![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Vc serviu ou estava servido dorante o governo FHC ?Moccelin escreveu:Cara, é IMPOSSÍVEL não falar mal do governo FHC no quesito Defesa... Cara, aqui em casa deu pra ver, meu pai subindo de graduação, adicionando tempo de serviço, e o poder aquisitivo só caindo, porque? Porque o cara simplesmente CAGOU pros militares, tanto no quesito material (investimento em P&D, compras, etc), quanto no pessoal (salários, treinamentos, etc)...
Podem falar o que quiserem do Lula, tem até alguns problemas do tipo cancelamento do F-X, etc, mas ele mudou bastante o pensamento lá de cima com a Defesa, parece que a convivência com os militares de perto (os Cmts, "Cordinhas", etc) mostrou que os militares não são (ou pelo menos não eram mais) os comedores de criancinhas que os políticos pintavam, mas que eram pessoas que realmente estavam alí pra defender a nossa democracia, defender as instituições, o Estado de uma maneira geral, ou seja não eram um bando de doidos que estavam matutando quando será o próximo golpe.
Não existe outra explicação...
Mas vai ter um acontecimento que vai defender esse ponto de vista antes da entrada de um novo presidente, vai ser o fechamento do contrato do FX... Se fecharem, mesmo com crise econômica, vai ser a prova concreta de que o atual governo chegou a conclusão de que com crise, ou sem crise, precisam manter as FFAA funcionais, ou seja, que é uma matéria de Estado, e que deve ser tratada com políticas de Estado.
Já a próxima prova de fogo vai ser a continuidade dos projetos no próximo governo se for da atual oposição. Se isso acontecer será a prova de que ambas as grandes vertentes políticas nacionais atuais tem o mesmo ponto de vista sobre a Defesa.
Sim.A alergia na minha opinião pode indicar diretamente para o Min Nj,mas onde eu vejo as brotoejas mais aguçadas são na MB e FAB,sem duvida,não vamos nos esquecer que o Min. NJ é um político inteligente e criado.
Exatamente.A despeito de sempre enchergar uma FAB pró EUA,não consigo deixar de ver um NJ,MU e Lula que tratam com deferência publicamente os EUA,mas que na minha modesta opinião,nessa questão os querem ver pelas costas.
Esse processo iniciou-se láááá atrás, depois parou, demos marcha-à-ré durante um certo governo, e agora a coisa tá tomando rumo outra vez.Na minha opinião ao contrario da FAB,o governo sabe que se quiser ser "independente" na questão da defesa deve se afastar paulatinamente dos EUA,e trabalha nessa direção de forma sútil,projetando esse quadro décadas a frente,por isso ,eu tenho pra mim que se a decisão fosse puramente da FAB,o F18 seria o escolhido disparado,o "consenso" político levou a decisão na direção do NG e Rafale.
Houveram manobras , nada garante que no futuro não manobrem outra vez. Se aprenderam com quem estão lidando e como barrar estas coisas, pode dar certo sim.Esse tipo de visão,reforça a idéia que os Russos não serviram para empreitada atual,mas serão o caminho da próxima,a despeito da alergia fabiana,essa decisão será totalmente política.
Pois o meu HI-LOW mix seria com os dois PAKs, um mono e outro bimotor. De outra forma teríamos no futuro uma força de uma perna torta e outra boa, andando, mas manca prá cacete.Concordo com voce que o projeto monomotor,pode ser o projeto mais factivel,mas isso só no caso das ambições serem mais modestas,no caso da escolha atual do FX2 recair sobre o Gripen NG,sem dúvida vejo o direcionamento para o projeto bi-motor,e o tão "discutido(ivel) perfil Hi-Lo,que eu particularmente acho o correto.
Pois é Bender, como eu não acredito em bobos neste tipo de assunto, a Rússia não assinou aquele tratado inédito à toa, só por não ter o que fazer lá no frio. Pode ser aquela coisa de vão-se os anéis mas ficam os dedos para usar um belo brilhante ali na frente.Mas Carlos,o que é o "lance" disso tudo, por incrível que pareça é o momento atual e o fim de mandato que se aproxima,se até lá nenhuma decisão for anunciada,independente do próximo governo e tendo a FAB já feito a compra do FX2,não tenha dúvidas que esse projeto esfria,e será postergado e pode até ser descartado,se a END não se consolidar até o fim desse mandato.
Revanchismo,suspeitas de super faturamento,cpis,denuncias na mídia,isso tudo faz parte do cardápio político possível,mas o importante é o momento atual,vamos ver se vão amarrar esse destino também,eu acredito que sim.
Sds
Eu sou militar!!!E sei muito bem do que o Moccelin está falando!!!....FHC não gosta de servidores públicos, sua plataforma está baseada em um Estado mínimo majoritariamente privatizado(Sem entrar nos méritos da privatizações, que apesar das corrupções, em algumas áreas eram necessárias) e com uma máquina pública terceirizada....caixeiro escreveu:Vc serviu ou estava servido dorante o governo FHC ?Moccelin escreveu:Cara, é IMPOSSÍVEL não falar mal do governo FHC no quesito Defesa... Cara, aqui em casa deu pra ver, meu pai subindo de graduação, adicionando tempo de serviço, e o poder aquisitivo só caindo, porque? Porque o cara simplesmente CAGOU pros militares, tanto no quesito material (investimento em P&D, compras, etc), quanto no pessoal (salários, treinamentos, etc)...
Podem falar o que quiserem do Lula, tem até alguns problemas do tipo cancelamento do F-X, etc, mas ele mudou bastante o pensamento lá de cima com a Defesa, parece que a convivência com os militares de perto (os Cmts, "Cordinhas", etc) mostrou que os militares não são (ou pelo menos não eram mais) os comedores de criancinhas que os políticos pintavam, mas que eram pessoas que realmente estavam alí pra defender a nossa democracia, defender as instituições, o Estado de uma maneira geral, ou seja não eram um bando de doidos que estavam matutando quando será o próximo golpe.
Não existe outra explicação...
Mas vai ter um acontecimento que vai defender esse ponto de vista antes da entrada de um novo presidente, vai ser o fechamento do contrato do FX... Se fecharem, mesmo com crise econômica, vai ser a prova concreta de que o atual governo chegou a conclusão de que com crise, ou sem crise, precisam manter as FFAA funcionais, ou seja, que é uma matéria de Estado, e que deve ser tratada com políticas de Estado.
Já a próxima prova de fogo vai ser a continuidade dos projetos no próximo governo se for da atual oposição. Se isso acontecer será a prova de que ambas as grandes vertentes políticas nacionais atuais tem o mesmo ponto de vista sobre a Defesa.
Nao nao fale do que nao conhece ... filho e sobrinho de oficial do Exercito tambem sou.
Abracos Elcio Caixeiro