TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
thicogo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 17 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#14011 Mensagem por thicogo » Qui Jul 02, 2009 1:49 pm

Saab assina memorando de entendimento com Akaer

A empresa de defesa e segurança Saab assinou um memorando de entendimento não-
vinculante com a fornecedora brasileira de estruturas integradas de aeronaves Akaer, prevendo a participação desta no programa de desenvolvimento do Gripen NG.

Este memorando cobre sua participação no projeto, desenvolvimento e produção de partes do Gripen NG. A Akaer tomará parte, entre outras várias atividades, no projeto básico, no projeto de detalhamento, na análise estrutural, na análise de carga e tensões e no projeto ferramental.

Como resultado imediato da assinatura deste memorando, uma equipe de 15 a 20 engenheiros brasileiros da Akaer mudarão para a Suécia, com a finalidade de trabalhar junto com as equipes integradas de desenvolvimento do Gripen NG.

Este programa oferece uma oportunidade única para a Akaer de participar do desenvolvimento de um caça de última geração, desde os estágios iniciais do projeto até sua fabricação.

As competências da Akaer complementarão as da Saab e o resultado desta relação criará sinergias tangíveis, que proporcionarão benefícios para as duas empresas.

De acordo com Lennart Sindahl, Vice-Presidente Executivo e Presidente do Grupo de Negócios de Aeronáutica da Saab: “Esta é a primeira prova do firme compromisso que estamos assumindo com uma duradoura parceria entre as indústrias aeroespaciais da Suécia e do Brasil”.

“Vemos esta parceria como uma grande oportunidade para nossa empresa, que levará o setor aeroespacial brasileiro a um novo e mais alto patamar”, complementa César Augusto da Silva, presidente da Akaer.

A Saab atende ao mercado mundial com produtos, serviços e soluções, líderes de mercado, abrangendo desde a área de defesa militar até a de segurança civil. A Saab mantém operações e funcionários em todos os continentes e constantemente desenvolve, adota e aperfeiçoa novas tecnologias, com a finalidade de atender à evolução das necessidades de seus clientes.
Fuente:via Blog Poder Aereo

ninjanki
Avançado
Avançado
Agradeceram: 7 vezes

#14012 Mensagem por ninjanki » Qui Jul 02, 2009 1:52 pm

E as movimentações continuam. Esse mês vai ser phoda...

Allan

Carlos Mathias

#14013 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jul 02, 2009 2:00 pm

Gostei muito do NJ falando no senado, esclarecedor. Quem ainda tinha alguma dúvida, tomara que se tenha esclarecido finalmente.

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#14014 Mensagem por Wolfgang » Qui Jul 02, 2009 2:07 pm

Carlos Mathias escreveu:Gostei muito do NJ falando no senado, esclarecedor. Quem ainda tinha alguma dúvida, tomara que se tenha esclarecido finalmente.
Mega pulga?

Carlos Mathias

#14015 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jul 02, 2009 2:10 pm

Tudo Wolf, tudo, ele disse uma frase emblemática que já citei lá no tópico do bléquiróqui.
Só que o povo não se conforma de jeito nenhum, querem porque querem mais espelhos. :lol:

GDA_Fear
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#14016 Mensagem por GDA_Fear » Qui Jul 02, 2009 2:26 pm

Eae CM, to sem aúdio no PC :evil: o NJ falou algo a respeito do FX-2 ?

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#14017 Mensagem por Skyway » Qui Jul 02, 2009 2:26 pm

GDA_Fear escreveu:
Valdemort escreveu: Voce nao e do Rio ne ???
Não sou catarinense.
Ta explicado... :mrgreen:

Desculpem o Off...Mas o cara foi um desastre pro Rio...conseguiu estragar de vez um verdadeiro paraíso que tinha aqui no Rio, a Ilha de Paquetá, quando autorizou as famílias pobres a fazerem barracos nos morros até então imaculados. A ilha que era até então conhecida por ser um recanto da natureza e um pedaço do paraíso...agora é recanto de todos os nordestinos que vieram ao rio e não se deram tão bem assim..e a natureza foi pro béléléu.

Ah..isso é só um exemplo dos mais bobos.

Se o cara era um político decente em Santa Catarina, tinha que ter ficado lá.
(Aliais, eu sempre ouvi o contrário do pessoal de SC...falavam que quando eles conseguiram expulsar a M* do Brizola daí, nós fizemos a burrice de eleger ele aqui. :lol: )

Um abraço. :D

AD ASTRA PER ASPERA
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#14018 Mensagem por Penguin » Qui Jul 02, 2009 2:30 pm

Carlos Mathias escreveu:Tudo Wolf, tudo, ele disse uma frase emblemática que já citei lá no tópico do bléquiróqui.
Só que o povo não se conforma de jeito nenhum, querem porque querem mais espelhos. :lol:
CM,

O papo de ToT é muito bonito. Mas sem investimentos consistentes em P&D+i, tudo não passa de conversa vazia. Há um movimento nacional-político nesse sentido? Não vejo; e tenho minhas desconfianças.

O caminho mais seguro seria investir internamente. E tentar garimpar o que der externamente, se o custo extra for compatível com os ganhos tecnológicos. Caso contrário, seria melhor investir os recursos escassos (e extra) internamente (em inovação e aquisições de produtos desenvolvidos internamente).

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#14019 Mensagem por Marino » Qui Jul 02, 2009 2:31 pm

Ta explicado... :mrgreen:

Desculpem o Off...Mas o cara foi um desastre pro Rio...conseguiu estragar de vez um verdadeiro paraíso que tinha aqui no Rio, a Ilha de Paquetá, quando autorizou as famílias pobres a fazerem barracos nos morros até então imaculados. A ilha que era até então conhecida por ser um recanto da natureza e um pedaço do paraíso...agora é recanto de todos os nordestinos que vieram ao rio e não se deram tão bem assim..e a natureza foi pro béléléu.

Ah..isso é só um exemplo dos mais bobos.

Um abraço.
Proibiu a polícia de subir os morros do Rio.
O Globo da época publicou uma foto do Darcy Ribeiro em uma reunião com traficantes em uma favela, negociando a não entrada da polícia pela aplicação de reursos do tráfico em "obras sociais" (não fui eu que disse, e sim "O Globo").
Brizola foi o grande responsável pelo que é o Rio hoje, em termos de segurança.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Carlos Mathias

#14020 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jul 02, 2009 2:33 pm

Sobre o FX especificamente não, mas outra vez ele reforçou que agora queremos parceiros, que não há hipótese de compras sem ToTs. Acabaram-se as prateleiradas, obviamente excluindo-se as emergenciais.

Falou dos interesses no mar e na Amazônia, e sobre a AMZ ele mostrou que há é interesse econômico mesmo, esse papo de mato e índio é só fachada.

Quem puder assista, é muito bom e esclarecedor. Mas se o seu FX (como todo o resto) é capenga em ToTs, melhor nem ver então. :roll: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#14021 Mensagem por Skyway » Qui Jul 02, 2009 2:41 pm

Carlos Mathias escreveu:
Sobre o FX especificamente não, mas outra vez ele reforçou que agora queremos parceiros, que não há hipótese de compras sem ToTs. Acabaram-se as prateleiradas, obviamente excluindo-se as emergenciais.

Falou dos interesses no mar e na Amazônia, e sobre a AMZ ele mostrou que há é interesse econômico mesmo, esse papo de mato e índio é só fachada.

Quem puder assista, é muito bom e esclarecedor. Mas se o seu FX (como todo o resto) é capenga em ToTs, melhor nem ver então. :roll: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Falou especificamente do FX em relação a ToT's sim... :D
Citou o exemplo dos helicópteros, depois dos Submarinos Franceses e depois falou do FX que vai substituir a frota entre 2014 e 2025.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

#14022 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jul 02, 2009 2:42 pm

CM,

O papo de ToT é muito bonito. Mas sem investimentos consistentes em P&D+i, tudo não passa de conversa vazia. Há um movimento nacional-político nesse sentido? Não vejo; e tenho minhas desconfianças.

O caminho mais seguro seria investir internamente. E tentar garimpar o que der externamente, se o custo extra for compatível com os ganhos tecnológicos. Caso contrário, seria melhor investir os recursos escassos (e extra) internamente (em inovação e aquisições de produtos desenvolvidos internamente).
Você não vê nada nesse sentido????
Santiago, e tudo o que as FAs estão fazendo? E as armas nacionais? A própria existência da END e do assunto defesa estar sendo debatido abertamente no congresso é uma mudança incrível.
Estamos no paraíso? Não, é óbvio. Mas estamos a caminho? Acredito firmemente que sim, pois em meus 43 anos (descontando uns oito, que eu não entendia porra nenhuma mesmo) eu nunca vi uma mobilização assim em torno do assunto, principalmente depois do fim da revolução de 64, durante a democracia.

Então, você perguntar prá mim isso, é perguntar para um aluno de matemática do 2º grau porque a equação da relatividade é assim, pedir prá ele dissecar. O cara (no caso, eu) sabe que funciona, que é real, mas como aquilo se dá é assunto pro MinDef e militares de suas respectivas pastas.

As ToTs virão na medida do possível, que empresas, que quantidade eu não sei, ma sei pelas repetitivas falas do NJ e do que já aconteceu, que ganha quem oferece mais.

Carlos Mathias

#14023 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jul 02, 2009 2:44 pm

Sky, eu quis dizer que ele não falou especificamente dos aviões e dos fornecedores, falou de maneira geral e é óbvio que citou o FX, assim como outros programas.
Especificamente ele falou do problema dos coturnos e fardas e do preço entregue pela China, da exportação de empregos.

Mas é só assistir e cada um avaliar desde a sua perspectiva. :wink:

PRick

#14024 Mensagem por PRick » Qui Jul 02, 2009 2:53 pm

Carlos Mathias escreveu:Sky, eu quis dizer que ele não falou especificamente dos aviões e dos fornecedores, falou de maneira geral e é óbvio que citou o FX, assim como outros programas.
Especificamente ele falou do problema dos coturnos e fardas e do preço entregue pela China, da exportação de empregos.

Mas é só assistir e cada um avaliar desde a sua perspectiva. :wink:
O que nos leva a outro aspecto, não é só ToT, mas construção e desenvolvimento local tem prioridade absolutas.

[]´s

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#14025 Mensagem por orestespf » Qui Jul 02, 2009 3:00 pm

Santiago escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Tudo Wolf, tudo, ele disse uma frase emblemática que já citei lá no tópico do bléquiróqui.
CM,

[]s
Jacques, mande um email ou algo similar para o ministro Nelson Jobim, explique-o que está pagando o maior mico ao insistir neste tema desde que ele assumiu a Pasta.

Você fala que não viu nenhum movimento nacional-político sobre o assunto, pergunto: o que ele estava fazendo no Senado então??? Ele já esteve várias vezes lá, falando sempre do mesmo, já esteve em várias indústrias do setor, está envolvendo as universidades custeando bolsas inclusive, e um sem número de outras ações, e talvez seja o ministro da Defesa que mais esteve presente nas bases militares. O que você está esperando sobre o assunto, que a imprensa fale mais ou que o ministro é voz isolada?

Sobre seu último parágrafo: tudo isto está sendo feito e as coisas já estão em andamento, mas se a imprensa não divulga e a Internet não apresenta detalhamento, não significa que tal assunto esteja sendo ignorado. Com todo e devido respeito, amigo Jacques, você está muito vendido sobre o tema. As coisas estão acontecendo, a olhos nus, mas pra ver é necessário um esforçozinho, visto que a mídia ainda não aprendeu a dar o devido valor e espaço ao assunto defesa, só isso.

Grande abraço,

Orestes

Responder