TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#13966 Mensagem por Penguin » Ter Jun 30, 2009 8:31 pm

brisa escreveu:Publicado por um forista espanhol (Teodofredo) em um foro argentino... :shock:

Hoy acabo de escuchar un comentario, que me dejo pensando...
No puedo asegurar que sea 100% verdad ...pero me dejó pensando...
EADS sería la culpable de la demora de las decisiones del FX 2 y estaría retrasando a propósito la decisisón del FX 2, porque estaría evaluando la posibilidad...de integrar a EMBRAER en el consorcio EADS, al igual que ocurrió con los chinos (el DON dinero aparte, claro) y es que en épocas de crisis todo es bueno a la hora de sumar (y sobre todo si hablamos de euros). Dicen (me dijeron) que el tema se trata entre las mas altas esferas (Gobierno de Brasil- U.E.) y la posibilidad de que el EUROFIGHTER SEA FABRICADO NO SOLO EN BRASIL, SI NO QUE PARTE DE LOS AVIONES EUROPEOS LLEVEN PIEZAS FABRICADAS EN BRASIL POR EMBRAER...
Por favor muchachos de Brasil !!! ¿Hay algo de verdad o mando a tomar por el c... a estos mentirosos?

---------------- Este cara é gente fina... :wink:
Acho que alguém está "a viajar en la mayonesa".

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Bender

#13967 Mensagem por Bender » Ter Jun 30, 2009 8:37 pm

Bolovo escreveu:Mas meu caro gaitero, eu não sou a favor, nem contra, mas muito pelo contrário. :wink: :wink: :wink:
De acordo.

Sds.

Carlos Mathias

#13968 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 30, 2009 8:48 pm

As "notícias" sobre alianças maravilhosas e super-ganhos no FX agora vão explodir feito uma super nova.
Mais do que nunca vai ser necessário um filtro de grana 0,000000000001 mm para separar o que é real e o que é lobby + propaganda + boataria + informação + contra-informação e etc.

Reparam que pelo que sai na mídia, tá todo mundo embolado e todos são favoritos? Pois é, como escolher assim? Seja qual for a escolha, depois dela pode aparecer alguém e apontar que "a outra" proposta era bem melhor e sabe-se lá as consequências disso. :?

Reclinei mais um pouco minha cadeira e enchi meu copo de água tônica com limão, continuo observando. 8-]

gaitero
Sênior
Sênior

#13969 Mensagem por gaitero » Ter Jun 30, 2009 8:52 pm

Santiago escreveu:
brisa escreveu:Publicado por um forista espanhol (Teodofredo) em um foro argentino... :shock:

EADS sería la culpable de la demora de las decisiones del FX 2 y estaría retrasando a propósito la decisisón del FX 2, porque estaría evaluando la posibilidad...de integrar a EMBRAER en el consorcio EADS, al igual que ocurrió con los chinos (el DON dinero aparte, claro) y es que en épocas de crisis todo es bueno a la hora de sumar (y sobre todo si hablamos de euros). Dicen (me dijeron) que el tema se trata entre las mas altas esferas (Gobierno de Brasil- U.E.) y la posibilidad de que el EUROFIGHTER SEA FABRICADO NO SOLO EN BRASIL, SI NO QUE PARTE DE LOS AVIONES EUROPEOS LLEVEN PIEZAS FABRICADAS EN BRASIL POR EMBRAER...
Por favor muchachos de Brasil !!! ¿Hay algo de verdad o mando a tomar por el c... a estos mentirosos?

Acho que alguém está "a viajar en la mayonesa".
Seria bastante gratificante ao Brasil se esta proposta fosse verdadeira...

Porém, pelo contrário, não há atrazo algum no FX-2, por mais incrivel que possa parecer.

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Bender

#13970 Mensagem por Bender » Ter Jun 30, 2009 9:05 pm

Amigo brisa,e ainda dizes que "soy jo que viajo"? :mrgreen: :mrgreen:

Nosso colega ai comprou o bilhete e quer embarcar :mrgreen:

Pra mim é broma.

Mas foi muito bom,voce postar isso ai,principalmente para mim que ando com o "ego inflado",já fui até advertido por isso,e outros que defenderam a possibilidade da compra por parte da Embraer de um pedaço ou participação na SAAB,jóia da corôa Sueca,pois diante desse fato não poderiamos nem ficar indignados se outros viessem e levassem a nossa jóia da corôa :mrgreen:

Mas que ia ser engraçado ver deputado fazendo fila para fazer discurso patriota e nacionalista lá em Brasilia seria.

E como seria na Suécia no caso da SAAB?Pois é :wink:

Sds.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#13971 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 30, 2009 9:15 pm

Olha,

Desde Fevereiro que toda e qualquer notícia tem que ser muito bem filtrada...

Nada mais me surpreende nessa altura do campeonato.

A volta dos que não foram, os milagres de desempenho, a abertura do Mar Morto de evolução tecnologica, os parceiros de sempre que nunca foram, os que na década de 70 achavam que o nosso país não era "bom" o suficiente para ter o caça deles e agora falam sobre a aliança entre os deuses nórdicos e o povo mundano, os que foram amigos sem nunca terem sido, e por aí vai.

Todos personagens folclóricos de uma novela chamada F-X 2.0 que ao que parece sob o ponto de vista da FAB está chegando ao seu fim.

De tudo isso eu continuo achando que a FAB fez um excelente trabalho e vai escolher o que ela acha ser o melhor.

Cabe ao poder político concordar ou não com o que a FAB sugere e o resto será passado.

:)

Como diria o poeta: " - Muita calma nessa hora!" E que vença quem a FAB achar ser o melhor :) ... por mim está ótimo!

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
ninjanki
Avançado
Avançado
Agradeceram: 7 vezes

#13972 Mensagem por ninjanki » Ter Jun 30, 2009 9:29 pm

Bom, a volta do Tiffie à briga tem a mesma probabilidade do Su-35 ser o vencedor. Tem de rolar muita grana pros ministros. E ainda assim, correm o risco da FAB se insurgir contra o governo, afinal, desqualificar dessa forma a análise técnica da FAB seria uma enorme afronta.
Se queriam fazer uma fusão com a Embraer, tinham de ter pensado nisso e se movimentado ANTES de serem desqualificados. Agora Inês é morta...

Allan

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#13973 Mensagem por Penguin » Ter Jun 30, 2009 10:33 pm

PRick escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Mas tem gente que diz que não, que o CONGRESSO ainda não aprovou nada,e é de onde vem a palavra final.
Pode ser que sim, dependendo de um acerto do congress e o executive.
CM,

Essa "notícia", nada mais é que lobie, é lógico, com boa dose de mentiras. Não existe aprovação prévia do Congresso dos EUA, e sim do DoD. A aprovação congressual, como já foi noticiada, só pode ser feita após a assinatura do contrato, ela é posterior e superior ao contrato. Quer dizer, a Boieng e o DoD podem assinar e prometerem, porém, se o Congresso não aprovar já era. Como ocorre com os Tratados de Livre Comércio, e mesmo o famoso SALT II. Por sinal, o mesmo que ocorre no Brasil em algumas áreas, como é o ingresso da Venezuela no MercoSul, mesmo com o Sr. Lula aprovando, somente, se o Senado aprovar é que o tratado é válido.

O resto é conversa de vendedor e lobie.

Quanto ao resto ainda persiste, o F-18E é o pior projeto, um caça antigo, um reprojeto ruim e em final de carreira. Mas para quem já comprou P-3 para receber eles para operar a partir de 2012. Tudo é possível, ainda bem, que tem os civis. Depois falam mal do NJ... :roll: :roll:

Por sinal, não é porque a FAB usa ou resolveu comprar, que a banheira deixou de ser banheira.

[]´s
Prick,

Vc parece entender bem sobre sistema de liberação de exportação de armas dos EUA.
Vc poderia explicar os papeis do DoS, DoD e do Congresso neste processo? O Congresso vota? Como isso ocorre?

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
PRick

#13974 Mensagem por PRick » Ter Jun 30, 2009 10:43 pm

Santiago escreveu:
PRick escreveu: CM,

Essa "notícia", nada mais é que lobie, é lógico, com boa dose de mentiras. Não existe aprovação prévia do Congresso dos EUA, e sim do DoD. A aprovação congressual, como já foi noticiada, só pode ser feita após a assinatura do contrato, ela é posterior e superior ao contrato. Quer dizer, a Boieng e o DoD podem assinar e prometerem, porém, se o Congresso não aprovar já era. Como ocorre com os Tratados de Livre Comércio, e mesmo o famoso SALT II. Por sinal, o mesmo que ocorre no Brasil em algumas áreas, como é o ingresso da Venezuela no MercoSul, mesmo com o Sr. Lula aprovando, somente, se o Senado aprovar é que o tratado é válido.

O resto é conversa de vendedor e lobie.

Quanto ao resto ainda persiste, o F-18E é o pior projeto, um caça antigo, um reprojeto ruim e em final de carreira. Mas para quem já comprou P-3 para receber eles para operar a partir de 2012. Tudo é possível, ainda bem, que tem os civis. Depois falam mal do NJ... :roll: :roll:

Por sinal, não é porque a FAB usa ou resolveu comprar, que a banheira deixou de ser banheira.

[]´s
Prick,

Vc parece entender bem sobre sistema de liberação de exportação de armas dos EUA.
Vc poderia explicar os papeis do DoS, DoD e do Congresso neste processo? O Congresso vota? Como isso ocorre?

[]s
Não é muito diferente do nosso, existem 02 poderes concedentes, o primeiro é o Executivo, o segundo é o Legislativo. Algumas autorizações para exportações, sobretudo, se indicar transferência de tecnologia, tem natureza de Tratado, como de fato assinamos um com a França. Tratado nos EUA só vale depois de assinado e aprovado, ratificado pelo Congresso. Pós fato, o contrato do FX-2 não pode falar em cessão de tecnologia, se não tiver um guarda-chuva atrás dele, como o Tratado Sofa e os Acordos que assinamos com a França, sem isso, não vai existir qualquer tipo de abertura de caixa preta.

Enquanto o Brasil não assinar Tratados e Acordos semelhantes aos que assinamos com a França, não existe base legal para qualquer tipo de transferência de tecnologia em maior escala.

[]´s

Carlos Mathias

#13975 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 30, 2009 10:50 pm

Não esquece do acordo com a Rússia. :wink: 8-]

Editado pela última vez por Carlos Mathias em Qua Jul 01, 2009 12:29 am, em um total de 1 vez.
Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#13976 Mensagem por Thor » Qua Jul 01, 2009 12:26 am

PRick escreveu:
Skw escreveu:PRick, de uma maneira geral o Rafale parece mais manobravel que o F-18. Mas eu acredito que o F/A-18 E/F também pode fazer o Cobra de Pougatchev (ou a Minhoca de Pougatchev :mrgreen:). Nunca vi um vídeo mostrando um F-18 fazer isso, mas já li sobre isso muitas vezes.

Minhoca de Pugatchev é maldade. :mrgreen: :mrgreen: Sim, pelo menos me lembro de notícias a respeito dos protótipos dos F-18E fazendo a Cobra. O galho foram os "consertos" introduzidos pós-OPEVAL. O que se nota no F-18E é isso, enquanto está voando lentamente, tudo bem, conforme você precisa fazer uma sequência de manobras, todos com altos AOA, é que começa aparecer turbulências por toda a célula, uma atuação constante de todas a superfícies de controle e o acionamento frequente dos freios aerodinâmicos do caça. Algo que não existe no Rafale, a "preparação" antes de cada manobra. O resultado geral é perda de energia ou mais potência e consumo de combustível.

[]´s
:shock: :shock: :shock:

Brasil acima de tudo!!!
Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#13977 Mensagem por Thor » Qua Jul 01, 2009 12:51 am

Sávio Ricardo escreveu:Brisa e Thor... Vocês que são (pelo oque venho observando) uns dos maiores torcedores do SH p/ o FX-2, me respondam uma coisa que me veio na mente, meio que derrepente...

Todos sabemos que a produção de uma aeronave militar local pela EMBRAER tbm acarretara em um grande salto p/ a engenharia de aeronaves civis da mesma EMBRAER, certo?

Será que a BOEING como lider no mercado mundial de Aero Civis esta disposta a dar uma empurradinha a mais na EMBRAER que é a 3º no mesmo mercado e aumentar ainda mais a concorrencia entre as duas?
Sávio, primeiramente não sou torcedor do SH, apenas tento repassar o que tenho ouvido superficialmente daqueles que já tiveram contato com as máquinas ou com o processo. Para ser sincero fui um dos poucos que votaram na pulga alada, pois conheço a maneira de agir da SAAB, as restrições da FAB (capacidade de manutenção de projetos pós-aquisição) e penso o que se ganharia com essa escolha (datalink, menor necessidade de apoio para operação fora de sede, possível modernização dos E-99, maior ToT, etc...). Sabemos que o Rafale é excelente, porém, em conversas com os franceses que operam e com alguns que foram em exercícios na França, essa aeronave está torrando o orçamento da FA Francesa, e a disponibildade não é lá essas coisas. Enquanto em alguns exercícios estava previsto, por exemplo, Sweep de M-2000RDY e Rafale, em algumas surtidas era comum os Rafales não decolarem por apresentarem pane e os velhos M-2000 estavam lá, firmes e fortes. A preocupação quanto ao SH seria a liberação do DoD para itens sensíveis, porém isso aparentemente está superado. Discordo de colegas aqui do Forum que disseram que a aeronave é ultrapassada, que não existe isso do DoD liberar sem aprovação do Congresso, etc... Não é isso que vemos nas demais aquisições. Quando a FAB manda o RFP, existe a liberação dos requisitos ou no todo ou em parte.
Acho que quanto ao receio de crescimento da Embraer, isso vale para todas as empresas, e para essa pequena quantidade acredito que o que será passado não será nada tão excepcional a ponto de reversão de conhecimento técnico da Embraer, não vai ser com isso que eles poderão produzir caças supersônicos de nível internacional, por exemplo.
Abraços

Brasil acima de tudo!!!
Booz
Sênior
Sênior

#13978 Mensagem por Booz » Qua Jul 01, 2009 5:15 am

Com todo esse imbróglio o que - opinião pessoal claro - é frustrante foi a saída do MU.
Sua saída vai além das ambições políticas dele, podem mesmo trazer algumas interpretações sobre o resultado do programa FX2.
Digam o que digam, mas foi principalmente sob sua batuta que idéias avançadas, como a END e a formulação de independência tecnológica, emergiram sob às primeiras formulações teóricas.
Penso que, além dele - aparentemente - ter sido alijado das prospecções sobre o FX2 e outros programas de peso (imaginem se o NJ - vaidosíssimo permitiria concorrência), perdeu força quando não conseguiu "espaço viasualizado pelo governo junto ao governo Obama.
Histriõnico, invulgar, heterodoxo, sei lá.. qualquer adjetivo vale desde que se inclua-se que, indubitavelmnete, ele é um cara inteligente, capaz e empreendedor. Sem falar que o forte sotaque não esconde um brasileiro que pensa um Brasil "G"rande.

Imagem
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#13979 Mensagem por Sintra » Qua Jul 01, 2009 5:24 am

E dá-lhe maionese...

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
MARCOS RIBEIRO
Avançado
Avançado
Contato:

#13980 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Qua Jul 01, 2009 7:36 am

Nessa semana tá uma tal de puxação de saco pro superhornet......... hein, pois é não tem jeito, esse semana é do SH, espero que na semana que decidirem, seja vez dos Rafas.....ai sai Rafa tb pra MB :twisted: :twisted:

Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
Responder