Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
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orestespf
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#14071
Mensagem
por orestespf » Sex Jul 03, 2009 11:44 am
Wolfgang escreveu:A França que fique tentando distribuir a culpa do 447 aos controladores de voo, pois ficará sem mercado para o Rafale aqui.
Fábio, ontem após ver uma notícia na TV (falando sobre um francês que colocava culpa na FAB e desmentida pelo próprio noticiário com nota da FAB) cheguei a pensar o mesmo que você. Quando se quer comprar, nada atrapalha, porém, este tipo de notícia aparecendo na mídia, gera uma antipatia gratuita, passando a idéia pra massa que os franceses estão tentando jogar a culpa sobre nós. Ok, o problema é como justificar a compra de caças caros sem levantar dúvida sobre a qualidade do mesmo (não faltarão questionamentos "intencionais") e sem desassociar os franceses neste jogo. Isto pode não ser bom, espero que o caminho não seja esse, no fundo espero que o melhor caça, no ponto de vista da FAB, seja escolhido.
Abração,
Orestes
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caixeiro
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#14072
Mensagem
por caixeiro » Sex Jul 03, 2009 12:15 pm
orestespf escreveu:Wolfgang escreveu:A França que fique tentando distribuir a culpa do 447 aos controladores de voo, pois ficará sem mercado para o Rafale aqui.
Fábio, ontem após ver uma notícia na TV (falando sobre um francês que colocava culpa na FAB e desmentida pelo próprio noticiário com nota da FAB) cheguei a pensar o mesmo que você. Quando se quer comprar, nada atrapalha, porém, este tipo de notícia aparecendo na mídia, gera uma antipatia gratuita, passando a idéia pra massa que os franceses estão tentando jogar a culpa sobre nós. Ok, o problema é como justificar a compra de caças caros sem levantar dúvida sobre a qualidade do mesmo (não faltarão questionamentos "intencionais") e sem desassociar os franceses neste jogo. Isto pode não ser bom, espero que o caminho não seja esse, no fundo espero que o melhor caça, no ponto de vista da FAB, seja escolhido.
Abração,
Orestes
So um pouco de Off-Topic mais importante:
Esse Sr que esta a frente da Investigacao na Franca e o mesmo que esteve a frete da investigacao do acidente do Concorde e naquela epoca ele colocava culpa na peca de aviao que teria caido e provocado acidente, mais investigacoes paralelas do mesmo acidente provaram que o Concorde estava numa situacao limite de manuntencao e isso junto com o a peca foi que levou ao acidente, ele e no minimo mal intencionado mais tambem figura conhecida.
Abracos Elcio Caixeiro
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"There's More Than One of Everything"
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PRick
#14073
Mensagem
por PRick » Sex Jul 03, 2009 12:18 pm
orestespf escreveu:Wolfgang escreveu:A França que fique tentando distribuir a culpa do 447 aos controladores de voo, pois ficará sem mercado para o Rafale aqui.
Fábio, ontem após ver uma notícia na TV (falando sobre um francês que colocava culpa na FAB e desmentida pelo próprio noticiário com nota da FAB) cheguei a pensar o mesmo que você. Quando se quer comprar, nada atrapalha, porém, este tipo de notícia aparecendo na mídia, gera uma antipatia gratuita, passando a idéia pra massa que os franceses estão tentando jogar a culpa sobre nós. Ok, o problema é como justificar a compra de caças caros sem levantar dúvida sobre a qualidade do mesmo (não faltarão questionamentos "intencionais") e sem desassociar os franceses neste jogo. Isto pode não ser bom, espero que o caminho não seja esse, no fundo espero que o melhor caça, no ponto de vista da FAB, seja escolhido.
Abração,
Orestes
Acho que vocês estão sofrendo de FX-2 agudo, o cara deixou bem claro, a possível falta de notificação, teria atrasado o inicio das buscas, pelo que já sabemos, todos já estavam mortos, portanto, tanto fazia começar as buscas em uma, duas ou seis horas. Isso é falta do que fazer dos jornalistas. Vivem de criar castelos de areia.
O galho é saber porque o avião acabou de barriga no mar, com uma ruptura na cabine.
[]´s
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orestespf
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#14074
Mensagem
por orestespf » Sex Jul 03, 2009 12:36 pm
caixeiro escreveu:
So um pouco de Off-Topic mais importante:
Esse Sr que esta a frente da Investigacao na Franca e o mesmo que esteve a frete da investigacao do acidente do Concorde e naquela epoca ele colocava culpa na peca de aviao que teria caido e provocado acidente, mais investigacoes paralelas do mesmo acidente provaram que o Concorde estava numa situacao limite de manuntencao e isso junto com o a peca foi que levou ao acidente, ele e no minimo mal intencionado mais tambem figura conhecida.
Abracos Elcio Caixeiro
Olá Elcio,
obrigado pelo adendo. Ontem, quando ouvi a notícia, não notei quem era o cara, apenas disseram que ele afirmou que a FAB não notificou a Dakar que o avião havia saído da cobertura-radar no Brasil. Só que a FAB apresentou uma gravação dos controladores (Brasil e Dakar) mostrando que a FAB avisou sim e no momento correto, mas o controlador de Dakar disse apenas um "converso com você depois". Ou seja, houve negligência, mas não de nossa parte. Na prática, o que houve foi um desmentido oficial da FAB em relação as falas do investigador.
Abração,
Orestes
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Luís Henrique
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#14075
Mensagem
por Luís Henrique » Sex Jul 03, 2009 1:20 pm
orestespf escreveu:Wolfgang escreveu:A França que fique tentando distribuir a culpa do 447 aos controladores de voo, pois ficará sem mercado para o Rafale aqui.
Fábio, ontem após ver uma notícia na TV (falando sobre um francês que colocava culpa na FAB e desmentida pelo próprio noticiário com nota da FAB) cheguei a pensar o mesmo que você. Quando se quer comprar, nada atrapalha, porém, este tipo de notícia aparecendo na mídia, gera uma antipatia gratuita, passando a idéia pra massa que os franceses estão tentando jogar a culpa sobre nós. Ok, o problema é como justificar a compra de caças caros sem levantar dúvida sobre a qualidade do mesmo (não faltarão questionamentos "intencionais") e sem desassociar os franceses neste jogo. Isto pode não ser bom, espero que o caminho não seja esse, no fundo espero que o melhor caça, no ponto de vista da FAB, seja escolhido.
Abração,
Orestes
Se for pela FAB professor, eu acho que da o NG.
Sabemos que tanto franceses como americanos poderiam ANTECIPAR as entregas para 2011/2012.
O prazo 2014/2015 foi feito SOB MEDIDA para os suecos.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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tykuna
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#14076
Mensagem
por tykuna » Sex Jul 03, 2009 1:48 pm
Luís Henrique escreveu:orestespf escreveu:
Fábio, ontem após ver uma notícia na TV (falando sobre um francês que colocava culpa na FAB e desmentida pelo próprio noticiário com nota da FAB) cheguei a pensar o mesmo que você. Quando se quer comprar, nada atrapalha, porém, este tipo de notícia aparecendo na mídia, gera uma antipatia gratuita, passando a idéia pra massa que os franceses estão tentando jogar a culpa sobre nós. Ok, o problema é como justificar a compra de caças caros sem levantar dúvida sobre a qualidade do mesmo (não faltarão questionamentos "intencionais") e sem desassociar os franceses neste jogo. Isto pode não ser bom, espero que o caminho não seja esse, no fundo espero que o melhor caça, no ponto de vista da FAB, seja escolhido.
Abração,
Orestes
Se for pela FAB professor, eu acho que da o NG.
Sabemos que tanto franceses como americanos poderiam ANTECIPAR as entregas para 2011/2012.
O prazo 2014/2015 foi feito SOB MEDIDA para os suecos.
Luís,
Eu acredito que o prazo não tenha sido feito "sob medida" para os suecos e sim para não eliminar-los logo de cara. Acredito que eles possuam um papel importante no processo, mesmo se internamente ele não tiver chances (o que não acredito).
Sds,
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brisa
#14077
Mensagem
por brisa » Sex Jul 03, 2009 2:04 pm
Luís Henrique escreveu:orestespf escreveu:
Fábio, ontem após ver uma notícia na TV (falando sobre um francês que colocava culpa na FAB e desmentida pelo próprio noticiário com nota da FAB) cheguei a pensar o mesmo que você. Quando se quer comprar, nada atrapalha, porém, este tipo de notícia aparecendo na mídia, gera uma antipatia gratuita, passando a idéia pra massa que os franceses estão tentando jogar a culpa sobre nós. Ok, o problema é como justificar a compra de caças caros sem levantar dúvida sobre a qualidade do mesmo (não faltarão questionamentos "intencionais") e sem desassociar os franceses neste jogo. Isto pode não ser bom, espero que o caminho não seja esse, no fundo espero que o melhor caça, no ponto de vista da FAB, seja escolhido.
Abração,
Orestes
Se for pela FAB professor, eu acho que da o NG.
Sabemos que tanto franceses como americanos poderiam ANTECIPAR as entregas para 2011/2012.
O prazo 2014/2015 foi feito SOB MEDIDA para os suecos.
X2......para alegria do Bolovo
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GDA_Fear
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#14078
Mensagem
por GDA_Fear » Sex Jul 03, 2009 2:18 pm
O galho é saber porque o avião acabou de barriga no mar, com uma ruptura na cabine.
Olha eu vou falar o que eu acho, na minha opinião aquela peça em baixo da cabine que faz a leitura da velocidade estava com problema e isso todos sabem, logo o AP não funciona, muito menos os sistemas elétricos e hidráulicos(por causa de uma pane) fazendo com que o piloto tivesse de guiar o AF447 as "escuras", como as informações de velocidade não coincidiam, a velocidade ficou abaixo do estipulado para que o avião se sustentasse, logo se ficou abaixo o AF447 entrou em "STALL" perdendo completamente a sustentação fazendo o cair de barriga até se colidir(na altitude em que ele estava 28000 pés cair no oceano é como pular do 10° andar de cabeça e se espatifar no concreto).
Isso é o que eu acho.
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gaitero
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#14079
Mensagem
por gaitero » Sex Jul 03, 2009 2:48 pm
Santiago escreveu:gaitero escreveu:
Interessante esta sua pergunta.
Mas você deixou um ponto interessante de lado, eles tem as mesmas capacidades? Qual é melhor do ponto de vista técnico operacional?
Supondo que todos atendam aos requerimentos...
Se qq forma esse é mais um ingrediente relevante. Não o inclui para não tornar ainda mais complexa a questão (como de fato é).
[]s
Se todos atendem as necessidades, então o ponto a ser debatido é; Qual é o interesse? Pretende o Brasil absorver o máximo de tecnologia? Ou pretende o Brasil comprar o que tenha o melhor Custo X Benefício?
Se estamos em busca do melhor custo benefício, então com certeza a opção mais correta seria a C, que oferece menos por menos. Porém, se estamos em busca de transferência de tecnologia, então quanto mais melhor, mesmo que o preço seja maior, então a opção seria pelo B.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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gaitero
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#14080
Mensagem
por gaitero » Sex Jul 03, 2009 2:53 pm
orestespf escreveu:gaitero escreveu:
Eu sei que não tem nada haver com o tópico, mas creio que o Professor, que não deixa de estar correto, deixou de analisar mais a fundo esta padronização e o quanto ela é interessante.
Primeiro, ao contrário de facilitar, este vai piorar ainda mais o desempenho das escolas públicas, porque o ENEM é raciocínio lógico, é necessário interpretação acima de conhecimento, coisas que infelizmente nossos alunos carecem e muito. Com a extinção do vestibular, extingui-se também a decoreba absurda e inútil que nossas crianças estão condenadas a fazer para tentar passar no vestibular, padroniza as provas de todas as universidades e ainda permite uma melhor distribuição de vagas pelo Brasil. Haja vista que uma pessoa do nordeste vai ter a oportunidade de estudar em São Paulo sem precisar viajar 1 dia para fazer a prova, ou ao contrário, uma pessoa de São Paulo pode ir ao interior do mato grosso aonde sobram vagas de medicina para cursar sua faculdade. Isto já ocorre nos EUA a tempos e funcina muito bem por sinal.
Gaitero, concordo plenamente com você, mas não quis aumento o já enorme post com o assunto, que inclusive é off topic. O exemplo foi apenas para mostrar as diferentes prioridades em distintos ministérios, mostrando que boas idéias nem sempre vão adiante em função da falta de projeto maiores, de Governo, cada um faz o que quer e acredita ser correto. O tema abordado por você é ótimo, mas podemos falar mais em outro lugar.
Grande abraço,
Orestes
Sem dúvida.
Compreendi o que o professor quiz mostrar. Esta é uma das maravilhas da Democracia, o povo escolhe as suas prioridades se identificando com a dos seus futuros representantes. Infelismente são muitas as idéias boas que não tem espaço no governo, umas por falta de planejamento, outras por falta de verba e outras por falta de boa vontade.
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#14081
Mensagem
por gaitero » Sex Jul 03, 2009 3:01 pm
orestespf escreveu:Wolfgang escreveu:A França que fique tentando distribuir a culpa do 447 aos controladores de voo, pois ficará sem mercado para o Rafale aqui.
Fábio, ontem após ver uma notícia na TV (falando sobre um francês que colocava culpa na FAB e desmentida pelo próprio noticiário com nota da FAB) cheguei a pensar o mesmo que você. Quando se quer comprar, nada atrapalha, porém, este tipo de notícia aparecendo na mídia, gera uma antipatia gratuita, passando a idéia pra massa que os franceses estão tentando jogar a culpa sobre nós. Ok, o problema é como justificar a compra de caças caros sem levantar dúvida sobre a qualidade do mesmo (não faltarão questionamentos "intencionais") e sem desassociar os franceses neste jogo. Isto pode não ser bom, espero que o caminho não seja esse, no fundo espero que o melhor caça, no ponto de vista da FAB, seja escolhido.
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Orestes
Eu cheguei a pensar o mesmo, porém creio que já somos maduros o suficiente para sabermos que outras nações têm o direito de serem diferentes. Creio que em momentos como este é errado tentar achar um culpado, porque grandes catástrofes são causadas por uma seqüência de erros, o sugeito foi infeliz dizendo o que disse, mas o Brasil será ainda pior se isto acabar refletindo negativamente nos negócios entre Brasil-França. Creio até que o governo da França não estava nem mesmo ciente do que seria dito naquela apresentação.
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Penguin
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#14082
Mensagem
por Penguin » Sex Jul 03, 2009 3:13 pm
gaitero escreveu:Santiago escreveu:[ quote="gaitero"]
Interessante esta sua pergunta.
Mas você deixou um ponto interessante de lado, eles tem as mesmas capacidades? Qual é melhor do ponto de vista técnico operacional?
Supondo que todos atendam aos requerimentos...
Se qq forma esse é mais um ingrediente relevante. Não o inclui para não tornar ainda mais complexa a questão (como de fato é).
[]s
Se todos atendem as necessidades, então o ponto a ser debatido é; Qual é o interesse? Pretende o Brasil absorver o máximo de tecnologia? Ou pretende o Brasil comprar o que tenha o melhor Custo X Benefício?
Se estamos em busca do melhor custo benefício, então com certeza a opção mais correta seria a C, que oferece menos por menos. Porém, se estamos em busca de transferência de tecnologia, então quanto mais melhor, mesmo que o preço seja maior, então a opção seria pelo B.[/quote]
-----------------------------------------
E se os "5" extra em ToT que a opção B oferece por $40 a mais no custo (ou "10" e $60 a mais se a comparação for com a opção C) podem ser desenvolvidos internamente por menos de $40 (ou $60) e com efeitos mais profundo no sistema nacional de inovação? Quem avaliaria isso? A FAB, o MD, a indústria ou um colegiado?
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Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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#14083
Mensagem
por ninjanki » Sex Jul 03, 2009 3:39 pm
Lembrando como foram as investigações de outros acidentes, eu não atribuiria aos franceses, nem à ninguém nenhuma culpa, nem pensaria em hostiliza-los por declarações como essa, enquanto as investigações ainda estão começando. Tem sempre muitos palpites, muitas pressões, boatos e mal-entendidos no processo. O NJ e o Lula já andaram falando besteira, no começo. Vai que o investigador não conhece o procedimento padrão de transferência de controle do vôo, ou simplismente foi mal traduzido, ou ainda citou um fato sem efetivamente atribuir culpa, mas foi mal interpretado?
Lembrem-se, quem apresenta essas notícias são reporteres, e agora também sem diploma, são especialistas em falar bobagem...
Allan
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#14084
Mensagem
por gaitero » Sex Jul 03, 2009 4:07 pm
Santiago escreveu:gaitero escreveu:
Se todos atendem as necessidades, então o ponto a ser debatido é; Qual é o interesse? Pretende o Brasil absorver o máximo de tecnologia? Ou pretende o Brasil comprar o que tenha o melhor Custo X Benefício?
Se estamos em busca do melhor custo benefício, então com certeza a opção mais correta seria a C, que oferece menos por menos. Porém, se estamos em busca de transferência de tecnologia, então quanto mais melhor, mesmo que o preço seja maior, então a opção seria pelo B.
E se os "5" extra em ToT que a opção B oferece por $40 a mais no custo (ou "10" e $60 a mais se a comparação for com a opção C) podem ser desenvolvidos internamente por menos de $40 (ou $60) e com efeitos mais profundo no sistema nacional de inovação? Quem avaliaria isso? A FAB, o MD, a indústria ou um colegiado?
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A Avaliação deve ser feita sempre pelo vendedor, é ele quem tem o controle do que deve ser tranferido e é ele o responsável por encontrar e capacitar as industrias nacinais para tal. Se a FAB, ou o próprio governo, acreditar ser possível executa-las por menos, então deve-se primeiramente demonstrar como.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Carlos Mathias
#14085
Mensagem
por Carlos Mathias » Sex Jul 03, 2009 11:36 pm
O MK-48ADCAP e os sistemas da LM foram escolha da MB. Pq não escolheram o F-17 e o Subatics Francês? Ou uma opção alemã? Suponho que tenha sido a melhor proposta naquele momento do ponto de vista de "custo x beneficio x eficácia".
Nosso amigos marinheiros já disseram mil vezes aqui que essas compras da LM e dos torpedos foram prateleiradas com data prá expirar. Prateleirada tem endereço certo, é lá na casa de Buana.
A tecnologia dos torpedos e o sistema de combate dos SSNs e SSKs novos será francesa, com ToTs em tudo.
Agora, realmente se custo for a pedra filosofal das compras militares acho que os EUA são imbatíveis. Mas é que tem muito mais coisa envolvida nisso, como as tais ToTs que esse chato do NJ insiste em ficar falando toda hora.
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