon e SUB-35BM, são caças com performance equilibrada entre eles. Com qualquer um 03 sendo o vencedor, a FAB teria o melhor oferecido. O projeto do Rafale me parece mais flexível que os outros 02, além de ser um pouco mais leve. Como já o defini, ele é o Super Gripen.Santiago escreveu:
Mas sem quando divulgarem o resultado, independente do escolhido, ok?
A FAB e o Brasil sairão ganhando seja Rafale, SH ou Gripen NG.
[]s
Quanto ao resto é o seguinte:
F-16- Um caça histórico, já teve seu tempo.
F-18- Um aborto aéreo , um reprojeto que aumentou os defeitos da plataforma, ainda que tenha um bom desempenho global como caça-bombardeiro, sobretudo, por conta dos sistemas.
Gripen NG - Um grande risco, um caça limitado pela sua classe, como projeto, não tem defeitos, é consistente.
O fato da FAB escolher qualquer um desses caças criticados por mim, não fará com que eu mude de opinião. Eles vão continuar a ter os defeitos ou problemas apontados. Só vou somar mais um erro de escolha histórico da FAB.
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Re: Rafale News
Mas o MD e Lula terão responsabilidade nessa escolha, não?PRick escreveu:Minha opinião vai continuar a mesma, dos caças oferecidos para o FX-2, Rafale, Typhoon e SUB-35BM, são caças com performance equilibrada entre eles. Com qualquer um 03 sendo o vencedor, a FAB teria o melhor oferecido. O projeto do Rafale me parece mais flexível que os outros 02, além de ser um pouco mais leve. Como já o defini, ele é o Super Gripen.Santiago escreveu:
Mas sem quando divulgarem o resultado, independente do escolhido, ok?
A FAB e o Brasil sairão ganhando seja Rafale, SH ou Gripen NG.
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Quanto ao resto é o seguinte:
F-16- Um caça histórico, já teve seu tempo.
F-18- Um aborto aéreo , um reprojeto que aumentou os defeitos da plataforma, ainda que tenha um bom desempenho global como caça-bombardeiro, sobretudo, por conta dos sistemas.
Gripen NG - Um grande risco, um caça limitado pela sua classe, como projeto, não tem defeitos, é consistente.
O fato da FAB escolher qualquer um desses caças criticados por mim, não fará com que eu mude de opinião. Eles vão continuar a ter os defeitos ou problemas apontados. Só vou somar mais um erro de escolha histórico da FAB.
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Re: Rafale News
Dependendo do que ocorrer, terão culpa por omissão. Porém, eu diria que a FAB deveria ter a preocupação com a performance, mas parece que o negócio de meia-boca é uma cultura institucionalizada.Santiago escreveu:Mas o MD e Lula terão responsabilidade nessa escolha, não?PRick escreveu: Minha opinião vai continuar a mesma, dos caças oferecidos para o FX-2, Rafale, Typhoon e SUB-35BM, são caças com performance equilibrada entre eles. Com qualquer um 03 sendo o vencedor, a FAB teria o melhor oferecido. O projeto do Rafale me parece mais flexível que os outros 02, além de ser um pouco mais leve. Como já o defini, ele é o Super Gripen.
Quanto ao resto é o seguinte:
F-16- Um caça histórico, já teve seu tempo.
F-18- Um aborto aéreo , um reprojeto que aumentou os defeitos da plataforma, ainda que tenha um bom desempenho global como caça-bombardeiro, sobretudo, por conta dos sistemas.
Gripen NG - Um grande risco, um caça limitado pela sua classe, como projeto, não tem defeitos, é consistente.
O fato da FAB escolher qualquer um desses caças criticados por mim, não fará com que eu mude de opinião. Eles vão continuar a ter os defeitos ou problemas apontados. Só vou somar mais um erro de escolha histórico da FAB.
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[]s
O comentário do Salvatore e mesmo suas atitudes durante o voo no Rafale, deixa bem claro o gap existente na mentalidade da FAB, se lembra sobre o debate sistema de voo automático(a existência de manobras automáticas ou não), veja que o autopilot do Rafale é capaz de fazer o caça cumprir tarefas complexas, fazendo do piloto "mero" gerenciador de sistemas. Como navegação a 30 metros do solo, mediante leitura do terreno e mapas digitais, sem que o piloto atue o manche.
Outra coisa muito interessante é o canal analógico do Rafale, que tem o modo treinamento, creio que equivale a desligar o FCS, se isso for fato, imagine as possibilidades de manobras e os riscos inerentes.
Trata-se de um desafio, não só para pilotos, mas de mecânicos, formuladores de táticas, etc..
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Re: Rafale News
E começa a falta de argumentos denovo.Veja a difereça entre um elogio esperado, e o cara em voo dizer, toda hora, nunca fiz isso, supreendente. E antes havia voado num F-18E!
Ele não voou a aeronave(F-18E) com radar AESA, assim, essa parte não se trata de impressões, mas informações que foram passadas para ele.
Estava interessado em saber impressões de voo, uso do sistemas no ar, e nada no F-18 é surpreendente, ou não pode ser encontrado em outros caças. O mesmo vale para descrição dos sistemas, oras queria ver ele usando e descrevendo o uso, qual o problema?
Os F-18E não tem um sistema orgânico do tipo OSF, o F-18E testado não estava com o radar AESA, assim, não tivemos impressões de voo com esses sistemas, porque descrição de capacidades nós temos muitas por aí.
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Re: Rafale News
Dependendo do que ocorrer, terão culpa por omissão. Porém, eu diria que a FAB deveria ter a preocupação com a performance, mas parece que o negócio de meia-boca é uma cultura institucionalizada.PRick escreveu:[ quote="Santiago"]Mas o MD e Lula terão responsabilidade nessa escolha, não?PRick escreveu: Minha opinião vai continuar a mesma, dos caças oferecidos para o FX-2, Rafale, Typhoon e SUB-35BM, são caças com performance equilibrada entre eles. Com qualquer um 03 sendo o vencedor, a FAB teria o melhor oferecido. O projeto do Rafale me parece mais flexível que os outros 02, além de ser um pouco mais leve. Como já o defini, ele é o Super Gripen.
Quanto ao resto é o seguinte:
F-16- Um caça histórico, já teve seu tempo.
F-18- Um aborto aéreo , um reprojeto que aumentou os defeitos da plataforma, ainda que tenha um bom desempenho global como caça-bombardeiro, sobretudo, por conta dos sistemas.
Gripen NG - Um grande risco, um caça limitado pela sua classe, como projeto, não tem defeitos, é consistente.
O fato da FAB escolher qualquer um desses caças criticados por mim, não fará com que eu mude de opinião. Eles vão continuar a ter os defeitos ou problemas apontados. Só vou somar mais um erro de escolha histórico da FAB.
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O comentário do Salvatore e mesmo suas atitudes durante o voo no Rafale, deixa bem claro o gap existente na mentalidade da FAB, se lembra sobre o debate sistema de voo automático(a existência de manobras automáticas ou não), veja que o autopilot do Rafale é capaz de fazer o caça cumprir tarefas complexas, fazendo do piloto "mero" gerenciador de sistemas. Como navegação a 30 metros do solo, mediante leitura do terreno e mapas digitais, sem que o piloto atue o manche.
Outra coisa muito interessante é o canal analógico do Rafale, que tem o modo treinamento, creio que equivale a desligar o FCS, se isso for fato, imagine as possibilidades de manobras e os riscos inerentes.
Trata-se de um desafio, não só para pilotos, mas de mecânicos, formuladores de táticas, etc..
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Prick,
Hummm....vc quer dizer que se o Rafale não ganhar seria por omissão de MD e Lula?
Vc já se indagou que comparar performance de vetores de mesma geração e classe é tarefa complexa que vai muito além dos poucos dados públicos que dispomos?
Numa época em que a performance bruta era preponderante, lembra do Wildcat x Zero? No supertrunfo, o Zero era melhor em tudo. Na vida real...6,9:1 a favor do Wildcat. Um exemplo real de que o supertrunfo não conta toda a história.
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Re: Rafale News
Não acho. O Rafale é uma aeronave fantástica e a FAB (eventualmente também a MB) estará muito bem servida, se for o escolhido.Plinio Jr escreveu:Nossa Prick.....vc anda comendo muita carne de lesma francesa....é muita viagem na maionese....
Minha única reserva contra o caça francês é o preço elevado.
Mapinguari
Re: Rafale News
Mapinguari escreveu:Não acho. O Rafale é uma aeronave fantástica e a FAB (eventualmente também a MB) estará muito bem servida, se for o escolhido.Plinio Jr escreveu:Nossa Prick.....vc anda comendo muita carne de lesma francesa....é muita viagem na maionese....
Minha única reserva contra o caça francês é o preço elevado.
Também é a minha posição. O que me empolga na proposta da SAAB é a perspectiva de um grande ganho de capacitação caso tenhamos a 'coragem' de seguir até o final e encomendar as unidades necessárias (mais de 100, please).
O SH é um bom avião e não seria uma má escolha agora que parece que a Boeing cedeu nos pontos de ToT que estavam 'pegando'. Em termos de custo x benefício (capacidade militar) acho a proposta americana imbatível.
Quanto ao Rafale, o caça dispensa comentários mas é carerésimo (de acordo com algumas fontes quase o dobro do preço do SH). A proposta Francesa é a mais 'segura' em termos de ToTs e alinhamento político, mas acho que o pessoal do Tesouro vai ter um troço quando a conta chegar. Portanto, acho que se formos de Rafale compraremos o número mínimo necessário.