Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
Thor
- Sênior

- Mensagens: 1558
- Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
- Agradeceu: 34 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
#13906
Mensagem
por Thor » Ter Jun 30, 2009 10:10 am
Carlos Mathias escreveu:Eu acho que sim Wolf, é o que circula por aí. Essa oferta da SAAB em parceria coma EMBRAER é um trunfo sim, apesar dos riscos inerentes e etc.
Some-se a isso o que se fala aqui da FAB pensar com a cabeça nos cortes orçamentários, da pindaíba e tal.
Eu particularmente creio que fica entre Rafale e Gripen-NG.
Ainda pensa assim, CM?
Entende agora o que eu disse?
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
-
Carlos Mathias
#13907
Mensagem
por Carlos Mathias » Ter Jun 30, 2009 10:12 am
Pois é, agora na reta final a Boeing está ajustando a proposta as exigências de ToTs e etc. Resta saber até onde os outros foram também.
-
brisa
#13908
Mensagem
por brisa » Ter Jun 30, 2009 10:20 am
Santiago escreveu:Marino escreveu:JB:
Boeing reforça laços comerciais com Brasil
Além de favoritismo junto à FAB, companhia tem 28 projetos com 25 parceiros no país
Gabriel Costa
A participação do caça F-18 Super Hornet, da Boeing, na fase final do programa F-X2 da Força Aérea Brasileira (FAB) – que visa a selecionar o novo caça brasileiro e renovar a frota do país–, abre as portas para parcerias de longo prazo da fabricante de aviões americana com a FAB, a indústria e o governo brasileiros, disse ontem Robert Gower, vice-presidente da divisão de sistemas de defesa integrados da Boeing.
O Super Hornet foi um dos três modelos pré-selecionados pela FAB em outubro de 2008 para avaliação durante a fase de Requerimento de Proposta (RFP, na sigla em inglês) do programa F-X2. O Brasil estabeleceu um pedido de 36 aeronaves dos três finalistas – o jato multitarefa da Boeing, o francês Dassault Rafale e o sueco Saab Gripen NG, para a substituição gradual dos atuais caças Mirage 2000, F-5M e A-1M.
– Nós estamos muito animados, pois temos tido um nível sem precedentes de apoio do governo americano. Toda a tecnologia que precisávamos para efetuar a venda já foi aprovada – disse Gower ao Jornal do Brasil. – A nossa proposta inclui trabalhar com a indústria, e já definimos 28 projetos com 25 parceiros brasileiros.
Segundo o executivo da Boeing, que serviu na Marinha dos EUA até 1988, esses projetos devem representar uma movimentação de recursos de pelo menos US$ 1,5 bilhão em tecnologia e fusões, com a geração de cerca de 5 mil empregos no Brasil.
Crise e demanda
Embora a FAB não tenha divulgado os números oficiais, estima-se que o valor da compra das 36 aeronaves para o projeto FX-2 chegue aos US$ 2 bilhões. A Boeing e a Marinha americana entregaram no dia 2 de fevereiro a oferta do Super Hornet à FAB.
– Nosso objetivo é realmente ajudar a abrir o mercado de defesa dos EUA, o maior do mundo, para companhias brasileiras – afirma Gower, que aproveita para lembrar que o setor americano é pelo menos 10 vezes maior que da França, que fabrica um dos concorrentes do Super Hornet no programa da FAB.
A crise financeira global fez com que clientes do setor de defesa reduzissem o número de unidades em nos pedidos, adiassem negócios e buscassem mais apoio e financiamentos, diz Gower. O executivo destaca, no entanto, que o segmento ainda deve manter-se "bastante forte" pela natural defasagem de equipamentos militares, que leva à necessidade de constante renovação.
– Nós vemos que há uma demanda significativa por produtos de defesa. No setor de caças, especificamente, não vemos esse tipo de interesse desde o fim dos anos 1960 – diz.
O F-18 Super Hornet é o caça multi-funcional provado em combate mais avançado em produção no mundo atualmente. O jato agrega tecnologias avançadas e alta disponibilidade operacional com custos totais de vida baixos e a possibilidade de transferência de tecnologia.
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
-
Carlos Mathias
#13909
Mensagem
por Carlos Mathias » Ter Jun 30, 2009 10:27 am
Mas tem gente que diz que não, que o CONGRESSO ainda não aprovou nada,e é de onde vem a palavra final.
Pode ser que sim, dependendo de um acerto do congress e o executive.
-
Sávio Ricardo
- Sênior

- Mensagens: 2990
- Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
- Localização: Conceição das Alagoas-MG
- Agradeceu: 128 vezes
- Agradeceram: 181 vezes
-
Contato:
#13910
Mensagem
por Sávio Ricardo » Ter Jun 30, 2009 10:38 am
Brisa e Thor... Vocês que são (pelo oque venho observando) uns dos maiores torcedores do SH p/ o FX-2, me respondam uma coisa que me veio na mente, meio que derrepente...
Todos sabemos que a produção de uma aeronave militar local pela EMBRAER tbm acarretara em um grande salto p/ a engenharia de aeronaves civis da mesma EMBRAER, certo?
Será que a BOEING como lider no mercado mundial de Aero Civis esta disposta a dar uma empurradinha a mais na EMBRAER que é a 3º no mesmo mercado e aumentar ainda mais a concorrencia entre as duas?
-
orestespf
- Sênior

- Mensagens: 11430
- Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
#13911
Mensagem
por orestespf » Ter Jun 30, 2009 10:45 am
A boca diz o que quer, então não se poderia esperar do representante da Boeing que disse coisa diferente. O importante é a aprovação das "falas" pelo congresso americano, aí a coisa muda radicalmente de figura. O mesmo vale para os demais competidores. Isto não significa que a Boeing esteja fraca no processo, muito menos que esteja mentindo, mas o padrão americano de negociar tais coisas (sensíveis) não é este e não seria diferente com o Brasil. Assim sendo, onde se lê "já aprovado" deveria haver em seguida a pergunta: por quem?
O fragmento de texto "Além de favoritismo junto à FAB..." apresentado logo no início da matéria já demonstra de forma inequívoca a parcialidade adotada, se não for assim, a FAB anda vazando certas coisas por aí, colocando em risco a credibilidade da mesma. Assim sendo, onde se lê "favoritismo da FAB" deve ser lido "favoritismo de alguém de dentro da FAB que pensa assim".
O óbvio clichê diz que uma coisa acaba quando termina, então, o máximo que se pode dizer é que hoje (ou nestes dias) a FAB estará encerrando o seu parecer técnico, para logo em seguida ser encaminhado para quem é de direito. É a partir deste ponto que a verdadeira disputa começa e com o interessante fato que não se permite mais ajustes técnicos, mas um excessivo lobby entre políticos. É neste ponto que as pressões políticas verdadeiras começarão a colocar muita gente contra a parede, exigindo do Governo muito sangue frio, até porque qualquer arranhão pode comprometer o "próximo ano" (leia-se sucessão presidencial). E para quem sabe ler, perceberá o motivo da visita de parlamentares oposicionistas na Suécia. O jogo começa agora e o tempo da disputa é curtíssimo.
Orestes
-
orestespf
- Sênior

- Mensagens: 11430
- Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
#13912
Mensagem
por orestespf » Ter Jun 30, 2009 10:47 am
Sávio Ricardo escreveu:Brisa e Thor... Vocês que são (pelo oque venho observando) uns dos maiores torcedores do SH p/ o FX-2, me respondam uma coisa que me veio na mente, meio que derrepente...
Todos sabemos que a produção de uma aeronave militar local pela EMBRAER tbm acarretara em um grande salto p/ a engenharia de aeronaves civis da mesma EMBRAER, certo?
Será que a BOEING como lider no mercado mundial de Aero Civis esta disposta a dar uma empurradinha a mais na EMBRAER que é a 3º no mesmo mercado e aumentar ainda mais a concorrencia entre as duas?
Olá Sávio,
claro que não sou nenhum dos dois citados amigos, mas ouso comentar algo: quando uma empresa incomoda, você a compra.
Grande abraço,
Orestes
-
Carlos Mathias
#13913
Mensagem
por Carlos Mathias » Ter Jun 30, 2009 10:48 am
Tá com a pontaria boa hoje, hein mestre? Tá acertando só no olho...
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
-
caixeiro
- Sênior

- Mensagens: 814
- Registrado em: Dom Abr 20, 2008 10:34 pm
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
#13914
Mensagem
por caixeiro » Ter Jun 30, 2009 10:50 am
Sávio Ricardo escreveu:Brisa e Thor... Vocês que são (pelo oque venho observando) uns dos maiores torcedores do SH p/ o FX-2, me respondam uma coisa que me veio na mente, meio que derrepente...
Todos sabemos que a produção de uma aeronave militar local pela EMBRAER tbm acarretara em um grande salto p/ a engenharia de aeronaves civis da mesma EMBRAER, certo?
Será que a BOEING como lider no mercado mundial de Aero Civis esta disposta a dar uma empurradinha a mais na EMBRAER que é a 3º no mesmo mercado e aumentar ainda mais a concorrencia entre as duas?
Nao sou os dois mais tenho uma nocao do negocio, sera da mesma maneira que a Dassault vai passar para EMBRAER seu maior concorrente no mercado de Aviacao Execultiva hoje em dia.
Abracos Elcio Caixeiro
Editado pela última vez por
caixeiro em Ter Jun 30, 2009 10:53 am, em um total de 1 vez.
---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
-
Sávio Ricardo
- Sênior

- Mensagens: 2990
- Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
- Localização: Conceição das Alagoas-MG
- Agradeceu: 128 vezes
- Agradeceram: 181 vezes
-
Contato:
#13915
Mensagem
por Sávio Ricardo » Ter Jun 30, 2009 10:53 am
orestespf escreveu:Sávio Ricardo escreveu:Brisa e Thor... Vocês que são (pelo oque venho observando) uns dos maiores torcedores do SH p/ o FX-2, me respondam uma coisa que me veio na mente, meio que derrepente...
Todos sabemos que a produção de uma aeronave militar local pela EMBRAER tbm acarretara em um grande salto p/ a engenharia de aeronaves civis da mesma EMBRAER, certo?
Será que a BOEING como lider no mercado mundial de Aero Civis esta disposta a dar uma empurradinha a mais na EMBRAER que é a 3º no mesmo mercado e aumentar ainda mais a concorrencia entre as duas?
Olá Sávio,
claro que não sou nenhum dos dois citados amigos, mas ouso comentar algo:
quando uma empresa incomoda, você a compra.
Grande abraço,
Orestes
Leia-se, Boeing comprar a EMBRAER????
Oh Shit...

Tem Sentido...
-
Túlio
- Site Admin

- Mensagens: 62308
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6529 vezes
- Agradeceram: 6899 vezes
-
Contato:
#13916
Mensagem
por Túlio » Ter Jun 30, 2009 11:02 am
A meu ver, não adianta nada a Boeing dizer 'vem que tá na mão', depois o governo dos EUA dizer 'vem que tá na mão' e o Congresso de lá - que é quem realmente decide essas kôzaz - permanecer bem quietinho...
Daí a gente faz o negócio, tudo bunitim, compra os SHs, vem o Congresso e diz: 'tá, mas isso aqui está vetado, aquilo ali também, aquilo outro então, nem se fala', como ficamos então? Desfaz-se o negócio e recomeça a novela? Que o próximo governo decida?
Desse jeito eu morro de véio e a gente ainda estará de F-5...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
orestespf
- Sênior

- Mensagens: 11430
- Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
#13917
Mensagem
por orestespf » Ter Jun 30, 2009 11:05 am
Carlos Mathias escreveu:Tá com a pontaria boa hoje, hein mestre? Tá acertando só no olho...
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
É que esta estória de comemorar vitória antes do tempo me faz lembrar de uma eleição municipal em SP onde o FHC chegou a se sentar na cadeira de prefeito para tirar fotos para a imprensa antes da apuração do resultado e que era dado "como certo". Fato: ele perdeu a eleição.

-
brisa
#13918
Mensagem
por brisa » Ter Jun 30, 2009 11:19 am
Ma pera aí.... ninguem ta comemorando vitoria nenhuma....e´que eu gosto desta carinha com oculos escuro

se isso for comemorar vitoria o SU 35 ja tinha levado esse FX a anos
Respondendo ao Savio...... muitas e talvez as mais sofisticadas tecnologias da EMBRAER são made in USA...... isto ja foi postado aui não me lembro onde...referente a pressurização de cabines etc etc....
Em realidade, acho que os tres tem seus pros e contras. Na minha humilde opinião ninguem aqui sabe o que vai dar....ademas torcidas existem.....apenas isso.
-
Wolfgang
- Sênior

- Mensagens: 7809
- Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 45 vezes
#13919
Mensagem
por Wolfgang » Ter Jun 30, 2009 11:29 am
Santiago escreveu:Marino escreveu:"Cruzada" final da Boeing?
Valor:
Boeing refaz proposta para o F-X2
Virgínia Silveira
São José dos Campos
A Boeing reduziu o preço do caça F-18 Super-Hornet na proposta final enviada este mês para a Força Aérea Brasileira (FAB), dentro do projeto F-X2, que prevê a aquisição de 36 caças supersônicos de última geração. Nesta última fase do projeto, denominada BAFO (do inglês Best and Final Offer), as empresas finalistas da disputa (Boeing, Dassault e Gripen) tiveram a oportunidade de melhorar suas propostas, com base nas informações repassadas pela gerência do F-X2.
Segundo o vice-presidente do programa F-18 da Boeing, Robert Gower, está previsto para hoje o término da avaliação de todas as ofertas pela FAB e também a recomendação da empresa vencedora, pela equipe que coordena o projeto F-X2, para o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. A Aeronáutica não confirma a informação, embora tenha anunciado oficialmente que a avaliação final das respostas das empresas aconteceria até o fim deste mês.
"Em meados de julho a FAB deve submeter a indicação do vencedor a avaliação do Ministro da Defesa, que encaminhará ao Conselho de Defesa Nacional, a quem caberá a decisão final", explicou o executivo da Boeing. O nome da empresa vencedora deverá ser conhecido no mês de agosto e a assinatura do contrato de compra das novas aeronaves, segundo Gower, está prevista para acontecer ainda no segundo semestre deste ano.
Na oferta final encaminhada pela Boeing à gerência do F-X2, segundo Gower, foram incluídos 28 projetos com 25 empresas brasileiras, que poderão resultar em cinco mil empregos diretos e indiretos para a indústria nacional. "Acreditamos que através desses projetos e da transferência de tecnologia, que neste caso estamos autorizados a passar, o Brasil terá mais acesso ao mercado de defesa americano", afirmou.
Gower cita as empresas Northroop e General Electric como possíveis parceiras das brasileiras no projeto do F-X2, caso venha a ser a vencedora. Entre as áreas autorizadas pelo governo americano para a transferência de tecnologia para o Brasil o executivo cita a parte de integração de sistemas aviônicos, radares e armamentos, além de testes e logística integrada.
"Queremos trabalhar juntos com a indústria brasileira e a FAB no desenvolvimento da aeronave e na integração dos seus sistemas, armamentos e software." Gower disse que a Boeing ficou surpresa com o alto nível de qualidade e capacitação das empresas brasileiras.
Hoje? Que legal! Na próxima semana vaza!
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
-
Bender
#13920
Mensagem
por Bender » Ter Jun 30, 2009 11:29 am
Carlos Mathias escreveu:Pois é, agora na reta final a Boeing está ajustando a proposta as exigências de ToTs e etc. Resta saber até onde os outros foram também.
Os outros foram a praia de fio dental,e se preciso farão topless sem o menor constrangimento.
A Boeing tá indo a praia de maiÔ,saida de banho,filtro solar e barraca, pra poder tirar a saída de banho vai ter ainda que pedir permissão ao congresso.
Ela pode tirar,mas se o sól ficar muito forte,ela põe de novo,e volta pra barraca.
Sds.