Ja era! São 12 Mirage 2000-C mesmo!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Jet Crash®
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Re: Já era ! São l1 Mirage 2000C -Mesmo

#106 Mensagem por Jet Crash® » Dom Jun 19, 2005 11:19 am

carsm1 escreveu:Ao Jet Crash.
Quem me falou da compra do novo Puma ( meu vizinho).Já foi membro do 3/8,que e o esquadrão onde está locado o Puma Branco, aqui no RJ.Base dos Afonsos.Estou vendendo o peixe, pelo mesmo prêço que comprei.Parece que foi comprado mesmo,mais um Puma.Agora, voce fala de outro tipo de Helicópetero, sendo que este que falas, e considerado como o Cadillac dos Helios, o que demonstra o alto grau de bom gosto de sua exelência.Não acredito que a FAB, queira comprar um único helio ( um só do mesmo modêlo)pois isso iria acarretar dores de cabeça para a manutenção.Vamos aguardar novidades.
Jet.Um abraço.


Na última RFA nº 34,(aquela com a capa entitulada, "FX, A Reta Final" há uma matéria sobre o Agusta A109 LUH. É a típica matéria paga da RFA

Vou colocar a parte sobre sobre o interesse da FAB no modelo. Curiosamente, eu grifei a parte para mostrar aos defensores do companheiro que conheço no meu cotidiano. Safado foi o termo mais leve que ouvi dos desiludidos.

"Voar sobre o centro de São Paulo guarda semelhança com o vôo sobre o mar. Apesar de estarmos sobre terra firme, a miríade de edifícios contruídos um do lado do outro cria um gigantesco paliteiro, com poucas opções de pouso para quem por ventura se vir diante de uma emergência. Por sorte, existem em São Paulo helipontos localizados no alto dos edifícios, em número proporcional àqueles. Recentemente, A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA indicou a necessidade de se estudar um helicóptero capaz de transportar o PRESIDENTE para alguns desses helipontos, evitando assim, por um lado, a situação impossível de fazê-lo se arriscar em um gigantesco engarrafamento surpresa no percurso entre o terminal de autoridades do Aeroporto de Congonhas e a sede da FIESP, na Avenida Paulista, por exemplo, e por outro, o deslocamento cada vez maior de uma aeronave Esquilo do GTE de Brasília para São Paulo. O número de passageiros passíveis de transporte nos Esquilos da FAB é bastante limitado, prestando-se aquele helicóptero ao translado do Presidente da República, do Palácio do Planalto ou de sua residência oficial, até a Base Aérea de Brasília, e pouco mais. As ações do presidente em São Paulo podem requerer grupos de trabalho um pouco maiores, o que exigiria um helicóptero um pouco espaçoso. A atuação do presidente da república na capital paulista, o centro nevrálgico da vida econômica do país, certamente se fará cada vez mais constante nos anos vindouros. E a agilidade do principal executivo da nação naquela metrópole é uma questão fundamental. Cientes desta necessidade, começamos a analisar as aeronaves que melhor se prestavam para este tipo de missão. Resolvemos conhecer uma por uma. A Agusta Westland, fabricante do A109 Power, reagiu imediatamente a nossas solicitações, colocando à disposição para o vôo uma de suas aeronaves..."

"Para a presidência da república, não tenho a menor dúvida que o A109 Power atenderia plenamente às necessidades para o deslocamentos urbanos do presidente, com segurança, sendo esta aeronave certamente uma das mais importantes concorrentes, por tudo que presenciei."


Observações:

• Curiosamente somente agora a presidência notou a necessidade de uma aeronave deste tipo.

• Mais curioso ainda é o fato de a FAB como encarregada da locomoção do presidente nunca ter notado esta necessidade.

• Até onde sei, aeronaves presidenciais em todo o mundo tem preferência no tráfego aéreo, porque aqui seria diferente?

• Curiosa a necessidade de transportar grandes grupos de trabalho. Não seria a necessidade de transportar o cordão de puxa-sacos?

• Se a presença do presidente se faz necessária com tanta freqüência na capital paulista, porque não sediar dois Esquilos de forma definitiva em São Paulo? Evitaria o transtorno do translado.

• Curiosamente, o luxuosíssimo A109 Power foi o único modelo examinado pela RFA.

• Descobri uma nova faceta da RFA. Sabia que ela fazia parte da campanha de desinformação da EmFraer, mas que ela é PTista é algo novo.




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Já era! São 12 Mirage 2000C-Mesmo

#107 Mensagem por carsm1 » Dom Jun 19, 2005 12:05 pm

Jet.
Pô. Eu tenho a revista.Tinha esquecido esta matéria.
Agora eu entendi:Sua exelência, quer um hélio versátil, com capacidade de aterrar nos heliopontos da capital de SP para ser mais fácil comparecer aos seus compromissos.,Assim do prédio sede do partido até ao sítio e um pulo.Será que na residência do Lula em SP, ou próxima à ela, há algum helioponto ? Se tiver,está tudo arranjado.
Agora quanto aos puxa=sacos, eu discôrdo plenamente de você. O que existe, e um grande número de acessores.Ah! Ah! Ah!.
Sim,mas o cara que me informou, acredita ser um Puma.Vamos esperar.
Quanto aos puxa-sacos (novamente ) alguma coisa me fala, que o número vai aumentar em muito nesses dias.Parece que está acontecendo alguma coisa.Coisas de política.
Um abraço Jet




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Re: Já era ! São l1 Mirage 2000C -Mesmo

#108 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Jun 19, 2005 3:18 pm

carsm1 escreveu:Mas não fale isso de sua exelência, pois sua mãe (a dele ) não tem culpa do filho que tem.

Claro que tem...


Se tivesse sido castrada, não ia ter parido uma placenta que nem o Lula, hehehe...

Sacaneei... :wink: :lol: 8-] :P :D




Atte.
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´Já era! São mirage 2000C -mesmo

#109 Mensagem por carsm1 » Dom Jun 19, 2005 3:53 pm

Salve FinkenHeinle.Por
Por Odin,não me fales uma coisa dessas.Vamos respeitar a mãe dos outros.
Insisto que essa senhora, não tem culpa do filho que tem.Nossas mães,não são responsavéis, por nossos atos.
Se fizer-mos críticas,que sejam construtivas e dentro da moral e dos bons costumes:Nada que possa nos rebaixar, ao mesmo patamar dos criticados.
Insisto em falar que está "rolando uma coisa estranha".Essa de cento e poucos entrarem no forum, ontem,não engulo.
Muito acertada a ação do Vinicius.Vamos criticar sim, quem quer que seja,mas com classe,não deichando nada que possa desabonar nosso conduta.
Sou novato no forum.Mas vinha a muito " só olhando", até que decidi me registrar,pois ví que era uma coisa séria,um sítio de boas discussões no assunto armamento e etc.Vamos manter assim.Vamos respeitar, para sermos respeitados.
Me perdoe e, acredite que não quero o criticar,pelo contrário,quero alertar.
Há alguma coisa rolando.......
Um abraço do amigo




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#110 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Jun 20, 2005 11:03 am

Um PUMA comprado de propósito para o vosso presidente, a seguir ao "aerolula"?

Pô... esse vosso presidente está a ficar exigente, não? :?

O nosso Presidente, ou membros do Governo por vezes deslocam-se nos PUMA da nossa FAP, e há 5 anos até o Papa quando nos visitou voou de Lisboa para Fátima num PUMA, e olhem que eles são já bem velhinhos, saindo do serviço da FAP ainda este ano.

Mas se o vosso Presidente quer um heli presidencial, porque não seguir o exemplo americano, e comprar um EH-101?




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#111 Mensagem por Jose Matos » Seg Jun 20, 2005 11:22 am

Olá pessoal

Já agora há tempos estabeleceu-se aqui uma ligação entre as aquisições militares para o Brasil e um lugar deste no CS da ONU. Como na altura disse uma coisa nada tem a ver com outra e a semana que passou os EUA voltaram a falar do assunto, sendo a favor de um alargamento reduzido do CS. Ou seja, os americanos são a favor da entrada de dois ou três membros permanentes, mas não mais do que isso. Ora esta posição contradiz a posição do chamado Grupo dos 4 (Alemanha, Índia, Brasil e Japão), que tinham todos aspirações para entrar para o CS. Destes 4, os americanos apoiam claramente o Japão e também se inclinam a aceitar a Índia, mas em relação ao Brasil são mais dúbios e em relação à Alemanha estão mesmo contra. Portanto, se o Brasil não entrar para CS será mais por falta de apoio americano do que propriamente pelas suas aquisições militares.

Um abraço





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#112 Mensagem por alex » Qui Jun 23, 2005 5:25 pm

pela informação do defesanet os M2000C a serem aduqiridos viráo sem equipamentos de reposisáo (sobressalentes). esquisito !!!!!!!!! e afirma que a cadeia logistica e imcompativel com a cadeia do M3.


Ohhh que grande emo;óes :D :D :D




Carlos Mathias

#113 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 23, 2005 9:38 pm

Mas é muito óbvio essa da cadeia logística, são aviões apenas parecidos , não têm nada em comum em relação aos sistemas. Isto ainda vai se revelar uma gigantesca furada, a maior cagada "compradológica" da história. :lol: :lol: :lol:




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#114 Mensagem por alex » Qui Jun 23, 2005 10:16 pm

este valor esta sendo muito baixo mesmo , pois o custo dos equiopamentos do Mirage 'sao mais caros mesmo.




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#115 Mensagem por alex » Qui Jun 23, 2005 10:22 pm

esqueci:
essa grana gasta nos m2000 sucata vai fazer falta para adquirir os Misseis BVR para os F-5BR.
Melhor ficar com menos mas, com equipamento modernizado e totalmente operacional do adquirir avioes sem assistencia que estaao parados m 02 anos.
FUI




CFB
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#116 Mensagem por CFB » Sex Jun 24, 2005 1:26 am

Bem o nosso governo pelo visto ( como de costume ) esta cometendo no minimo, uma atitude incoerente, pq quer consequir um assento fixo no CS, mas por um outro lado continua negligenciando nossas Fas, adquirindo o lixo militar dos paises desenvolvidos, se esquecendo assim q umas das principais regras p/ se ganhar uma vaga fixa no CS o pais tem q quer uma boa capacidade de projecao estrategica o q naum temos




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
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Matheus
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#117 Mensagem por Matheus » Qua Jun 29, 2005 12:08 pm

Muito se tem falado neste leasing, que seria melhor F-16MLU, etc...

acontece que se compramos efetivamente qualquer avião usado abandonaremos a possibilidade de ter algo novo na FAB nos próximos anos. O leasing deixa aberta a possibilidade ainda. Se a FAB decidir por ficar com os Mirage, ainda teremos a opção de modernização para o padrão -5MK2, que nos deixará em pé de igualdade coms F-16 chilenos, porém com 2 unidades a mais. Segundo os textos que postarei mais adiante, a modernização para -9 custou para os Emirados U$ 515mi, cerca de 15 por cada aeronave. Serão modernizadas localmente e entregues em 2007/2008. Creio que o upgrade para -9 deve ser mais caro que a -5 já que há a necessidade de cortar o avião para colocar mais um acento, painel, etc. Além disso, nesse upgrade será instalado o RDY2, um radar muito capaz com capacidade SAR.

UAE's Modernized Mirage

The French-built Mirage 2000 has been transformed into multiple
variants. A Mideast maintenance firm has gained the opportunity to
produce still another variant.

by Ian Parker



---------------------------------------------------------------------
-----------

At the Dubai Air Show last November, the Gulf Aircraft Maintenance
Co. (GAMCO) announced that it had won a contract from the United
Arab Emirates (UAE) Air Force and Air Defence to maintain and
upgrade UAE's Mirage 2000s. The UAE Air Force has ordered 30 new
Mirage 2000-9s and GAMCO will retrofit 33 of its existing 61 Mirage
2000s to the -9 standard.

The $50-million contract allows GAMCO to pursue servicing and
upgrade business on Mirage 2000s from other countries. For example,
Egypt has 40 and Qatar has 12. Mirages also have been sold to
Greece, India, Peru, Abu Dhabi and Taiwan.

The Mirage 2000 was developed and is built by Dassault Aviation of
France. The single-turbofan-powered, multirole aircraft first
entered service with the French Air Force in 1984, and it joins
other airframes that will last for decades but require periodic
avionics upgrades.

A Durable Partnership

The GAMCO contract includes fourth line test benches and ground
support equipment, spare parts, training and documentation. Allan
Dollie, GAMCO's managing director, says the agreement is important
to the UAE Air Force and Air Defence, GAMCO and Dassault Aviation
because it "establishes a durable partnership between the three
parties for a self-supporting capability of all the Mirage 2000
components and mechanical systems in the UAE."

The UAE will be the first 2000-9 operator following its $2-billion
order for the aircraft. Delivery of the new 2000-9s is scheduled for
late 2001. The air force will form two or three squadrons.

Upgraded UAE 2000s will get the Thomson-CSF multimode fire control
radar (RDY model), along with Matra's MICA missile and its advanced
short range air-to-air missile (ASRAAM) for air superiority. Matra
BAe Dynamics expects the MICA and ASRAAM missile order will be worth
about $515 million.

Dassault has built a number of Mirage 2000 variants. For example the
French Air Force has the:

Mirage 2000C/B single-seater and two-seater for air defense;
Mirage 2000N two-seater for all-weather nuclear penetration at low
altitude and high speed; and
Mirage 2000D, an upgraded version of the Mirage 2000N, for automated
bombing with conventional and laser-guided munitions.
The Mirage 2000-5 is the latest version of the family, of which the
2000-9 is a special derivative for the UAE. The -5 has advanced
avionics, multiple target air-to-ground and air-to-air capability
using the RDY radar, and new sensor and control systems. Orders for
more than 100 Mirage 2000-5s have been placed by the air forces of
France (37), Taiwan (60), Qatar (12) and Greece (15). Greece also
will upgrade 10 of its existing Mirage 2000s to the -5 standard.
India has ordered 18 Mirage 2000Ds.

Cockpit and Radar

The Mirage 2000-5 single/two-seat multirole fighter has a VEH 3020
head-up display (HUD) from Thomson-CSF and a five-cathode ray tube
(CRT) multifunction advanced pilot system interface (APSI) display,
similar to the one in Dassault's Rafale. The combined head-up/head-
level display is collimated at infinity and presents data for flight
control, navigation, air and ground target engagement, and weapons
firing. Two color lateral displays present the aircraft's sensor and
system management information. The tactical situation display
provides information derived from the advanced data fusion
processors.

The hands-on throttle and stick (HOTAS) layout puts all the switches
needed for combat within easy reach of the pilot's fingers without
him removing his hands from these two vital controls.

The Mirage 2000 has a multimode RDY Doppler radar that provides
multitarget capacity in the air defense role and a look-down/shoot-
down capability. The radar can detect 24 targets simultaneously and
track the eight of highest priority.

A Mirage 2000's comprehensive self-protection suite is installed
internally and does not require any external pods. The 2000-5
carries the automated integrated countermeasures system (ICMS) Mk2
from Thomson-CSF Detexis. It incorporates a receiver and associated
signal processing system in the nose for detection of hostile
missile command data links. The aircraft's self protection equipment
can be interfaced to a new programmable mission planning and post
mission analysis ground system.

Fly-by-wire controls are used in combination with a SFENA 608
autopilot. Other systems companies involved include:

Amphenol Canada Corp.—connectors and interconnection systems;
Celsius Tech Electronics—electronic warfare system;
Filtronic Components Ltd.—microwave subsystem;
LMB: fans and brushless motors;
SBS Technologies—Mil-Std-1553, ARINC 429 and telemetry products; and
Thomson CSF Communications—comms, nav and identification.

"The United Arab Emirates (UAE, with the machines specifically
ordered by Abu Dhabi) was the launch customer, ordering 30 new-build
aircraft and 33 upgrades, with initial deliveries in late 2002. The
UAE Mirage 2000-9s are well-equipped for the strike mission, as they
are being provided with the "Shehab" laser targeting pod, a variant
of the Thales Damocles pod, and the Nahar navigation pod,
complementing the air-to-ground modes of the RDY-2 radar. The UAE is
also obtaining the "Black Shahine" cruise missile, which is
basically a variant of the APACHE"

Enfim, não considero uma compra ruim. Embora considera a melhor opção os SU-27. Só não sei com que equipamentos virão´.




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ZeRo4
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#118 Mensagem por ZeRo4 » Qua Jun 29, 2005 3:36 pm

MCD-SM,

Acho que só você acredita que depois da compra ou leasing do FX/B a FAB ou Governo negociará um novo avião. Isso é pressão, o que será adquirido agora com certeza voará até meados de 2020. O maior problema do Mirage2000 é que com certeza será o MICA mais caro de se operar, o que menos se encaixa na logística da FAB e nem de longe possui performance superior a F-16MLU dispensando comentários se comparado ao Su-27SM.

Você está se confundindo um pouco sobre as variantes do Mirage! Pelo que eu pude pesquisar na internet a família se constituí das seguintes aeronaves em ordem crescente no que tange a performance!

Mirage2000C/B RDM
Mirage2000C/B RDI (primeiras versões)
Mirage2000C/B RDI (últimas versões)
Mirage2000C-5F (RDI's upgradeados porém com performance inferior aos -5)
Mirage2000-5 (Mirage2000 equipado com RDY e capacidade BVR ARH)
Mirage2000-5Mk2 (Mirage2000 equipado com RDY-2)
Mirage2000-9 (Mirage2000-5Mk2 biposto)

Um PS que todos deixam passar é que o Mirage2000-5 e o Mirage2000-5F (primeiras versões do -5 e -C upgradeado para -5 respectivamente...). A Modernização dos Mirage2000C para Mirage2000-5F custaram cerca de U$15mi a unidade, e ainda faltou datalink para o MICA RF, suporte ao MICA IR, mira montada no capacete e não contam com o sistema ICMS 2 de contra-medidas.

O Mirage2000-5Mk2 e sua versão Multirole, o Mirage2000-9, utilizado pelo EAU é equipado com o RDY-2, um MDPU desenvolvido para o Rafale, sistemas de navegação mais modernos e o ICMS 3. O cockpit também é mais avançado do que o do Mirage2000-5, oferece suporte ao MICA IR, datalink para o MICA RF e como opcional pode receber a mira montada no capacete.

A modernização Francesa custa cerca de U$15mi e a modernização do EAU custa cerca de U$17mi (515/33=15) para cada Aeronave. Ai vamos começar o processo de Soma, U$60mi no processo... sendo U$5mi por cada Aeronave, teríamos o valor total de cada Aeronave custando cerca de U$20mi por aeronave. Como a opção francesa é por Leasing e não compra... creio que ainda teremos de desembolsar mais algum $$$ para ter os Mirages por aqui "definitivamente", se colocássemos U$2mi por aeronave para ter elas definitivamente gastaríamos mais U$24mi. O Total ?!

Upgrade Francês: U$15mi + U$7mi = 22 * 12 = U$264mi
Upgrade EAU: U$15mi + U$7mi = 22 * 12 = U$264mi

Isso, sem falar nos custos adicionais no que tange a peças de reposição... pq a proposta dos Franceses não oferece peças de reposição muito menos armamento como a proposta dos Russos.

As comparações ?!

F-16MLU, com certeza inferior a um Mirage2000-5Mk2 (padrão EAU) e não tão inferior assim a um Mirage2000-5 ou -5F (Francês). Com certeza podem desenpenhar a mesma função... com o MLU custando cerca de U$8mi, daria para adquirir 3 F-16MLU pelo mesmo preço de 1 Mirage2000-5 ou adquirir 1 F-16MLU mais peças de reposição e armamentos a perder de vista!

Su-27SM, a "covardia" fica ainda maior! pois pelo mesmo preço poderíamos adquirir 2 Su-27SM para cada Mirage2000-5 ou adquirir 1 Su-27SM mais peças de reposição e armamentos a perder de vista! Para operar um avião que de forma inegável supera o Mirage2000-5 em todos os aspectos.

A única solução possível para a compra destes Mirages serem "aceitáveis" seriam eles custando cerca de U$15mi o avião já num padrão -5F com suporte a MICA IR, peças de reposição e armamento... fora isso não é nenhuma vantagem adquirir o Mirage2000-C @ -5F.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
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Matheus
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#119 Mensagem por Matheus » Qua Jun 29, 2005 4:05 pm

Eu não estou confundindo as versões, sei que -5F é a francesa, que não trocou EW e mais algumas coisas, sei que -5MK2 é a versão de exportação. Só que MK2 também é multirole. A -9 designação da versão biplace do -5MK2para EAU.
Porque a FAB não comprou e está fazendo leasing? acho que ela(a principal interessada) também acredita que poderá vir algo novo dentro de alguns anos.
Quando se faz um leasing, vc paga e no final de contrato ou vc devolve ou vc fica com o bem sem ter que pagar a mais. Não sei se com aviões funciona assim também.
A questão de valores de mísseis é meio complicada, a India comprou Derby a quase 1mi a unidade, e provavelmente sem datalink. É natural que o MICA, considerado um míssil melhor(datalink desde sua criação, empuxo vetorado, cabeças intercambiáveis) no mundo inteiro, custe um pouco mais.
O upgrade dos Emirados tornaria o Mirage o melhor caça da AL junto com o F16Ch. Com o F-16MLU, daqui 10 anos teremos uma nova versão de F-5 na FAB.
É provável que não inclua peças de reposição justamente por se tratar de um leasing. Convenhamos, 57 mi é mixaria, o mesmo que o Lulinha deu a vista pelo "aerofome uan".
Prefiro a esperença de ter algo novo e se não der eleva para -5MK2 por 15 mi que a certeza de ter que engolir um F-16A com biotônico pro resto da vida. E ainda ter que comprar uns KC-10 americanos para servir de REVO.
Vc sabe os equipamentos a bordo dos Su-27 oferecidos? e os custos de operação?




Jose Matos
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#120 Mensagem por Jose Matos » Qua Jun 29, 2005 4:20 pm

Olá Zero

Só uma pequena correcção em relação alguns dados postados por ti.

O Mirage 2000-5F franceses possuem o radar RDY, pois os radares RDI que tinham foram transferidos para antigos Mirages 2000 equipados com o RDM, o que permitiu tirar de serviço todos os RDM ainda em aviões franceses. A diferença do 5F em relação ao 5 normal é que o 5F manteve o resto dos aviónicos que tinha, ou seja, o SERVAL e o SABRE. De resto, também sofreu um arranjo na cabine.

O Mirage 2000-9 que referes como biposto é variante escolhida pelos Emirados Árabes, que é basicamente o Mirage 2000-5 Mk2 com algumas pequenas diferenças para responder aos requisitos daquele país. Só que tanto na versão monoposto como biposto se aplica a mesma designação.

Repara que os Emirados já tinham 33 Mirages dos quais 6 biplaces. Agora compraram mais 30, dos quais 10 são biplaces.

Quanto ao resto da tua análise completamente de acordo. Realmente, um F-16 MLU afigura-se como a opção mais em conta e mais acertada.

Um abraço





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